50 equipamentos certificados para USB 3.0 (SuperSpeed)
Ainda continua a utilizar ligações a USB 1.0? Acha a versão USB 2.0 cumpre todas as necessidades dos utilizadores?
Em Janeiro de 2010 anunciamos aqui no pplware a versão 3.0 do protocolo USB (ver aqui). Como referimos nesse artigo, o USB 3.0 é bem mais rápido com a versão (actual) 2.0 e quase nem tem comparação com versão 1.0. Segundo algumas divulgações, o USB 3.0 é 10x mais rápido que o USB 2.0.
É hora de mudar e nesse sentido apresentamos os primeiro 50 equipamentos aprovados e certificados com a nova norma 3.0 (também designada por SuperSpeed USB 3.0).
O site usb.org compilou uma lista dos primeiros 50 equipamentos certificados com a norma 3.0. Podem consultar aqui e escolher a opção SuperSpeed Products Only
A nova norma garante melhor eficiência na gestão de energia, taxas de transmissão de dados bastante superiores e é retro compatível com a versão 2.0, que equipam actualmente a maioria dos equipamentos.
O inicio da certificação dos equipamentos com USB 3.0 pode ser um grande passo começar a definir a versão 2.0 como uma tecnologia legacy.
Ainda no que se refere às taxas de transmissão deixamos aqui um testemunho de um utilizador que realizou alguns testes com esta nova versão.
“Para ler um ficheiro único de 3,7 GB, o My Book 3.0 levou 28 segundos e a versão 2.0 levou 122 segundos. Em termos de escrita, os tempos foram de 34 segundos e 127 segundos, respectivamente “
Homepage: USB.ORG
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom! Venha ele!
USB3 é sempre bem vindo mas fiquei algo “confuso” com a história da Intel andar a trabalhar na Fibra Optica… que provavelmente surgirá num curto espaço de tempo… O que pode fazer o USB3 ficar obsuleto.
Intel Light Peak
https://www.youtube.com/watch?v=khPx1dEIPnA
Creio que o preço das tecnologias ditará qual irá prevalecer.
Talvez tudo dependerá de quem entrar “nesta” corrida da Intel.
Para já ja estão garantidas a Intel e Apple.
Segundo o Wikipédia, padrão USB foi desenvolvido por um consórcio de empresas, entre as quais destacam-se: Microsoft, Apple, Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere.
Ou seja, acredito que as restantes (Microsoft, HP, etc..) entrem nesta tecnologia também porque a Fibra é o futuro… e é precisamente isso que me deixa reticente no USB3
Ou poderá ditar o sucessor do USB 3.0 a longo prazo, mas a intel já anda a brincar com isso a muito tempo…
Ao que me pareceu o Intel Light Peak só tem fibra o que faz que só possa ser usada entra dispositivos com fonte eléctrica externa, o USB3 pelo contrario tem os cabos destinados para fornecer energia, podendo assim ser usado numa panóplia de dispositivos que a outra tecnologia não consegue. O ideal é desenvolverem um híbrido com cobre para energia e fibra para dados.
Nestas coisas a velocidade nunca é de mais.
Boa resposta. Faz todo o sentido 😉
O “hibrido” seria o ideal, por isso é que acho que este USB3 não vai durar muito tempo e é um investimento arriscado, com outra tecnologia superior à espreita.
Andamos nos c USB2 q daria ate uns 40/60MB e as pens q se vendem a preços decentes apenas atingem 10Mb, vamos p os USB3 que deveriam dar uns 400MB e vão dar uns 100MB :\
Com o vídeo a acelerar parece mais rápido.
Mas de facto é algo realmente extraordinário. Antigamente chegava uns megazitos agora com ficheiros e mais ficheiros, terabytes e mais terabytes, a velocidade de transferência é algo que temos de ter debaixo de olho. =P
Venha o USB 3.0!
Uma coisa que temos de ter em conta é a informação que se perde caso um disco de 2TB avaria cheio “até a rolha” avaria, muitas das pessoas que andam por aqui devem pensar que só acontece aos outros mas cada vez mais o backup é muito importante.
É uma chatice quando se perdem as fotos de família que ocupam esses 2TB
2TB de fotos são mts horas de vida…
Vai ser dificil a intel fazer concorrência com o Light Peak à USB. A US é pratica e todos nós já estamos habituados a utilizar. Quanto aos ~100MB/s é normal, ainda estão em testes e tál… Eu estou é para ver quando alguém se queimar a tirar uma pen USB. xD
é preciso ver que apesar do BUS ser mais rápido, só em aparelhos extremamente rápidos (SSDs, HDDs ultra rápidos, placas de video externas, etc) se vai notar alguma coisa. Em pen drives, etc nao faz qualquer diferença na velocidade porque nem sequer atafulham o USB2.0…