Análise: Nokia N900
Maemo
Quisemos reservar umas quantas linhas apenas para falar no sistema operativo, pois acho que é um sistema pouco explorado pela Nokia mas que está bastante bem conseguido. Apesar de em princípio já ter "morrido" devido ao MeeGo, penso que conhecendo o Moblin e o Maemo, acho que o MeeGo só teria a ganhar se, pelo menos na versão para dispositivos móveis adoptasse mais a interface do Maemo.
Um pequeno aparte é o facto da mistura Maemo/MeeGo me fazer lembrar, em parte o Windows Mobile/Windows Phone. Os dispositivos com Windows Mobile vão ficando ultrapassados, pois a novidade é Windows Phone 7. O mesmo vai acontecer ao N900 que pode nem vir a receber a primeira versão do MeeGo.
O Maemo que já vai na versão 5, é um sistema operativo usado nas tablets da Nokia desde 2005 e é baseado em Debian. Imaginem uma mistura entre o poder do Linux e a experiência em dispositivos móveis da Nokia e aí têm o Maemo.
As novidades da versão 5 passam pelos 4 homescreens totalmente personalizáveis, com ícones ou atalhos, e também a integração com as redes sociais, muito em voga actualmente.
Vamos então começar a explorar o N900, onde vou ter inevitavelmente de comparar com o Symbian, pois as parecenças são notórias. Ainda assim, irei tentar explorar o Maemo ao máximo, explicando as características que me parecem mais pertinentes.
Podem ver neste nosso artigo mais sobre o Meego.
Homescreen
Começamos pelo início. São 4 homescreens, que podemos explorar e personalizar a nosso gosto. Podemos adicionar widgets, contactos e os nosso favoritos da Internet. Para além disso, não estamos sujeitos à grelha do symbian, pelo que as possibilidades são ainda maiores. Também no homescreen, o wallpaper e o tema do Maemo podem ser alterados. Quanto aos wallpapers, existem dois tipos: os normais , que poderão ser diferentes em cada homescreen e os packs, que são 4 wallpapers que enchem todos os homescreens.
Landscape
Já sabemos que o N900 é uma tablet, e já sabemos que o N900 tem acelerómetro. Assim sendo, aborrece ver que não conseguimos utilizar o N900 na vertical, pois só na horizontal (landscape mode) este funciona. A única altura onde se pode realmente utilizar o N900 na vertical é mesmo para telefonar, que, sejamos sinceros, é onde faz falta.
À parte disso, a navegação nos menus é fantástica e a interface é bastante finger-friendly. O leque de programas é um tanto ou quanto limitado e por isso nota-se um pouco a falta de developers para a plataforma.
Ao carregarmos no canto superior esquerdo, vamos parar ao menu. Esse ícone dá-nos também acesso ao painel das aplicações abertas, um pouco como no WebOS. Quanto ao menu, é idêntico ao symbian, muito simples com os ícones e os nomes por baixo. Quer-se algo simples para uma fácil utilização.
Por falar em simplicidade, podemos referir já as notificações. As notificações aparecem na parte superior quase como um balão que se sobrepõe a tudo. Podemos ver um excerto da mensagem e quem a enviou, por exemplo. O único senão é se tivermos uma chamada não atendida e se não prestarmos atenção à cor do Led indicador (que deverá ser azul e não branco), então nunca saberemos se existem ou não chamadas não atendidas ou mensagens por ler.
Browser
Temos de agradecer à Nokia pelo trabalho espectacular que fez com o Browser, está soberbo.
Para além da navegação ser esplêndida, é um browser que respeita os standards, visto que obteve nada mais nada menos que 94/100 nos testes Acid3, já para não falar do suporte ao flash. Mesmo não tendo absolutamente nada a apontar quanto ao browser, existe uma alternativa de alta qualidade que todos devem conhecer: Firefox. Esta versão, a meu ver, também está bastante boa como é apanágio da fundação Mozilla e traz algo realmente bom, que são os extras. Já existem alguns que vêm, evidentemente, ajudar a melhorar a experiência. Resumindo e concluindo, a Internet neste dispositivo é quase perfeita, de fazer inveja a qualquer outro dispositivo.
Ovi Store
É bom a Ovi Store estar disponível para as suas tablets e isso é mais que certo. Agora não deixamos de mostrar o nosso desagrado em relação à falta de qualidade e de aplicações na Ovi Store. Na nossa opinião não funciona bem, mas o que é bom nisto tudo é que as aplicações podem ser descarregadas de outros catálogos de aplicações espalhados por essa Internet fora, onde destacamos o portal oficial do Maemo, com aplicações bastante pertinentes.
Ovi Maps
O Ovi Maps está muito bem conseguido, de tal forma que até ganha a alguns GPS. Apenas peca pela falta das instruções "Vire à direita", mas também já existe uma aplicação que trata disso.
O grande e único problema neste nosso teste foi pôr o GPS a funcionar. Foi um tormento encontrar satélites e isso intrigou-nos. Da porta para a rua, da rua para o descampado tudo foi testado e mesmo assim não foi fácil. Problema indagado e... onde estará o problema, no N900 ou nos satélites?
Infelizmente o problema não nos parece ser nem do N900 nem dos satélites, pois eles estão lá, a Nokia é que parece não querer usá-los. Ainda assim, ao fim de 20 minutos lá conseguimos sinal. 20 minutos que não deveriam ser mais que 30 segundos. Fora isso tudo bem, o Ovi Maps é bastante intuitivo e bastante simples de usar, tornando às vezes até simples demais.
Carências
Existem, é claro, diversas carências nesta plataforma, como a falta de MMSs, a não utilização da câmara frontal e a falta do portrait mode. É claro que estas três falhas podem ser resolvidas com aplicações, mas ainda assim penso que se sente a falta de programadores oficiais mais presentes e atentos às necessidades da plataforma.
Uma curiosidade passa pela câmara frontal, onde deu luta descobrir a sua existência, mais tempo gasto a tentar descobrir como se utilizava e finalmente, depois de uma pesquisa no fórum oficial, lá conseguimos deslindar o mistério: só se consegue activar via comandos Linux, comandos esse que estão mais simplificados nesta versão, o que é uma mais-valia para todos os power users.
Índice:
- Especificações e primeiras impressões
- Hardware, teclado e botões e saídas
- Maemo, Internet e Ovi Maps
- Multimédia, câmara e conclusões
Este artigo tem mais de um ano
Excelente analise, continuem assim
kal e o ano do telemovel nokia n900?
O problema destas maquinas e que sao caras como tudo. Eu comprava uma assim que tivesse dinheiro mas agora tenho outras prioridades. Mas estou interessado em qualquer coisa que a Nokia produza e que tenha muito sucesso. O Android veio para ficar e espero que o MeeGo consiga tambem o seu espaco entre o material Nokia.
“Conteúdo da caixa:
Nokia N97 mini;”
?
Corrigido. Era bom que quando comprássemos 1 viessem 2 🙂 2 in 1
Este era um daqueles smartphones que gostava de ter, mas possivelmente pelas dimensões não era algo que conseguiria usar no meu dia-a-dia.
Quanto ao sistema, embora prometa, esta fusão com a Intel só demonstra que ainda deve haver um caminho a percorrer… mas sem duvida foi a melhor coisa que a Nokia fez, já que o Symbian em bons smartphones já não dava para os gastos, alias, nunca deu muito, talvez agora sendo open-source cresça mais e fique mais “flexivel” e que o permita expandir.. ou quem sabe ainda se funde com o Meegoo e fica o Symbgoo ou Mymbian 😀
Em relação ao tamanho, aquilo que tenho a dizer é que é tão grosso como um N95 (mais coisa menos coisa) e em largura/altura é tipo iPhone.
Excelente análise João Campinhos!
Só te esqueces-te de um pormenor, o preço! É que até este ponto é tudo muito bonito… Mas, dar 600 ou 700€ por um aparelho destes parece-me um absurdo…
599€, mas sim, embora o preço não seja amigável, é sem dúvida um preço justo para o aparelho em causa.
Aliás, basta ver o preço de um iPhone sem contracto, que também não é amigável mas continua a fazer as delícias de muito boa gente.
Justo??deves ser nabo??!
Raul… atenção à horta! Cada um tem a sua perspectiva do que acha ou não justo.
Na minha opinião, há telefones que não são adequados ao nosso mercado, pois o preço “justo” que pedem por ele, está desproporcional que que podemos pagar.
Para os americanos o iPhone é barato, para nós é um absurdo… mas isso depende do factor “ar nos bolsos”.
Nabo? Não… Aliás, basta ver este dispositivo e os outros do mesmo calibre para ver que estão mais ou menos ao mesmo nível. Só tenho pena é que a Nokia ainda não tenha baixado o preço ao N900 como já fez com o N97, o que é uma pena.
Eu até acho que a Nokia até fazia bem em manter o preço se oferecesse um suporte de luxo como está plataforma merece. Garanto que deve de sair mais barato do que no Symbian, o trabalho com esta plataforma é bem maior, pelos problemas que costuma dar (custa-me a dizer isto, o meu passado foi Symbian e gabo-me disso). Mas a Nokia nem APPs simples é capaz de fazer para a plataforma, por exemplo FM receiver, pois não consigo acreditar que os bugs sejam de hardware mas sim de software.
tenho 1 ja desbloqueado pela tmn fez 1 ano a pouco tempo vou colocar a venda
potência em vez de potencia
nao poste este comentário sff xD
ups, escapou-me este 🙂
corrigido e obrigado.
A Nokia trabalhou bem este N900 e a inclusão do Maemo dá-lhe uma flexibilidade assinalável o que é um ponto a ter em conta quando se compra equipamento deste preço.
Quanto à análise, muito boa! Parabéns!
Se alguém quiser comprar o meu, é só avisar 😉
Na minha opinião isto não está a concorrer nem com Android nem com iPhone, mas sim um nivel a cima. O facto de o preço ser equivalente aos bons Android assim como o iPhone gera confusão mas na minha opinião este dispositivo tem um preço justo enquanto que os outros estão sobrevalorizados.
@ Revolução Digital
A Nokia não fez o dispositivo e depois disse “Colocamos symbian ou Maemo?”. Isto é tudo feito em conjunto e como dito no post isto vem de uma filosofia de vários tablets lançados ao longo dos últimos anos mas que sempre estiveram um pouco escondidos talvez por não suportarem a parte de telefone normal.
Sim, eu nunca disse que a escolha tinha sido ao calhas. É um processo evolutivo, que vem já desde o tempo do Navigator e acho que é óbvio (pelo menos devia de ser) que apenas se desenvolve um equipamento destes depois de se saber o que se pretende fazer com ele. O que implica à partida saber qual o sistema que irá ser usado.
O que quis salientar foi que o Maemo traz ao N900 maior flexibilidade e, parece-me, é uma boa aposta por parte da Nokia.
um nível acima? Potência? give me a break.
O processador é um 600 MHz. enquanto já há muitos androides e iphones a 1GHz (quase o dobro).
Este N900 era bom quando saiu à largos meses atrás e nessa altura até era uma boa máquina, mas não se encontrava em loja nenhuma sem ser na net e por isso não comprei.
Agora só se o firefox-maemo tiver os correctores ortográficos inglês e português que não tem inexplicávelmente (tem de outras línguas, algumas que eu nem sabia existirem).
José Simões
Garanto-te que é bem mais fluido que o Nexus One. O Android não sabe tirar proveito ainda da potencia toda. Já o Maemo está com peixe na agua. 600Mhz com uma gráfica competente e um sistema que sabe tirar partido disso. Não olhes só a numeros (a não ser que olhes para um futuro incerto).
“Garanto-te que é bem mais fluido que o Nexus One”
Não pretendo ofender, mas porque dizes isso, onde buscaste essa info?
“Não olhes só a números”
Em assuntos tecno-científicos os números são tudo.
Eu até comprava um N900 se tivesse corrector ortográfico em português e inglês (e já tive um nexus…)
José Simões
1- Do contacto que tive com um. Apesar de rapido notasse as vezes ou que o software é “bugado”, ou seja os efeitos já foram feitos assim a dar uma noção de arrasto ou é o sistema que não aproveita tudo ao maximo e queria essa sensação. Eu digo que dispenso esses efeitos mas já que os tem, que sejam perfeitos!
2- Os autocarros tem 700cv mas um Civic Type-r com 220cv passa por ele de mancha R (atrás) lol, piada mas é um bocado estupido isso dos números, pois se fosse assim tambem comparavas cameras fotograficas pelos mega-pixeis das mesmas.
“Eu até comprava um N900 se tivesse corrector ortográfico em português e inglês (e já tive um nexus…)”
Tem corrector ortografico em ambas as linguas nativamente.
queria » cria
Eu ia-te responder até ter visto que tinhas dito que os números eram tudo! Esta tua resposta diz tudo e se quisesses aprender acho que não dirias isso com tanta convicção!
No outro dia vi um senhor a vendê-lo ( ou melhor, a “desfazer-se” de um ) naquelas campanhas de compra de usados numa loja, pela módica quantia de 95€ !!!
😮
Fiquei chocado, vinha dentro da embalagem, estava novo!
É por essas e por outras que anda muita gentinha aí com tijolos tecnológicos e nem sabem para que servem.
Enfim, “pérolas a porcos”!
gostei da analise, gostava de ter € sufeciente para investir num brinquedo desses=)
Boa análise, gostei bastante!
Ainda assim é um aparelho para um nicho bastante pequeno de pessoas:
1º 181g é um “tijolo” que já chega para matar uma pessoa
2º a Nokia a nivel de aplicaçoes / jogos é muito parca, tanto a nível de 560v5 como Maemo. Que as há, há (S60v5) mas a qualidade e grafismo sao muito fracos. O Maemo, apesar de enorme potencial ainda está pior a nivel de disponibilidade. Que se contente com emuladores
3º detesto SO/telemóveis que tenham a validade de 1 ano. O Maemo 5/N900 ainda agora foram lançados e o SO já está a cair no desactualizado. *SE* a Nokia tiver alguma decência actualiza os topos-de-gama para os novos SO (S60v5 para SF^3 e Maemo 5 para Meego), caso contrário anda a vender em 2009/2010 tijolos de 600€ com validade de 1 ano.
Parece ter piada mas nao tem, imaginem comprar um N900 por 599€ *agora mesmo* e saber que, nao só nao tem aplicaçoes como o seu SO pode nao ser actualizado para um lançado este ano.
O problema de actualizar o N900 do Maemo para o MeeGo passa por uma questão muito simples:
Se eu tenho a versão 5 de um sistema operativo, dificilmente vou querer a versão 1 de outro. Esse aspecto foi levantado por alguém da Nokia e até faz sentido, visto que nem sabemos como vai ser o MeeGo, e pode nem agradar aos utilizadores das tablets da Nokia. É uma questão de esperar, e eu sei que a Nokia não é parva para perder assim do nada os utilizadores das suas tablets.
No ponto 3- A Nokia tem 3 anos de suporte comprados para o N900, ou seja, para traduzir isto em miudos: Todos os updates que aparecerem para o Maemo neste periodo de 3 anos podem ser aplicados no aparelho bastando a Nokia os solicitar/adaptar (caso necessário).
Nao se trata, na minha opiniao, de estar na versao 5 dum e ir para o 1 do outro: as pessoas veem os gráficos/vantagens dum chamado MeeGo comparado com o que têm na mao e querem mudar. Se formos a ver a lógica de termos o S50v5 (CINCO) e irmos para o SF^3 (TRÊS) seria regredir mas basta fazer uma sondagem e vê-se que >90% das pessoas prefere o SF^3.
A nível do suporte: o problema nao é o suporte de bugs/fixes. O problema é sairem SO em uns meses com melhor grafismo e suporte de jogos/apps avançados.
Trata-se de comprarem um aparelho X de 600€ e saberem que o aparelho Y em uns poucos meses tem um SO mais avançado com suporte para muitos jogos e apps. É um investimento avultado e nos fóruns internacionais o pessoal já esqueceu o N900, o mesmo acontece com o HD2 que já se sabe que nao irá ter suporte (oficial) para WinMo7. Eu por exemplo pensei comprar um e mudei logo de ideias já que sabia que -apesar do WinMo 6.5.3 ser estável- vai morrer ali.
Dou como (bons) exemplos: SE X10 (actualizável a Android 2.1), muitos HTC Android 1.6 (actualizaveis a 2.x), Nokia 5800XM (18 meses com S60v5 que ainda hoje vigora em muitos modelos e irá existir até 24 meses pelo menos).
amigo experimenta sacar uma aplicação que te permite jogar os jogos todos do super Nintendo e depois diz-me se tem ou nao bons gaficos… depois faz o msm no iphone para ver ser consegues…
cumprimentos…
Excelente análise, os meus parabéns 😉
Este dispositivo estará mais a ir de encontro a um iPad ou, generalizando, um tablet PC.. É certo que as diferenças são enormes, mas por outro lado as semelhanças entre comuns smartphones e tablets, como é o iPad ou aquele HP do Ballmer, está a aumentar, e estamos a chegar a um meio termo que será talvez o que está a ser pedido actualmente pelo utilizador. É certo que o ecran de um aparelho como este é pequeno demais para ser usado como tablet pc, mas em geral está a evoluir nesse sentido.. Tenho um Nokia E71 e, apesar de ser diferente de um smartphone destes, já posso fazer muita coisa com ele. Trocaria sem dúvida por um N900, mas o preço deixa qualquer um de pé atras, ou muito atras mesmo!
A evolução está aí e é notória, o que eu adoraria que evoluisse era o preço destas maravilhas tecnológicas. À velocidade que saem novos aparelhos para o mercado, e com os preços sempre num patamar alto (pelo menos para mim), não sei onde é que se arranja dinheiro para acompanhar esta evolução.
E não falam do calcanhar-de-aquiles deste telemóvel:
– A bateria péssima.
Não tocaram neste assunto nestas conclusões.
Por toda a Internet vi artigos comparativos e mesmo reviews individuais e, a bateria, é mesmo o ponto mais negativo deste terminal.
Pena não terem referido isto…
Aliás… a Nokia tem falhado MUITO nas baterias dos seus terminais (um pouco geral em marcas, mas sobretudo a Nokia).
1 dia inteiro com GPS, na Internet e com um uso intensivo.
Não acho que seja assim tão mau. Acho que o problema das baterias um problema geral com todos os smartphones e não um problema da Nokia
Para esgotar -nos modelos NOKIA S60v5 e ARM11 434MHz- a bateria em 1 dia é preciso *muito muito* video, WIFI e GPS. Um N97/5800XM dura em média 3 dias (moderado), 2 dias (mod-intensivo).
O que ouvi do N900 é que a bateria é bastante fraca comparativamente aos S60v5 ARM11.
A NOKIA dura bem mais que a concorrência para igual HW/SPECS.
2 dias (não completos) com Radio Online (um bom bocado), Internet 3G (boa parte do tempo ligada), uns jogitos a puxar pela grafica toda e ainda GPS (pouco tempo pois foi só para testes). Não acho mau mas para quem vem de HTC sente uma diferença nesse aspecto.
Concordo com a observação. A duração da bateria é péssima mesmo. Em geral, cerca de 4 ou 5 horas (no máximo) depois da carga, com uso moderado. Se alguém puder indicar alguma dica para maior autonomia dessa bateria, agradeço imensamente!!
Realmente o telemovel é muito bonito , mas infelizmente vivemos num pais de m*rda o preço desse brinquedo supera 1 mes e uns valentes dias de trabalho para a muitos portugueses.
Bom trabalho pplware.
Pois…
MAs este telemóvel foi um fracasso…. A maioria que o Grupo Auchan vendeu senão a totalidade avariou.
Não tem MMS, nem video chamada.
Portanto para a próxima eles que pensem melhor antes de o lançarem…
faz me lembrar o 1º iphone…
O software de origem não suporta as MMS mas nada que a comunidade já não tenha resolvido. As Video-chamadas já estão prometidas para um proximo update.
Boa analise e bom telemóvel, pena o preço…
Comprei recentemente um LG GW620 que é do mesmo estilo, mas com características inferiores, tem um teclado ideal para escrever e de resto tem tudo o que preciso (wi-fi, GPS, etc.) com um preço bem mais convidativo, como é um telefone de trabalho n valorizei muito a definição de imagem etc. valorizei mais o SO (Android) e a facilidade de escrita de mails e visualização dos mesmos, sms, mms etc.
O N900 é um telemóvel de preço e tamanho exagerados para a actualidade. Por valores similares ao N900 compras telemóveis mais potentes, melhor câmara e software mais actual. O N900 devia ter um ecra maior, actualmente tem muito plástico à volta do ecra…
Em termos de potencia não quer dizer nada, o HD2 por exemplo é um desperdício. É mais caro, com uma camera inferior. Apenas ganha no ecra e na duração da bateria (se seguir a tradição da marca). O suporte do HD2 será um ponto extra.
Como por exemplo?
José Simões
(que precisa mesmo de comprar um telemóvel)
“Câmara secundária desactivada (já explico mais à frente);”
Em tantos anos de XDA (comunidade que suporta dos HTCs) nunca vi topicos tão produtivos como este (forum oficial do Maemo):
http://talk.maemo.org/showthread.php?t=48336&page=17
Que LOL!
Sinceramente acho que a Nokia se devia juntar à festa do Android em vez de lutar contra ele, o Android veio para ficar e se a nokia for contra ela vai-se dar mal…
Já mexi em muitos OS para telemóvel e sinceramente não há nada que chegue aos calcanhares do Android, as possíbilidades, a API tao simples, tao bem construída e tão poderosa só dá asas ao sucesso
Que grande tijolo. Não me seduz nem um pouco. Até porque a UI nem é assim nada por aí além… Android vai ser o OS do meu próximo smartphone.
em resposta a “viperbruno26 de Março de 2010 at 11:13 pm”
“Eu até comprava um N900 se tivesse corrector ortográfico em português e inglês (e já tive um nexus…) / Tem corrector ortografico em ambas as linguas nativamente”
Onde é que eu posso encontrar isso escrito, num sítio que eu possa usar para resolver algum litígio, como algum site da nokia ou da TMN? E o que significa “nativamente”, funciona dentro de qualquer aplicação? Se isso for mesmo assim eu provavelmente compro nos próximos dias.
“Os autocarros tem 700cv mas um Civic Type-r com 220cv passa por ele de mancha R (atrás)!
Porque o potência específica (aka por umidade de massa) é muito superior – e é um número
“se fosse assim tambem comparavas cameras fotograficas pelos mega-pixeis das mesmas”
Sem olhar à velocidade da lente? (que é um número tal cono o n. de pixeis”). Nem ao tamanho das zonas de Fresnel? Só se tivesse chumbado a óptica.
José Simões
Jose Simoes,
Não me parece que tenha entendido bem a parte dos “números”. Penso que o viperbruno se estava a referir aos “MHz” do processador, e como há sistemas que conseguem aproveitar menos recursos de uma forma melhor? De que vale ter 1GHz se o software não consegue aproveitar os recursos da melhor forma? Prefiro metade da frequência e o dobro da rapidez/fluidez…
Também a analogia para os carros e máquinas fotográficas está muito bem feita, e não parece ter percebido bem a idéia.. Nas máquinas fotográficas, por exemplo, é exactamente como diz: não se pode olhar apenas aos MPixeis…há que olhar para o conjunto de factores que realmente importam no que se está a analisar..
Como já disse, prefiro ter uma rapidez e fluidez na utilização de um telemóvel, do que propriamente ter GHz “a dar com um pau” que ao fim de contas está lá apenas para dar boa impressão e não são devidamente aproveitados..
Atenção que eu estou só a dar uns bitaites.. não tenho grande experiência com estes aparelhos e não percebo nada disto, mas pelo que leio parece-me ser o que acontece quando se comparam estes telemóveis, ou alguns HTC’s, com, por exemplo, iPhone ou nexus… Hardware muito bom e vistoso nem sempre dá o resultado que se espera..
Quanto ao facto de poder ficar sem suporte, é também uma situação contra o N900, pois é um investimento não muito pequeno para depois “caducar” daqui a uns meses…
No primeiro ponto:
– Tenho um, é por aí que sei. Todas as aplicações nativas do sistema estão interligadas ao dicionario (SMS, Web browser, Gestor de Aplicações, etc…). No resto já te foi respondido e não tenho nada a acrescentar.
Já tive a oportunidade de exprimentá-lo, e digo: se tivesse bolso para ele, era sem dúvida, uma excelente compra.
O maemo é muito bom: parece que estamos a utilizar um linux desktop. É sem dúvida inovador, e tem sempre a dose de ser original: em nada tenta copiar os concorrentes.
Quanto à fluência , este Nokia não tem problemas, até porque, este tem um conjunto de processadores :
“The Nokia N900 is powered by a high-end OMAP 3430 ARM Cortex A8 which is a System-on-a-chip made by Texas Instruments based on a 65-nanometer CMOS process. The OMAP 3430 is composed of three microprocessors; the Cortex A8 running at 600 MHz used to run the OS and applications, the PowerVR SGX 530 GPU made by Imagination Technologies which supports OpenGL ES 2.0 and is capable of up to 14 MPolys/s and a TMS320C64x, the digital signal processors, running at 430 MHz used to run the image processing (camera), audio processing (telephony) and data transmission. The TMS320 C64x main purpose is to offload the Cortex A8 from having to process audio and video signal.[29] The system has 256 MB of dedicated high performance RAM (Mobile DDR) paired with access to 768 MB swap space managed by the OS.[2] This provides a total of 1 GB of virtual memory.”
em Wikipedia
ola peço desculpa e sem krer ser chato,tambem,fiquei intrigaedo com 2 coisas.uma foi o da camara secundaria,k nao chegou a explicar e outra foi com a video chamada,nao percebi se dá para fazer ou nao,pois eu nao encotro essa funçao qd faço chamadas!
obrigado 😉
Vídeo-chamada ainda não está disponível.
A câmara secundária pode ser activada via terminal. Pesquisa pelos fóruns e encontras facilmente qualquercoisa
Acho que na maior parte dos comentários falta o essencial: um hardware que corre Linux. Eu tenho tudo o que quero nestes equipamentos, como tenho no meu portátil, ou desktop. Posso rapidamente colocar o Android a correr nele, por exemplo. A diferença será uma questão de gosto pessoal como entre o Ubuntu, ou o Fedora(algo que não deve dizer nada ao comum dos mortais).
Claro que para quem procura um telemóvel não é o equipamento ideal. Para quem procura um mini-computador que também faz e recebe chamadas, é um sonho tornado realidade. Para quem sabe, só mesmo o hardware é o limite. Nesse capítulo é do melhor que existe. Claro que não existem muitas aplicações… pré-compiladas. Eu vou buscar as sources das três milhões de aplicações que existem para Linux e coloco-as a correr lá, se fizerem sentido claro. Não me parece que seja o equipamento para correr uma base de dados, lol
Criar toda a espécie de widgets é só mesmo ver como se fazem páginas com javascript…
Mas volto a repetir: é como a diferença entre um Linux e um Apple/Windows. É equipamento para quem sabe o que ele pode fazer.
Experimentem ligar por vpn à rede da empresa para fazer e receber chamadas via voip como se estivessemos na extensão da secretária?
Ou entrar por ssh para administrar os nossos sistemas, enquanto lemos o email num verdadeiro email-client?
É para este género de coisas que estes equipamentos existem. E por isso é que a Nokia nunca se preocupou muito com a voz… Até aparecer a concorrência.
boa noite.
eu tenho um n900 mas não consigo fazer video chamadas.
podem ajudar
parece que a partir da versao PR 1.2 é possível fazer video-chamadas atravez do Skype. Me desculpe se estiver errado.
Estão aqui algumas dicas para economizar a bateria:
-Reduzir brilho ecrã
-Tirar vibrações desnecessárias
-Por poucos widgets
-Se não necessário desligar gps, bluetooth, wireless, fm transmitter, usb, 3G.
-Desligar a luz do ecrã quando não estiver utilizando ela.
-Desligar aplicações que nao estou usando (em multitasking)
-Ajustar tempo que o telemóvel tenta actualizar aplicações na Internet (penso que por defeito é de 15 em 15 min)
-Não por o n900 no bolso junto com materiais metálicos (porque se fizer isso a luz estará sempre a ligar e a desligar porque pensa que está sempre a abrir e a fechar o teclado)
Agora que dei algumas dicas gostaria de pedir sites para fazer download de aplicações para o n900 por favor. E já agora esplicavam-me o que é esse negócio dos repositórios. Obrigado
A questão que gostaria de colocar é a seguinte:
Justifica-se, hoje, adquirir um Nokia N 900 por 480€ ou existem alternativas mais económicas e até mais actuais?
Obrigado, Rui
Boas.. O N 900 já tem a capacidade de enviar MMS? Obrigado..
Sim, tem há algum tempo. Mas tens de instalar uma aplicação para o efeito.
O telemóvel é suberbo, mas falta-lhe a video chamada o que eu acho muito importante.
Podes fazer via Skype ou Google Talk.
Boa noite.
Preciso de uma pequena ajuda. Sei que já perguntaram inúmeras vezes, no entanto, comprei um n900 ha pco tempo, e gostava de saber 3 coisas:
-o nome do software ou aplicação para poder enviar e receber mms.
-se ha alguma aplicação para aumentar o nº de perfis, tem unicamente 2 (com som e sem som)
-Sabem se já é possivel fazer videochamadas?
Obrigado.
Pedro,
quanto às MMS podes fazer o download do FMMS e ele permite receber e enviar MMS, saca directa/ no tlm através dos repositórios Extra-Devil e instala, tens de activar depois a ligação que fica criada como MMS e voilá, recepcção e envio “autorizado”. Quanto às restantes perguntas…também gostava de saber…
cumprimentos
Obrigado Leandro
Já tinha conseguido instalar o FMMS, obrigado na mesma. Mas os restantes “problemas” continuam, nao consigo arranjar app nenhuma para perfis, e acho q para fazer videochamada pela rede, por enquanto nao da mm!
Tb tentei arranjar umas app para separar contactos por grupos, existe uma pelo menos, mas nao sei trabalhar mt bem com aquilo, confesso que q tb nao tive grd tempo para explora-la, mas….parece-me que o maemo 5 fica mt aquem das espectativas q tinha.
Mais uma vez obrigado.
Cumprimentos
Olá, amigos!
Por gentileza, algum dos experts aqui poderia me dizer se no mercado já há acessório de teclado externo para ser utlizado com este aparelho? Alguém, por favor, também poderia me informar algum link para baixar aplicativo para ativação da câmera secundária (frontal)? Agradeço-lhes desde já. Abraço. Amorim (Brasil)
N900 proud owner 😀
como faço pra ativar video chamada no meu nokia n900 me expliica obrigado aguardo!
Olá Gabriela.
nao consegues fazer videochamada, só por skype, ou algo do genero..
não tentei mais perceebi então que vo ter que fazer uma conta neh no skype mais ai o celular da outra pessoa tem q ter o skype tbm para pode ver?
Estou com o meu telefone do nada parou de reconhecer o chip, quando ligo o telefone ele da me uma informação que tenho que reniciar o telefone ou mesmo restaurar o telefone e eu já fiz fiz isso inumeras vezes e nada ela aparece um sinal ao lado da bateria no visor o desenho do cartão com uma linha vermelha atravesada o pior é que ja lê o manual e não me da solução que faço.
já agora aproveito dizer que o meu telefone é NOKIA o modelo é o N900 linux por favor quem ler esta mensagem ajuda a encontrar a solução que procuro ( claudioepifanio44@hotmail.com) Angola – Luanda
Olá a todos.
Alguém é capaz de me dizer quanto custa este telemóvel?
Já agora queria saber onde posso adquirir um telemóvel destes. Eu vivo no distrito de Leiria e não encontro em nenhuma loja de telemóveis aqui na zona.
Foi uma grande máquina!