Análise: Modem Kanguru my-fi E5830
Hoje o Wireless faz parte das nossas vidas, obviamente não estarei a falar de todos os utilizadores mas é sem dúvida uma necessidade para uma grande fatia deste segmento. Cada um de nós, Pplware que não passa sem o hardware e o software, precisa do terceiro elemento, a Internet. Precisamos de ligar o computador ou o smartphone, o tablet ou outro qualquer dispositivo que se queira ligar ao mundo. A par destas figuras ligadas à nossa vida, está a exigência da vida moderna, a mobilidade. E como conjugamos estes factores?
É essa a resposta que este dispositivo e outros do mesmo segmento que já falámos, tentam dar. O Kanguru my-fi E5830 quer ligar os seus dispositivos à Internet, em qualquer lugar e sem dependências físicas, está pensado para alargar o conceito de Internet móvel.
Em família, porque temos de ter uma pen USB para cada um dos computadores e ter um cartão de dados para o tablet e ter 3G para os smartphones.... porque não temos uma ligação comunitária que reduza as despesas com o acesso à Internet também em casa?
my-fi E5830
O equipamento que foi disponibilizado pela Optimus para teste e que pode ser comprado em qualquer loja deste operador tem uma construção cuidada.
A face superior é composta por um grande visor, que ocupa metade desta e onde estão é apresentada informação, através de diferentes símbolos, relativa ao seu funcionamento. Ai podem ver os seguintes dados:
- Indicador de potência do sinal
- Indicador de roaming
- Indicador de Wifi
- Indicador de rede em utilização (2G/3G)
- Indicador de carga de bateria
Na face lateral esquerda existe apenas uma ranhura onde pode ser inserido um cartão de memória (limite máximo de 8GB). No lado oposto estão localizados os botões que ligam ou desligam as funções deste equipamento. Ai encontram o botão de ligar o equipamento, a ligação wifi e o botão de ligação manual à Internet.
Na face inferior encontra-se a porta de ligação USB, que deve ser usada para ligar o my-fi a um PC ou para carregar a bateria.
Embalagem
A embalagem que transporta o Kanguru my-fi tem uma aparencia cuidada, como é hábito neste tipo de produtos. O conteúdo da caixa limita-se ao essencial e o seu conteúdo é o seguinte:
- Kanguru my-fi E5830
- cabo USB para ligação ao PC
- Bateria
- Documentação de instalação rápida
- Guia de utilização
- Outra documentação
Utilização
Quer seja numa primeira utilização ou em utilizações posteriores, este é um equipamento é extremamente simples de utilizar. Basta carregarem no botão de ligar e ele ao fim de alguns segundos está disponível para permitir o acesso à Internet do vosso PC, ou de outro equipamento com suporte para ligações wifi.
Na primeira utilização devem sempre aceder à parte de configuração e alterarem o SSID e chave de acesso. Por forma a fazerem-no devem associar-se ao my-fi através da rede que vem pré-configurada. Os dados de acesso estão indicados dentro do equipamento, no compartimento da bateria. Estes dados devem ser também utilizados em situações futuras em que tenham de repor as configurações de fábrica.
A sua facilidade de utilização fazem deste equipamento um parceiro ideal para acesso à Internet em locais onde pretendam partilhar um acesso 3G por vários utilizadores. O limite do número de utilizadores apesar de parecer reduzido, apenas 5 em simultâneo, é o indicado para uma ligação deste género. Convem recordar que este equipamento não pretende ser o substituto de um router Wifi.
As 4 horas de capacidade da bateria é são boas para um equipamento deste género, sendo inclusive superior à de alguns computadores portáteis.
Como qualquer equipamento deste género, é possível realizar configurações que vão permitir optimizar a rede e proteger os computadores que acedem a ela.
Em primeiro lugar é possível configurar parâmetros relativos à rede Wifi. O suporte para o modo b/g vem activo por omissão, mas pode ser configurado para suportar apenas um desses modos. É ainda possível mudar a autenticação, o tipo de encriptação e o anuncio do SSID. Uma função muito interessante e que está disponível é a capacidade de o Wifi se desligar após um determinado periodo de tempo sem utilização. É uma forma de poupar bateria. Por fim e para terminar a parte Wifi é possível indicar quais os endereços Mac que estão autorizados a aceder à rede.
Como na verdade este equipamento é um router 3G/wifi é possível configurar parâmetros rede. Exemplos são a criação de uma DMZ, para onde podem apontar tráfego especifico e longe dos outros clientes, a afinação de paramertos da firewall, a criação de servidores virtuais, que podem colocar a responder a serviços, ou a criação de filtros para aplicações especiais, para por exemplo encaminhar trafego de portas especificas para equipamentos específicos dentro da rede.
As hipóteses de configuração são muito alargadas e conseguem afinar este equipamento para se comportar como um normal router, com todas as capacidades inerentes.
Em todos os momentos de utilização da interface web de configuração têm a informação relativa ao estado das diferentes ligações (WAN/3G) e à potencia do sinal que está a servir a ligação à Internet.
Características gerais
- Principais vantagens - Partilha do acesso à Internet por vários utilizadores em simultâneo
- Velocidades - Downl:até 7.2Mbps; Upl:até 5.76Mbps
- Compatibilidade - Para PC, Mac e equipamentos Wi-fi
- Autonomia - Bateria interna (até 4h) para usar em todo o lado
- Instalação - Fácil de instalar e pronto a usar
- Outras vantagens - Ligação de vários equipamentos móveis à Internet compatíveis com a norma 802.11 b/g (consolas de jogos, Tablets,...)
- Conectividade - Ligação via Wi-fi privada e segura, podendo limitar o acesso através de palavra-chave
- Funcionalidades - Já inclui cartão SIM Kanguru. Possui entrada para cartão de memória até 8GB.
Apreciação global
Tal como outros equipamentos similares que já testámos e analisámos, o Kanguru my-fi E5830 é o companheiro ideal para quem viagem ou necessita de aceder à Internet fora dos locais habituais. Com funcionalidades superiores à habituais pens 3G, consegue ser mais completo pois permite disponibilizar o acesso a outros utilizadores de forma simples e sem necessidade de configurações complicadas, quer no equipamento, quer nos computadores que acedem.
Outro ponto positivo deste equipamento é que a sua mobilidade permite que seja colocado no local onde existe melhor sinal 3G, sem que isso implique a necessidade do utilizador estar junto. Podem estar no local mais confortável e colocar o Kanguru my-fi E5830 num local de difícil acesso.
O que diferencia este equipamento dos restantes é a possibilidade de o termos ligado ao PC e continuarmos a usar o acesso wifi. Mas se pretenderem podem usar o Kanguru my-fi E5830 como uma qualquer pen 3G.
O preço praticado pela Optimus para este equipamento é igual ao que as outras operadoras estão a praticar. O preço apresentado na página deste operador indica que o seu custo são € 79,90.
Existem dois pontos negativos a apresentar sobre o Kanguru my-fi E5830. O primeiro tem a ver com a capacidade dos cartões de memória suportados (apenas 8GB). O segundo prende-se com o facto de não ter incorporado um servidor de ficheiros. Esta funcionalidade está dispónivel na maioria dos equipamentos da concorrência e pode ser factor de decisão no momento da escolha.
No geral este foi um equipamento que nos agradou. A sua simplicidade de funcionamento e as suas reduzias dimensões foram os factores que nos chamaram mais à atenção.
Artigos relacionados:
- Análise: Vodafone Sharing Dock
- Análise: Vodafone MiFi 2352 – Router Wifi e 3G Portátil
- Review: Router Wi-Fi D100 (3G)
Homepage: Kanguru my-fi E5830
Homepage: Optimus
Este artigo tem mais de um ano
“isto é o 3G que faltava ao iPod”
Foi o que me surgiu na cabeça assim que vi o anuncio na TV
mas não sei até que ponto seria aplicável…
para o face time claro que não dá, mas não sei se para o skype apenas por voz não será o suficiente …
sim..
aliás.., esta foi a razão pela qual eu decidi não comprar o ipad com 3G…
3G implicaria 2 cartões.., 2 serviços a pagar!..
assim, abre-me as portas à internet no portatil.., e ou.., internet movel (de bolso) para o ipad ou telemovel!
Este tipo de gadgets podem realmente mudar os consumos das famílias. As pessoas que têm educandos com e-escolas, que recebem as pen’s USB de Internet, podem pensar em adquirir um equipamento destes e em casa partilhar o sinal pelos outros dispositivos.
Comprei um iPad e é o que uso para ter acesso à internet. Passei para o My-Fy o cartão SIM de uma placa USB Kanguru que já tinha e ficou o assunto resolvido sem ter que pagar mais uma assinatura.
P.S. A configuração não é a habitual em que se liga o computador ao router por cabo ethernet e se configura o router, incluindo a escolha da password (key). No My-Fy não há RJ45, a key está junto ao cartão SIM, por baixo da bateria.
Pilhas novas de 4 em 4 horas?
Se eu percebi bem esta máquina não permite recarregar as pilhas enquanto está a ser usada.
Se esse meu entendimento é correcto, façam umas contas e vejam lá se tem alguma utilidade.
Este equipamento trabalha com uma bateria própria e não com pilhas.
E eu tive o equipamento a funcionar se qualquer problema, com ele ligado a um transformador.
Se tem de se levar + um transformador e ligar à corrente, podiam arranjar qualquer coisa melhor como tem (ou tinha) a ZON.
POUCO IMPORTANTE: Em português é norma usar a palavra “pilha” para um dispositivo em que os eléctrodos estão ligados a substâncias diferentes. Bateria usa-se se essas substâncias forem iguais, como no caso dos carros com motor térmico que usam geralmente baterias com os 2 eléctrodos de chumbo.
Essa distinção está no entanto a cair em desuso, principalmente porque os programas escolares estão uma miséria.
No caso em discussão penso que são pilhas (recarregávereis) mas não estou bem certo.
A vantagem do My-Fy é ter uma bateria que, estando carregada, não precisa de estar ligado à corrente eléctrica (ao contrário de outros routers 3G), nem ligado ao computador.
A trabalhar continuamente dura umas 4,5 horas, mas como desliga ao fim de 10 minutos sem utilização dura mais tempo.
Não tem transformador próprio. Carrega por USB, através do computador ou de um transformador USB.
Quem é que falou em pilhas? O aparelho tem uma bateria recarregável por usb e pode estar ligado ao pc por usb e a carregar…
Não percebi a confusão…
“O aparelho tem uma bateria recarregável por usb e pode estar ligado ao pc por usb e a carregar…”
Infelizmente penso que estás errado…
Ou seja.. para quem tem um Netbook ou um iPad (tablet’s) ou até um iPod e não tenha uma Pen USB este equipamento é o melhor de dois mundos! Temos internet movel e sem fios que podemos partilhar com vários aparelhos! Para quê comprar um iPad por mais 100€ só por ter 3G? Acredito que o iPad 2G já nem deve ter como opção o 3G por mais €’s.. deve ter logo de origem, até por os concorrentos todos o terem!
Na verdade nem há como ligar uma pen USB 3G ao iPad, porque não tem portas USB (por acaso não é só uma questão de portas, é também de sistema operativo e não estou a ver essas pen a trabalhar com o iOS ou o Android).
O iPad actual, para cada versão quanto à capacidade de memória flash (16GB, 32GB e 64GB) tem duas versões, uma só Wi-Fi e outra Wi-Fi + 3G que custa, de facto, mais €100 euros. O My-Fi, ou outra solução parecida, dispensa comprar a versão Wi-Fi + 3G e, sobretudo, dispensa uma nova assinatura para o cartão microSIM a colocar no iPad.
Bom dia, eu tenho o MiFi 2352 da Vodafone e tenho algumas dificuldades na conectividade com o Samsung Galaxy S. Já andei a ponderar adequirir este modem para testar mas existe um modelo mais recente deste equipamento o Huawei E585.
Desbloqueado, pode ser adquirido na Amazon:
http://www.amazon.co.uk/Unlocked-Wireless-Modem-Huawei-E585/dp/B003VHT37U/ref=sr_1_1?s=gateway&ie=UTF8&qid=1285933235&sr=8-1
A minha experiência revela que há algum problema de compatibilidades entre esse tipo de aparelhos e as operadoras.
Já esperimentei trocar cartões de pens de operadoras diferentes e não funcionou, apesar de não existir nenhuma indicação de bloqueamento à operadora.
Já fiz a experiência à algum tempo, e este é um assunto que deverá melhorar, mas aqui fica a minha experiência.
Aparentemente esse modelo já permite carga pelo PC que o está a usar.
Experimenta lá e depois diz alguma coisa :-). Eu ando à procura de uma coisa assim à anos.
“O preço praticado pela Optimus para este equipamento é igual ao que as outras operadoras estão a praticar.”- cito.
Até quando vamos permitir que este “cambão” entre as operadoras funcione nas nossas barbas?
Porque nos indignamos tanto quando a gasolina sobe em todas as gasolineiras – mesmo que estas dêem justificações mesmo que esfarrapadas?
Estes, ao menos, não dizem nada e vão-nos ao bolso com uma desfaçatez incrível . Até quando vamos pagar as comunicações móveis mais caras da Europa,impávidos e embasbacados?
iPad + Velcro + Sabonete Vodafone Hopspot = Winning Team
Já tenho equivalente, o meu telemóvel HTC Diamond faz isso 😛
Negativo, o HTC Diamond NÃO partilha 3G para 5 acessos WiFi, apenas para um porque utiliza Ad-Hoc e não Infrastructure. Também já liguei o Diamond ao um WRT54GL mas não é bem a mesma coisa que este E5830, que é muito bom mesmo e muito fácil de configurar!
Alguém sabe o limite maximo de dispositivos que podem estar ligados ao mesmo tempo?
Está descrito no artigo…
“O limite do número de utilizadores apesar de parecer reduzido, apenas 5 em simultâneo, é o indicado para uma ligação deste género”
Gostaria de saber se o kanguru myfi é compatível com a Nintendo DS Lite e com a Playstation 3
Boa noite, comprei um tablet samsung 10.1 gt-p7510 hi-fi e não tem entrada usb, fiquie sabendo que há no mercado um tipo de roteador p/ hifi , que eu possa conectar sem encaixe de usb, acho que é enviado tipo hailess, é verdade este aparelho o Modem Kanguru my-fi E5830
é deste tipo, se não como faço p/ acessar internet só com hi-fi na rua ou em qualquer outro lugar sem depender do 3g pois este aparelho não tem 3g somente hi-fi! grato
André
Este aparelho precisa da entrada de cabo no aparelho , ou ele envia conecção sem cabo tipo wailles?
Olá!
Como poderei obter este firmware da kanguru para o E5830 ?
Muito obrigado!
Eu comprei para o meu filho um portatil do e-escola com uma pen da Kanguru. Mudámos de casa e agora a internet em casa é tão lenta que dificilmente se consegue alguma coisa. Este equipamento tem uma melhor captação do sinal ou é igual à pen?
Boa noite. Como é que posso mudar a password do WiFi do meu router que é Kanguru?
Boa noite. Como é que posso mudar a password do WiFi do meu router que é Kanguru?
É hospot *