Comic Con: Chegou a hora da despedida do maior evento geek de Portugal
O maior evento de cultura pop do país despediu-se hoje dos fãs. Foram quatro dias de muita diversão, painéis e convidados especiais que fizeram os fãs sonhar e vibrar com os seus filmes, séries, personagens e jogos favoritos.
O Pplware esteve lá e teve a oportunidade de viver e envolver-se no ambiente da Comic Con, este ano realizada no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras.
Entrar na Comic Con foi como mergulhar num mar de Universos criados por filmes e séries. Tive a oportunidade única de estar muito próximo dos meus personagens preferidos e dos atores convidados que os interpretam. Por outro lado, foi possível conhecer grandes escritores de banda desenhada que tocaram não só a mim, mas também várias gerações de leitores, como por exemplo, Mauricio Meireles.
Ao andar pelo recinto da Comic Con vi fãs mascarados dos seus personagens favoritos com uma notável dose de autenticidade e realismo. É incrível ver o esforço que tantos entusiastas fazem para se preparem para este evento com adereços feitos, muitas vezes, à mão e criados pelos próprios.
Para além disso, observei e experimentei réplicas de objetos utilizados nos filmes e séries que espantam todos os fãs. Foi possível tirar foto com o martelo do Thor, calçar a luva de Thanos (Infinity Gauntlet) e até posar ao lado de um stormtrooper de Star Wars. A minha foto preferida foi tirada em cima de um dos dragões de Deanerys Targerian, da série A Guerra dos Tronos.
Os painéis com os atores são também uma das grandes atrações da Comic Con. Os fãs tiveram oportunidade de fazer perguntas aos artistas e de participar numa conversa informal acerca dos filmes ou séries. Pessoalmente, adorei o painel com o Dan Fogler, ator que interpreta o personagem Jacob Kowalski no franchise Monstros Fantásticos, pertencente ao Universo de Harry Potter.
Por outro lado, a Cave do Markl foi algo único, onde geeks se juntaram para falar da cultura pop, do seu sucesso e reflectirem no impacto na vida de tantas pessoas. Nuno Markl fez subir ao placo convidados especiais como Ricardo Araújo Pereira e César Mourão.
Todos todos os fãs gostaram das compras. É, sem dúvida, das melhores partes. Encontrei imensos produtos de series e filmes bastante cobiçados, passeei entre as várias bancas com itens fanáticos e até encontrei pessoas conhecidas.
A área dos jogos foi também bastante divertida de visitar. Foi apresentado o Dakar 18, criado pela Bigmoon e do qual já falamos aqui. Ontem, dia 8 de setembro, esteve na Comic Con o campeão Ari Vatanen.
A edição deste ano da Comic Con Portugal esteve bastante organizada, foi um evento muito bem conseguido e o espaço tornou-se muito agradável. No entanto, fiquei com a sensação que alguns fãs esperavam mais convidados internacionais. Para além disso, os voluntários não estavam bem preparados e havia falta de informação.
Apesar de preferir a Exponor para a realização de um evento deste tipo, este ano as condições meteorológicas foram ideais e permitiram a realização de uma excelente Comic Con, com muita diversão e energia à mistura tal como seria de esperar de uma celebração da cultura pop. Agora, com o levantar das tendas e das bancas, ficam as recordações, a saudade e começa a crescer o desejo de regressar no próximo ano.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
foi pena não ter chovido….
amadurece no norte, quando já está consolidado… fogem para a capital.
Centralismo de caca…