Análise: Mi Notebook Air 12, o ultrabook da Xiaomi
Era inevitável que a Xiaomi, presente nas mais diversas áreas tecnológicas, se iniciasse no ramo dos computadores portáteis... e começou bem pelos ultra-portáteis ou ultrabooks, que são cada vez mais apetecíveis pelo público em geral.
Depois de algumas semanas de teste do ultrabook Xiaomi Mi Notebook Air 12, apresentamos a análise completa.
A melhoria na mobilidade é algo que todos os fabricantes procuram fazer ano após ano, numa luta incessante. Ao mesmo tempo que o peso, o bom aproveitamento das dimensões e as especificações e desempenho melhoram, procura-se também aumentar a autonomia, com o objectivo que uma carga dure pelo menos para um dia de trabalho.
O Xiaomi Mi Notebook Air 12, com ecrã de 12,5", apresenta-se como um concorrente directo ao Apple MacBook Air 11", com desempenho semelhante a este mas ligeiramente mais leve, mais fino, com mais 1,5" de ecrã mantendo as dimensões, e com uma autonomia igualmente agradável, capaz de atingir o tal "dia de trabalho" com apenas uma carga.
1. Características gerais
Foram dois os modelos apresentados pela Xiaomi no final de Julho passado, um com ecrã de 12,5" e outro de 13,3". O Xiaomi Mi Notebook Air 12, o modelo em análise, apresenta-se como um ultrabook com excelente qualidade de construção. Integra um ecrã IPS FullHD de 12,5", um CPU Intel Core m3, uma drive SSD de 128 GB, 4 GB de RAM e promete uma autonomia de 11,5 horas, recorrendo a uma bateria de 37Wh.
Tem um design simplista com 12,9 mm de espessura e pesa apenas 1075 g. Inclui uma ficha USB Tipo-C para carregamento, uma USB 3.0, jack 3,5mm e HDMI.
Vídeo de unboxing
Especificações - Xiaomi Mi Notebook Air 12
- Ecrã: 12,5" IPS FullHD (1920x1080), de moldura fina
- Processador: Intel Core m3-6Y30, Dual-Core até 2,2 GHz
- Placa gráfica: Intel HD Graphics 515
- Memória RAM: 4 GB DDR3
- Armazenamento: SSD 128 GB
- Autonomia: 11,5 horas (capacidade de 37Wh, 7,4V/5000mAh)
- Materiais: corpo totalmente em alumínio
- Teclado: retroiluminado
- Câmara: frontal, de 1 MP
- Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.1
- Ligações: USB 3.1 Tipo-C, USB 3.0, jack 3.5mm, HDMI
- Software: Windows 10 Home
- Dimensões: 29,20 x 20,20 x 1,29 cm
- Peso: 1075 g
2. Design
O Mi Notebook Air 12 é construído integralmente em alumínio, de textura ligeiramente áspera e resistente a dedadas. Todos os cantos são arredondados, de igual forma, e a tampa superior não é completamente plana, tendo uma ligeira curvatura na zona frontal e traseira, e não tem qualquer inscrição.
Todas as arestas são bem vincadas mas não causam qualquer desconforto, mesmo as interiores, onde são assentes as mãos para utilizar o teclado. Todos os "recortes" estão assim bem definidos, deixando um acabamento limpo e simples.
Na lateral esquerda encontra-se a saída HDMI e o jack de 3,5mm, e na lateral direita a ligação USB Tipo-C e uma USB 3.0.
Por baixo encontram-se os altifalantes AKG, a inscrição da marca e variada informação disposta em alguns autocolantes.
Por várias voltas que dei à estrutura deste ultrabook, em busca de um qualquer defeito ou acabamento menos bem conseguido, simplesmente não encontrei. Não tem qualquer imperfeição. Tudo está muito bem acabado, bem alinhado, e demonstra que o cuidado na produção deste primeiro ultrabook foi levado a sério.
Ao levantar o ecrã
Basta um dedo polegar para levantar o ecrã até à posição de funcionamento, sem haver necessidade de qualquer outra ajuda. A consistência da dobradiça está perfeitamente ajustada ao peso do computador e não tem qualquer tipo de folga, estabilizando o ecrã sem problemas.
A moldura do ecrã é fina, agradável de se ver, com 7 mm nas laterais e 12 mm no topo. Nesse mesmo topo encontram-se 2 microfones, para permitir cancelamento de ruído (algo pouco vulgar), e a câmara de 1 MP com um LED branco indicador de funcionamento, junto a ela. Na parte do inferior do ecrã tem apenas a inscrição da marca "MI".
O ecrã é brilhante, cujo revestimento se sobrepõe nas molduras, e a qualidade apresentada é muito boa. As cores são equilibradas e o brilho máximo adequado a qualquer situação. Os pretos são razoáveis, com um ligeiro desequilíbrio no canto superior direito. Com o brilho no máximo, e fundo preto, pode ser visto algo como isto.
Teclado e Touchpad
O teclado tem o layout americano que, embora seja uma preferência para alguns utilizadores, outros são completamente avessos a este tipo de disposição, por razões óbvias. Não sendo comum utilizar este tipo de teclado diariamente, não encontrei qualquer problema em utilizá-lo, é apenas de uma questão de hábito e destreza em lidar com alguns símbolos menos comuns, que se ganha ao fim das primeiras horas de utilização.
À parte disso é um teclado confortável, com um toque agradável nas teclas e com retroiluminação em branco, cuja intensidade não é ajustável, infelizmente.
Quanto ao Touchpad, tem um tamanho generoso considerando o tamanho do chassis, e é clicável em toda a zona excepto no topo. A tecnologia é Synaptics ClickPad v4.0, com funcionalidades de até 4 dedos, e tem o comportamento desejado, sem qualquer problema a assinalar.
Som
Os altifalantes AKG, com tecnologia Dolby Audio Premium Surround, estão colocados na parte inferior mais próximos da frente, e o resultado conseguido é bom, já que o som é propagado convenientemente (quando está sobre uma superfície plana) e o efeito stereo é sentido sem problemas.
Num chassis tão pequeno, os altifalantes só podem contar com eles próprios, não há espaço para ressonância no chassis, e ainda assim a qualidade que chega aos ouvidos do utilizador é boa... e como com altifalantes deste tamanho não se esperam milagres, este é um ponto positivo no Mi Notebook.
3. Software
O Mi Notebook é distribuído com Windows 10 e, portanto, é este o suporte mais directo, com drivers disponibilizados individualmente para suporte de todo o hardware. O download dos drivers pode ser feito aqui.
O Mi Notebook é originalmente distribuído em duas versões, com licença activada do Windows 10 Home em chinês ou com o Windows 10 Home em inglês, mas sem licença, portanto não activado.
Qualquer um pensará: "ok, é só mudar o idioma, fácil!". Pois, mas não é bem assim.
Licença chinesa
Uma licença do Windows 10, além de activar determinado tipo de versões (Home, Pro, Enterprise, Education), condiciona também a utilização de diferentes idiomas... e é o caso da licença em chinês distribuída pela Xiaomi, que funciona apenas e só para o idioma em chinês.
Ao tentar alterar o idioma, apenas uma quantidade muito limitada de palavras passa para o idioma escolhido, ficando a quase totalidade em chinês. Se a alteração for forçada a partir da linha de comandos, alterando também os registos necessários (procedimento semelhante a este), o Windows deixará de iniciar, surgindo um BSOD com um erro de "MUI_NO_VALID_SYSTEM_LANGUAGE".
Resumindo, a menos que saiba chinês, não será possível utilizar a licença fornecida com outro idioma, no entanto, existe um método funcional mas que pode não ser completamente legal. Sem ter uma confirmação adicional acerca deste assunto, o guia com essas instruções está disponível aqui.
Se quer ter a certeza que está efectivamente legal, então será necessário adquirir uma licença ou optar por software livre e, no que a isto diz respeito, não foi testada qualquer distro Linux no âmbito desta análise, no entanto, funciona sem problemas segundo vários testemunhos.
4. Desempenho
Hoje em dia, tudo o que tenha uma Drive SSD tem um bom desempenho, isto é ponto assente. Depois, dependendo da exigência de utilização de cada um, o panorama vai mudando.
Quem compra um ultrabook não pretende um computador com desempenho gráfico de topo, para jogos exigentes. Pretende, acima de tudo, uma ferramenta de trabalho, com boa mobilidade, boa autonomia e bom aspecto... e o Mi Notebook cumpre isso tudo.
Comparando com o meu PC de trabalho diário, com um CPU Intel Core i7-4700MQ, 16 GB de RAM e um SSD, neste Mi Notebook com o Intel Core m3-6Y30 não senti diferenças significativas no desempenho a iniciar o sistema, a abrir e fechar aplicações, a utilizar vários separadores em simultâneo ou a ver vídeos. Mesmo com um monitor QuadHD, o Mi Notebook mostrou-se capaz de lidar com uma utilização intensiva do Chrome, com alguma edição de imagem. Também é capaz de renderizar vídeo sem aborrecimentos, à velocidade que pode. Reproduz correctamente vídeos 4K no YouTube, mas já não é capaz de reproduzir vídeos 8K.
Quanto a jogos, o GPU integrado Intel HD Graphics 515 não faz milagres, mas é capaz de correr títulos como o Half-Life 2 Lost Coast entre 40 a 80fps (High, 1080p), o Call of Duty MW3 entre 25 a 45fps (Low, 720p) ou o Battlefield 4 entre 15 a 25 fps (Low, 720p), este último impraticável.
No que diz respeito a testes de benchmark, foram obtidos os seguintes resultados:
- 3D Mark:
- Ice Storm: 30489
- Ice Storm Unlimited: 40103
- Ice Storm Extreme: 22522
- Cloud Gate: 3323
- Sky Diver: 2014
- PCMark:
- Home accelerated 3.0: 2897
- Creative accelerated 3.0: 3207
- Work accelerated 2.0: 3716
- Storage 2.0: 4953
- Geekbench
- Crystal Disk Mark 5
- Seq Q32T1 R/W: 555,6 MB/s / 522,9 MB/s
5. Autonomia
Um dia de trabalho é a meta... mas, obviamente, depende do tipo de trabalho, e se for ler documentos PDF com o brilho no mínimo, talvez atinja as referidas 11,5 horas. De outra forma, é impossível.
Pelos testes realizados, com um tipo de utilização maioritariamente de Chrome, com criação de conteúdos no WordPress, gestão de várias redes sociais e analytics (com separadores sempre abertos), reprodução de alguns vídeos YouTube e brilho a cerca de 75%, a autonomia atingiu, aproximadamente, de 7 horas. Por outro lado, utilizando apenas um monitor secundário (ecrã do Mi Notebook desligado), nas mesmas condições de trabalho, a autonomia atingiu cerca de 9h30.
Bem, neste último teste, se há monitor por perto, então também haverá corrente eléctrica para carregar o computador, no entanto, com este teste apenas se pretendeu testar o impacto do ecrã no consumo energético do Mi Notebook. Em situações de maior necessidade, o brilho em níveis mais baixos permitirá um tempo adicional considerável na autonomia.
Quanto ao carregamento, o desempenho é muito bom, conseguido carregar 70% (de 10% a 80%) em apenas uma hora (e não de 0-100% em 50 minutos, como referido pela Xiaomi). O gráfico abaixo demonstra toda a evolução no carregamento.
6. Veredicto
Se precisa de um ultrabook bem construído, leve e com bom desempenho por cerca de 500€, então o Mi Notebook Air 12 poderá ser a escolha acertada, isto claro, se o layout do teclado não for um problema.
Um ecrã de excelência, drive de 128 GB SSD rápida, Touchpad generoso, autonomia garantida de pelo menos meia dúzia de horas, carregamento rápido, Wi-Fi ac com desempenho excelente, construção premium, leve e fino, colocam este ultrabook num dos melhores do segmento. E se 128 GB for pouco espaço, então existe um socket M.2 SSD livre para colocar uma drive SSD adicional, sem qualquer tipo de problema.
A versatilidade do USB Tipo-C permite que, em conjunto com um monitor como o Philips Brilliance 258B, seja transmitida imagem, som, ethernet, acesso a 4 portas USB adicionais e carregamento, tudo num único cabo.
A câmara cumpre com o que é suposto, sendo adequada para vídeo-conferências. O microfone duplo junto à câmara tem bons resultados, conseguindo eliminar correctamente o ruído e algum eco, quando existente.
Relativamente a temperaturas, mesmo em carga prolongada, o Mi Notebook aquece ligeiramente mas não incomoda. Em utilização normal mantém-se sempre fresco, considerando que é totalmente passivo e, por isso, 100% silencioso. Já quando está a carregar, devido à sua grande rapidez no recarregamento (70% em 1 hora), atinge temperaturas elevadas na zona da ficha USB Tipo-C, que é onde estará o circuito de alimentação, chegando quase até à zona central do chassis. Ter o Mi Notebook assente nas pernas enquanto é recarregado, não será boa ideia.
Para quem pretende mais desempenho, o Xiaomi Mi Notebook Air 13 tem um ecrã IPS FullHD, possui um CPU Intel Core i5-6200u, placa gráfica dedicada Nvidia GeForce 940MX, 8GB de RAM DDR4, SSD de 256GB e uma porta USB 3.0 adicionar, sendo de resto semelhante ao Mi Notebook Air 12. O Xiaomi Mi Notebook Air 13 está disponível por 809,35€.
O Xiaomi Mi Notebook Air 12 está disponível por 521,58 €, a partir da China e sem custos de alfândega, utilizando o método de envio Priority Line – Spain Express, chegando ao destino isento de impostos.
O Pplware agradece à GearBest a cedência do Xiaomi Mi Notebook Air 12 para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Parabéns pela review. Aqui e acredito para muitos a questão que se coloca é só mesmo o teclado. Mas nada que uns autocolantes com as teclas em PT para se colocar por cima por 2 ou 3€ à venda não resolva.
Num teclado retroiluminado?
Sim, eu tenho isso no meu, não colei em todas, só nas diferentes, até deu um efeito engraçado
Pois, o teclado… é um bocado chato. Se não fosse isso bem que pensava duas vezes em comprar um!
Mas a maioria das pessoas olha para o teclado? Geralmente olhamos apenas para o ecrã enquanto escrevemos. Os dedos já sabem o local das teclas.
só a maioria que usa o pc pra escrever facebook ou youtube e pouco mais!
É mais que isso. são inúmeras as teclas que são diferentes, a começar pelo ç e a acentuação.
Tenho um teclado com este layout e as teclas como o ç funcionam na mesma mas é preciso decorar onde ela fica que é no ” ; ” mas é fácil de usar depois do hábito.
Penso que o teclado nao será um problema, pois se configurarem o teclado em português no W10 somentem têm de saber onde carregar para obter a acentução e o Ç. Quantas vezes olham para o teclado por dia? Eu pelo menos faço por intuição!
O teclado é uma falsa questão. Já usei teclado de UK e agora um Espanhol, basta ir às configurações e colocar PT-PT. Por exemplo, o Ç é a tecla ñ.
Comprem autocolantes com a simbologia pt e colem no teclado
http://www.ebay.es/itm/Portuguese-Traditional-Transparent-Keyboard-Stickers-With-White-Letters-/252153737836?hash=item3ab588b26c:g:WOAAAOSw5ZBWN5m9
Outro para teclados claros (letras negras)
http://www.ebay.es/itm/Portuguese-Traditional-Transparent-Keyboard-Stickers-With-Black-Letters-/262124444563?hash=item3d07d59b93:g:juMAAOSwlaxWN5bt
Proponho a seguinte solução para o teclado:
http://pontoglobal.com/produto/pelicula-teclado-autocolante-cinzento-pt-11×13/
810€ por um portátil pelo qual não pagamos impostos, não tem licenciamento, e que se tivermos algum problema vamos estar um pouco à rasca com o suporte. Não acho grande negócio mas enfim, quem quiser arriscar, boa sorte.
Tens garantia. Ja mandei meu redmi note 2 para arranjar nao paguei nada a nao ser portes de envio (4.75) e veio em menos de um mês.
Yah boa sorte ao enviar um portátil para a china por 4.75Euros…
Por 810Euros compras algo 100 vezes melhor em Portugl ou na Europa…e isso já inclui os respetivos impostos e garantia.
Já agora, se cair na Alfandega…e assumindo que o envio é efectuado por DHL ou UPS…
810Euros – Portatil,
25Euros – Taxa de apresentacao a alfandega (DHL/UPS),
50Euros – Armazenamento Portway
162Euros – IVA
E mais laguns impostos que eventualmente venham pelo meio…
Isto faz nada mais nada menos que 1047Euros…
E ainda continua a faltar a respetiva garantia…
Ou seja, contando tudo isto a maquina facilmente fica a mais de 1200Euros se adicionarmos uma licenca do windows 10.
Mais vale a pena comprar um portatil de outra marca qualquer, incluindo Apple que fica bem mais barato.
“Já agora, se cair na Alfandega”
Estás enganado, não haverá esse problema.
Mas diz aí algo que, por 810€ e em PT, seja melhor (não precisa de ser 100x melhor, apenas 1% melhor).
Loading answer . . .
No results found.
Hugo,
Nao é a primeira vez que vejo pessoal a reclamar que recebeu coisas da Gearbest que eram supostas de vir sem custos alfandegarios no entanto nao foi isso que aconteceu…
Tens vários equipamentos melhores por esse valor, no entanto mesmo que assim nao fosse, só a questao de garantia seria sufiente para decidir nao comprar.
Estava a ponderar a compra da versão de 13,3″ mas visto o APereira arranjar com as mesmas especificações pelo mesmo preço vou pensar duas vezes a compra.
Tiago Santos,
Agora está na moda as marcas chinesas e toda a gente achar que comprou uma pexincha…um verdadeiro negócio da china…
Basta pesquisares um pouco …
Sem muita pesquisa, bastou ir ao KuantoKusta e pesquisar por portáteis entre 500 e 900Euros…
http://www.kuantokusta.pt/informatica/Computadores/Portateis?sort=1&price=500-900
Comprados em Portugl, a pagar impostos em Portugl e com garantia de 2 anos sem teres de andar a fazer e pagar envios malucos para a china.
@Hugo Cura, quanto tempo tem este portátil de garantia e em caso de avaria que custos de reparação haverá para quem o comprar (transportes, etc)?
Isto do ser 1% ou 100% melhor é muito relativo, e não tem a ver apenas com as specs.
Na minha opinião, este portátil só compensa para um utilizador individual que só veja o preço à frente e que esteja na disposição de fechar os olhos a varias coisas, a começar pelo teclado que não é PT, depois não não traz SO licenciado, ou seja, para ser sem custos terá de levar com Linux, e o baixo preço é justificado pelo não pagamento de impostos, IVA, taxa sobre equipamentos digitais, etc.
Pessoalmente ia para um MacBook Air, mas para não me chamarem Apple Fan, sugiro antes este Asus por 1150€:
Asus UX360UAK
*** link removido ***
A não ser que a Gearbest altere o método por PostNL sem avisar. Foi o que me aconteceu a mim. E sim, escolhi o priority express spain.
Há sempre estes comentários mas ainda nunca vi ninguém realmente dizer as alternativas.
Ora pergunta sincera de quem que quer comprar um PC deste estilo.
Quais são alternativas por 500/600 com esta qualidade?
É que preferia muito mais comprar cá mas não vejo nada minimamente parecido.
Grande qualidade de construção, Óptimo ecrã, boa bateria, SSD, peso e dimensões.
Se alguém tiver sugestões agradecia.
Já coloquei uma opção mais acima e coloco aqui outra.
Não te esqueças que vindo da china não pagas IVA, o que na prática nem deveria acontecer, e este já traz o Windows licenciado para PT.
Asus Zenbook 13.3” UX303UA
*** link removido ***
LM, então mas a questão não é se pagas IVA ou não.. é legal obter este produto através de um determinado processo, logo o exemplo que dás é bem mais caro.
Se é bom para o país, é outra questão.
Sergio,
dá uma vista de olhos no link que coloquei para o KuantoKusta…tens lá várias opcoes com pouca diferenca no valor.
Como 810Euros custam algumas horas do meu trabalho, nao me parece que seja boa ideia correr o risco de os meter ao lixo no caso de eventualmente ter algum problema…
810 + eventuais envios para a china e nao esquecer que se o equipamento for enviado de reparacao para vos directamente da china podem ter taxas afandegarias por isso…
LM aquele custa 521 esse 800 e mesmo consegue ser muito mais pesado e não ter SSD
APereira a noticia é sobre o de 521€ e gostava que desses um exemplo de um concorrente que possa comprar
Não tens nada que se aproxime nesse link que mandaste.
Como já disse eu tb tenho algumas reticencias em mandar vir algo deste valor de fora, mas não tenho encontrado menos nada semelhante pelos mesmos valores.
@Tiago Santos
Por pouco mais tens…
Mesmo por 510Euros, estamos a falar do salário minimo em Portugl…
É demasiado dinheiro para arriscar a meter ao lixo, só alguém com demasiado dinheiro ou que seja maluquinho é que se meterá numa coisa destas…
Boas, em Dez comprei um Lenovo U31 por 540eur na Worten para a minha cunhada: Core i5-5010U, 4GB, 128GB SSD, 13.3″ FullHD.
Não é alumínio, mas tem boa construção com boa resistência à torção, tem um ecrã fantástico, muito bom mesmo e dos melhores ultrabooks em termos de som (acreditem, têm que ouvir).
Entretanto esta linha deve ter sido atualizada e conta também com modelos mais “equipados”. Cunhada está satisfeitíssima. Acho que será uma alternativa viável 😉
André, fui pesquisar e apesar de ser um modelo do ano passado é realmente interessante e parece ter quase todas as características mas depois cheguei a bateria e cai para o lado.
Pessoal a reclamar que em utilização normal faz 2 horas… Nas reviews novinhos em folha e no teste normal fazem 3 horas…
Mesmo a versão deste ano e que já anda nos 700€ faz 4 horas nos testes normais. Isto é muito pouco.
De resto realmente tudo me pareceu muito bom, até uma versão com teclado retro-iluminado.
Acredito que tenha garantia (1 ano, certo?) mas pelo valor que se paga, compensa? Para mim não.
Eu vou ser honesto, preferia comprar uma versão Core M do Surface (há alguns gémeos doutras marcas também) com um teclado português, Windows português, garantia de 2 anos e ainda poder usar caneta e fazer de Tablet a comprar um modelo com tantos “se”. Os stress de mudar a língua, o teclado, enviar de volta à China para troca, etc … não é para mim.
+1, se fosse por 200 ou 300€, compensava claramente chatices que pudessem acontecer, agora assim… nem pensar
Excelente análise, como habitual.
LM, 810€ é o modelo de 13,3″, este analisado está por 500 e pouco. A diferença para o de 13.3″ acho puxada, mas o de 12,5″ parece a um bom preço. Será uma compra a considerar, pelo desempenho, dimensões e peso parece ótimo.
Lê outra vez, 521 euros. Olha a diferença para que o mercado apresenta, e vê se não vale apena.
Eu li, 521€ para a versão core M e 810€ para a versão core i5, qual é a dúvida? Eu expressei a minha opinião, ambos não são assim tão baratos e a diferença justifica-se pelo não pagamento de IVA nem licenciamento. Para mim não vale a pena, mas é a minha opinião.
Concordo LM, para ser chinesize, com todas as desvantagens que isso acarreta, considero o preço elevado e nem comprava para mim ou para qualquer familiar/amigo.
Vejam a linha Lenovo U31, não é construção em alumínio, mas por experiência própria, boas máquinas! Duas cunhadas satisfeitas desde Dez 2015 😛
Falas em chinesize e a seguir dás como exemplo a…Lenovo..lol
@Vitolas, parece-me que a Lenovo está num nível diferente da Xiaomi. A quem é que a Lenovo comprou o negócio dos portáteis? IBM. Depois a Lenovo tem assistência cá, tens porta onde ir bater em caso de necessidade. Xiaomi, mandas mail e o portátil por correio em caso de avaria.
Este computador para programação para aceder a base de dados chega ou é melhor o modelo a seguir?
Como programador, não recomendo nenhum portátil com menos de 8gb de ram sinceramente.
Naturalmente que podes programar num bloco de notas ou no sublime text (não percebi bem o que querias dizer com programação para aceder à base de dados), mas se quiseres usar IDE’s pesados como visual studio ou android studio então 4gb é insuficiente. E mesmo a nível de ssd 128gb não é assim muito, seria mais seguro apostar num ssd de 256 (na minha opinião). Cumps
O problema da licença ser chinesa é que a M$ apenas vende o SO por regiões e se quiseres mudar a língua tens de pagar. Se estiveres noutro país, por exemplo Angola, não podes comprar a versão pt-pt, e se comprares o pc e não o activares em pt em angola não o conseguirás… Só coisas boas. Neste caso estão sempre a pagar o imposto mesmo que não o queiram. Se eu estiver errado, peço desculpa.
Estás errado. É só mudar a língua no SO.
Dá uma leitura na análise, secção “Software”.
No Windows 10 está completamente diferente. Claro que a alterar a língua, se altera para Inglês.
Acho que não estás a perceber.
Como uso diariamente este layout de teclado, e até o prefiro ao PT, este ultrabook é uma excelente opção para alguém como eu, que procura portabilidade ao melhor preço. Excelente análise!
Têm muito bom aspecto, acho que isso ninguém pode dizer o contrário. Incialmente pensei em adquirir mas achei que tinha algumas condicionantes que o valor não conseguia ultrapassar, pelo menos para mim mas acredito que seja uma compra muito interessante.
Com portas USB ??? a serio? isso ja não se usa 😀
Tenta ligar um cabo RJ45 e vais ter uma bela surpresa. Cabo VGA dá? Cartão SD? É melhor começares a fazer uma lista de desejos ao Pai Natal 😀
Era sarcasmo 🙂
Comprei o meu mi note book air 12.5 á cerca de 2 meses. A minha opinião sincera é que é muito TOP. Estou muitíssimo satisfeito com tudo. N existe melhor no mercado pelo preço que dei. Concordo com as notas da review. Recomendo vivamente. Tudo nele é muito bom. Vamos ver a longo prazo… mas para já, acreditem que é TOP.
Onde compraste?
Boas! Como fizeste com o SO? Obrigado 😉
Olá estou a pensar comprar este produto. Pode dar-me Feedback desde que comprou até agora como está? Onde fez a compra? Teve problemas com o envio?
Muito obrigada
Excelente review Parabéns PPlware.
Fiquei elucidado e ao contrario dos profetas do Apocalipse que por aqui andam eu já adquiri diversos produtos na china quer na Gearbest, Wish, Aliexpress, quer noutras plataformas e nunca, repito, nunca tive qualquer problema e quando um dia tiver, se o tiver, no geral vai valer a pena pois foram mais os ganhos que os gastos. Em relação ao MI fiquei muito entusiasmado com a análise e provavelmente vou mandar vir. Uma vez que os arautos da desgraça não conseguem demonstrar um único exemplo que seja mais barato e melhor como apregoam…
Uma Vez mais parabéns a esta análise que está muito esclarecedora e afinal é para isso que este site serve e não para comentários sem fundamento.
Yahhhhhh
Teclado PT?
Windows em PT?
Garantia em PT?
Yahhhhh… sim sou um apregoador da desgraca… no entanto cada um faz o que quiser com o seu dinheiro.
Conheco quem o atire para uma fogueira de longe e faz apostas se a nota vai cair ou nao no fogo, outros preferem jogar pelo seguro…
Só o facto de ter de o enviar para a China caso algum problema já é suficiente para uma máquina de 1500Euros compensar mais que este por 810Euros.
Luís chegou a comprar o produto? Estou com algumas dúvidas, principalmente no que se refere ao transporte. Obrigada
A falta de layout do teclado em PT deveria ser considerado como um contra.
Já se escreve tão mal por cá, mesmo com layouts em PT, se o layout for outro muita malta nem se vai dar ao trabalho para saber onde está a acentuação.
Para além disso, se começar-mos a aceitar e a olhar para o lado a marcas que queiram introduzir por cá portáteis com layouts estrangeiros então estamos feitos… Lutem pelo que é nosso!
Amigo patriota,estás a ver a coisa bem ao contrario,é que neste caso em especifico eles não te estão a meter cá nada,a malta é que está a ir buscar lá fora..
Os produtos da Xiaomi são para o mercado Chinês e pouco mais,quem compra sabe ao que vai e ninguém é obrigado a tal.
começarmos*
– Queixa-se da escrita em Portugal
– Escreve “começar-mos”
Lindo.
Um determinado grupo de pessoas antes diziam sem terem qualquer tipo de argumento ou facto que os produtos da Xiaomi não prestavam,que eram chinesises e afins..
Como agora esse dialogo já não pega,vem falar de impostos,layouts,licenças e coisas dessas.
Só rir..
Eu não digo que não presta, digo que não vale a pena, são coisas distintas. Não vale a pena misturar as coisas.
Olhando para o preço antes de impostos, o preço é idêntico ao que está no mercado português.
Licenciamento, vem com licença chinesa. É referido isso mesmo no artigo, logo, ou compras licença Windows PT ou vais para a solução gratuita Linux, ou fazes pirataria.
Teclado não é PT, logo não será opção para quem não quer andar a decorar teclas ou a meter autocolantes por cima dum teclado retroiluminado.
Garantia de um ano. Sugiro-te que leias as clausulas de excepção bem como os custos potenciais associados ao transporte.
“Olhando para o preço antes de impostos”
mas qual preço antes de impostos, isso não interessa para nada; o que é facto é que depois de impostos o preço é MUITO DIFERENTE (isto partindo do princípio que ele não encalha de facto na alfândega)
Se tiveres uma empresa interessa, ou julgas só os particulares é que compram computadores.
Isto ignorando todos os outros motivos. Tal como já tinha dito, este portátil interessa a quem quer comprar um computador olhando basicamente para o preço.
Não precisas de partir do principio, é enviado via espanha. Parece que nunca mandaram vir nada de fora vocês…
Desculpem a sinceridade, mas sem layout em PT a review tem muito pouco interesse…
A review tem sempre interesse, o produto pode não ter interesse para ti.
Cá para mim preocupa-me mais o “enter” pequeno do que o layout, há mais de 15 anos que não sei o que é olhar para o teclado para escrever e sei de dor a posição de todas as teclas e atalhos dos mappings PT, US e ES.
*cor
Boas !
Alguém tem alguma indicação de como converter o windows para português ?
E qual a diferença de comprar a versão : NOT ACTIVATED ENGLISH VERSION
Está explicado no artigo.
Quanto a essa versão, além de ser mais caro, a única vantagem (?) é vir instalado nesse idioma.
Então o ideal seria comprar a versão chinesa e depois fazer com o mediacreationtool e converter para Português ?
Sim, mas instalar de novo.
Entendi
Seria mais benéfico instalar no SSD de 128GB
Obrigado !
SO? Problema? Só para ganhar uma discussão, penso que não será um fator de peso para a maioria cá.
O teclado… Causa assim tanto incomodo trocar a língua no so? Fácil habitação, até para quem tem de olhar para lá.
A garantia, um amigo meu teve um problema num clevo e cá em PT não conseguiram resolver, tiveram que enviar para a marca…
Por 521€ penso que vale o “risco”.
Li a reviwe e alguns comentários, andava a seguir este pc no site da xiaomi mas encontrava-se esgotado. Quando falam da lenovo dá me vontade de rir. A lenovo não têm assistência cá, só em espanha. A mesma assistência foi razão para processar os burgessos da radio popular.Foi duas vezes para a assitência cada uma de 30 dias e eu sem pc para trabalhar, resultado vinha sempre igual. Tudo isto por causa do ecran tactil funcionava sozinho. Perdi meses de vida com o pc, , tempo, trabalhos etc. No meu escritório existe outro e já dá também problemas..agr desliga-se automaticamente.
Digo outro tanto da Asus: troquei o meu Asus por um Lenovo com i5 pois não forem capazes de repara em tempo. O meu filho está satisfeitissimo com a troca
Podiam fazer um video da configuração do windows para português , ou até mesmo para o inglês !
A xiaomi parte tudo
Eehehe. 810 euros por um portatil xines com windows 10..
Vai de retro satanás
Comprem isso para serem espiados… Não quero cá nada dessas xiaunesisses
Em Portugal há algum website ou loja física que venda este Mi Notebook Air 12 😉
Acho o preço muito exagerado para as características que tem.
Deixam ser burros e comprar gato por lebre este PC ou portátil barato não vale nada processador é zero.
RAM??
Disco?
Já para não falar na gráfica que é zero.
É bonito e leve.
Sim é
É bom para escrever no Word
É o resto??
Por 500 euros já compram um i5 com 8gigas e um disco de um tera com gráfica das boas.
Cumprimentos
O core m3 6y30 é equivalente a um intel core i3 5005u, inclusive na grafica integrada, com a grande vantagem de ter 1/3 do consumo e de não ter uma ventoinha para arrefecimento o que torna o portátil absolutamente silencioso.
Há pessoas que não pretendem ter um bacalhau de 3kg no colo a bufar ar quente quando se abre uma nova aba do browser.
Será que a versão 12″ aguenta programas como Auto Cad, Inventor e por aí ?
Para desenho e modelação 3D talvez o 6y30 seja curto, uma melhor alternativa seria um i3 6100U que conta com uma performance gráfica cerca de 30% superior. Para desenho 2d o 6y30 julgo ser suficiente.
A questão do teclado pode ser um não problema. Se alguém souber remover as teclas, basta reposicionar as mesmas de acordo com o layout PT.
Resta saber a facilidade ou possibilidade de retirar as teclas…
Eu conseguiria editar vídeos pelo Adobe premiere de boa com ele???
Muito boa análise, ajudou-me a escolher entre duas opções chinesas: este ou o Lenovo Ideapad “Air”!
O Mi Air é um laptop espetacular, e no Brasil pelo menos, custa *um sexto* do que custa a opção Apple com o mesmo processador – isto depois de se pagarem as taxas de alfândega pelo chinês! Como não fabricamos computadores (não como este, as marcas brasileiras colam suas logos em genéricos Clevo importados aos pedaços), fico com os chineses. Mesmo com os impostos, são bem mais baratos.
Resta saber se o Xiaomi é durável. A dobradiça da tela me preocupa, pareceu-me frágil (e um pouco “solta” se me entendem).
Para meu uso diário, que inclui o pacote fotográfico básico da Adobe (Photoshop + Lightroom), MS Office, internet (Netflix, You Tube, jornais e fóruns) e jogos retrô no Steam o Mi Air é suficiente, nada mais. Os 4GB de memória RAM são às vezes insuficientes, exigem que o usuário se policie e encerre programas ou feche abas do navegador diligentemente. Depois da primeira semana isto de fechar janelas torna-se hábito, mas até lá esquecer alguma coisa aberta leva a esperas frustrantes. Para quem está acostumado à performance dos computadores modernos (Core i, 8GB), esses ultraleves com Core M e pouca RAM são uma volta ao passado!
Com Linux (testei Ubuntu 16.10) a performance é equivalente ao Windows e, para meu alívio, tudo é detectado e funciona sem a necessidade de malabarismos no terminal bash. Com Windows, atenção! Como explicou o Hugo, é preciso instalar a versão em português e comprar uma licença válida. No YouTube tem ligações a páginas honestas que vendem Windows 10 Pro a cerca de 90 reais / 30 dólares / 30 euros. Não vou mencionar aqui, mas vocês encontram facilmente. A principal tem um nome que lembra pingüim. 😉
Achas que aguenta com o After Effects?
Se eu utilizar o teclado em formato português, como é que insiro os símbolos ?
Reparei que não existe essa tecla.
Excelente análise, me fez decidir pela aquisição do mesmo, contudo, não acho a opção Priority Line – Spain Express no link do produto até a efetivação do pagamento. Podes sugerir algo?
Se fores do Brasil, então essa opção de envio não está disponível. Penso que será taxado para receber o produto.
Jeff chegou a conseguir fazer a encomenda? Estou a pensar comprar e quero perceber se há problemas com o transporte. Obrigada
Nao venho nenhum metodo de envio “Priority Line – Spain Express” para Portugal… nepia, nada, nem ve-lo…
Tem sim, no checkout:
– http://i.imgur.com/p4qSj5E.png
Boa tarde. Estou a pensar comprar o Xiaomi Air 13. No entanto queria ter a certeza da seguinte afirmação:
“A versatilidade do USB Tipo-C permite que, em conjunto com um monitor como o Philips Brilliance 258B, seja transmitida imagem, som, ethernet, acesso a 4 portas USB adicionais e carregamento, tudo num único cabo.”
Isto é verdade/possível?
Obrigado
Sim, nós mesmos testámos e comprovámos. É um “must” este tipo de ligação, sem dúvida algo que já devia fazer parte de todos os computadores portáteis.
Obrigado Cura,
Esta confirmação e teste foi muito importante para a minha tomada de decisão de compra. Obrigado pelo excelente trabalho
Comprei um portátil destes.
Neste momento estou com um problema / dúvida.
Como o teclado vem em formato US, não tenho acesso a caracteres como o “ç”. É importante para edição de texto. Então, para resolver isso defini o teclado como PT e comprei autocolantes para as teclas. Mas resolvi um problema e ganhei outro.
A tecla que nos teclados portugueses tem os símbolos “” não existe. Como uso bastante php essa é uma das teclas mais usadas.
Conhecem algum software / aplicação / whatever, que me permita remapear esses dois símbolos para outras teclas??? Por exemplo:
= Fn + X
Ou outra combinação qualquer???
Sim: https://www.autohotkey.com/
Miguel comprou o artigo, correu tudo bem com o transporte? Como se vê vários Feedback fico indecisa no que se refere ao mesmo. Obrigada
Boa tarde,
Penso que a versão 2017 com o processador M3-7Y30 tenha drivers diferentes.. podem confirmar?
Obrigado
Já li também que com o Windows 10 é tudo detectado automaticamente sem ser necessário as drivers originais da Xiaomi.