Canon processada por desativar scanner em impressoras sem tinta
As questões dos tinteiros e das impressoras tem feito, literalmente, correr muita tinta. As marcas querem que os utilizadores usem os seus tinteiros, um dos componentes mais caros de toda a indústria.
O mais recente caso é, para muitos, caricato e levanta novas questões. Desta vez é a Canon que está a ser levada a tribunal, por desativar a função de scanner em algumas das suas impressoras que têm os tinteiros vazios. Isto em situações em que nem sequer iam imprimir.
Até agora a maioria das situações que eram conhecidas focavam-se nos problemas em usar tinteiros de outras marcas. As impressoras deixavam de imprimir até detetarem tinteiros originais, algo que não agrada à maioria dos utilizadores.
Esta nova situação vem colocar estes problemas num novo patamar. Do que é revelado, e vai dar origem a um processo em tribunal, a Canon terá desativado o scanner de algumas impressoras. A causa é a falta de tinta nos tinteiros desta.
Ainda que pudesse ser uma situação lógica, a verdade é que perde a razão em situações em que não vai ser feita uma impressão. É disso que se queixa David Leacraft, que viu a sua Canon Pixma MG2522 ter este comportamento.
O que este cliente alega é que a Canon está praticar marketing enganador para aumentar a venda de tinteiros. Estes em nada influenciam o processo de digitalização e envio por fax da cópia registada.
Para mostrar o seu desagrado, David Leacraft deu entrada em tribunal com um processo, onde procura receber 5 milhões de dólares. Alega que a ausência de tinta nestes tinteiros em nada influência as restantes funcionalidades.
Este é, infelizmente, apenas mais um caso dos muitos que são associados às impressoras e aos seus tinteiros. As marcas procuram ganhar aqui muito do lucro, apostando nestes consumíveis e muitas vezes reduzindo o preço das próprias impressoras.
Este artigo tem mais de um ano
Aqui se vê a grande preocupação que as marcas têm pelas alterações climáticas…
A microsoft também é outra empresa muito preocupada com as alterações climáticas, pela forma como obriga muitas pessoas a comprar um pc novo,só porque não possuí um chip xpto…
Se não tem o chip xpto fica pelo windows 10, fácil
A Microsoft já obriga PC’s OEM a ter o chip “xpto” desde de Julho de 2016, portanto se a tua máquina não tem o chip “xpto” já terá mais de 5 anos e para essas a Microsoft irá dar suporte através do Windows 10 até 2025, ou seja tens pelo menos 9 anos de suporte por isso não creio que te possas queixar muito.
já parece a Google que não ia actualizar o Nexus ONE porque a empresa qualquer de 1 chip nao forneceu drivers depois vem a cyanogen e colocou lá o Android atualizado a funcionar na boa…
este chip xpto não deve fazer falta nenhuma para o windows 11 lá rodar..
as empresas não dão suporte na maioria das vezes para obrigar as pessoas a comprar novo ou porque não querem ter meia dúzia de pessoas a trabalhar numa solução para isso porque só pensam em lucro e estão-se a marimbar para o consumidor
“onde procura receber 5 milhões de dólares.”, fogo, não sabia que os tinteiros estavam assim tão caros……….boa sorte com isso.
E se eu fosse o tribunal obrigava a empresa a pagar os 5 milhões!
Não pelos tinteiros, mas sim porque essas empresas fiam se sempre que ninguem vai os levar a tribunal.
Afinal quem é que se vai por em tribunal com uma multinacional, com os bolsos cheios de dinheiro, que tem um escritório de advogados a trabalhar para eles???
Que arrastam os processos ate a exaustão!
E no fim de contas se nao tiveres um bom advogado, ainda es tu a ser processado,e tens o resto da tua vida hipotecada.
Para te bateres de frente com uma empresa destas, tem de haver de ser bem recompensado.
E isto não é so a falar nos tinteiros deste homem, o que ele esta a fazer é em prol de todoa os que foram “enganados”.
RM, tu é que estas habituado que aqui na tuga landia, as grandes empresas fazem o que querem e bem apetece, porque sabem bem que se forem para tribunal, e mesmo que sejam condenados a pagar, quem sai em prejuízo é o lesado.
Mas peloa vistos é isso que o tuga gosta, de um bom prato cheio de.
ate devem pagar os 5milhoes, mas a uma instituicao, que o particular nao foi prejudicado nesse valor
Em Portugal a pessoa singular está isenta de taxas de justiça se entrepor uma Ação contra uma empresa.
É uma medida pouco conhecida mas eu próprio já usufruí desta medida, alem de ganhar a Acão não tive de pagar nada para dar inicio ao processo, isto é para ajudar o cidadão comum contra as empresas, demorou alguns anos até transitar em julgado, mas recebi tudo o que tinha direito, e o processo foi por causa de uma viagem que correu mal, com furacões pelo meio.
Barão vermelho, uma coisa é não pagares as custas judiciais, outra é pagares ao teu advogad, as deslocações ao tribunal, o teu dia de trabalho perdido ( sim ninguem te paga os dias)
Ninguém trabalha de borla.
E pior é se a empresa de mete um processo em cima.
E pelos tinteiros que sejam 300€, Ninguém se vai meter nesses filmes ( em Portugal )
DARTH, a pessoa podd nao receber os 5 milhoes, mas vai receber bem mais que uns miseros 1000€ isso te garanto ( se ganhar a causa)
Aqui na tua é que estamos habituados, a que imunização por morte( sim morte se uma pessoa) sejam uns 100mil no maximo ou la perto.
Nos EUA, muitos processos so por violência fisica chegam a ser 300mil a milhões de euros.
Aqui se ve a diferença, da justiça, e do valor que dão a vida humana.
Ca na tuga tu vales tostões, imagina uma impressora!
provavelmente o liquido do nosso dia a dia mais caro por litro.
Isto é mesmo um caso de falta de caracter de quem gere este tipo de empresas.
É uma vergonha para uma empresa receber uma reclamação deste tipo e nao lançar uma actualização de software para corrigir este problema ( afinal, podia ter havido um erro na construção do software)
Empresas destas a única coisa que merecem é mesmo serem postas de parte pelos consumidores, isto é claramente a gozar com a cara do cliente!
Mas a malta gosta… a e tal a impressora é tao barata ( pagas depois nos tinteiros)
Parece um colega meu, deu se ao luxo de ter 3 impressoras, afinal saia mais barto comprar uma com tinteiros que so os tinteiros…
Atualização de firmware de impressoras quase sempre piora tudo, porque muitas vezes bloqueia tinteiros compatíveis.
Também devia processar a HP por não conseguir imprimir a preto e branco por não ter cor amarela.
Isso comentar isso mesmo, a HP impede que se imprima a preto se não tiver uma das outras cores em algumas impressoras.
A Epson é igual! Tenho uma SW440 e se uma das cores acabar, mesmo tendo o tinteiro preto cheio, não imprime a preto! É a maior chulagem que há o mercado das impressoras com tinteiros.
Sem falar que é mais barato comprar uma impressora nova que só os tinteiros.
Não se de que é feita a tinta dos tinteiros das marcas, mas a avaliar pelo preço deve de ser feita de sémen de unicórnio
Esquece! Os tinteiros que veem nas impressoras trazem muito pouca tinta…
Nesse caso pode justificar-se: na impressão de gráficos e fotos, os pretos e os cinzentos são obtidos pela mistura das tintas de cor. Mas em modo de texto as cores não são necessárias, pelo que deveria ser possível imprimir
Vergonhoso, o procedimento da Canon! Bom aviso para os mais incautos.
Por exemplo, possuo uma HP que funciona com dois tinteiros, e mesmo quando o tricolor chega ao fim, consigo imprimir a preto e branco. O scanner funciona sempre, mesmo que ela nem sequer tenha os tinteiros instalados, e o scanner funciona sempre, quer por rede quer por usb.
Concordo plenamente com esta penalização. Já me tinha separado com este tipos de impedimentos através de erros estranhos. Aconteceu-me recentemente na minha impressora Canon e anteriormente na Lexmark.
A apple lancou o portatil perfeito. Melhor autonomia, melhor ecra, melhor construcao, melhor som e microfones, melhor chip potencia que ate corre tomb raider a 4k a 120fps. Mais poderoso que a propria playstation 5
Mas não traz impressora acoplada…. azar…
E quantos tinteiros usa? É, se estes acabarem, o scan continua a funcionar?
Ao que chegamos, o que isso tem a ver com a noticia? mais poderoso que uma PS5 mas custa o preço de 10 consolas PS5 dah.
Não és daqueles que há tempos quando a Apple era uma vergonha em autonomias que diziam que autonomia não contava porque estava sempre ligado á corrente 🙂 mais poder em quê ? santa ignorância mais poder por watt que quer dizer 0.
Quando o M1 foi apresentado era ver yutubers a dizer que era o mais rápido do mundo o melhor do mundo, agora já vi vídeos a dizer que vão trocar porque há algumas coisas que o M1 já não aguenta só dá para rir. O meu portátil de 800euros corre Tomb Raider a 4k a 120fps desde 2018.
COMPREM EPSON QUE TEM TINTEIROS CONSUMIVEIS AO PREÇO DA CHUVA
Li atentamente todos os comentários em relação aos tinteiros Canon e á suposta desativação do scanner.
Nunca pensei que em pleno sec.XXI, existessem tantos. ” Info-excluidos”. Talvez seja apenas mera ignorância.
As impressoras Canon, HP, Xerox…etc, sem tinteiros apresentam um erro, por isso não fazem scanner.
Ó senhor Incluído, sabes aquela coisa que eles colocam nas caixas , acho que é ” 3 em 1″ , segundo o que eu entendo e eles querem dar a entender é que tens 3 equipamentos (que podes ter em separado” mas todos juntos, ora se eu quiser imprimir , uso a impressora , se quiser fazer uma digitalização uso o scanner ….
Peço desculpa se ofendi, talvez me tenha expressado bem, não és infoexcluído, és mesmo ignorante, mas não és um ignorante qualquer, és mesmo daqueles burros tacanhos.
Eu info-excluído que fiquei na era do processador 8086 quando o sistema operativo era carregado por uma diskette de 3.5″ 720K com um buraco feito por furador para ter 1.4, digitalizo numa HP sem qualquer erro e sem tinteiros e no dia que uma marca bloquear isso para mim morreu nunca mais compro nada dessa marca.
+1. Eu estive para responder ao pobre diabo, mas para quê? Alguém que refere que leu atentamente todos os comentários e depois adjectiva as pessoas, é pior que null, é literalmente um zero às esquerda.
Sei que vou fazer uma comparação bastante rebuscada: Mas na tu pequenina mente é que achas normal, que por todas essas empresas actuarem da mesma maneira passa a ser normal e aceite.
É o mesmlequr na India as violações colectivas ( as vezes com a participação das autoridades) sejam banais, que temos de aceitar????
Nunca
Como também nao é normal seres um passivo, e aceitares e achares normal uma coisa que esta…
Aqui o ignorante, submisso es mesmo tu!
Todos fazem o mesmo é aceitar!!
De facto isso e um pouco estranho. Sao so alguns modelos especificos que tem esse problema ou a maioria das impressoras ja vem assim por defeito ?
Tinteiros? Compro as tintas ao litro por meia dúzia de tostões a marca que me cedeu a impressora.
Que impressora/fabricante se recomenda por estas bandas?
Nada de novo tinha uma Canon com 20 anos que fazia isso. Por acaso nāo sei se Epson faz o mesmo mas acho que não. Um vergonha e espero que ganhe o processo.
Sempre que preciso, compro uma impressão em 2ª mão que esteja em bom estado e cujos cartuchos sejam de preços baixos. As novas só trazem problemas tanto na sua manutenção como na sua operação normal. Uma vez comprei um cartucho que veio de Inglaterra, original mas novamente enchido, para uma HP, e quando instalei o software da impressora, indicou que o cartucho já tinha sido utilizado e em que país. O que vale é que não era minha. É muito controlo que estamos sujeitos cada vez mais… Parece os filmes futuristas que vemos em que é necessário andar com chip para tudo e mais alguma coisa.
Já aconteceu o mesmo comigo com a minha Canon Pixma. Também coloco a hipótese a accionar judicimente a marca Canon.
No meu caso, a Canon pixma até obriga a substituir os tinteiros de cor mesmo que ainda exista muita tinta no tinteiro de tinta preta e eu só necessite de imprimir a preto e branco. É uma roubalheira, além de os tinteiros durarem muito pouco tempo.