Chave 3D pode abrir as portas dos vizinhos…e não só
Nem sempre o resultado da tecnologia são apenas coisas boas. As impressoras 3D são sem dúvida a nova tendência “tecnológica” e há projectos fantásticos que recorrem a esta tecnologia como é o caso da construção de casas, da Bioimpressão (órgãos 3D), entre outras.
Mas há também o lado mau, como é o caso das armas 3D ou então simples gadgets/objectos que podem ser usados como ameaças à sociedade.
Recorrendo à tecnologia de impressão 3D, dois profissionais da área de replicação de chaves decidiram criar uma chave mestra e mostrar que a mesma consegue abrir várias fechaduras. O objectivo principal da criação desta chave foi mostrar os perigos que podem advir desta tecnologia, quando mal usada.
A chave mestra criada tem o nome de Bump Key e podem ver no seguinte vídeo como tudo funciona.
Para a abertura da fechadura, os profissionais recorreram a uma técnica denominada de Lock Bumping (muito usado por assaltantes/criminosos). Esta técnica tem como base a utilização de uma chave dentada, flexível, que facilmente se ajusta à fechadura.
Quando batemos numa Bump Key criamos um vazio entre os dentes superiores e inferiores o que permite abrir facilmente as fechaduras clássicas e algumas fechaduras de alta segurança – saber mais aqui.
Com esta demonstração, facilmente percebemos o perigo que pode representar para sociedade. Facilmente, alguém mal intencionado, pode recorrer a esta tecnologia (tal como acontece com outras tecnologias) e aceder à nossa casa, garagem, etc.
Via Wired
Este artigo tem mais de um ano
Tenho mesmo de esgalhar aí uma fechadura electrónica activada por bluetooth, com uma App para iOS activada por TouchID 😀
LOL! Ficas sem bateria e dormes na rua!
olha que com android dá para desbloquear essas fechaduras
MUITO BOM VIIO
Isto é tão grave como o que fazem a Google, a Apple, a Microsoft, o US Gov, a NSA e todos os outros em relação à nossa privacidade online.
Net e telefone.
Só fala dos americanos, porquê? “Esquece-se” chineses que roubam tudo e mais alguma coisa até o parlamento português espiaram! E os russos que espalham vírus por tudo quanto é canto na internet! Já agora os alados alemães que espiam os aliados e depois fazem-se muito inocentes e ofendidos porque também foram espiados! Ainda haver uma diferença ser espiado por americanos, no fim aliados e amigos, do que por nações que claramente se assumem como nossas inimigas e em tudo o que fazem é para tirar vantagem e acumular conhecimento,com vista um possível confronto militar! Para além das vantagens que retiram no comércio, indústria e até na ciência porque se não fosse a roubar dados e conhecimentos que custaram fortunas a adquirir e desenvolver ao Ocidente ainda andariam na idade Média ou muito próximo disso!
Lê um bocado sobre história e aconselho-te a ler mais sobre o que realmente se passa neste mundo e vais ter noção da barbaridade que disseste.
E falas como se os americanos também não espiassem as empresas russas e chinesas. Se pensas que eles são uns países atrasados a nível de tecnologia e ciência, recomendo-te vivamente a visitar-los antes de teceres comentários sem fundamento.
E eu aconselho-te a aprenderes a escrever Português!
“…visitar-los…” lololol
ele falou o português (PT) certíssimo, já você falou o português (BR) erradíssimo. Antes de criticar tenha certeza do que vc está falando.
O SIS (sistema de informações secretas) também sabe TUDO o que fazes com o teu telemóvel, computador e outras ligações electrónicas.
Esses não te preocupas que saibam que telefonas para 2 números de telemóvel todos os dias ás mesmas horas para falar com “amigos” ou que passas 10h por dia no facebook a enviar dicas para outras pessoas?
TODOS OS PAÍSES POSSUEM ACESSO A ISSO!!!
Até o facebook te usa contra ti próprio. Basta o cookie que recebes por te logares lá ficar activo por 6h e lhes enviar todos os sites que visitaste e o tempo que passaste em cada sítio.
Depois há gente que acha estranho que já tinham fechado o facebook quando fizeram uma pesquisa sobre um lamborghini… e 2 dias depois, estão no seu facebook e aparece o anúncio a um test drive com um lamborghini numa cidade perto de onde estão nesse momento… só por mera coincidência.
mas que tolice, qq pessoa podia fazer uma chave destas antes, o quê que as impressoras 3D têm a ver com a coisa? se tanto, usar uma impressora 3d para fazer uma chave destas é uma forma menos acessivel do que usar uma chave e umas limas metalicas.
Um pouco mais difícil é certo… mas no final o resultado é o mesmo. Esta noticia só serve para alarmar algumas pessoas e despertar a curiosidade e outras tantas 😉
E não só Luis.
Imagina que tens uma empresa, seja lá do que for que produz algo. O teu produto tem peças que ocasionalmente se podem partir, danificar ou desgastar.
Quando o teu cliente vai à tua loja, tu trocas por peças novas e cobras. Profit.
Agora, se eu posso passar a peça partida a scanner(3D) ou inclusivé desenhar em programas simples como SketchUp e afins, e tiver acesso a uma impressora 3D, simplesmente imprimo e não vou à tua loja. Profit para mim, zero para ti.
Baseei-me aqui:
http://www.instructables.com/id/How-to-repair-a-Bugaboo-Pram-with-3D-Printing/
Não me admirava nada se entretanto um conjunto de empresas fizessem algo tipo a ACAPOR(ca) para 3D.
Talvez até já exista lá fora 😐 n sei 😐
E depois não esquecer que os nossos governantes poderão fazer mais uma taxazita para compensar os “lesados” por não venderem devido as impressoras 3D. Tal e qual como a nova taxa.
Não te preocupes Mário, essa taxa ainda vai demorar uns anitos até porque as impressoras 3D ainda custam uma pipa de massa 🙂
Claro, uma oportunidade de ganhar dinheiro sem mexer uma palha?
É logo a seguir 🙂 Nem duvides.
Não é preciso promover mais marketing da impressorazeca 3D para esta noticia..
Essa chave real já existe ha muito tempo com outro nome, quem trabalha nessa área saberá explicar melhor que eu, o que já existe há anos…
Se fosse marketing…estava a ser pela negativa 😉
Quando imprimirem notas avisem-me 😉
As impressoras 3D são uma optima ideia. Então para criativos é uma dádiva.
Hoje qualquer pessoa que desenhe produtos, moldes etc pode ter uma destas em casa para testes e aprefeiçoamento.
Poupa-se muito tempo e dinheiro.
A unica que conheço que é rentável e vale apena o investimento é a da BQ.
Ainda não há muitas escolhas…
A verdade e como diz o Honestrailer é que isto não é novidade nenhuma, pelo menos no que toca a abertura de portas com chave mestra. Simplesmente esta é via impressora 3D.