PplWare Mobile

Menos de 10% dos Android são cifrados… no iOS são 95%

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Boss says:

    E qual a percentagem de utilizadores que precisam de cifrar os dados do telemóvel?

    • Tomás says:

      Qual a percentagem de pessoas que precisa de trancar a porta de casa?

      • José says:

        Eu cá guardo o teleḿóvel dentro de casa, pelo que prefiro gastar o dinheiro nas trancas de casa.

      • Boss says:

        Porque é que a percentagem de pessoas que precisa de trancar a porta de casa não tem nada a ver com a percentagem de pessoas que precisa de cifrar os dados do telemóvel?

        • Tomás says:

          mas muita gente podia viver sem ter fechaduras nas portas, correcto?
          O mesmo se pode dizer da encriptação dos dispositivos, muita gente poderia viver sem encriptação. Pode é chegar um dia em que se apercebem do valor da informação que estava guardada depois de algum chico esperto aproveitar a oportunidade.

          • Boss says:

            Muita gente vive sem fechaduras na porta.
            Tive um carro em que arrombaram ambas as fechaduras e deixei de o poder fechar, decidi deixá-lo assim, na altura não tinha garagem e ficou na rua durante alguns anos, entraram algumas vezes lá dentro, mas como nunca tinha lá nada para roubar, s+o tinha de fechar o porta-luvas quando o deixavam aberto e seguir viagem. No meu actual, recomecei a fechar as portas, partiram-me um vidro para ir lá remexer (e não levar nada), só fiquei com o prejuízo do vidro, mas valia ter deixado as portas abertas. Nunca usei nenhum tipo de bloqueio nos meus telemóveis e nestes largos anos a única consequência foi à conta disso ter recuperado um telemóvel que perdi (ainda na altura do PIN); tal como no meu carro, tenho consequência disso e não tenho lá nada “de valor”. A sobrevalorização do “eu” e do “meu” hoje em dia assusta-me mais que estas questões…

          • Tomás says:

            Boss, pois bem tomaste a decisão consciente de não guardar nada de valor no teu carro (vamos esquecer que se falou de casas). Agora diz-me se achas que com o uso que muita gente faz dos smartphones, com contas de email, serviços online, trabalho, etc, a maioria consegue de forma consciente evitar guardar alguma coisa de valor? O seguro morreu de velho.

        • João Magalhaes says:

          Eu não tenho nem preciso, para que, cifrar meia dúzia de fotos de paisagens ou os meus mp3? Não coloco nada de importante no meu telemovel.

      • David Ramos says:

        Não é a mesma coisa…

        • Tomás says:

          é o mesmo tipo de questão. Muita gente poderia viver sem trancar portas pensando que não corre riscos, até ao dia em que “a oportunidade faz o ladrão”, e a pessoa tem a noção do valor do que estava no interior e de que teria sido melhor fechar a porta à chave, “casa roubada, trancas na porta”

          • João Magalhaes says:

            Depende, se a tua casa não tiver nada para roubar então para que gastar 2000€ numa fechadura? Só corres riscos se guardares coisas importantes no telemóvel, mas isso já vai de cada utilizador.

          • Tomás says:

            Há quem tenha valores dentro de casa e não sinta a necessidade de fechar as portas, por causa dos seus hábitos e vizinhança.
            Uma pessoa precisa primeiro ter a possibilidade de protecção viável… Os telemóveis guardam cada vez mais informação importante, muitas vezes sem a pessoa se aperceber dessa importância e valor. Acesso a serviços online, contas email, dados pessoais, histórico do browser, passwords, etc. É cada vez mais difícil por causa de mudanças nos hábitos de uso, tomar uma decisão consciente de não guardar lá nada com alguma importância.

  2. Oscar says:

    Como se activa a Cifra no Android? E vantagens e desvantagens em todos os casos (velocidade de processamento, recuperação de dados, etc.)

    Obrigado pelos comentários neste sentido

    • Diogo says:

      Definições > Segurança > Encriptação > Encriptar telemóvel ou Settings > Security > Encryption > Encrypt phone
      Não sei se afeta o processamento, recuperar dados… não sei o que se pretende com isso, o dispositivo fica totalmente acessível após ser desbloqueado logo após o Android ser carregado.
      (Testado num Sony Xperia M2, outros equipamentos podem ser diferentes)

      • nt says:

        Normalmente se tiveres o telemóvel encriptado depois de tirares o cartão de memória e tentares aceder aos dados não consegues. O mesmo acontece se tentares ligar o telemóvel ao pc e tentares aceder aos dados no mesmo. Lógico que quando metes os pin/password/… para desbloquear acedes à memória.

  3. RVM says:

    A partir do iOS 7 que todos os telemóveis têm Full Disk Encryption, não do 8.

  4. nt says:

    Aqui é mesmo o caso do “default”… Se os telemóveis com android por defeito pedissem para activar a encriptação isso já não acontecia.
    Este será mais um aspecto em que a Apple está de parabéns.

  5. Kel cardoso brasil says:

    Aqui de boas, com meu Android, criptografado.

  6. David Ramos says:

    Para quem gosta de trocar de ROM de vez em quando não é boa ideia encriptar.

  7. Joaquim says:

    É Compreensível que a maioria dos dispositivos iOS tenha cifra activada. A Apple tem completo controlo do eco-sistema. E a maioria dos telemóveis iOS podem ser actualizados para a versão mais recente.
    A Google não tem tanto controlo quanto a Apple, fabricantes da China (Huawei), e muitos outros fabricantes podem usar o Android, e não são obrigados a instalar a versão mais recente do Android, que tem a encriptação activada por padrão. Podem instalar KitKat ou mais antigo, que não vem activado por padrão.

  8. André says:

    A Apple cifra os dados para lhes permitir obter muito mais informação dos clientes. Para além disso, quem paga 1000 euros por um telemóvel, tem de sentir-se seguro. Senão, para que é que gastava 2 ordenados num simples aparelho? (Em Portugal são mais de 360000 iphones 6 que estão a operar… quando comparados com os 250000 de Espanha, dá para ver que Portugal é um dos países mais ricos do mundo.)

    • Flavio says:

      comparas com espanha e referes te ao mundo?? agora espanha é o mundo queres ver…
      ate pode ser verdade que muitas pessoas compram o iphone e depois fiquem a rasca. mas isso e opçao delas. cada um sabe onde gasta o seu dinheiro, desde que nao andem a roubar. agora eu na opiniao, quero o meu telemovel e computador seguros, eu faço compras em ambos por isso quero seguraça.

    • Tomás says:

      És capaz de explicar como é que a Apple cifra os dados para lhes permitir obter muito mais informação dos clientes?

  9. Reiartur says:

    Na prática os telemóveis cifrados são necessarios a uma pequena percentagem da população, como políticos, empresários, até terrorista, na prática pessoas que podem ser espiadas.
    Para o comum das pessoas não tem qualquer utilidade, existem outras “seguranças” básicas que nem são usadas. Seria interessante era fazer uma estatística que tipo de segurança tem para desbloquear o ecrã tem os utilizadores de os cifrados. Para que serve ser cifrados quando muito nem bloqueia o ecrã ou usam padrões básicos, nem password e por vezes password como 123456 e etc.

  10. Insider says:

    Este é um site português e não brasileiro: encriptação, e não cifra! Vocês continuam a fazer um péssimo serviço na defesa da escrita. A geração que estão a formar não vai saber escrever…porque vocês já não sabem! Este site, para além do seu objectivo principal, tem também a responsabilidade de educar, e não está a fazê-lo. Por isso na escola, as crianças, no trabalho, os trabalhadores (principalmente os das TIC’s) não sabem escrever, não sabem expressar-se e perdem oportunidades e têm dificuldades em demonstrar o seu valor. Temos excelentes alunos e profissionais que deveriam ser reconhecidos e não são devido à sua incapacidade de expressar os conhecimentos consequência da sua educação “online”. Os sites portugueses não têm o cuidado de cumprir com uma das suas grandes obrigações.
    Quero ver se publicam este comentário. Aceitem a crítica construtiva. Só vos fica bem.

    • Tomás says:

      Cifragem e encriptação são ambos termos correctos usados em Portugal. A única crítica que podes fazer é quanto ao uso do substantivo cifra em vez de cifragem/cifração nalgumas frases

    • Daniel Gava says:

      Para teu conhecimento, aqui no Brasil utilizamos o termo “encriptação” e não “Cifra, Cifragem ou cifração”

  11. Mota says:

    Agora pergunto..

    E se a Apple não cifrasse os aparelhos de fábrica? Provavelmente a percentagem seria a mesma.

    Não me entendam mal, eu concordo com a encriptação independentemente do que possam ou não ter nos aparelhos. A segurança é um direio, não um privilégio.

    Mas é preciso analisar que as pessoas de uma forma geral não se interessam por encriptação de forma alguma, ou seja, ou a encriptação já vem de fábrica ou os utilizadores não se preocupam assim tanto ao ponto de ver se a têm ou não.

    • Mónica says:

      É uma decisão do utilizador. Já os utilizadores da Apple são “praticamente” obrigados a encriptação do seu aparelho. No Android só faz encriptação quem quer, mais uma vez a liberdade de escolha ao utilizador pertence.
      Até percebo que gostem da “segurança” e da “privacidade” que Apple vos parece dar, mas gosto muito menos que me digam como tenho que gerir o meu smartphone. Liberdade acima de tudo.

    • Tomás says:

      quem quiser usar algo como o Find my Phone e ter a possibilidade de apagar remotamente os dados, necessita de encriptação.

  12. MaRIA says:

    Eu prefiro escolher o que faço com o meu telemóvel. Acho que a encriptação dos dados é importante mas o utilizador deve escolher o que pretende fazer…. O problema do Android e que as estatisticas baseiam-se em várias fabricantes (algumas delas chinesas) , mas deviam apenas considerar os equipamentos sobre qual a google têm controlo (Linha Nexus). Tenho a certeza que assim o caso mudava de figura pois tenho um Nexus6P e é dos melhores equipamentos que já tive(vale bem os 600 euros que dei por ele).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.