Quantcast
PplWare Mobile

Análise Netbook: Samsung N210

                                    
                                

Autor: Francisco Aragão


  1. Leonardo says:

    Boas, quanto é que custa o portatil? os portateis da asus com 10.1′ também tem assim tanta duração?

  2. mmick says:

    Depois de várias experiências traumatizantes com netbooks cheguei à conclusão que tudo que não seja ION não serve para mim. A plataforma átom com 1 core + gráfica intel tem demasiados compromissos na hora de ver filmes no youtube em HD, jogar jogos mesmo os mais básicos e ver filmes em x264/rmvb. Claro que para quem faz um uso exclusivo de office, internet, mp3 e divx chega e sobra e 12h é a loucura 🙂

    • *K* says:

      Curioso, eu com o Dell C400 que tem um P3 1GHz e 512 MB RAM, com chip gráfico intel i830 c/ mem partilhada consigo ver filmes no youtube em 720p, já os mkv de x264 ainda não experimentei, mas não sei qual o problema com este N210…

    • kekes says:

      É verdade a PG da intel é uma valente bosta… Mas com os ajustes adequados consegue correr 720p no youtube e 1080p sem vibrates muito elevados e 720p com vibrates elevados a bateria que duraria 10 horas do meu netbook dura 3 mas mas quando não ha solução… Anyway tambem não é pa jogar jogos nem ver HD isto é produtividade com portabilidade aliada a grande capacidade de se manter longe de uma ficha 😛

      Agora para meter fogo… 12h e um underpowered iPad?

    • Aptenodytes Tuxus says:

      Já experimentaste com codecs decentes? No meu 1000h (que já não é recente) corre filmes a 720p sem qualquer problema, só tenho que ter o coreAVC instalado… portanto suponho que estes últimos netbooks o consigam ainda melhor.

      E falar em jogos é um bocado parvo, quem compra netbooks não é para jogar penso eu. Ainda assim dá perfeitamente para correr muitas pérolas oldschool 🙂

      • Lycanthrope says:

        Core AVC? Hum… EXCELENT!!! Vou testar isso mais logo;) Obrigado pela info

        Cumps

      • mmick says:

        É mesmo curioso quando um aparelho nao dá ou nao faz algo bem e veem dizer “ah e tal é um bocado parvo querer fazer X e Y porque nao é para isso”. Opa, assim como um telemóvel serve para jogar jogos e uma PSP, NDS com ecras na ordem das 4″ e os iPhones/iPod 3.5″ (na app store) vendem MILHOES de jogos (ou seja, sao consolas de jogos no sentido lato da palavra) também os Netbooks (como mini-PCs) podem ser vistos como tecnologias para jogar jogos.
        Nao dao bem? Isso já é outra história, agora chamar parvo é mesmo porque tens consciencia das limitaçoes e nao queres admitir.
        Quando falo em 720p e 1080p falo em ficheiros bom um bitrate decente e em x264 e -da última vez que vi- um Atom + Gráfica Intel engasgava-se até com pequenos jogos FLASH ou em algo mais que o básico (falo de Asus + Atom N280 1.6GHz + WinXP). Pode ser que com o Windows 7 a coisa tenha mudado…
        PS: quando falo em ver HD (720 ou 1080p) nao falo só ver em 1024×600, falo SAIDA de TV 1280×720 + ler video 720p!
        “ah e tal e quem é que quer fazer isso?” LOL muita gente mesmo 😉

        • Aptenodytes Tuxus says:

          Parvo no sentido de esperar que corra jogos recentes na máquina que é, pelo menos por enquanto. O Atom é um CPU low cost e feito para ser eficaz no consumo, mesmo os GPUs da Intel senão me engano vêm limitados (a GMA 950 a 133MHz, a 3150 a 200MHz) por causa disso. É mais que óbvio que o principal objectivo destas máquinas não são os jogos. Se dão para jogar? Dão… mas não esperem milagres.

          E volto a repetir, não tenho qualquer problema em ler 720p (é necessário alguns tweaks com software extra mas suponho que estes netbooks mais novos o façam ainda melhor).

          • mmick says:

            Claro, concordo contigo, o tema principal nao sao os jogos e daí ter falado em jogos básicos. Uma das vantagens dos netbooks é serem pequenos e leves > óptimos para viagens > óptima altura para trabalhar, surfar, ouvir música, ver filmes e até -nos que conseguem- servir de Media Center ligados a uma TV/Monitor. Daí a importância a meu ver de aguentar videos 720p e 1080p

    • Hugo Cura says:

      Eu também tinha um pouco a tua opinião acerca do ION. Comprei um netbook antes de haver versões com ION e pensei “acho que me vou arrepender…”.

      Tentei escolher um que reunisse tudo o que poderia vir a necessitar, onde os principais requisitos foram elevada autonomia, reprodução HD e um ecrã como deve ser…

      Em relação ao HD, concretizou-se: o adaptador gráfico Intel GMA500 tem a capacidade de reprodução DXVA (aceleração VC-1 e AVC), e recentemente, graças à actualização de drivers, já suporta o flash 10.1 que usa aceleração por hardware.. portanto youtube em HD.

      O ION é realmente uma tentação mas… netbook com 3h de autonomia devido ao ION?? dispenso 😛 é guloso demais.

  3. MC says:

    O grande problema deste e de outros netbook’s é mesmo a resolução do monitor. 1024×600 é uma resolução que pode desesperar o mais básico dos utilizadores.

  4. Nuno José says:

    Um flash neste processador é uma coisa que acho simplesmente não usável.

    Este ATOM é demasiado fraco.

  5. Lycanthrope says:

    E por exemplo o Asus 1005p? Autonomia até 11h, 160G de disco e de resto tudo igual… tirando o preço e o peso: 299 e 1.27Kg respectivamente.

    Secalhar por menos 50€ compensa mais. A diferença de 12 para 11 não é muita porque depende do uso que se dá. O disco ser mais pequeno… 160 para um netbook é mais do que suficiente… visto que não é para ser o pc por omissão de um utilizador né? Cumps

    • Agatho says:

      1 Hora é muita diferença. Afinal de contas em média quem tem uma bateria de 2 horas se poder ter 3 é grande a diferença. Numa hora na net e office faz-se muita coisa.
      Digo eu…

      • Lycanthrope says:

        Dizes tu e muito bem… mas o tempo anunciado nunca é o real que o pc oferece… Depende do uso que dás… e assim sendo a diferença entre os dois pode até nem chegar a 1 hora. De qualquer das maneira iria depender do dinheiro disponível na altura da decisão;)

        Cumps

  6. Ryan says:

    Já gostei e cheguei a pensar em comprar um netbook. O problema é ter um ecrã em tamanha reduzido. Mesmo assim acho um investimento bem feito para quem precisa de dar um uso pontual a uma pequena máquina. Este parece-me razoável, eu sou um pouco exigente, e se tivesse que comprar uma máquina destas penso que valerá o preço… a meu ver melhor do que andar a pagar mais para ter im ipod touch gigante.

  7. The STK says:

    Mais um para a lista…

  8. JC says:

    Boa análise, sintética e adequada.
    Pelo que li a falha apontada nas teclas pode ser aborrecida, pelo menos até uma pessoa se habituar. Mas o que gostei foi o facto de vir com a “capinha protectora”, se calhar já se tornou regra, não sei, estou muito por fora do mercado dos portáteis. Quando comprei o meu Sony há 3 anos e meio não ofereciam nada…

    Cumprs.

    • David Fraga says:

      A experiência diz-me que vale a pena apostar num ecrã maior. Comprei recentemente um compaq mini 311C. Specs: Ecrã 11.6 LED, 1366 x 768, 1 GB RAM, N270 a 1,6GHz, gráfica nvidia ION LE.
      Entretanto já fiz upgrade com um módulo de 2 GB DDR3 (pois já tem um soldado)e fiz algumas alterações para mim essenciais:
      – Alteração da BIOS para a da HP desbloqueando a placa gráfica da ION LE para ION FULL, ficando com mais megas disponiveís;
      – Instalar o flash 10.1 beta que utiliza a placa gráfica (you tube a 720 e 1080 5*);
      – Instalar core avc e o media player classic – Home cinema. O media player classic tem uma grande vantagem, pois permite utilizar a ION para suavizar conteudo HD. Consigo ver mkv a 720p e 1080p com boa fluidez.
      É verdade, há a vantagem do teclado, que é a 92%. É muito bom para escrever.
      O processador é muito fraquinho, é certo. A bateria dura cerca de 5 horas, mas enfim tem a vantagem da ION. O disco tb podia ser maior, 160 GB.
      Quem quiser apostar numa coisa mais potente tem o asus 1201n, é 12.1″, perde-se mobilidade (pouca). Mas tem o n330, dual core, 3 Gb, gráfica nvidia ION e uma boa bateria.
      Seja em que caso for, não se pode esperar um desempenho muito bom destes netbooks. Jogos nem pensar. Para mim é ponderar mobilidade, conforto ecrã/teclado e claro necessidade. Só por ser moda não vale pena.
      Um abraço.

      • Hugo Cura says:

        Muito útil o teu comentário, embora conheça tudo o que enumeras.
        Já agora, “jogos nem pensar”? Nunca testei um ION como deve de ser, mas tenho ideia que tem poder para muitos jogos, pelo menos anteriores ao ano de 2006.

        Se o teu compaq dura 5h com ION… é de louvar! O 1201n que falas mal chega às 3h. É claro que depende do uso que se lhe dá mas… digamos que é uma média.

        • David Fraga says:

          Bem, na realidade até dá. Há quem jogue Max payne, counter-strike, world of warcraft e até call of duty 4 e street fighter IV (tweaks e resoluções baixas claro).
          Tenho o windows 7 e a média da bateria vai das 4h00 às 04h30, com o XP passou das 05h.

  9. Hugo Cura says:

    Resumindo, este netbook da Samsung embora jeitoso não traz practicamente nada que já não exista no mercado exceptuado uma característica que o evidencia e que eventualmente poderá levar à sua compra: Instant On.
    Mas pelos vistos está ainda verde já que nem funcionou… é uma pena.

    De resto, como já disse acima, é uma pena a resolução do ecrã. A bateria tem um valor de capacidade bem generoso embora duvide que chegue às 12h. Esses testes que as marcas fazem para no fundo fazerem parte das campanhas de marketing são em condições óptimas (a correr determinado software) e provavelmente com baterias “escolhidas a dedo”. O meu netbook 1101ha com bateria de 48Wh (4400mAh) também fala em 9,5h (com Windows XP) mas na realidade fica-se por pouco mais de 8,5h. Já no Seven Professional pode chegar até às 7h.

  10. Tiago Dias says:

    Gostava muito de uma análise ao instant on. Há alguma previsão para isso? Aguardo bastante pela implementação dessa função nos netbooks. Penso que será bastante importante num futuro próximo (ou até mesmo agora), e agora com o lançamento do iPad deverá haver uma aposta maior no instant on, pois é sem dúvida um dos pontos em que o iPad ganha aos netbooks.

    Imaginem um netbook, com um multitoque ao estilo do iPad/iPhone, com a possibilidade de rodar o ecran como o netbook já existente da asus (Eee pc T91, se não estou em erro), e com um software de instant on fluido e simples, com uma boa performance (à semelhança do iPad). Isso sim faria cócegas ao tablet da apple. Juntava as vantagens dos tablets e dos netbooks, ou melhor, era um tablet e netbook..! Espero que não falte muito para vermos disto 😛

    • Francisco Aragão says:

      Também gostava de ver o instant-on a funcionar, mas por razões que me ultrapassam não estava a funcionar, nem com um update à BIOS! lol

      Cumprimentos

  11. Carlos Nascimento says:

    Tive um netbook toshiba durante uns dias e desisti, fui entrega-lo.

    Interessava-me um portátil com muita autonomia, mas 10.1″ do monitor é muito limitado, o Atom também muito fraco, som mal se ouvia.
    Optei por gastar mais uns trocos (o dobro) e fui para um ASUS UL30A, tenho as 12 horas de autonomia (8~9 reais), monitor de 13.3″, um processador decente SU7300 a 1.3Ghz, ram 4GB DDR3, ultrafino (menos de uma polegada) e pesa apenas 1,5Kl.

    Link ASUS: http://pt.asus.com/product.aspx?P_ID=8CwAK6XZ0pekc7aI

    Sei que são maquinas com objectivos diferentes, mas o netbook revelou-se demasiado limitado para mim.

  12. Rodasp says:

    Eu com o meu 1000HE.. ainda faço alguma coisa dele…

    É essencialmente para trabalhos, net e alguma programação.
    E claro alguns jogos…

    O mais puxado que eu joguei nele foi, talvez, o Sims City 4 ou o PES 6

    Acho que podia ter uma gráfica melhor… mas para o preço… n posso pedir um topo de gama. xD

    Ainda corro Dreamweaver, Flash, Fireworks e Photoshop CS4 nele.. arrasta-se uma beca… e verdade mas dá para fazer alguma coisa
    VB 6 são 5*, já o 2008 Express Edition é uma beca mais lento.

    Cheguei a ter maquina virtual nele (Windows 2003 [trabalho de escola], o ubuntu e o Windows 7, também trabalho da escola… mas estava super lento como é de imaginar)

    vou agora experimentar o coreavc por causa dos videos no youtube…
    obrigado

    Continuo com o fiel XP com 1 gb de ram… sim que o 7 por muito que tente ser leve, não é para estes pc’s…

  13. Pelo que li é muito semelhante ao ASUS 1005PE, que comprei recentemente.
    Também tem rato multi touch, disco rigido de 250 GB, também tem o mini sistema operativo: Express Gate, etc.. Quanto à bateria dá 11 horas, mas custa só 299€.

  14. FRANCISCO says:

    E possivel colocar jogos no netbook? Pois me diceram que a placa mãe dele não tem espaço

  15. Mateus says:

    Olá, eu não consigo encontrar em nenhum lugar o netbook samsung N210 nem N220 que são os com a bateria mais f####, alguém sabe onde vende?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.