Análise: Vodafone Sharing Dock
Actualmente a mobilidade exige que tenhamos acesso à Internet em qualquer lugar. As Pens 3G vieram dar um impulso significativo a este conceito de liberdade e de autonomia. Existe no entanto a necessidade de partilhar esses pontos de acesso com os utilizadores à nossa volta, aumentando os níveis de produtividade quer ao nível profissional quer ao nível familiar num ambente de lazer.
A necessidade é rapidamente detectada e traz ao mercado novo dispositivos que conseguem optimizar a tecnologia existente. A Vodafone é um dos operadores que tem no seu portefólio de produtos equipamentos com a capacidade de conectar múltiplos utilizadores à Internet. Foi neste âmbito, e seguindo o que havíamos já apresentado, que resolvemos analizar a Vodafone Sharing Dock.
A Vodafone Sharing Dock é um equipamento que permite a partilha, via wireless, de acesso à Internet através de uma pen 3G. Com um design muito elegante, é um equipamento perfeito para quem tem um acesso à Internet móvel e que pretende, por exemplo, partilhar esse acesso dentro da sua casa, evitando que apenas um computador tenha acesso à rede.
Para além das características técnicas atractivas este equipamento realça-se pelo equilibrado preço que apresenta. Estamos perante um equipamento de 29,90€.
A sua forma de reduzidas dimensões permite que seja colocado em qualquer lugar sem que se torne incomodo. Podem ainda coloca-lo num local onde a pen 3G consiga melhor sinal, graças à capacidade de partilha via wireless.
Tem ainda a capacidade de servir como servidor de ficheiros multimédia, colocados dentro de cartões MicroSD inseridos na Vodafone Connect Pen.
Permite que qualquer equipamento com capacidade de se ligar a redes Wifi se ligue e aceda à Internet. Não são apenas computadores, mas também consolas de jogos, molduras digitais ou câmaras fotográficas.
Equipamento
Com uma construção sólida, tem apenas duas interfaces de ligações físicas. Uma, no topo, onde devem ligar a pen 3G e uma na retaguarda onde podem ligar um cabo RJ45. Nessa mesma zona anterior está localizado o botão que o liga e a alimentação eléctrica. Junto do local onde devem ligar a pen 3G (porta USB), estão quatro leds que indicam o estado das diferentes ligações. O primeiro indica o estado da Sharing Dock (ligado/desligado), o segundo indica o estado da ligação sem fios, o terceiro o tráfego Internet e o último a força do sinal 3G.
Existe no lado direito um botão que permite que os equipamentos sem fios se liguem à Sharing Dock de forma simples através de WPS (Wireless Protected Setup ). Esta tecnologia, nativa no Windows Vista e 7, permite que se realizem ligações wireless entre os AP's e os equipamentos, de forma rápida e segura, sem que os utilizadores tenham de se preocupar com as configurações. Foi criada pela Wi-Fi Alliance e anunciada em Janeiro de 2007.
Na parte inferior do equipamento está o botão de reset e uma zona informativa onde estão, entre outras, os dados de acesso originais.
A sua instalação e consiguração são extremamente simples e em menos de 5 minutos conseguem instalá-lo, configura-lo e colocar os equipamentos a aceder à Internet.
À semelhança de muitos outros equipamentos Wireless, a Vodafone Sharing Dock vem configurada com um SSID e uma chave de acesso pré-definidos e indicados na parte inferior. Uma vez que a configuração do equipamento é feita na integra através de uma interface web, o primeiro passo a ser realizado é a configuração dessa rede wireless.
Configurações
Este equipamento, na parte Wireless tem a capacidade de ser configurado em diversos modos de segurança. Desde o método de acesso sem qualquer segurança (Open) até aos mais recentes e por isso mais seguros (WPA2-PSK). Têm ainda possibilidade de adicionar em cima destes métodos a filtragem por endereço Mac.
Para quem pretende fazer uma configuração mais apurada e refinada existe a possibilidade de criação de regras de NAT para encaminhamento de tráfego especifico para determinados IP's. A Vodafone Sharing Dock vem com uma vasta lista de aplicações já pré-definidas e prontas a serem utilizadas sem necessidade de configuração. Basta escolher as pretendidas e aplica-las. É ainda possível efectuar alterações às configurações de rede (DHCP, DNS, etc) e criar uma zona DMZ.
A Vodafone Sharing Dock está preparada para trabalhar com a maioria das pen's 3G que a Vodafone comercializa. A lista de equipamento indicada pela Vodafone que consegue sem problemas usar ligar-se é a seguinte:
- Vodafone Connect Box E220
- Vodafone Connect Box E272
- Vodafone Connect Pen E172
- Vodafone Connect Pen K3520
- Vodafone Connect Pen K3715
- Vodafone Connect Pen K3565
- Vodafone Connect Pen K3805
- Vodafone Connect Pen K4505
Considerações
Como ponto negativo deste equipamento temos apenas a apontar a limitação da utilização por cinco utilizadores simultâneos. Não é uma limitação muito impeditiva, mas pode pesar na hora de decidir a sua aquisição.
Um ponto positivo e de extrema importância nos dias de hoje é o seu preço. São apenas 30 euros, a que têm de acrescer a compra de uma pen 3G e as respectivas mensalidades, mas para muita gente este custo está já a ser assumido e pago.
Um outro ponto também muito importante na hora de decidir a sua compra é a sua facilidade de utilização e configuração. Na maioria dos casos será apenas ligar à corrente eléctrica e começar a utilizar. As únicas configurações necessárias são requeridas no momento da primeira ligação e mesmo essas estão simplificadas.
Tenham ainda em consideração as funcionalidade de servidor multimédia e de partilha de ficheiros.
A Vodafone Sharing Dock é um equipamento muito interessante para quem tem acesso à Internet através de pen's 3G. Conseguem de forma simples partilhar esse acesso, através de uma rede Wireless, de forma simples. Perfeita para quem quer ter em casa um hotspot e continuar a ter a mobilidade a que se habituou.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Suporta 802.11n ou é só até ao g?
de que serve ser 54Mbps se a rede 3G nao dá mais do que 7.2Mbps …. Wifi a 11Mbps é mais que suficiente….
E que tal uso interno? Ou quem tem um Router N e quer ter suporte para 3G, tem que ter dois routers?
kuantos pontos é preçiso para baixar o preço?
n nativo
António,
Suporta 802.11.b/g/n
ora bem , Não comprem, foi o maior barrete que me enfiaram até a data chego a ter vergonha de pertencer a rede Vodafone (telemóvel). resido no centro do porto Constituição, e o sinal caia constantemente, “informação nas configurações do router a ligar a rede 3 G” e nunca ligava anão ser carregando no botão ligar/desligar. Como se não bastasse o meu plano era sem limite de download upload. até 15 Giga após isto a funcionaria alertou me para a politica de utilização responsável….???? outra dor de cabeça ,, logo após os 15 Giga gastos onde eu tentei verificar na pagina da Vodafone o nível de consumo e…para meu espanto nada constava o bits de consumo, a velocidade passaria a ser 128 bits que não seria muito mão…errado :-/ tinha valores de 10/9/ etc bits. tenham cuidado pesam por escrito a afirmação do pacote que contratam pois eles só pensão em vender…depois pagam a mesma coisa mesmo que sempre com avarias( para finalizar a velocidade maxima obtida com um bom medidor de velocidade internet como o da intel, 2.1 Mbps nem 3 Mbps, a correr bem…CUIDADO e boa sorte PS: para a geração 4g se a 3.5 g não da 7.2 MBPS como publicita…???
Só dá para pens da Vodafone? Não funcionará com uma pen SAPO?
Ricardo,
A lista de pen’s que a Vodafone indica serem suportadas está listada.
Não testámos outras pen’s, mas se forem iguais às que a Vodafone comercializa deve dar. Mas vais ter de alterar configurações.
Muito bom!
Qual é a voltagem/amperagem? Será que dá para ligar, com o respectivo adaptador, a um isqueiro de automóvel?
Dá.. a corrente é mais que suficiente..
Cumps
heheh Lan party num automóvel 🙂
Adquiri este equipamento à pouco tempo, por dar uma vantagem que não foi referida aqui e que acho de extrema importância.
O facto de estar a usar uma ligação 3G implica muitas vezes que nalguns pontos de minha casa, não tenha um sinal de qualidade. Isto implica que a minha ligação fique por vezes limitada ao GSM (O que é muito lenta). Esta foi uma das principais razões porque adquiri o equipamento, visto poder deixar-lo perto de uma janela ou de uma zona onde o sinal 3G tem melhor qualidade.
Outro ponto que se esqueceram de referir é que o equipamento está disponível através do clube viva por apenas 15 euros. (Atenção que obriga a um contracto de permanência de um ano e meio associado a um contracto de dados-pen3G ou voz-telemóvel)
Tenho apenas a apontar um ponto negativo. O alcance do wifi não é dos melhores, e visto não possuir nenhum suporte para antena externa, nada se pode fazer quanto a isso. De resto é um excelente produto pelo preço.
Resta-me dizer, excelente review, bom trabalho.
O primeiro ponto que indicaste foi referido:
“Podem ainda coloca-lo num local onde a pen 3G consiga melhor sinal, graças à capacidade de partilha via wireless”.
Não tivemos acesso aos preços que o clube viva pratica e em que moldes, por isso apenas apresentámos o preço de venda “normal”. Mas sim, recorrendo aos pontos consegue-se este equipamento a preços mais convidativos.
Obrigado pelo comentário.
por acaso ja vi uma solução destas, o GlobeSurfer 3G HSDPA
http://mobile.engadget.com/2006/02/13/options-globesurfer-3g-hsdpa-router/
Este tipo de soluções são sempre bem-vindas quando portateis e a um preco justo.
Uma alternativa a este equipamento é o MiFi 2352 que já foi aqui analisado e também a mais recente novidade da Optimus: http://www.optimus.pt/Particulares/Kanguru/OfertaKanguru/Kangurumy-fi
Adquiri um MiFi 2352 da Vodafone mas estou com algumas dificuldades na utilização do aparelho através do Samsung Galaxy S que fica conectado mas não consegue sair para a internet. En termos técnicos não deveria haver problemas pois o importante é a norma 802.11 mas no entanto o Galaxy teima em não comunicar.
Da maneira que qualidade da net móvel anda em Portugal, uma ligação nem para um dá quase, quanto mais para partilhar…
Não concordo totalmente, acho que o não dar depende mesmo muito da zona. Eu pessoalmente uso banda larga vodafone desde que saiu e neste ultimo ano uso muito opção de partilha, e dá perfeitamente para todos! Ainda agora estive de férias com uns amigos no Algarve, e no meu Mac partilhei para toda a gente e eram 4 pc’s a usar ao todo e a net estava bastante bem, youtube em cima, downloads, tudo, e tenho 5mb apenas.
A optimus também tem uma oferta semelhante, porém melhor, o “router” funciona com uma bateria.
Mas o melhor mesmo, em embora perca em termos de portabilidade ( para a oferta da optimus), o meu querido SMC(….)3GN – /n draft. Comprado na media markt por apenas 60euros 😀
cheers
Acho que não devo precisar desta geringonça vodafone…
https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/como-criar-uma-rede-wireless-a-partir-de-um-mac/
Se assim só tens encriptação WEP não é lá muito seguro.
Agora imagina uma família que vai de férias com os respectivos portáteis, smartphones e o diabo-a-sete. Uma rede Wi-Fi com base num router+placa 3G é mais prática.
Ainda agora comentei em cima num outro tópico, fui de férias com amigos e partilhei no meu Mac a minha placa vodafone e eram 4 a usar e a rede estava mesmo muito boa, e usavamos youtube, downloads e tenho apenas 5mb. E já venho a partilhar internet à mesmo muito tempo. Depende dos pontos onde estamos
A Optimus, para as placas 3G Kanguru, tem o Router Huawei D100, a €69,90. Funciona impecavelmente.
Os routers da Vodafone e da Optimus já vêm pré-configurados para as respectivas placas, o que os torna muito fáceis de utilizar – praticamente é só escolher o tipo de encriptação e a password.
Nunca percebi se, com e mais trabalho de configuração, conseguia usar o router com uma placa 3G de outro operador.
€69,90?? No site está a € 29,90…
Agora também tem o “Optimus Kanguru my-fi” que custa € 99,90.
Alguém sabe a diferença, além de o my-fi não precisar de pen? Acho que não compensa o preço.
€69,90 foi o que paguei e é o que está no site. Os €29,90 se calhar é em pacote router+Kanguru
O “Optimus Kanguru my-fi”, que não conhecia, trabalha com uma bateria de longa duração, o que é uma vantagem. O router Huawei D100 precisa de corrente eléctrica, só dá para usar em casa.
http://loja.optimus.pt/Empresas/Telemoveis/Detalhe/Huawei/D100
http://www.optimus.pt/Particulares/Kanguru/OfertaKanguru/ProdutosWiFi/
Aqui está a €29,90… curioso ter diferentes preços no mesmo site!
Do meu bolso saíram €69,90, em Junho. Fui confirmar com a factura :green: Na electrónica de consumo acontece. Provavelmente querem um preço competitivo com a Vodafone – o router do post também está a €29,90.
o d100 custava 69.90€, mas quando foi anunciado o mi-fy a 99.90€, reduziram o preço do d100 para 29.90€; provavelmente por uma questão de competitividade de preços com a vodafone.
TMN para variar continua em ultimo..
Só uma correcção 😉
Onde está:
“… profissional quer ai nível familiar num ambente de lazer.”
Não deveria ser:
“… profissional quer a nível familiar num ambiente de lazer.”
?
Cumps.
CMD
Corrigido, obrigado.
Excelente review.
Desculpem o reparo, multiplus seria múltiplos.
Já corrigimos, obrigado.
Correcção: Portfólio e não Portefólio
portefólio
(inglês portfolio)
s. m.
1. Conjunto de material gráfico utilizado em apresentações.
2. Conjunto de trabalhos ou de fotografias de trabalho de um profissional das artes.
3. Dossiê ou documento com o registo individual de habilitações ou de experiências.
4. Pasta ou cartão duplo para guardar papéis. = dossiê, porta-fólio
Uso este em casa e o Mifi Hotspot 2352 on-the-go. Com o iPad, iPhone, Laptop até dói de tão belo casório.
Mais alguma info: Clube Viva €15+300pts; norma N double-flow
Em breve será diponibilizado em Pt o R201, http://bit.ly/cnRfyR , DLNA, possibilitando a partilha de multimedia @ home (max 32Gb SD cards).
Uma vez mais, excelente review.
É uma boa solução para quem não tem routers sem fios por aí…
Sinceramente prefiro a solução do smartphone a servir de hotspot… menos um equipamento para carregar!
Este SW (http://www.joikushop.com/) é bastante mais interessante e faz as vezes do MiFi, do MyFi e outros que tais!
só tem um problema, como é rede ad -hoc, o android não o vê.
2º Parágrafo, 2ª frase
A Vodafone é um dos operadores que tem no seu portefólio de produtos equipamentos com a capacidade de conectar multiplus utilizadores à Internet.
Em vez de multiplus, será múltiplos?
Sim, tens razão. E já corrigimos, obrigado.
Mais uma razão para comprar Mac. Liga-se a pen, partilha-se o sinal e voilá, rede sem fios com encriptação WPA2 e tudo. Querem melhor e mais simples? Não há…
Se sabes tanto deverias saber que essa configuração é igualmente fácil nas versões mais recentes Linux (nomeadamente a distribuição Ubuntu) e no Windows 7 também é simples essa mesma partilha
Com os novos preços de pagar por mês … até nao é mau
– No início falam de um tomada RJ45. Ela funciona? Pode-se ligar um PC por ethernet?
– É possível desactivar o Wi-fi?
– Experimentaram ligar este dipositivo por RJ45 à porta WAN de um router? Ele consegue partilhar a ligação aos dispositivos conectados ao router, sem a limitação de 5 utilizadores?
Não conheço o router do post. Conheço um de uma empresa concorrente. Pelas fotos do post deve ser idêntico. Possa responder a duas das perguntas.
– A tomada RJ45 do router com placa 3G (chamemos-lhe router 3G) funciona. Liga-se esse router a um computador por cabo ethernet, que é a única forma de o configurar.
– Pode-se desligar o Wi-Fi do router 3G. O computador ligado ao router por ethernet continua com acesso à internet
A tua ideia era ligar o router com placa 3G à porta WAN (de acesso à internet) de um router Wi-Fi, ao qual estavam ligados os equipamentos (mais de cinco).
Deve dar. Se eu com o computador ligado ao router 3G por cabo ethernet tenho acesso à internet, os equipamentos ligados ao router Wi-Fi que tenha ligação pela porta WAN ao router 3G, por cabo ethernet, também devem ter. O trabalho de router será feito pelo router Wi-Fi.
Acho que sai mais barato W7+Conectify, presumindo que dê para partilhar a net da pen 3G na rede interna 😛
Isto se a placa que tens no pc tiver um driver que suporte isso.
E ligando um switch à porta RJ45, consegue-se partilhar por vários computadores via cabo e com wireless desligado?
O limite de 5 utilizadores foi imposto pela Vodafone (para limitar mercado) ou será, sei lá, mesmo por que o equipamento ser “modesto” e para não sobrecarregar?
Dará para tirar esse limite?
Gostaria de saber se o router wi fi huawei D100 da optimus, é compativel com a pen zte mf627 também da optimus.
Na optimus dizem me: “não garantimos que funcione.”
Gostava de saber se já alguem experimentou a pen acima referida no equipamento em questão.
eu tenho o router huawei d100 so da com pen huawei
Boas. A nível de configuração alguém sabe se tem alguma opção que possa limitar o nível de utilização da BLM por determinado utilizador? Trocando por miúdos, se tiver uma sharing dock dessas consigo limitar a velocidade de upload e download a um utilizador especifico? Obrigado 🙂
Boa Noite,
Gostaria de perguntar aos entendidos o que pensam de tentar conectar um disco rígido externo com um Mifi ou até mesmo com o sahring dock se possivel.
A intenção seria podermos partilhar por todos o mesmo disco rígido externo. Pontos que ponderamos…
1.Os 16gb que os microSD oferecem não seriam suficentes e então surgiu a ideia de procurar um sistema que pudesse contemplar o router e o disco rígido.
2.Já tentamos procurar um USB WI-fi que pudessemos ligar ao disco mas esta necessita sempre de um sistema operativo…
3.surge-vos alguma ideia??
Muito Obrigada,
Cumprimentos
Olá a todos.
Gostaria de um esclarecimento mais pormenorizado acerca do alcance…
Tenho uma casa razoavelmente grande com 3 pisos desnivelados (não são 3 andares) e uma amplitude ponta a ponta superior a 25m.
Não me interessa, propriamente que a dock cubra toda a casa com uma ligação wireless, mas será que pelo menos no “miolo” (um alcance de 10-15m com paredes e desníveis) fico com um sinal razoável?
Neste momento, tenho um htc em rede wireless com o meu iMac, funciona bem mas com um alcance muito reduzido, será que com a dock vou melhorar substancialmente para ligar outro PC, etc…
Obrigado pela vossa resposta.
Tambem é possivel ligar camaras de vigilançia tipo ip cam ao Sharing Dock?
Olá!
Sou completamente leiga na matéria, por isso não entendo bem a linguagem utilizada.
A minha questão é simples.: tenho pouca rede vodafone em casa e só consigo atender o TM na sala. Não vou ter o mesmo problema com a net? No tarifário da vodafone indicam comunicações ilimitadas? comunicações através de quê? do tm? pode ligar-se um telefone de casa? Peço desculpa pela ignorância, mas estou a tentar encontrar uma alternativa aos serviços ADSL da PT e pensei nesta como hipótese. Só me interessa se tiver chamadas grátis…
estou a falar deste tarifário:
http://www.vodafone.pt/main/Particulares/tv-net-voz/Internet/tarifario_internet_3G.htm
Funciona com qualquer computador, não é verdade?
Obrigada pela atenção e pela paciência 🙂
Laurinda
Eu adquiri com pontos e gostei bastante.
Numa zona que tinha fraca cobertura, coloquei este aparelho à janela e daí acedo via wifi. Muito bom e rápido, passei de 1 net com velocidade medíocre para rápida.
Mas ainda não descobri como se remove ou aumenta o limite dos 5 ip’s simultâneos, que para mim é fácil atingir 🙁
Boas, eu tenho uma Vodafone Sharing Dock, e gostava de saber como posso alterar as definições do router.
Eu não sei se me fiz entender, mas passo a um exemplo, aqui há dias estava no cafe ligado a uma rede da zon, e meti o ip no meu browser, e apareceu-me uma mensagem que dizia que so podia “mexer” no router por cabo.
E gostava de sabr se a Vodafone Sharing Dock tambem tem essas definiçoes, cumps.
Para TMN existe algo semelhante?
Tens o TP-Link TL-MR3220 que tem antena ou o TL-MR3020 que é muito mais pequeno.
Ambos são universais, confirma é a compatibilidade com a pen 3G no site do produto
Thanks! 😉
olá pessoal tenho um modem e220 e é compativel, mas tenho um cartão zon no modem acham que isso vai dar ?? URGENTE
Olá,
Eu tenho uma sharing dock e, apesar da injustiça da “política de utilização responsável (a meio do mês já só tenho net a passo de caracol), até estou satisfeita com o equipamento em si.
Tenho um problema: não consigo estabelecer ligação entre a xbox 360 e a box. Reconhecem a ligação mas não permite navegação na internet nem ligar-se ao xbox live.
Já fui às configurações da dock para autorizar a xbox e não deu em nada, nem por wi-fi nem por cabo.
Alguém me consegue ajudar?
Obrigada.
Boa noite … Eu tenho este equipamento gostaria de saber como posso alterar a pass dele … por favor diga o me algo obrigado
para alterar a pass precisa de entrar no equipamento através de http://192.168.0.1 colocar a senha “admin” e iniciar sessão ir à administração e mudar a pass
Boas será que podem fornecer as configurações da rede Optimus?
Vodafone e TMN consigo na boa….. sóa não acerto com as da optimus.
Obrigado.
Boas….será que se pode configurar como repeater…..usando wds?