DJI apresenta o Spark, o drone controlado por gestos
Um drone que promete ser de utilização fácil e divertida, para qualquer pessoa.
Já se suspeitava que a DJI estaria a preparar um novo drone, mais pequeno, com um propósito de utilização diferente, mas com uma capacidade sem igual no mercado.
Hoje a DJI apresentou o Spark, confirmando a veracidade da informação que circulou no mês passado. Já imaginou poder lançá-lo automaticamente a partir da sua mão e controlá-lo por gestos? Tudo isto e muito mais está disponível no Spark.
O novo drone DJI Spark surge como um irmão mais novo do Mavic Pro, herdando algumas capacidades mas apresentando também novas funcionalidades, orientadas para a sua utilização sem controlo remoto e em espaços interiores.
O Spark é um mini drone fácil e divertido de usar, capaz de descolar e aterrar automaticamente na palma da mão, adequado para capturar fotos com um simples gesto (Gesture Mode), permitindo partilhar imediatamente esses momentos únicos sem complicações. É assim o primeiro drone no mercado que pode ser controlado por gestos, não necessitando de conhecimentos prévios de utilização de drones para o poder utilizar.
Especificações principais
- Autonomia: 16 minutos
- Velocidade máxima: 50 km/h
- Distância máxima de transmissão: 2 km (FCC) / 300 m (CE)
- Alcance VPS (sistema de posicionamento por visão): 30 m
- Sensor imagem: 12 MP, 1/2.3 CMOS
- Resolução máxima vídeo: 1080p
- Gimbal: 2 eixos
À parte da novidade do controlo por gestos, o Spark suporta também modos inteligentes tal como os seus antecessores, como ActiveTrack, TapFly, Return to Home, voo em círculo e voo em espiral. Também é capaz de fazer fotos panorâmicas, tanto na horizontal como na vertical, e de fazer o efeito de "desfoco" em torno do sujeito, recorrendo à tecnologia de visão 3D.
O DJI Spark é disponibilizado em 5 cores, branco, azul, verde, vermelho e amarelo, por um preço de 599€.
O controlo remoto, que permite utilizar o smartphone para controlar e receber imagem em tempo real a uma maior distância, faz parte unicamente do pack Combo, o único atualmente disponível. Adicionalmente este pack traz ainda uma bateria extra, um Hub de carregamento, proteção das hélices e uma mala de transporte, tudo por 799€ com envio a partir de dia 15 de junho. Os custos de alfândega são suportados integralmente pela DJI.
Este artigo tem mais de um ano
Que besta para o uso diário. :O Aprovado
Parece muito fixe, e é muito portátil, que é muito importante para a vida real, mais tem o modo de seguimento.
Porém o preço dá que pensar pois mesmo da DJI tem outras coisas… (Phantom 3 Std ao mesmo preço)
DJI acabou de entrar na lista negra de empresas que pensam que são donos do que já venderam
https://hardware.slashdot.org/story/17/05/23/200258/dji-threatens-to-brick-its-copters-unless-owners-agree-to-share-their-details
Câmera com video aos soluços… não obrigado.
A distancia de controlo em modo CE, é extremamente baixa quando comparada com FCC.
De 2km, para 300m…
Deviam corrigir o artigo, visto que quem o usar em Portugal, nunca vai ter os 2km.
Sim, foi adicionada essa informação, obrigado.
De facto, olhando por exemplo para o Mavic Pro que tem 7 km para FCC e 4 km para CE (menos 43%), a diferença é bastante mais significativa neste Spark (menos 85%)…
Alguém sabe se o mavic vai ter actualização com as funcionalidades do spark? Gestos, e modos?
Vai haver uma atualização importante esta semana (salvo erro), poderá trazer mais dessas boas novidades.