Análise: ASUS EAH5870
Benchmarks!
Para os testes de desempenho foram usados apenas benckmarks conhecidos, conceituados e com ferramenta para tal, portanto foram obtidos valores que são comparáveis por esta internet fora, tendo obviamente em conta o sistema que que foi testado. Não houve nenhum jogo que fosse jogado por mim e avaliado “à minha maneira”.
De modo a não analisar dados em demasia, todos os testes foram efectuados à resolução de 1680x1050px. Penso que está mais que debatida a diferença actual de desempenho nas diferentes resoluções que, como sabemos, cada vez é menor e já não é tido muito em conta para ter melhorias de desempenho.
São consideradas alguma abreviaturas, tais como “DX9”, “DX10” e “DX11” (correspondendo obviamente à versão do DirectX utilizada), “no AA” (sem Anti-Aliasing), “AA 8x” (Anti-Aliasing de 8x), “AF 16x” (Anisotropic-Filtering ou Texture Filtering de 16x), “OC” (placa gráfica em overclock), “High” e “VeryHigh” que se referem aos detalhes gráficos do testes.
Os valores da frequência usados em overclock foram de, para GPU/MEM, 930/1300 para a HD5870 e de 830/1080 para a HD4870. Em nenhum dos casos são valores exagerados ou levados os extremo, são apenas valores “confortáveis”. É óbvio que a HD5870 ficará à frente em todos os testes mas mesmo assim é bastante interessante vê-la "lado a lado" com a irmã mais velha.
Os resultados são expressos em FPS (frames por segundo) com excepção para os resultados do 3DMark 2006 e Vantage, que são expressos em pontuação própria. Valores mais altos correspondem a melhor desempenho.
- Crysis
E título mais badalado de todos os tempos no que diz respeito a testes de desempenho devido ao poderoso motor gráfico da Crytek. Fui usada a ferramenta “Crysis Benchmarking build-6115” com detalhes High e VeryHigh. Não foram efectuados testes em DX9 com detalhes VeryHigh devido a não ser nativamente suportado pelo jogo. O “Time of Day” foi sempre 9. Os resultados são bem satisfatórios e torna-se agora possível jogar este prodígio de jogo em condições! A HD5870 é cerca de 50% superior à HD4870 em todos os testes. O ganho a overclock não é nada de especial mas ainda assim compensatório.
- Far Cry 2
Aqui foi usada a ferramenta fornecida com o jogo. Todos os testes foram feitos com detalhes “UltraHigh” em DX9 e DX10. A HD4870 é completamente derrotado quando o teste é feito com Anti-Aliasing 8x. De notar que a HD4870 tem metade da memória da HD5870 (512MB para 1GB) e isso poderá ter alguma influência. Por estranho que possa parecer, estas placas gráficas conseguem melhor desempenho no Far Cry 2 em DX10. O overclock também neste caso pouco melhora o desempenho.
- StreetFighter IV
É um título mais recente mas é já também uma referência devido à sua ferramenta de benchmark gratuita. Assistimos aqui a um jogo bastante mais leve que os anteriores. O desempenho é bastante atenuado com o AA ligado e a HD5870 aproxima-se demais da HD4870 neste caso. De notar que já é comum a crítica aos drivers da ATI que já têm a fama de serem "verdes" e pouco optimizados. Este poderá ser um desses casos.
- Unigine Heaven Benchmark
Lançado recentemente, a 22/Out/2009, é o primeira ferramenta de benchmarking a tirar partido do DirectX 11. Há ainda pouca base para comparação de valores em DX11 já que apenas agora apareceram as placas gráficas que o aproveitam. Este teste foi feito em DX9 e DX10 para a HD4870 podem entrar na comparação, já que não suporta o DX11. A HD5870 ganha de larga vantagem, cerca de 120% superior, e é-lhe indiferente a versão do DirectX.
Já no DX11, agora exclusivo da HD5870, o desempenho é ligeiramente menor que nas outras versões do DX. O overclock aqui nada faz e o AA ataca fortemente o desempenho.
Notou-se aqui alguma imperfeição na renderização dos objectos. Será provavelmente defeito dos drivers. Brevemente será possível comparar estes valores com outras placas gráficas, nomeadamente da NVIDIA. Aguardemos pelo seu lançamento.
- 3DMark 2006
É sem dúvida a aplicação mais usada para este tipo de avaliações, pela Futuremark. Ainda actualmente se testa o 3DMark 2001SE com intuito de bater records mundiais. Aqui decidi apenas testar as duas versões mais recentes. A versão 2006 usa DX9 (tal como a versão 2005) mas introduziu as tecnologias HDR e Shadow mapping. Falamos agora de números mais "familiares" e vemos que aqui o overclock em ambas as placas gráficas já compensa, dando cerca de 1000 marks a mais na HD4870 e 1500 marks na HD5870.
- 3DMark Vantage
A mais recente versão da Futuremark com suporte para DX10. Por último, neste 3D Mark considerei duas pontuações: a "pontuação P", que é o modo de detalhes do teste e que engloba também o desempenho do CPU, e a "pontuação GPU" que é apenas relativa ao desempenho da placa gráfica.Considerando aqui a pontuação GPU consegue-se verificar a diferença, a meu ver, mais real possível entre a HD4870 e a HD5870, sendo a HD5870 cerca de 70% superior.
Consumo e temperatura
Com a ajuda de um wattímetro, verifiquei regularmente o consumo instantâneo de todo o PC, com as características mencionadas na 1ª página.
Verifiquei que o consumo:
- máximo foi atingido com a HD5870 no benchmark do StreetFighter IV, atingindo 259.2W
- máximo com a HD4870 foi de 252W, no mesmo jogo
- em idle com a HD5870 é de 113W
- em idle com a HD4870 é de 176W
Quanto a temperaturas, todas as definições de temperatura e frequência de ambas as placas gráficas estavam em default.
A HD5870 revela-se mais quente em full load (82ºC contra 73ºC da HD4870) e bastante mais fresca em idle (39ºC contra 57ºC da HD4870). A HD5870 é bastante mais fresca em idle porque, como já foi dito, a sua frequência de GPU e memória baixam bastante, poupando assim batante energia.
Estes valores estão obviamente dependentes da temperatura ambiente, da qualidade do airflow da caixa e de outras condicionantes. De qualquer modo fica a ideia.
Apreciação final
Após todos estes testes é possível tirar imensas conclusões. Foquei os pontos mais relevantes mas muitas outras conclusões se podem tirar dos valores de todos os testes.
Pontos positivos:
- baixo ruído em modo automático, dado que a velocidade de rotação raramente passa dos 30%
- baixíssimo consumo graças à abrupta baixa de frequência quando está em idle
- dissipador bastante bom, aguentando na perfeição altos valores de overclock, evitanto assim adquirir um dissipador XPTO
- inclusão do software que permite o voltage tweak
- inclusão do cupão para o jogo Dirt 2 que, embora a gráfica da ASUS seja mais cara que a generalidade, a diferença compensa para quem pensar em adquirir este jogo
Pontos negativos:
- o tamanho é grande demais
- extremamente ruidosa com velocidade da ventoinha superior a 40%
- os drivers poderão eventualmente estar a influenciar o desempenho
- preço alto = de 330 a 390€ - (sim, queremos sempre quanto mais barato melhor! Embora que um fã da NVIDIA não consiga este desempenho pelo mesmo valor)
Conclusão
Estamos perante a melhor placa gráfica single GPU do mercado com suporte, agora, para DX11. Tem uma aparência diferente do que nos temos vindo a habituar, estando mais agradável. O desempenho é estonteante. Espera-se entretanto que várias marcas lancem versões próprias e melhoradas com velocidades de relógio mais elevadas. Na generalidade, com o profile automático, é bastante silenciosa, facto inédito de há umas gerações para cá.
Há realmente alguns problemas com os drivers mas espera-se que melhores novidades nos cheguem por parte da ATI.
Da minha parte, recomendo-a vivamente. No entanto, para quem como eu tem uma HD4870, a meu ver a velhinha ainda dá bem conta do recado e é satisfatória mesmo nos jogos mais exigentes, como no recente NFS Shift. No entanto será uma óptima compra.
NOTA: Foi meu objectivo tornar esta review clara e sucinta, não tendo abordado alguns pormenores que, mesmo assim, poderão ser do interesse de alguns visitantes. Dado isto, agradeço que coloque todas as dúvidas nos comentários ou use o nosso fórum.
1 2
Este artigo tem mais de um ano
“A HD5870 revela-se mais quente em full load (82ºC contra 73ºC da HD4870)” – Pois estas gráficas convém meter sempre um cooler de jeito como o T-rad2. 🙂
Muito bom review! xD
Atenção que essa informação é relativa ao profile default de controlo de rotação da ventoinha, que raramente passa de 35%.
Para a pôr mais fresca? É só aumentar a velocidade de rotação, com recurso ao ATI CCC ou ao Asus smartdoctor… e temos um secador de borla 😀
Sem Dúvida é a melhor Gráfica e o dinheiro que estou a guardar para a montagem do meu DESKTOP com certeza que vai ter a ATI HD5870… =)(x
Excelente review!!!
Irá ajudar-me com toda a certeza a escolher a próxima gráfica para substituir a HD4850 😀
Grande gráfica e grande preço. Vou guardar isto para a próxima guerra PC vs Consola
PC é PC e consola é consola. Não confundas as coisas. Não esquecer de que o PC é para trabalho enquanto que para entretenimento temos consolas.
Os computadores não conseguem acompanhar a evolução gráfica dos jogos, porque para que isso fosse possível teríamos basicamente que andar a trocar de hardware cada vez que surgisse um novo NFS ou um novo GTA. Nas consolas isto não acontece porque as empresas de jogos não se podem esticar. No caso das consolas os jogos é que acompanham a evolução gráfica.
Cumps,
Manuel Rocha
na verdade permite-me discordar, todas as tecnologias relativas a jogos nascem no PC não na consola, e quanto a gráficos, tu com uma placa gráfica topo de gama fazes qualquer dono de consola chorar de inveja, a questão de isso ser dispendioso já é outra história, a consola leva vantagem em ser mais estável e previsível já que é um sistema fechado optimizado para jogos (e nesta óptica até percebo o que queres dizer).
Quanto à placa em si, é um caso a pensar para quem como eu anda a procura de placa gráfica ( se bem que no meu caso trocar para essa placa implica trocar de PC)
Quando te referes a que todas as tecnologias relativas a jogos nascem no PC referes-te ao desenvolvimento (programação) ou a que as tecnologias gráficas surgem nos PCs e só depois nas consolas? é que se for a última digo-te já que estás redondamente enganado pois muitos dos jogos e tecnologias têm todos eles surgido das consolas. Basta para isso olharmos para jogos como Crysis que revolucionaram o mundo dos gráficos nos jogos e surgiu em primeira mão nas consolas. Metal Gear Solid outro jogão que só muito depois surgiu no PC e no PC ficou-se só pelo primeiro.
O GTA surgiu primeiro no PC mas a grande revolução deu-se nas consolas. Por isso se queres jogar compra uma consola porque o PC é uma máquina de trabalho e não de entretenimento. As pessoas é que sempre idealizaram o computador como a melhor máquina de jogos o que na verdade não é porque se queres jogar em condições tens de desembolsar umas boas lecas para o fazer e ter cuidado com as compatibilidades enquanto que na consola já tens tudo testado e todo o hardware da consola está preparado para jogos e depois a empresa que desenvolve para lá um jogo está limitada o que não permite que se andem para ai a esticar como acontece nos jogos para PC. Isto é a mesma coisa que compararmos a estabilidade do sistema operativo da apple com o da microsoft. O da apple é mais estável porque é desenvolvido para um tipo especifico de hardware enquanto que o windows é desenvolvido de forma genérica e no final temos o resultado que temos. Consegues comprovar isto quando tentas fazer o hackintosh. O sistema da apple torna-se tão instável quanto o windows e muita das coisas por vezes não funciona. No mundo dos jogos é igual, quando compras um jogo para a PS3 tu sabes que ele vai correr lá, a num ser que a consola esteja avariada. Agora quando compras um jogo para PC tens 50% de conseguires jogar e outro tanto de não conseguires. Depois na percentagem de jogar ainda a podes dividir em 3 partes, isto é, a percentagem em que consegues tirar proveito porque tens uma máquina recente, a percentagem em que consegues jogar razoavelmente e ainda a percentagem em que jogas mas com uma qualidade gráfica horrível. Na consola os gráficos já estão optimizados e tu jogas na capacidade máxima gráfica e não te precisas de preocupar com nada.
Volto a dizer, queres jogar compra uma consola.
Cumps,
Manuel Rocha
Não é bem assim!
Não há duvida que uma consola é uma máquina para jogar, enquanto o pc serve para muitas outras coisas, e torna-se mais caro do que uma consola.
Mas a maior parte da tecnologia nasce no pc. A titulo de exemplo, a grá fica da ps3 é baseada numa nvidia 7800… Da xbox, idem. (O processador desta é um intel…)Na altura era uma boa gráfica, mas passados poucos meses foi largamente ultrapassada. Compara-a com o poder da placa em análise.
Mas o facto de não haver evolução facilita o trabalho dos programadores, que conseguem ao longo do tempo aprender a extrair o máximo da máquina.
No pc a evolução é constante, e tem sido muito rápida. Pelo contrário, tal facto, aliado ao variado leque de configurações prejudica o desenvolvimento do software.
Mas talvez mais importante que tudo isto, é a pirataria. Quando sai um jogo para pc, no dia seguinte quem o quiser de borla é só sacar. Nas consolas a coisa fia mais fino. E claro que as produtoras querem é lucro…
No meu caso trocar para esta grafica implica trocar de fonte de alimentação.
Dizes que Pc é para trabalho e consola para jogos! Discordo totalmente de ti! 80% do pessoal que tem melhores PCs em casa é precisamente para jogar e uma consola nem de perto ou de longe chega perto do detalhe e performance de um PC!
Nunca terás condições para ter uma consola com uma gráfica parecida com uma HD5870 ou gtx295 ao preço que as consolas estão hoje em dia!
Também discordo com o ( Manuel Rocha)Para mim Pc é sempre um Pc,vai da escolha de cada um, depende dos gostos,eu por exemplo tenho o meu pc equipado para Bombar alto em jogos,na altura que saiu a Ps3 por exemplo,preferi fazer um bom upgrade no pc e até a nivel de monitor com maior resolução e tal, e neste momento posso-te dizer que tenho uma Ps3 que comprei bem baratinha e que tem muito pouco uso,por causa dos preços dos jogos,eu só compro jogos no máximo até 15 Euros,só a tenho a funcionar com o Fifa 10 ultimamente ,então com o pc é sempre abrir com excelentes qualidades,para mim a única coisa que faz a diferença nas consolas e realmente ligares e jogares logo,não precisas de configurar os comandos nem gráficos(resoluções),agora em relação ao Post,já estive a ver testes desta Magnifica Gráfica,bem é uma bomba está (HD5870),em qualidade preço a ATI está sempre a frente sem duvida,agora só espero que a nível de drives não de problemas como cheguei a ter na minha,esse é o meu senão em relação a (ATI),é drives drives e mais drives, neste momento estou com uma Gráfica Ati Asus HD3870x2,mas finalmente já está estável faz algum tempo,sem problemas nem no Windows Vista Ultimate 64 ,nem Windows 7 ultimate 64,esperemos que esta(HD5870) não tenha grandes problemas no novo (SO),já agora fica outro contra nas consolas,onde está o DirectX11 LooL.Comp.
27W e Idle, muito bom.. e a quantidade de transistores tambem é grande face ao gt200 da nvidia..
Esqueceram-se de colocar PPLWARE por todos os lados na imagem 11
Lá vem a dor de cotovelo…
foi precisamente isso que eu pensei..
parabéns pelo artigo! está muito bom 🙂
Que mega placa… Qualquer dia não cabem nas caixas 🙂
ainda me lembro quando abri a minha 9800 GTX+
Cada vez maiores XD
Boa review interessante a acho que sucinta, apelativa ao utilizador curioso (o meu caso) e diria que também ao mais hard-core.
Excelente análise.
A placa tem uma óptima performance. Não admira que muitas máquinas sejam autênticas consolas.
Autênticas consolas? Muito mais que isso! 😀
Comparar um pc de jeito com qualquer consola não tem nada a ver.
Se puxarem pelos neurónios, e compararem o preço de qualquer consola, com o preço só desta placa, devem imaginar porquê.
Tou mesmo a ver o crysis a 70fps numa consola. Lol
Faltou referir que a tsmc tem problemas com o fabrico a 40nm, a ponto de haver falta de placas e a amd ter aumentado o preço:
http://www.clubic.com/actualite-308474-tsmc-rendement-40nm-mauvais.html
http://www.clubic.com/actualite-308210-amd-radeon-hd-5850-prix-hausse-directx-11.html
Grande post….Mauis um grande review do Sr. Cura.
Quando fizer um upgrade deverei ter esta potencia da tecnologia em consideração…
Teste 5*, mas e 3d – alguém já jogou, alguém tem equipamento para isso? Um teste era bem… fiquei um bocado surpreendido nos drivers da nvidia ao ver que tantos dos jogos ditos “3d”, afinal não o eram tanto (e não falo dos Doom, Duke Nukem 😉 ).
…é o futuro!
O futuro será contruir uma grafica com o potencial desta mas em metade do tamanho….Para evitar as nossas actuais torres enormes.
artigo muito porreiro 🙂
assim ja fiquei a conhecer esta beleza e so chego a uma conclusao: melhor que esta placa, só mesmo duas 5870! xD Para quando um teste em crossfire??? =P LOL
Obrigado my friend!
Sem dúvida que seria assombroso testar duas máquinas destas juntas. Talvez para quando houver novidades por parte da NVIDIA com o Fermi GT300 :p
Este novo bicharoco da ATI é do melhor…
Eu tenho desde Abril uma HD4890 e estiou muito satisfeito !! Sempre tudo a topo!
Incrível, não param de nos esmifrar dinheiro todos os anos, o que vale é que a malta do PC vai buscar o dinheiro que derrete em hardware em jogos pirateados…
Se comprasse jogos já tinha optado por uma consola next gen e pelo menos por 5 anos (a Sony fala em 10) tinha jogos optimizados para o hardware!
Muito bom teste.
Eu tenho é um pequeno problema tenho uma HD4670 com saida svideo e não consigo por as Tvs a bombar.
Tem uma informação errada, 2,15 Mil Milhões de trasistores, e não 2,15 Biliões…
ia precisamente apontar essa correcção
Precisamente. Têm razão. O sítio de onde tirei a informação tinha “956 M” para a 4870 e “2.15 B” para a 5870, daí ter sido induzido em erro. Vai ser corrigido.
Obrigado aos 2.
É impressão minha ou 2,15 Mil Milhões é igual a 2,15 Biliões ?!
Não percebo onde está o erro ?!?
Repara que:
1 000 000 = 1 milhão
1 000 000 000 = mil milhões
100 000 000 000 = cem mil milhões
1 000 000 000 000 = milhão milhão? não, é bilião 🙂
É giro a foto de comparação de tamanho entre a HD4870 e a HD5870, a ultima é absolutamente um canhão.
Tenho uma 9800GTX e estou a pensar qualquer dia trocar, mas vou esperar pela concorrência.
Para quem quer o melhor agora, é uma excelente compra a nível de performance, poupança na luz, e preço. Quem poder esperar pelas novidades da Nvidia só faz bem, vai ser giro ver a Nvidia pisar os preços da ATI como tem feito ao longo destes 2 anos.