CANtact: Placa electrónica diz-lhe se o seu carro é seguro
A tecnologia está hoje presente em quase todas as áreas! As “movimentações” dos últimos anos têm vindo a desvendar o rumo da tecnologia no segmento automóvel… carros inteligentes, transformados em autênticos hotspots, com ligação aos mais diversos serviços online, etc, etc.
O futuro dos automóveis será assim mas, outras questões se levantam, nomeadamente no que diz à segurança informática dos veículos. E como saber se o seu carro não está vulnerável?
Eric Evenchick, ex-estagiário da Tesla Motors desenvolveu um pequeno equipamento open source, designado de CANtact, capaz de detectar vulnerabilidades que possa vir a ser exploradas por hackers. O CANtact custa $59.95 (cerca de 55€) e permite realizar diagnósticos na área de controlo do carro (CAN- Controller Area Network),responsável por várias funcionalidades do veículo.
O CANtact permite a execução de scrips em Python e tem suporte para Mac, Linux e Windows. A ligação ao carro é realizada via cabo OBD-II. Evenchick disponibiliza também, via Github, alguns scripts que o podem ajudar a criar os seus próprios scripts.
O autor do projecto descarta a possibilidade deste equipamento ser usado para fins maliciosos, referindo que o objectivo é conhecer melhor o seu carro, sabendo coisas que as vezes são “invisíveis”.
Já conhece o Torque que permite ter as informações do seu carro no Android?
Homepage: CANtact
Este artigo tem mais de um ano
Mais um bem precioso prestes a ser destruído pelas grandes empresas mundiais (informática e afins).
Transformar o automóvel, simbolo de liberdade individual, numa prisão com rodas, capaz de registar os nossos menores movimentos, que nem sequer pode oferecer o prazer de ser conduzido.
Carro é carro, computador é computador. Que ridiculo é ver as marcas a anunciar ecrans tacteis como grande inovações, enquanto a economia a segurança e o prazer de conduzir desaparecem.
Tem toda a razão o Paulo Correia.
A maioria de quem anda para aí a conduzir são uns totós que
mudam de direcção sem pisca, atravessam da direita para a
esquerda para estacionar de qualquer maneira, fala ao telemóvel ou a olhar para os vários paineis do veículo,
há apitos de aviso para tudo e por nada….enfim !
Não têm a menor ideia, cada vez mais, do que andam a fazer na
estrada, mas como levam uma bomba de grande marca nas “mãos”
do resto não se apercebem e ainda mandam vir com quem tem
que vir junto com eles na estrada sempre a pau com as asneiras. Mas tudo bem. Esses acessórios ridículos não representam perigo para as autoridades pelos vistos e pelas altas patentes das marcas dos carros.
Hummmmmm, será que detecta falhas ou ajuda a penetrar no veiculo.
Olá. Com este dispositivo conseguimos aceder À centralina do carro? Se sim, pode tornar-se perigoso também. Cumprimentos