Análise: router Asus RT-AC56U
O router é um elemento imprescindível numa rede de dados, seja ela doméstica ou empresarial. Funções como controlo de acesso, qualidade de serviço, firewall e gestão das redes LAN e WLAN são comuns à generalidade dos routers, mas agora estamos na era online! E que tal o router ser capaz de suportar a nossa cloud?
É exactamente isso que a Asus promete com este router. Além de características de topo como Wi-Fi 802.11ac de 5ª geração, 4x LAN Gigabit e capacidade de partilha de ligação de dados 3G/4G, pode configurar um servidor de conteúdos online aliado a uma porta USB 3.0, de modo a obter o máximo partido da largura de banda das interfaces envolvidas.
Conheça mais acerca desta gama de routers.
É determinante que os routers acompanhem a evolução na tecnologia de transmissão de dados. De nada vale ter um computador ou um smartphone com a mais recente geração de redes sem-fios, norma 802.11ac, quando depois são utilizados apenas com um router compatível apenas com 802.11n, por exemplo.
Para que um router tenha todas as tecnologias mais recentes, é óbvio que isso se vá traduzir no preço... mas adicionalmente está disponível um firmware mais refinado e muito completo, adequado ao conceito Cloud e de utilização muito simples.
1. Características
O router Asus RT-AC56U tem um design moderno, do género de uma moldura fotográfica, tem boa qualidade de construção e é relativamente compacto dadas as características que possui. O seu formato vertical permite poupar espaço no local onde é utilizado e não tem qualquer antena externa, o que também o torna interessante. Como desvantagem, há a impossibilidade de ser montado numa parede.
Trata-se de um router sem modem, onde a entrada de dados de Internet é feita via interface RJ45. Como já referido, destaca-se por ter a norma 802.11ac onde utiliza duas bandas concorrentes, 2.4 GHz e 5 GHz, traduzindo-se respectivamente em 300 Mbps + 867 Mbps, totalizando assim 1167 Mbps. Na prática, isso permite que diferentes tarefas não colidam na mesma banda de utilização. É possível, por exemplo, usar a banda de menor taxa de transferência para tarefas mais básicas como navegação ou transferência de pequenos ficheiros, e a banda mais rápida para difusão de conteúdos HD ou outros que necessitem de rendimento elevado.
Possui duas portas USB, uma 3.0 e outra 2.0, que podem ser utilizadas para ligar qualquer tipo de armazenamento de ficheiros, para integrar no servidor de partilha, ou para ligar outro tipo de dispositivos como impressoras ou modems 3G/4G.
A tecnologia Asus AiRadar permite melhorar o desempenho geral de toda a rede sem-fios, fazendo uso da tecnologia beamforming 802.11ac. Consiste numa amplificação direccionada do sinal, de modo a garantir uma melhor cobertura.
A par disso, tem 4 portas LAN Gigabit, segurança WPA/WPA2 e WPS, suporte para IPv6, DNS dinâmico e VPN integrada. Em termos de processamento, inclui um CPU dual-core ARM Cortex A9 a 800MHz, com 256MB RAM DDR3.
2. Funcionalidades
A configuração neste router é do mais simples que já utilizei. Na primeira vez que é ligado, as redes Wi-Fi estão abertas e, assim que o utilizador se liga, é solicitado para configurar o código para acesso à rede Wi-Fi e à administração e forma de funcionamento do router na rede onde está inserido.
A interface de utilização é bastante intuitiva e não é preciso mais que 1 minuto para que a rede Wi-Fi e a Internet fiquem a funcionar sem problemas.
Asus AiCloud
Esta funcionalidade permite aceder de forma simples e rápida aos conteúdos existentes no armazenamento USB ligado ao router ou a conteúdos presentes na Cloud Storage ou a uma outra rede que se pretenda configurar.
Após estar configurado, para aceder basta abrir um browser e colocar as respectivas credenciais de acesso. A partir daí basta aceder aos conteúdos.
Adicionalmente, é também possível aceder a partir de um dispositivo móvel, quer seja Android ou iOS.
A par com esta funcionalidade existe o AiDisk que não é mais que um servidor FTP. Após configurado, permite aceder a todos os conteúdos tal como estivesse a ser utilizada a rede doméstica.
Rede hóspede
É muito comum partilhar a rede com amigos ou conhecidos, mas hoje em dia é importante fazer esse procedimento sempre com cautela. Para ajudar nesse prevenção, o Asus RT-AC56U permite configurar 6 redes Wi-Fi adicionais (3 por cada canal) com configuração de restrições e possibilidade de limitar em tempo de acesso.
Esta é também uma óptima solução para quem tem um estabelecimento público e pretende partilhar uma ligação à Internet, de forma a que ninguém interfira com a rede local do estabelecimento.
Gestão de tráfego
Dependendo da qualidade da ligação à Internet e, principalmente, do tipo de conteúdos a transferir, é extremamente importante que a ligação seja monitorizada e controlada activamente, de forma a que o rendimento seja máximo em acessos simultâneos.
Dependendo da prioridade de acesso que se pretenda para determinado tipo de conteúdos, é possível configurar tudo consoante a preferência e as necessidades dos utilizadores da rede.
Outras funcionalidades
A par das funcionalidades típicas de um router, este router tem ainda outras funcionalidades que se destacam no âmbito de routers domésticos:
- Controlo parental: controlo do tempo de acesso de determinado dispositivo à rede.
- Servers center: permite que outros dispositivos UPnP, como uma consola ou Media Player, acedam a conteúdos multimédia de um dispositivo ligado ao router via USB.
- Servidor da impressora de rede.
- 3G/4G: ligação de um modem 3G/4G ou smartphone Android via USB, de forma a obter acesso à Internet pela rede móvel.
- WPS: ligação rápida e segura sem necessidade de introduzir palavra-passe.
- Servidor VPN
- Firewall: filtragem por URL, por palavra-chave e por servidos de rede com temporização diária.
3. Desempenho
Relativamente à largura de banda da ligação Wi-Fi 802.11ac, tipicamente o valor total é de 1750 Mbps, proveniente de 1300 Mbps em 5 GHz e 450 Mbps em 2.4 GHz. Neste router em concreto, a interface Wi-Fi está limitada, tendo apenas um array de 2x2 antenas em vez de 3x3 antenas, conseguido portanto apenas 2/3 do valor máximo teórico expectável.
Para quem, como eu, está habituado a utilizar e a transferir alguns conteúdos por uma rede Wi-Fi norma 802.11n (e por vezes 802.11g), tudo é maravilhoso quando não se nota que a transferência está a ocorrer pela rede e sem fios!
Para testar o desempenho, foi utilizado um ficheiro de 2GB armazenado num disco HDD cujo PC tinha uma ligação física Gigabit até ao router. O PC que recebeu o ficheiro tem um disco SSD e Wi-Fi 802.11ac.
Teste na rede 802.11ac (5GHz)
- 2 metros em linha: 46.2 MB/s (369.6 Mbps)
- 10 metros em linha: 37.9 MB/s (303.2 Mbps)
- 15 metros com uma parede: 14.1 MB/s (112.8 Mbps)
No teste de 15 metros com uma parede, a largura de banda atingida foi sem dúvida prejudicada pela parede mas, de acordo com alguns dados reportados relativos ao router Asus RT-AC68U (que tem 3x3 arrays de antenas), a taxa de transferência em condições semelhantes é bastante superior.
Foram realizados mais 2 testes, de modo a demonstrar a diferença entre as normas e frequências.
Teste na rede 802.11n (5GHz)
- 2 metros em linha: 24.6 MB/s (196.8 Mbps)
- 10 metros em linha: 20.9 MB/s (167.2 Mbps)
- 15 metros com uma parede: 9.2 MB/s (73.6 Mbps)
Teste na rede 802.11n (2.4GHz)
- 2 metros em linha: 10.8 MB/s (86.4 Mbps)
- 10 metros em linha: 7.0 MB/s (56 Mbps)
- 15 metros com uma parede: 3.4 MB/s (27.28 Mbps), com alguma irregularidade
Quanto aos testes de leitura via USB com uma PEN de 32GB USB 3.0 (velocidade de leitura de 75 MB/s), na porta 3.0 a velocidade máxima foi de 42 MB/s e na porta 2.0 foi de 26 MB/s.
Relativamente à ligação física Ethernet Gigabit, não houve necessidade de efectuar testes.
4. Veredicto
Se tem um pequeno escritório, um estabelecimento público ou simplesmente pretende ter uma boa e completa rede doméstica, então esta é uma opção a considerar fortemente.
Este Asus RT-AC56U é dos routers com 802.11ac mais baratos que conseguirá encontrar. Comparando com bons routers com apenas 802.11n, é definitivamente preferível investir um pouco mais e ter uma rede preparada para mais uns anos.
Em termos da interface de utilizador, a sua rapidez e simplicidade é sem dúvida um ponto positivo. Este router tem recebido actualizações de segurança e funcionalidade, pelo que pode contar com o suporte actual da marca.
Os serviços que inclui conseguirão enriquecer a sua rede doméstica e o acesso aos seus conteúdos pessoais poderá ser agora muito mais rápido e eficaz. Se por algum motivo necessitar de utilizar uma rede num local remoto, ou simplesmente não tiver um ISP fixo, então um simples modem 3G/4G USB (incluindo a possibilidade de utilizar um smartphone Android) servirá sem qualquer problema. Adicionalmente poderá partilhar a sua rede com muito maior segurança, de modo a que nunca ninguém interfira com a sua rede doméstica.
Este router pode ser encontrado à venda por um preço médio de 130€. O Pplware agradece à Asus a cedência desta unidade para análise.
Este artigo tem mais de um ano
E é um dos possíveis candidatos a DD-WRT e TOMATO.
Obg pela analise.
Um routers destes já não precisa de DD-WRT ou Tomato para 99,9% dos clientes que o compram.
Já vem com tudo…
Este não dá para ligar por wireless? Só mesmo por RJ-45?
Bom dia!
Sim, claro que dá para ligar por wireless. Este até trabalha em duas bandas concorrentes de 2.4GHz/5GHz para uma velocidade super-rápida de 1167Mbps
É uma compra fantástica
Bom dia!
Este router é compatível com qualquer pen ou dispositivo 3g/4g?
Por exemplo, dará para ligar um router da WOW por usb ou uma pen 4G qualquer que seja o fabricante (Huawei, ZTE, etc..)?
Não é com qualquer mas é bastante abrangente.
Logo ao final do dia deixo aqui a lista completa de modems que é possível escolher.
Aqui está a lista de todos os modems compatíveis:
ASUS-T500
BandLuxe-C120
BandLuxe-C170
BandLuxe-C339
Huawei-E1550
Huawei-E160G
Huawei-E161
Huawei-E169
Huawei-E176
Huawei-E220
Huawei-K3520
Huawei-ET128
Huawei-E1800
Huawei-K4505
Huawei-E172
Huawei-E372
Huawei-E122
Huawei-E160E
Huawei-E1552
Huawei-E173
Huawei-E1823
Huawei-E1762
Huawei-E1750C
Huawei-E1752Cu
Alcatel-X200
Alcatel-Oune-touch-X220S
AnyData-ADU-510A
AnyData-ADU-500A
Onda-MT833UP
Onda-MW833UP
MTS-AC2746
ZTE-AC5710
ZTE-MU351
ZTE-MF100
ZTE-MF636
ZTE-MF622
ZTE-MF626
ZTE-MF632
ZTE-MF112
ZTE-MFK3570-Z
CS15
CS17
ICON401
Se queres uma solução definitiva, procura por Huawei B593.
Faz 3G e 4G em todas as frequencias, é so meteres o cartão e ligar.
É o melhor actualmente para 4G por exemplo.
Faz uma pesquisa, é a melhor alternativa ao hotspot da wow que é uma coisa má por demais.
Com este Huawei resolvi tudo. Router+PEN ou qualquer hotspot não chegam perto, testado por mim, até encontrar este router andei a nora. Procura pela net, vendem se em pt em pcos sitios olx etc.
Sinceramente, este router é mais um produto de Marketing.
Arranjam melhores ao mesmo preço mas de marcas boas.
Sinceramente não aconselho. Querem algo bom e caro, Fritzbox por exemplo, as possibilidades são imensas.
ASUS, ACER, Netgear, Dlink, entre algumas outras.
Sobre o melhor preço para o rendimento que dá, aconselho TP-Link, são mais fracos mas pagamos muito barato para o que fazem e alguns da para DDWRT.
Envitem estas marcas que coloquei acima, não digo que não funcionem bem mas pagam caro e é plástico com umas luzinhas engraçadas e um design porreiro. Dlink e Netgear são as piores quanto a mim.
Diz um mais barato com a mesma performace .
Digo, mas não sei o que falas em performance.
Wireless?
Vais usar norma AC em todos os dispositivos que tens? É que isto é bonito saberes que ele permite AC mas nao tens aparelhos para usares e tirares proveito.
A maioria das pessoas compra isto por descargo de consciencia e não por ser a melhor compra.
Quando o AC for norma aí vais ter tão bons a melhores preços.
Tens Draytek também.
Depende do que queres mesmo usar, provavelmente basta-te um router com portas gigabite, supondo que já tens PCs com portas gigabite.
Compensa gastar num bom router norma N e a diferença gastas numa powerline para melhorar o sinal wifi na outra ponta da casa, do que gastares tudo num equipamento destes.
Eu analiso o custo beneficio, e garanto-te que não vale o que custa este router. Se mexeres num Fritzbox ou Draytek até te benzes com a diferença de qualidade.
Sim, é um pouco verdade isso que referes…são ainda poucos os dispositivos com norma AC que temos la por casa…reparem que a norma N quase passou despercebida. Mas penso que nesta altura é um bom investimento um equipamento com 802.11ac.
Será melhor investir primeiro no router AC, ou em aparelhos AC.
Não sei se vou dizer o óbvio, mas só vão usufruir da norma AC mais poderosa, APENAS os aparelhos que tenham essa norma. Seja smartphones, sejam pens wifi, seja tablets etc…
Não interessa para já pagar Premium e não usar essa tech. Como disse não basta o router ter norma AC, é preciso os aparelhos receptores também terem
Enfim… estás a comparar um Clio de 2000 com um BMW de 2014.m
802.11ac? Tem isso na Fritzbox?
Já viste a performance efectiva desses (desculpa lá) mini-caixotes do lixo com um bom Asus?
Este bixo é atualmente um dos melhores routers do mercado, e o preço é praticamente quanto custa um bom de 802.11n de 3 antenas e USB 3.0 há pouco tempo…
Eu uso Fritzbox há vários anos e garanto-te que em routers domésticos não há melhor, têm uma estabilidade soberba 😉
O Fritzbox 7490 tem 802.11ac.
Tenho em casa um Fritzbox 7390 e um mais velho, o 7170.
Já tenho na calha um artigo para falar um pouco sobre eles, acerca do que conseguem e da experiência que tenho tido.
Já agora, o 802.11ac não tem apenas e só como vantagem o Throughput…Para quem não sabe, esta norma garante uma gestão mais eficiente do consumo energético…excelente para dispositivos móveis
Como ele falou dos outros baratuchos, pensei que ele estava a falar dos Fritz baratos…
Agora esse sim, é bom, mas também custa 2 destes…
Peço desculpa ao OP.
Nelson,
sinceramente até o AC ser norma, que para já ainda não é, vais demorar muito a tirar frutas dessa vantagem.
Ve o comentário do Hugo Cura, deixo-te mesmo a vontade para testar um Fritbox, se souberes tirar proveito, é das melhores coisinhas.
Não interessa tanto teres um grande poder (AC) num so emissor, quando ficas melhor servido com vários pontos de acesso powerline ou repetidores espalhados pela casa ou local.
Ou seja, o dinheiro que gastas numa coisa destas, pagas mais marketing do que usas, e a diferença para outro vais comprar repetidores ou powerline para alimentar em norma N outros lado da casa.
Aconselho te a espreitar ou testar, Ubiquiti por exemplo como repetidores ou APs.
Tens tanto coisa boa, garanto-te que estas marcas que fazem designs bonitos e apelativos com ACs etc, nao compensa. Tens de pensar no bem geral da solucao e não ter uma coisa ‘overkill’ sozinha que nao tiras proveito.
O 802.11ac já é norma sim.
Já é definitivo, o meu portátil já tem 802.11ac, e a maioria dos telemóveis que estão a sair, já vêm com 802.11ac.
Fritzbox? Eu não sei se sei tirar proveito, eu aprendi a tirar proveito de máquinas Linux (á pata, linha de comandos e ficheiros de configuração), e de switches e routers e AP’s da Cisco. Por isso, se calhar, devo ter certa dificuldade a mexer nesses 😉
Quanto aos repetidores, eu tenho em minha casa um Asus RT-N65U na sala (local onde uso mais), depois uma ligação por powerline de 500 megas (muito teórico, não consigo mais de 50 megabit) e um Asus RT-N12 nos quartos.
Quanto ao preço/qualidade, eu comprei o meu N65U por +/- o mesmo preço na altura, por 130€, é um excelente preço, e vale bem o preço que pedem por ele, dado o que ele faz out-of-the box, e always on.
Ter um design “bonitinho” não quer dizer que sejam maus em termos de hardware.
Vai ver os testes de troughput geral, e o meu N65U era dos melhores ou o melhor.
Em termos de CPU, é muito potente, e tem NAT acelerado por hardware. (Também visto nos benchmarks)
Depois, faz tudo o que quero dele: VPN, FTP, SMB, foi uma boa compra, e agora, este, também há-de ser…
Estou super satisfeito com a Asus.
Quantos hosts ele suporta ao mesmo tempo em trabalho intenso?
Referes-te a clientes simultâneos ligados ao servidor FTP? Em trabalho intenso não sei, só posso citar o que é referido na página do produto:
Capacidade de Multi-tarefa Online Poderosa com 300.000 Sessões de Dados
O suporte para umas massivas 300.000 sessões de dados significa que o RT-AC56U tem cerca de 20x a capacidade de rede de outros routers convencionais para proporcionar uma performance excepcionalmente suave.
Posso ligar o router Asus RT-AC56U ao router da ZON e deixar este apenas com modem? Como posso fazer isso?
Obrigado.
SIM.
Basta ligares ao da ZON, e configurares em modo access point, e é logo automático.
Eu tenho em modo Wireless Router, que precisa de reconfigurar as portas do ZON-HUB para funcionar bem, mas como o ZON-HUB é muito lento e tem muitos bugs, vale a pena.
Nesse caso tenho que desativar o wifi no zonhub? É necessário definir um IP (para o asus)?
Alguem conhece algum tutorial que dê uma ajuda nestas configurações?
Obrigado.
Não, podes deixar o Zon Hub com o Wifi ligado, mas depois verifica se fica bem afastado do canal do Asus.
O próprio router faz um Wizzard para ti.
Se calhar a minha questão vai ser muito estúpida mas vou fazer na memsa. Como é com o fon zon free? Penso que é preciso ter esse hotspot ligado para depois se poder ter acesso à rede de hotsopts. Usando este router e desligando o wifi no da ZON o hotspot fica destaivo?
Podes desligar, que depois de ativado, ficas sempre com acesso á fon
Sim podes Bitoria.
sabem se este dá para fazer de access point no meo?
Qual é o melhor? Esse Modem ou este Asus RT-AC66U?
Obrigado
Este modelo em específico nunca usei, mas já experimentei vários router Asus (inclusive com DD WRT ou open WRT). Todos eles tinham Hardware de topo, CPU e RAM superiores aos Belkin, Linksys, TP-LINK, e até um deles antenas exteriores. Todos esses Asus prometiam fundos e mundos, tecnología xpto e… resultado: NUNCA tive router com performance wireless tão péssima como com os Asus! Com ROM alteradas mudei os canais, todas as opções, até overclocking e potencia máxima de antena uso, mas em vão…
Cheguei inclusive a comprar uma pen Asus USB 300 MBit “n” porque pensei que era incompatibilidade do PC mas não.
Os router Asus que usei há 2 anos e anteriores eram de longe piores que o meu TP-LINK 1043ND actual (também já antigo,e o suporte/novas ROM eram de rir. Suporte zero, ROM novas uma depois da original.
E este segue a mesma linha: de 1Gbit (conexão limitada pelo fio) conseguiu um máximo wireless de 370 MBit!!! Conheço TP-LINK que tem desempenho idêntico …
Ora aí está um comentário realmente importante.
TP-Link para a maioria dos utilizadores é o ideal.
Custo/Beneficio.
Cada um compra como entende, mas se querem um bom sistema, nao basta um bom router, é preciso extender o sinal a outros cantos.
Eu tenho um RT-N65U que é excelente. Excelente performance.
http://www.smallnetbuilder.com/wireless/wireless-reviews/32124-asus-rt-n65u-dual-band-wireless-n750-gigabit-router-reviewed
Mas pode variar de modelo a modelo.
Procuro um router para um escritório com a capacidade de fazer a gestão de ip’s, acesso externo a rede (VPN) e controlo individual do trafego de cada dispositivo ligado na rede.
Tenho em média 30 dispositivos ligados e com constante trocar de informações com o servidor.
Acham que este router é capaz de aguentar?
Tenho neste momento um d-link dir655 mas é pouco para aquilo que preciso e está constantemente a fazer uma especie de reboot que faz perder ligação.
Se bem me lembro, não é possível fazer um controlo individual de tráfego, apenas fazê-lo por cada interface de comunicação (ligação à internet, LAN, Wi-Fi, etc).
De resto, parece-me adequado.
Não percebi o comentário relativo ao controlo individual.
É mesmo capaz de aguentar 30 dispositivos a abrir documentos constantemente?
Aconselham algum outro router?
Disse anteriormente que quer “controlo individual do trafego de cada dispositivo ligado na rede” e eu respondi. Como não percebeu o comentário?
Pelas especificações, sim, é possível vários milhares de sessões, tal como disse aqui, mas não refere especificamente o número de dispositivos. 30 parece-me um valor razoável, mas como deve compreender não testei 30 ligações em simultâneo.
Questionei se era possivel controlo individual e indicou-me que apenas era possivel por interface de comunicação.
Refere-se a interface do router? Isto é, saber qual o trafego que circulou por wireless ou por lan?
Entendo que não tenha testado. Obrigado.
Exactamente.
Esta análise já é um pouco antiga, mas a experiência que tive com este equipamento foi de desilusão.
É verdade que é muito versátil, com todas as funções que oferece. Aliás dispensa mesmo dd-wrt ou outros firmwares.
Mas, quem procura melhorar a cobertura de rede em casa ou no escritório é melhor apostar no RT-AC51U.
As 2 antenas externas + 1 antena interna, dão-me muito mais cobertura do que este modelo. E é muito mais barato.
Além do mais a posição de ligação dos cabos no RT-AC56U é tudo menos prática.
Para quem procura uma solução de wireless apenas, para filtragem de acessos e ter uma rede guest, então a minha sugestão vai para o TP-LINK WA901ND com firmware gargoyle. O gargoyle é um port do openwrt, onde está aquilo que é essencial.
Em resumo, o RT-AC56U só para quem tem necessidade de alto desempenho, mas em espaços relativamente reduzidos.
A capacidade de propagação wireless dos outros dois modelos que referi é largamente melhor.
Boas pessoal, eu sou novo em instalação de redes etc… E precisava imensamente da vossa ajuda, eu comprei este router e posso dizer que estou relativamente satisfeito (não me julguem 🙁 ), mas não acerca de que mais vi por aqui que ë da capacidade wireless do mesmo.
O que me está mesmo a deixar a desejar é a conexão à internet por modem 4G, em que constantemento perco a ligação, mas que ao reiniciar o router fica tudo a trabalhar 5 estrelas, a pen que uso é a Huawei E392 (sim eu sei não consta na lista de pens compatíveis,mas a verdade é que funciona), e ã vezes consigo manter uma ligação à internet durante uma semana consecutiva, mas em outras ocasiões nem durante 30 min, eu gostava que me ajudassem com algumas configurações a fim de determinar qual o problema.
Desde já agradeço qualquer ajuda
Preciso de uma ajuda do pessoal que sabe:
Router que controle tempo/ tráfego.
Exemplo 1 semana / 1Gb ( não é largura de banda)
Com interface de fácil configuração. 🙂
Desde já o meu obrigado