Obscuria representa Portugal na Suécia!
Já aqui havíamos dado conta do talento dos nossos game developers, falando um pouco sobre o programa Playsation Talents e sobre o Gamenest. Se dúvidas houvesse sobre o talento e a qualidade destes jovens developers, ficariam, decerto, dissipadas após se saber que um dos jogos sobre os quais falámos é o representante de Portugal na Nordic Game.
Este certame anual (organizado em Malmö, na Suécia) é um dos maiores eventos europeus de videojogos, juntando grandes comunidades e empresas de desenvolvimento de jogos, não só europeias, mas também mundiais.
Ao longo do ano anterior ao evento principal, representantes da organização deslocam-se a vários países para organizar o Nordic Game Discovery Contest, cujo objetivo é escolher, entre vários projetos, um representante de cada país.
Pela primeira vez em Portugal (o sétimo país a ser visitado), a escolha recaiu sobre Obscuria, do estúdio Insiduos Games que, deste modo, vai representar o nosso país neste evento. Esta é mais uma distinção arrecadada por este jogo depois de ter sido nomeado um dos dez finalistas do Prémios Playstation.
Para além de Obscuria, também In Light - produzido pelo estúdio Sunscreen - foi nomeado como um dos quatro finalistas do Nordic Game Discovery Contest. Apesar de não ter sido eleito para representar o nosso país, foi galardoado como sendo "the most original gameplay".
Isto é mais uma prova do talento e da qualidade destes jovens. Decerto que ainda iremos ouvir falar deles no futuro!
Resta-nos desejar o maior sucesso ao Obscuria neste evento, embora ambos os jogos já sejam vencedores.
Os Prémios PlayStation são uma iniciativa inédita em Portugal de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia jovens portugueses a apresentarem projetos para a PlayStation 4, o que significa que o vencedor poderá ver o seu título chegar a mais de 60 milhões de consolas em todo o mundo. O grande vencedor da categoria de Melhor Jogo será anunciado na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation, em Janeiro de 2018.
Os Prémios PlayStation arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de cerca de 150 projetos. Na 1ª edição, o jogo vencedor foi Strikers Edge, do estúdio Fun Punch, um frenético jogo de combate multijogador de arcada, no qual os jogadores lutam contra guerreiros anciões.
Os criadores de Strikers Edge vão ver o título chegar no próximo ano à PS4 em oito línguas diferentes e, além do mercado português e espanhol, também estarão presentes em França, EUA, Coreia e China.
A 2ª edição foi ganha pelo VRock, o título que já está em desenvolvimento para o PlayStation VR e que coloca o jogador num palco a tocar em frente a uma plateia cheia de fãs.
Prémios PlayStation
Os Prémios PlayStation estão divididos numa categoria principal e cinco categorias secundárias:
Categoria Principal:
- Prémio PlayStation para Melhor Jogo de 2017
Categorias Secundárias
- Prémio PlayStation para Jogo mais Inovador
- Prémio PlayStation para Melhor Arte
- Prémio PlayStation para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation
- Prémio PlayStation para Melhor Jogo Infantil
- Prémio PlayStation da Imprensa
- Prémio PlayStation para Melhor Jogo de Competição Online
O projeto vencedor do Prémio PlayStation para Melhor Jogo de 2017 em Portugal terá acesso a:
- Um prémio monetário no valor de 10.000 € para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo
- Kits de desenvolvimento PS4
- Um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa
- Publicar o seu videojogo para a PS4 na PlayStation Store
- Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation no valor de 50.000 €
- Os Prémios PlayStation estão incluídos no programa PlayStation Talents que tem como objetivo impulsionar a indústria do desenvolvimento de videojogos em Portugal e Espanha através de várias iniciativas destinadas a apoiar o talento nacional.
O programa PlayStation Talents conta com cinco áreas de atuação distintas:
- PlayStation Futuros Talentos: uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver o talento de jovens do ensino secundário através da geração de ideias para criar um videojogo.
- PlayStation First: um programa de apoio a instituições de ensino superior no desenvolvimento de videojogos, que já funciona noutros países como o Reino Unido, Índia ou Austrália. Este programa fomenta a formação universitária na área dos videojogos, oferecendo aos jovens oportunidades para criar conteúdos para as plataformas próprias da PlayStation.
- Prémios PlayStation: esta iniciativa promove o desenvolvimento de videojogos de estúdios nacionais e arrancou em Portugal em novembro de 2015. Os projetos vencedores da primeiras edições, Strikers Edge e VRock, estão em desenvolvimento para a PS4.
- PlayStation Games Camp: esta iniciativa, que está em funcionamento em Madrid, Bilbao, Sevilha e Valência, permite juntar num mesmo espaço criativo diferentes estúdios e fornecer-lhes kits de desenvolvimento para a PS4, apoio técnico e legal e uma campanha de comunicação e marketing em meios próprios para apoiar o lançamento dos respetivos jogos. O objetivo é publicar anualmente os títulos dessas equipas para a PS4.
- PlayStation Alianças: nesta área a PlayStation trabalha com estúdios de diferentes perfis e dimensões de forma a desenvolver jogos para a PS4.
Este artigo tem mais de um ano