PUBG: Uma aventura Pplware
A convite da Microsoft Portugal o Pplware teve oportunidade de experimentar, numa Xbox One X, Playerunknown's Battlegrounds, o jogo da Bluehole Studio que é um autêntico sucesso no PC, com mais de 20 milhões de cópias vendidas e que está recorrentemente no topo de visualizações de streams no Twitch.
Para não destoar do sucesso do PC e pelo que foi possível experimentar, acreditamos que PUBG ficará no top de jogos mais jogados do Xbox Live durante os próximos tempos.
Mas afinal o que é PUBG? De forma muito sucinta imaginem um modo de jogo, num mapa de dimensão de um GTA, com 100 jogadores, todos contra todos, onde o último sobrevivente é o vencedor da partida. Depois de me instalar numa sala que qualquer fã da Xbox gostaria de ter em sua casa, foi hora de passar a ação e pude finalmente testar e perceber o que torna este jogo, que ainda se encontra em fase de acesso antecipado, ou seja, que ainda se encontra a ser desenvolvido, tão especial.
Após aterrar com o meu personagem, dirigi-me à casa mais próxima na expetativa de esta estar vazia, caso contrário teria um fim prematuro na minha aventura, uma vez que não se começa com qualquer arma no inventário. Aliás, no inventário apenas temos um par de calças e uma camisola, a partir daqui cabe ao jogador procurar armamento e proteção, quer seja em edifícios ou nos corpos dos adversários. Já mais confiante e com uma caçadeira nas mãos surge o alerta de que a área segura vai encurtar. Quando estamos fora do perímetro da área segura temos alguns segundos até que se comece a perder vida e eventualmente morrer, esta foi a maneira que a Bluehole arranjou para garantir que uma partida não se arraste por várias horas e de que os jogadores estejam sempre em movimento.
O primeiro confronto com outro jogador surge pouco tempo após chegar à área segura, e depois de um pouco de jogo do rato e do gato lá consegui eliminar o adversário e prosseguir para uma nova área segura. Mais uns minutos de movimentação cautelosa e consigo avistar um veículo, onde a minha jornada, infelizmente, iria terminar. E porquê? Porque aquele buggy exposto numa área tão aberta, não era mais de que um chamariz de um outro jogador, uma tática inteligente e que acabou por custar a vida do meu personagem.
Como dito, o jogo ainda se encontra em acesso antecipado, e a prova disso é a performance do jogo, que ainda deixa algo a desejar. No arranque de uma partida foi possível verificar os problemas de framerate, nomeadamente no lobby, onde estão os jogadores todos, e no salto do avião. Após o jogo começar e aterrarmos com sucesso a framerate estabiliza e apenas oscila em zonas com mais edifícios. Há que referir, no entanto que o jogo corre nativamente a 4K na Xbox One X e a distância de visualização é enorme.
PUBG ainda está numa fase embrionária, mas a diversão que proporciona já está bem aprimorada, estando já disponível os modos de jogo em equipa. Aqui no Pplware vamos ficar à espera de futuras atualizações, de melhorias na performance e claro, em mais mapas e quem sabe, novos modos de jogo. Trazer PUBG para o universo das consolas a tempo do Natal foi com toda a certeza uma aposta ganha pela Microsoft. Vemo-nos em Erangel!
Gostaríamos de agradecer à Microsoft pelo convite!
Este artigo tem mais de um ano
Provavelmente o jogo mais mal optimizado que joguei nos ultimos anos 😀
Provavelmente o melhor que jogaste 😀
Aqui reside a diferença, usa o TEST e vais ver a diferença em FPS, pelo menos no novo mapa. O antigo ainda não está optimizado.
Estamos a falar de dimensões nunca usadas em jogos com número de jogadores no mesmo mapa em simultaneo também nunca visto.
Haverá melhorias porque de facto já se notam, quem joga do inicio viu a performance melhorar imenso, ainda tem espaço a melhorar mais.
Jogo brutal para quem tem minimo de jeito para este tipo de fps, mesmo quem só saiba morrer faz coisas muito divertidas. O jogo fundamentalmente é entretenimento puro, cada jogo é um filme diferente, cada jogo é um jogo novo dentro do mesmo.
Pois…
Os cerca de “1,342,857 players online at the same time” que bateram qualquer record, ou os vinte milhões de cópias vendidas em seis meses de vida, são números de quem não gosta de jogos optimizados.
Exacto!
O jogo ainda não saiu, o que pagamos foi a oportunidade de vê-lo a evoluir e só isso já foi um privilégio.
O motor do jogo devia ser melhor é um facto mas ainda tem muito para optimizar.
Grd Jogo e o resto é letra 😀
A questão está aí mesmo. Quem o joga desde muito cedo, tem notado as melhorias semana após semana, o que faz ter alguma esperança que o jogo venha a ter um otimização brutal. No momento em que lançam Erangel (O segundo mapa), notaram-se ainda mais melhorias, pois o mapa vem muito mais otimizado.
E depois, para quem se queixa de bugs e afins, posso dizer que, neste momento, os Bugs que o jogo vai tendo, foi talvez o que prendeu ao jogo pelos momentos fenomenais de riso que já me proporcionaram enquanto jogo com a malta.
A falta de otimização e alguns bugs do jogo, quase que se tornaram o principal icon do jogo para aguentar os jogadores pela diversão que, incosequentemente, provocaram na malta.
Outra coisa que me deixa bastante satisfeito, é o Feedback/trabalho mostrado pela equipa de desenvolvimento do jogo, que tem mostrado, semana após semana, que não fez um jogo para depois andar a lançar atualizações de 6 em 6 meses sem nada dizer à comunidade. É de fato uma equipa de trabalho que já não via em jogos à muito tempo, onde ouvem a comunidade, vão à procura de a satisfazer, e é raro passar uma semana sem dizerem nada, sem darem novidades e sem lançar novos updates, quer de otimização quer de jogo/funcionalidades.
Desde que as atualizações semanais que façam não sejam como as atualizações que tive de fazer durante o período de 1 mês e meio que joguei LoL, que demoravam uma eternidade, acho que fazem bem