Cuidado com os carregadores USB-C que escolhe para o seu Raspberry Pi 4
Lançado no final do mês passado, o novo Raspberry Pi 4 tem muitas mudanças face aos modelos anteriores. Para além do aumento de desempenho, há novo hardware neste mini computador.
Uma mudança rapidamente visível é a chegada do USB-C para várias funções. Um problema agora detetado revela problemas graves nesta interface. A pior delas é que nem todos os carregadores USB-C podem ser usados.
A mudança que a Fundação Raspberry Pi fez neste novo modelo parecia lógica. A presença de uma porta USB-C levada o Raspberry Pi 4 para um novo patamar e renovava-o a vários níveis. Esta passou a ser a porta de ligação para a energia, a única presente e que pode ser usada.
Uma falha grave na implementação USB-C
Uma falha agora descoberta vem colocar em causa esta mudança. A implementação da porta USB-C traz problemas a este mini PC, em concreto na compatibilidade com alguns carregadores.
Uma vez que o carregamento não pode ser realizado, os Raspberry Pi 4 ficam "inutilizados". Em concreto, o problema está nos que usam cabos e-marked, os mesmos que a Apple usa nos MacBook Pro. Estes não detetam o Raspberry Pi como os equipamentos certos e sim como se fosse um dispositivo áudio.
Some times waiting for v2 is a good idea....
Raspberry Pi admits to faulty USB-C design on the Pi 4 – Ars Technicahttps://t.co/gc1to0xDhE
— Don Rhodes (@kb2ysi) July 9, 2019
Raspberry Pi 4 tem mesmo um problema nos carregadores
O problema foi inicialmente descoberto e descrito por Tyler Ward, tendo sido depois reconhecido por Eben Upton, CEO da Raspberry Pi. Tudo aparenta estar numa simples resistência que não foi colocada. Esta alteração vai contra as especificações do USB-C.
Com a admissão do problema, veio também a certeza que dentro de alguns meses irá surgir uma versão com este problema corrigido. Eben Upton revelou também que a solução por agora passa pela utilização dos carregadores originais, onde este problema não se manifesta.
Na verdade, esta não é uma situação nova no universo dos equipamentos USB-C. Há ainda alguma confusão e os fabricantes insistem em tentar soluções proprietárias. O que é pedido e aconselhado é que sejam seguidos os esquemas definidos para esta ligação cada vez mais usada.
Este artigo tem mais de um ano
As normas do USB Type C existem há quanto tempo?
Pois, bem me parecia…
Agora a culpa é do estagiário… 😉
Também querem ganhar uns cobres nos carregadores originais?
Já vimos estas desculpas noutros fabricantes…