AAduino – Um Arduino que tem forma de pilha
O Arduino é um placa de prototipagem electrónica, desenvolvida na Itália, de código aberto, baseada em software e hardware. O seu formato é já bastante reduzido, para o potencial da placa, mas há agora um outro projecto idêntico ao Arduino que tem a forma de uma pilha AA.
Vamos conhecer melhor o projecto AAduino.
O AAduino é um projecto inspirado do popular Arduino mas de tamanho ainda mais reduzido, assemelhando-se a uma pilha AA.
Esta placa vem equipada com um microcontrolador ATMega328p, tem 32 KB d memória Flash, 1.024 bytes de EEPROM e 2 KB de SRAM. Além disso vem com um CPU de 8 bits capaz de funcionar a 20 MHz mas a frequência por omissão é de 8 Mhz para reduzir a tensão.
Destaque ainda para a possibilidade de integrar um módulo RFM69C que permitirá ter comunicações wireless (nas bandas ISM - industrial, scientific and medical) e também a presença de dois sensores de temperatura DS18B20 e um LED.
Esta pequena placa pode ser usada nos mais diversos projectos, com a vantagem (ou desvantagem em alguns casos) de ser alimentada por pilhas.
Além do módulo para 2 pilhas do tipo AA existe ainda um outro módulo que permite levar 3 pilhas e assim oferecer uma melhor autonomia. Johan Kanflo, responsável pelo projecto disponibilizou ainda no github todo o código e esquemas.
Este artigo tem mais de um ano
“..reduzir a voltagem”??? Ou reduzir a tensão de funcionamento?
excelente observação…
é claramente a tensão, voltagem é brasileiro
Bem visto, está alterado. O pessoal que não domina a electrónica não chama isso de tensão 😀
O termo até está no dicionário: http://www.priberam.pt/DLPO/voltagem
Isso é preciosismo. Voltagem ( de funcionamento ) está muito bem neste texto se tomarmos em linha de conta o público-alvo.
+1
Na minha opinião uma frequência mais baixa diminui a corrente e consequentemente o consumo de energia, nunca a tensão ou “voltagem”.
Mas há a questão do “switching” do processador. Os transístores não ligam imediatamente, pode ser observado com um osciloscópio que há um intervalo de tempo em que estes ligam e desligam. Com voltagens mais baixas e frequências altas o “ligar” pode ficar a meio. Não é eficiente nem estável.
Isto para dizer que, de facto com 8 MHz podemos reduzir a tensão (não por consequência, mas sim por decisão do utilizador) sem correr os riscos que teríamos se a reduzíssemos sem alterar a frequência.
o kit parece ser porreiro para quem quer algo barato 🙂
Podiam era ter pensado no basico…heheh a antena…
A antena deveria ser implementada…do outro lado heheh
Mas é uma opção, e estes modulos rf chineses são baratos e oferecem muitas possibilidades..