Análise – Monitor Samsung 3D LED S27A950D
8. Desempenho 3D
Este monitor vem munido de óculos activos 3D Samsung modelo SSG-M3150GB que, resumidamente, sincronizam-se com o monitor usando tecnologia Bluetooth e, alternadamente e a uma frequência de 120Hz, escurecem cada uma das lentes.
Os óculos são leves, confortáveis e permitem facilmente a sua utilização por cima de óculos graduados. São alimentados por uma pilha CR2025 que garante uma autonomia de 70 horas de utilização e é facilmente substituível.
Existe um botão na parte superior direita dos óculos que uma vez premido, e após estar activado no monitor um modo de apresentação 3D, é imediatamente sincronizado e começa a visualização em 3D.
8.1. Conversor 2D para 3D É algo longe de estar perfeito. Testei em ambientes de filme, jogo e visualização de wallpapers em ecrã completo e apenas neste último consegui que em cerca de 1/3 das centenas de imagens visualizadas se sentisse realmente a profundidade na imagem, mesmo que parcial. Em todo o resto, mesmo em imagens estáticas, o monitor está constantemente a tentar converter os conteúdos e a imagem fica num tremor constante, desagradável e perturbador.
8.2. 120Hz Real Esta característica está inerente à apresentação de conteúdos em 3D. Sendo a frequência padrão de 60Hz, uma vez duplicada permite que a apresentação dos conteúdos 3D seja sentida com a mesma fluidez sem notar quebrar e tremores na imagem.
8.3. Perfis de visualização Este monitor disponibiliza 4 perfis de visualização: Standard, Jogo, Cinema e Dinâmico (o perfil que consegue contraste de 5.000.000:1). Pessoalmente não gostei de nenhum e, eventualmente, só o perfil Jogo possa estar adequado mas apenas em ambientes de muita luz, nomeadamente natural.
Fiquei com a sensação que estes perfis foram definidos para um monitor com menos poder de iluminação e deslocados para este sem que fosse tido isso em conta. Cada utilizador tem os seus gostos, mas definitivamente a intensidade de iluminação é exagerada e, se usada durante muito tempo, provoca cansaço e poderá, eventualmente, ser prejudicial.
Resumindo, prefiro definir cada parâmetro manualmente.
8.4. Experiência na visualização de conteúdos 3D Fiquei desapontado. Já aqui testei uma TV com a mesma (ou similar) tecnologia de apresentação de conteúdos 3D e nunca notei sombras, também denominados por fantasmas, como notei neste monitor Samsung.
Utilizei a ferramenta TriDef 3D da Samsung para correr alguns jogos com o 3D simulado (a propósito, funciona bastante bem mas utiliza o dobro dos recursos normais), experimentei vários filmes originalmente 3D vertical, e embora se note perfeitamente a profundidade 3D dos conteúdos, todas as arestas apresentam sombras.
Eu explico: se olhar para um vídeo 3D sem activar essa funcionalidade, vejo um vídeo com o dobro da largura, com (aparentemente) a mesma imagem ao lado da outra. Na realidade, são duas imagens que se pretende que fiquem sobrepostas e que, na realidade, após activar a funcionalidade 3D, são imagens distintas que vão ser visualizadas alternadamente e apresentadas a uma frequência de 120Hz. Após activar o 3D, neste caso vertical, e ligar os óculos, cada um dos lados do vídeo deve ser apresentado apenas a um olho. O que é notado é um atraso na imagem apresentada pelo monitor. Ou seja, isto pode dever-se a um tempo de resposta insuficiente ou, de outra forma, a uma frequência de 120Hz que pode não o ser na realidade.
Exemplo de um vídeo 3D, antes de ligar a função 3D no monitor:
Após assistir a cerca de 20 minutos de conteúdos 3D tive de parar pois comecei a notar alguma má disposição e cansaço... o motivo é, claramente, a apresentação de sombras em tudo o que é aresta.
Divaguei online e li alguns testemunhos de trocas e devoluções deste monitor devido a este mesmo problema. Sobra então a incógnita se o problema é inerente às tecnologias ou se é um problema de fabrico que tenha passado pelo controlo de qualidade.
9. Consumo energético
O preço da energia eléctrica não pára de crescer e todos os watts poupados são importantes. Este monitor, com um brilho estrondoso num ecrã de 27", tem valores de consumo excelentes que o tornam assim bastante económico.
A tabela abaixo demonstra as medições que fiz.
O primeiro stand-by surge com o monitor desligado ou sem sinal e o segundo refere-se ao estado de stand-by iniciado pelo sensor de movimento.
O menor consumo notado no modo 3D talvez não fosse de todo esperado mas tal facto deve-se à redução imediata de luminosidade assim que este modo é activado (provavelmente para melhorar a experiência neste tipo de tecnologia 3D). Pelo consumo, é possível aproximar a percentagem de luminosidade (obtida com 3D desligado) que realmente é mostrada no modo 3D.
Aliado a isso e como referi anteriormente em ECO Motion Sensor e ECO Light Sensor, este monitor foi talhado para ser amigo do ambiente e faz um bom trabalho no que a isso diz respeito, tentando baixar o consumo ao máximo mesmo se o utilizador for exigente em termos de brilho no ecrã.
10. Veredicto
Este é um monitor destinado a ocupar um lugar na alta gama mas que, infelizmente, a sua peça determinante (o ecrã) não pertence a essa gama e coloca-o no patamar abaixo.
Acho este monitor quase uma obra de arte e, por não estar acessível a qualquer carteira, pode "fazer a diferença" na secretária onde esteja a ser usado... Não é rico em ergonomia (tem menos liberdade de afinação que um monitor de um computador portátil) e se estiver colocado de frente para uma janela, a reflexão de luz pode ser problemática uma vez que este monitor tem um ecrã glossy.
A qualidade da cor apresentada é muito boa, contudo é intensamente afectada pelo ângulo de visão, tratando-se este de um painel TN. Note-se que a funcionalidade Samsung Magic Angle é um remendo para o painel TN, que por sinal pouco ou nada adianta. Se se tratasse de um painel IPS nada disto seria necessário e este monitor, mesmo que acabasse por ser (ainda) mais caro, tinha o dobro do valor.
A apresentação 3D foi por mim encarada como sendo uma "amostra". O preço dos óculos não é convidativo para que sejam adquiridos óculos adicionais e, como já referi, as sombras presentes constantemente tornam a visualização a "saber a pouco", com muitas arestas ainda por limar.
Pode ser encontrado à venda em portugal por um preço médio de cerca de 625€.
Aspectos positivos
- Design inovador
- Qualidade da cor reproduzida
- Hardware acomodado na base > ecrã super-fino
- Três interfaces de ligação: DVI, HDMI e DisplayPort
- Brilho máximo arrebatador com negros razoáveis
- Excelente consumo energético - LED
Aspectos negativos
- Painel TN - ângulo de visão e qualidade da cor ficam condicionados
- Adaptação ergonómica muito limitada
- Base não rotativa
- Falta de cabo HDMI e DisplayPort
- Tecnologia 3D apresenta alguns defeitos
- Preço
Artigos relacionados:
Índice
- Página 1
- 1. Notas iniciais
- 2. Características principais
- 3. Especificações
- 4. Conteúdo da embalagem
- 5. Aspecto e design
- Página 2
- 6. On-Screen Display
- 7. Tecnologias disponíveis
- 7.1. Photo Accutacy 100%
- 7.2. SAMSUNG Magic Angle
- 7.3. Ultra Clear Panel
- 7.4. Iluminação LED
- 7.5. ECO Motion Sensor e ECO Light Sensor
- 7.6. Tempo de resposta
- Página 3
- 8. Desempenho 3D
- 8.1. Conversor 2D para 3D
- 8.2. 120Hz Real
- 8.3. Perfis de visualização
- 8.4. Experiência na visualização de conteúdos 3D
- 9. Consumo energético
- 10. Veredicto
« página anterior pág. 3/3 página seguinte »
Este artigo tem mais de um ano
Sinceramente parei na parte do TN. Next…
Boa review, mas tal como disse, neste momento só investia num monitor IPS. Por 200 euros já se compra um Dell de 23 polegadas com uma qualidade de imagem fantástica. Mas como é claro, cada um tem os seus gostos e no meu caso dispenso o 3D por completo, tanto no cinema como em casa.
Um feliz natal para todos e em especial para o pessoal da pplware. Muito obrigado pelo vosso trabalho ao longo do ano.
X2
Concordo plenamente…
Lindo! O Natal ainda não chegou, tenho que fazer o pedido a tempo xD
Análise completa e bestial, tal como sempre.
Esse monito é bué da fatela.
quem não comprava era eu.
gosto mais do meu LG 🙂
É horrível!!!
CAROS
Mas como podem dizer que um monitor deste calibre é fraco? Sinceramente, quem não sabe falar de tecnologia vale mais estar calado!
Pedro eu não digo o contrário, as características do monitor são muito boas.
Mas eu não não gosto do design, é esquisito e feio, mas é uma opinião minha cada um escolhe o que quer.
Não disse que era fraco. Pode até ser muito bom, mas na minha opinião tem um design horrível!!!
Se quiseres oferecer-mo… não digo que não! 😀
eu tenho em meu uso O LG 3D TV DM 2780D, e para ser sincero esta coisa pode dar um 3D melhor do que esse
eu tenho em meu uso O LG 3D TV DM 2780D, e para ser sincero esta coisa pode dar um 3D melhor do que esse, esta embalagem ainda me deu um comando com botao acessivel a 3D e da para ver tv coisa que esse n deve dar
Análise muito completa e interessante. Parabéns Sr. Hugo Cura. Infelizmente e embora eu acredite que para uma TV 3D 625€ não seja um total disparate, acho que a TV que vos mandaram para análise tinha defeitos a mais: nas fotos/vídeos nota-se claramente a base não coincide com a “perna”, o plástico da borda é uma anedota, os parafusos há volta do ecrã não mais sairão dali, a maldita TN, e as cores muito pouco homogéneas. Qualquer um destes defeitos seriam, para mim, mais que suficientes para não o comprar. Como disseram acho que vos mandaram uma “amostra” (muito fraquinha por sinal). Espero que a Samsung retire esse modelo do mercado brevemente e corrija (pelo menos) alguns dos erros enumerados.
Obrigado pelo comentário N. Roque.
Suponho que o que foi lançado, está lançado, que é como que diz “este modelo tem estas características, «ponto»”.
A base não coincidir com a perna, que refere, depende da inclinação que o monitor tiver.
O único defeito que noto e que será realmente um defeito, são as manchas escuras nos cantos do ecrã que referi. De resto, é mesmo tudo inerente a este modelo.
NOTA: várias imagens ficaram, por lapso, com o link para a própria miniatura, nomeadamente as mais pequenas.
Já estão todas corrigidas.
Análise muito completa, parabéns por o artigo. Fiquei mais informado sobre o panorama actual desta tecnologia.
Coisa mais feia. Por este preço compra-se um painel IPS em condições.
Bela review com a qualidade a que o Hugo já nos habituou. Sem papas na língua e sempre com sentido crítico.
bem o review serviu para eu ficar a saber que o 3D em monitores continua a trazer problemas de ângulos e a causar má disposição numa grande percentagem de utilizadores e parece-me que ainda tem muito por onde evoluir.
assim sendo o meu velhinho AL2423W de 24″ continua a ser um excelente monitor, começa é a notar-se a diferença nos consumos para os novos ecrãs LED. quando este pifar logo vejo 😉
Gostei bastante da review, mas como já foi dito, tem alguns contras nos meus padrões para comprar uma TV, e hoje em dia, uma tv com apenas 1 entrada HDMI(pelo que vi), já não tem lógica, pelo menos para mim.Para alem de não trazer o cabo… Mas mesmo assim, tens todo o mérito pelo grande trabalho que fizeste, continua.
Obrigado Luís Santos. Tal como referi, eu não vejo este ecrã como uma TV (embora também sirva para isso) mas sim como um monitor, apenas para utilização no computador.
Hoje em dia, uma TV que não tenha a componente “Smart TV” fica fora do baralho. A série S não o tem e é a série T (concretamente T27A950D) que já é mais rica em interfaces… e não só. Contudo todo o resto é igual, incluindo ecrã.
po nao sei nao esse monitor ein, acho que tem melhores
Sr: analista o senhor esqueceu de falar que a tela da samsung eh de 120 hertz em tempo real e as que tem na praca eh de no maximo 57 herts portanto qndo vc concta ela no pc va para painel de controle resolucao de imagem opcoes avancada e monitor desse o mause ate o 120 hertz aplicar e ok a tela fica com uma imagem de cristal e sm contar que ela e de LED.
Para quem achou a tela feia nos U.S.A ela foi considerada a tela a tela mais bonita do ano e ganhou o premio de designer.
Para os que tem tela LG essa m### eu tinha uma todas LG nao sao Black Light ou seja preto brilhante portanto coloque a lg do lado da samsung e joga um call of duty ou assiste um filme em bluray ai depois conversamos essa tela da samsung e para quem pode e nao para quem quer deu para enterder tenho uma e todos os meus amigos que viram a tela compraram uma igual
Esse é o melhor monitor para jogos!