PplWare Mobile

5 smartboxes lançadas já em 2015


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Nelson Matias says:

    Estive para comprar um Raspberry à cerca de 1 mês, mas quando vi notícias sobres este tipo de equipamentos optei por atrasar a compra porque penso que poderá ser uma alternativa para ter o Kodi (por exemplo). Além de poder servir como media center, penso que poderá ser uma alternativa como PC para consultar internet, email e até talvez trabalhar no office por exemplo. Gostaria de ter uma opinião de alguém que já tenha algo do género. Obrigado!

    • Filie Coelho says:

      Eu tenho um Raspberry Pi modelo B e estou a usá-lo como uma espécie de media center & headless music provider. Basicamente tenho-o ligado ao meu sistema de som no jardim e com o telemóvel ou tablet posso selecionar as músicas e o volume sem ter de ir dentro de casa. Agora também está a ligado a uma TV por HDMI para ocasiões em que se queira algo mais que som. Posso dizer enquanto media center funciona muito bem (eu uso o xbian por já vir ligeiramente overclocked) embora haja um delay’zinho desde que se faz um pedido no tablet até que ele responde, mas isso também se deve às músicas estarem armazenadas num media server local, não no próprio RPI. Mas se optares pelo RPI 2 ele é bastante mais fluido e tudo, e pelo preço não sei se há alternativas mais baratas. Tens de ter em atenção que precisas ainda de alimentação e armazenamento que é pago por fora, mas se fizeres como eu que tem um servidor multimédia local não precisas de um cartão com muita capacidade (2/4 GB chegam)

    • Joao Januário says:

      Se quiseres um media center (KODI ) eu sugiro o raspberry. É o que é mais em conta e para mim tem ethernet que me da jeito para fazer stream directamento do meu NAS sem comprometer o wifi. Agora se quiseres para outras coisas não faço ideia

      • rmcrys says:

        O problema é que o Raspberry está limitado a compilacöes suas, e näo traz comando, ou caixa, ou fonte de alimentacäo ou SD; quem já tem ok, mas para quem vai comprar “do zero”, há box/pen Android para 40-60€ com suporte total para 1080p e respectivos formatos; além disso nas box Android tem quase todo o porfolio Android, no raspberry bastaaaaaante menos material.

        • Filie Coelho says:

          No entanto, no RPI qualquer coisa que lá ponhas é Linux por baixo, e se souberes mexer nisso podes fazer coisas bem poderosas 😀

          • rmcrys says:

            Opa, em parte sim, em parte tens que ter em conta que: é um SoC limitado, ARM (!!!) e o GPU é topo…em vídeo. De resto é um GPU muito limitado.

            Apps já “feitas” há muito poucas, e para quem estiver habituado a ter as Apps disponíveis na net, ao entrar no Linux “ARM RPi”, fica-se muito limitado. Para quem estiver interessado em KODI e apps de NAS/VPN/FTP/WEB Server entäo está bem direccionado. Para um uso mais generalista, o RPi näo é a melhor opcäo.

  2. ruidias61176 says:

    INSYS PC Stick??? Nem sequer gosto da marca, mas parece-me estranho não referirem este equipamento… ouvi dizer que é uma marca portuguesa…

  3. R!cardo says:

    A versão do windows que vem nesses “pc sticks” da para instalar num desktop?

  4. Alex says:

    Eu já uso um e tenho com W10, posso dizer que até streaming do Xbox One ele ta pegando, fantástico.

  5. rmcrys says:

    Para quem tendências mais “PC” (office, usar apps que só existem em Windows, etc) o ideal säo estas caixas; NOTA: sem h265 (por hardware) ou 4k (consegue descodificar h264 4k mas output 1080p);

    para quem quer algo mais “directo”, o ideal é uma caixa Android com o novo Amlogic S812 ou o RK3288 que cumprem os últimos standard de 4k com h265 por hardware. Eu tenho uma com o Amlogic S812 + 2GB RAM e corre tudo como “manteiga” (com o SPMC ou Kodi 15.x). Além disso traz comando infra-vermelhos e suporta tudo aos que possuem Android estäo habituados.

  6. pinh says:

    Em portugal , a onde posso encontrar ?
    preços ?

  7. pinh says:

    Em portugal , a onde posso encontrar ?
    preços ?

    • ICavalera says:

      PC diga por exemplo. A minix. Eu tenho a minix e adoro aquilo. Foi o melhor que fiz. Depois duma experiência boa mas limitada de uma pen Android de marca branca.

      • Décio Henriques says:

        também tens na chiptec e assismatica.
        eu ainda uso a minha minix neo x7, desenrasca bem .
        É à escolha de cada um, se quer pen, se quer box, windows ou android até +- 200 euros .
        A partir dos 200 euros para cima, já podem optar por alguns mini pc’s .

        • rmcrys says:

          Uma pessoa com uma box Android com um SoC decente (Dual-Core + 1 GB RAM) + Android 4.4 ou superior já se consegue fazer imenso, com os programas certos.

          Eu por exemplo tenho uma RKM MK12 + HDD USB 2.5″ e uso o SPMC (Kodi) + SambaDroid (SMB na box) + Chrome + Dolphin (Flash e outras funcionalidades) + Youtube + Amazon (Prime, com videoclube) + ES File Explorer e faco tudo o que preciso. E como tenho um teclado + rato bluetooth, posso usar Office, escrever mails, descarregar ficheiros, VPN, etc etc como num PC Windows. E a vantagem do comando.

          Mas sem dúvida a topo-de-gama é a MINIX devido ao ser superior suporte e updates.

  8. Mac says:

    a Insys também já tem um modelo abaixo dos 160€

  9. João Moreira says:

    Dentro destas cinco opções, qual aconselham? Li algures que um equipamento destes ou idêntico, tinha incluído teclado e rato wifi, é algum destes modelos? E sabem onde pode ser adquirido?

  10. demonpt says:

    tenho a minix x8-h plus e ja tive a sorte de ter a x8-h e nao troco por nada !
    so tenho pk o suporte k dao e mt bom !

  11. Ruivix says:

    Este é daqueles assuntos que quanto mais eu tento perceber menos percebo mesmo. Eu no meu PC desktop estou habituado a ver as minhas séries e filmes com o VLC. Como o PC está ligado à aparelhagem o som é a bombar mesmo. Como sou pessoa habituadíssima a usar o explorador do Windows para ver onde estão os ficheiros para os visionar até que ponto uma minibox assim me vai “facilitar” a utilização dum sistema assim? Ainda pensei em kitar um PC mais antigo que tenho aqui de desktop deitado para usar na sala como Media Center mas fico sempre na dúvida se devo ou não kitar o PC ou pensar em algo mais pequeno para ver videos. O ponto importante em algo assim para mim é poder ligar o equipamento à rede informática de casa para eu poder nem que seja remotamente mandar os ficheiros para lá para depois ver na sala comodamente sentadinho no sofá. Que me recomendariam? Sou utilizador Windows 7. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.