Foi com muito ânimo que os consumidores receberam o anúncio oficial dos novos processadores Alder Lake da 12ª geração da Intel. Os equipamentos já se encontram em pré-venda e vão chegar às prateleiras no próximo dia 4 de novembro. E agora é a altura de as marcas parceiras da fabricante apresentarem também os seus produtos compatíveis com os novos e poderosos CPUs.
Nesse sentido a empresa taiwanesa ASRock anunciou a sua nova linha de motherboards Z690 para os processadores da Intel.
ASRock Z690: as motherboards para os processadores Intel Alder Lake
Depois do anúncio oficial dos novos processadores de 12ª geração da Intel, algumas marcas já arregaçaram as mangas e deram início à apresentação dos seus novos produtos desenvolvidos a pensar na compatibilidade e suporte às novas CPUs.
A ASRock foi uma dessas marcas que apresentou agora ao mundo a sua nova linha de motherboards Z690, composta ao todo por 11 modelos.
O modelo topo de gama designa-se ASRock Z690 Taichi e oferece o que de melhor a marca tem para uma motherboard. Conta com VRMs de 20 fases e vários heatsinks para manter o arrefecimento dos chips. Traz ainda uma porta SATA e USB e ainda dá ao utilizador toda a proteção contra potenciais malwares e ransamwares. Esta nova placa Z690 Taichi oferece também suporte às memórias DDR5 e USB4-C com tecnologia Thunderbolt 4.
Por outro lado, o modelo seguinte mais poderoso é o ASRock Z690 PG Velocita. Traz um slot PCIe Gen 5 e oferece uma largura de banda de 128 GB/s, ou seja o dobro da geração anterior. Também este modelo oferece suporte a memórias DDR5, sendo juntamente com o Taichi os únicos modelos com este suporte.
Veja os modelos de toda a gama ASRock Z690:
- Taichi DDR5
- PG Velocita DDR5
- Phantom Gaming-ITX TB4 DDR4
- Extreme WiFi 6E DDR4
- Extreme DDR4
- Steel Legend WiFi 6E DDR4
- Steel Legend DDR4
- PG Riptide DDR4
- PRO RS DDR4
- Phantom Gaming 4 DDR4
- M Phatom Gaming 4 DDR4
Estas motherboards mantém a tecnologia BFB que permite aumentar o limite de energia (power limit). No fundo, promove que os CPus recebam mais energia do que o padrão PL1 de 125W. Desta forma, os processadores podem funcionar com maiores frequências do que as que vêm de fábrica.
Para já a ASRock ainda não divulgou os preços de todos os modelos, no entanto, os modelos mais básicos devem custar cerca de 170 dólares e os topo de gama podem facilmente ultrapassar os 300 dólares.
Pode ver todos os pormenores das novas motherboards ASRock Z690 aqui.