Análise – Monitor Samsung 3D LED S27A950D
Após algumas semanas de utilização intensiva, chegou a hora de dar uma opinião pormenorizada acerca deste monitor de design... diferente.
A Samsung marca uma posição importante no sector das TVs e monitores, implementando as melhores tecnologias aliadas a design inovador e moderno. O monitor S27A950D tem uma concepção diferente, moderna, e aposta na tecnologia 3D activa (método eclipse) para a apresentação desses conteúdos em três dimensões. Serão as suas características técnicas tão impressionantes quanto o seu design?!
1. Notas iniciais
No geral, todos os monitores comercializados nos últimos tempos têm o mesmo aspecto, onde o ecrã se fixa num pé central e o hardware está situado atrás do ecrã... de resto, apenas existem alguns pormenores estéticos que os diferenciam. A Samsung alterou um pouco o conceito e criou as séries SA950 e TA950 com o mesmo design.
Anunciado em Janeiro deste ano e lançado em Março, o monitor S27A950D vem dar continuidade à oferta de monitores. O pleonasmo foi propositado e quis frisar que se trata apenas de um monitor, sem opção Smart TV (existente na série TA) ou qualquer funcionalidade extra relacionada com descodificação de vídeo ou som.
2. Características principais
Quando fiz a análise do monitor LG W2486L há quase 2 anos, escrevi que esse era o monitor mais fino do mundo, com apenas 20mm de espessura. Bem, actualmente não sei precisar se este Samsung S27A950 é o mais fino do mundo mas, com um ecrã de 27", é obra ter uma espessura de apenas 11.6mm.
Tem uma resolução FullHD (1920x1080 pixéis), contraste DCR Mega (5.000.000:1, estático de 1000:1) e tempo de resposta de 2ms (gray-to-gray).
Inclui óculos 3D prontos a utilizar e tem implementada uma funcionalidade de conversão 2D para 3D que permitirá visualizar, muito mais frequentemente, conteúdos 3D uma vez que ainda não é vulgar encontrar disponíveis conteúdos desse tipo.
3. Especificações
4. Conteúdo da embalagem
O conteúdo não é nada de extraordinário, pelo contrário, seria de esperar pelo menos um cabo HDMI (o mais vulgar actualmente).
A embalagem contém:
- Monitor S27A950D
- Cabo de alimentação + transformador
- Cabo DVI
- Óculos 3D activos SSG-M3150GB
- Fixador de cabo
- Certificado de garantia + Guia de instalação rápida
- Pano de limpeza
- CD com manual, controladores e software
5. Aspecto e design
Embora este monitor tenha um design revolucionário, incomum e de ecrã extremamente fino, isso não o torna "fino" e prejudica um pouco a sua elegância. Concretamente, devido ao pé e base de dimensões consideráveis que tem, o seu toque dá a sensação de ser um "trambolho pesadão" e exageradamente espaçoso, independentemente do tamanho do ecrã. Atenção, é apenas a minha opinião.
O sua estrutura é composta por um ecrã ultra-fino (11.4mm) com plástico preto glossy na moldura frontal e metal (provavelmente alumínio) prateado de superfície escovada atrás, pouco elegante de se ver nessa perspectiva. Tem apenas um ajuste ergonómico, sustentado no pé, que é a inclinação do ecrã (de apenas 20°).
Tem uma base larga também "forrada" com o mesmo metal na paste superior e que suporta o ecrã com um pé (apoio) no canto inferior direito, como mostram as imagens. A base, com apenas 2.2cm de altura, contém todo o hardware necessário ao funcionamento do monitor e inclui todas as ligações, o que torna possível a excelente espessura do ecrã. A área da base é de 185.5 x 515 mm, o que se pode tornar exagerado e algo incómodo de colocar em algumas secretárias. Visto isto, a sua impressionante espessura de nada vale quando a base não corresponde... diria mesmo que é show-off.
O pé que sustenta o monitor é mais do que isso e nele encontra-se o painel de controlo do monitor. Esse painel é totalmente táctil, com boa precisão ao toque e inclui botões para o menu, escolha de entrada/confirmação, botões direccionais, um botão 3D (que além de permitir configurar rapidamente as opções 3D, é um botão programável e poderá servir para outras opções) e o botão Power.
A intensidade de iluminação é adequada e liga/desliga com efeito de desvanecer. Contudo, não encontrei opção para a sua desactivação total para, por exemplo, desligar enquanto se assiste a um filme. Além desses botões tácteis é também aí que se encontra o sensor de movimento PIR que serve também de sensor de luminosidade.
As portas de entrada encontram-se na base, na parte de trás, mesmo junto à superfície onde esta assenta. Considero isso um ponto positivo para a arrumação. Da esquerda para a direita encontra-se o dispositivo anti-roubo Kensington, entradas DisplayPort, DVI e HDMI, saída para auscultadores (proveniente da ligação HDMI) e entrada da alimentação (14V).
Notei um pormenor, na cobertura da base logo acima das fichas de ligação, onde o metal não está firme e apresenta uma folga considerável. Esse não é um local que seja propriamente para estar a mexer, no entanto fica o reparo deste acabamento. O vídeo abaixo demonstra-o bem.
Índice
- Página 1
- 1. Notas iniciais
- 2. Características principais
- 3. Especificações
- 4. Conteúdo da embalagem
- 5. Aspecto e design
- Página 2
- 6. On-Screen Display
- 7. Tecnologias disponíveis
- 7.1. Photo Accutacy 100%
- 7.2. SAMSUNG Magic Angle
- 7.3. Ultra Clear Panel
- 7.4. Iluminação LED
- 7.5. ECO Motion Sensor e ECO Light Sensor
- 7.6. Tempo de resposta
- Página 3
- 8. Desempenho 3D
- 8.1. Conversor 2D para 3D
- 8.2. 120Hz Real
- 8.3. Perfis de visualização
- 8.4. Experiência na visualização de conteúdos 3D
- 9. Consumo energético
- 10. Veredicto
« página anterior pág. 1/3 página seguinte »
Este artigo tem mais de um ano
Sinceramente parei na parte do TN. Next…
Boa review, mas tal como disse, neste momento só investia num monitor IPS. Por 200 euros já se compra um Dell de 23 polegadas com uma qualidade de imagem fantástica. Mas como é claro, cada um tem os seus gostos e no meu caso dispenso o 3D por completo, tanto no cinema como em casa.
Um feliz natal para todos e em especial para o pessoal da pplware. Muito obrigado pelo vosso trabalho ao longo do ano.
X2
Concordo plenamente…
Lindo! O Natal ainda não chegou, tenho que fazer o pedido a tempo xD
Análise completa e bestial, tal como sempre.
Esse monito é bué da fatela.
quem não comprava era eu.
gosto mais do meu LG 🙂
É horrível!!!
CAROS
Mas como podem dizer que um monitor deste calibre é fraco? Sinceramente, quem não sabe falar de tecnologia vale mais estar calado!
Pedro eu não digo o contrário, as características do monitor são muito boas.
Mas eu não não gosto do design, é esquisito e feio, mas é uma opinião minha cada um escolhe o que quer.
Não disse que era fraco. Pode até ser muito bom, mas na minha opinião tem um design horrível!!!
Se quiseres oferecer-mo… não digo que não! 😀
eu tenho em meu uso O LG 3D TV DM 2780D, e para ser sincero esta coisa pode dar um 3D melhor do que esse
eu tenho em meu uso O LG 3D TV DM 2780D, e para ser sincero esta coisa pode dar um 3D melhor do que esse, esta embalagem ainda me deu um comando com botao acessivel a 3D e da para ver tv coisa que esse n deve dar
Análise muito completa e interessante. Parabéns Sr. Hugo Cura. Infelizmente e embora eu acredite que para uma TV 3D 625€ não seja um total disparate, acho que a TV que vos mandaram para análise tinha defeitos a mais: nas fotos/vídeos nota-se claramente a base não coincide com a “perna”, o plástico da borda é uma anedota, os parafusos há volta do ecrã não mais sairão dali, a maldita TN, e as cores muito pouco homogéneas. Qualquer um destes defeitos seriam, para mim, mais que suficientes para não o comprar. Como disseram acho que vos mandaram uma “amostra” (muito fraquinha por sinal). Espero que a Samsung retire esse modelo do mercado brevemente e corrija (pelo menos) alguns dos erros enumerados.
Obrigado pelo comentário N. Roque.
Suponho que o que foi lançado, está lançado, que é como que diz “este modelo tem estas características, «ponto»”.
A base não coincidir com a perna, que refere, depende da inclinação que o monitor tiver.
O único defeito que noto e que será realmente um defeito, são as manchas escuras nos cantos do ecrã que referi. De resto, é mesmo tudo inerente a este modelo.
NOTA: várias imagens ficaram, por lapso, com o link para a própria miniatura, nomeadamente as mais pequenas.
Já estão todas corrigidas.
Análise muito completa, parabéns por o artigo. Fiquei mais informado sobre o panorama actual desta tecnologia.
Coisa mais feia. Por este preço compra-se um painel IPS em condições.
Bela review com a qualidade a que o Hugo já nos habituou. Sem papas na língua e sempre com sentido crítico.
bem o review serviu para eu ficar a saber que o 3D em monitores continua a trazer problemas de ângulos e a causar má disposição numa grande percentagem de utilizadores e parece-me que ainda tem muito por onde evoluir.
assim sendo o meu velhinho AL2423W de 24″ continua a ser um excelente monitor, começa é a notar-se a diferença nos consumos para os novos ecrãs LED. quando este pifar logo vejo 😉
Gostei bastante da review, mas como já foi dito, tem alguns contras nos meus padrões para comprar uma TV, e hoje em dia, uma tv com apenas 1 entrada HDMI(pelo que vi), já não tem lógica, pelo menos para mim.Para alem de não trazer o cabo… Mas mesmo assim, tens todo o mérito pelo grande trabalho que fizeste, continua.
Obrigado Luís Santos. Tal como referi, eu não vejo este ecrã como uma TV (embora também sirva para isso) mas sim como um monitor, apenas para utilização no computador.
Hoje em dia, uma TV que não tenha a componente “Smart TV” fica fora do baralho. A série S não o tem e é a série T (concretamente T27A950D) que já é mais rica em interfaces… e não só. Contudo todo o resto é igual, incluindo ecrã.
po nao sei nao esse monitor ein, acho que tem melhores
Sr: analista o senhor esqueceu de falar que a tela da samsung eh de 120 hertz em tempo real e as que tem na praca eh de no maximo 57 herts portanto qndo vc concta ela no pc va para painel de controle resolucao de imagem opcoes avancada e monitor desse o mause ate o 120 hertz aplicar e ok a tela fica com uma imagem de cristal e sm contar que ela e de LED.
Para quem achou a tela feia nos U.S.A ela foi considerada a tela a tela mais bonita do ano e ganhou o premio de designer.
Para os que tem tela LG essa m### eu tinha uma todas LG nao sao Black Light ou seja preto brilhante portanto coloque a lg do lado da samsung e joga um call of duty ou assiste um filme em bluray ai depois conversamos essa tela da samsung e para quem pode e nao para quem quer deu para enterder tenho uma e todos os meus amigos que viram a tela compraram uma igual
Esse é o melhor monitor para jogos!