As criptomoedas são um tema que está novamente ‘na boca do mundo’, especialmente porque o seu valor continua a aumentar a olhos vistos. Tal tem levado a um interesse crescente por parte dos utilizadores e isso vê-se na quantidade de pessoas interessadas, por exemplo, na mineração das moedas digitais.
Neste sentido já temos visto vários sistemas de mineração curiosos, mas desta vez a criatividade ultrapassou tudo. Através de um mod, um utilizador conseguiu alterar um Game Boy da Nintendo e capacitá-lo para minerar Bitcoins.
Game Boy da Nintendo também minera criptomoedas
De todas as formas de mineração de criptomoedas já divulgadas, esta é, sem dúvida, a mais curiosa. Aproveitando a popularidade das moedas digitais, o modder designado “stacksmashing” teve a brilhante ideia de modificar um exemplar da consola Game Boy da Nintendo para esta extrair Bitcoins.
Para quem já não se lembra, a consola da Nintendo foi lançada em 1989 e trouxe consigo um processador Sharp LR35902 de 8 bits a 4.19 MHz. Além disso, conta ainda com 8 KiB de memória S-RAM e 8 KiB de memória VRAM.
Para este processo foi inicialmente necessário acoplar um Raspberry Pi Pico para ultrapassar o problema de não haver Internet no Game Boy. E depois de inserido o código da modificação, basta ligar a consola para que esta comece a minerar Bitcoins.
Veja o processo em vídeo:
Obviamente que não se espera que o utilizador consiga enriquecer com este sistema. Até porque o Bitcoin é uma das criptomoedas que não compensa ser extraída com hardware de consumo, requerendo assim equipamentos especializados, como os chips ASICs.
O hardware do Game Boy oferece uma taxa de transferência de apenas 0,8 hashes por segundo. Um hardware dedicado à extração de Bitcoins consegue cerca de 100 terahashes por segundo. Ou seja, a consola da Nintendo é então 125.000.000.000.000 vezes mais lenta do que uma ASIC para minerar esta criptomoeda.
Caso queira experimentar este sistema, poderá então ter que esperar vários milhões de anos até que o seu Game Boy consiga minerar um único Bitcoin.