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Afinal a rede Wi-Fi da PT não falhou na Web Summit

Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

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63 Comentários em "Afinal a rede Wi-Fi da PT não falhou na Web Summit"

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O pai dele
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O pai dele
Meus caros, apenas para complementar o que já foi dito, de facto a Vodafone não teve qualquer falha de rede, adicionalmente nada garante que o equipamento tinha os dados em roaming ligados. Sei de fonte directa que a BTS aka antena da Vodafone, estava perto de metade da capacidade se dar rede 4G a todos os users do Meo arena. Para finalizar e sei que para alguns isto não é novidade, no último dia do evento existiram pedidos de várias quantidades de hot spots portáteis à Vodafone por parte da organização do web summit, uma vez que a rede estava… Read more »
jroldao
Visitante
jroldao

Está em wifi, a receber notificações mas o streaming não arranca (problema de débito), desliga o WIFI e alguns segundos depois recomeça a receber as notificações na rede movel da VF (tempo de transição entre wifi e redes moveis). A hisótria deste acontecimento está a ser virada ao contrário va-se lá saber porquê…basta ver quem é o 2º maior patrocinador do evento…..

Filipe
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Filipe

A rede Wifi falhou mesmo, e muitas vezes, foi ainda colocado por todo lado placares a pedir às pessoas para não acederem à rede #WebSummit, mas sim à rede #WebSummit_5Ghz.
A infraestrutura montada tem duas linhas de 4Gb uma activa e uma de reserva em caso de falha da primeira, nas primeiras horas da manha o sistema teve um colapso com a quantidade de utilizadores tendo alturas em que a velocidade passou para 0,03Mb.

Rui
Visitante
Parece natural ,que tenham pedido para se ligarem a 5Ghz, visto que a 2,4Ghz, a rede está saturada. A quantidade de rogue APs, devices bluetooth e outros equipamentos que usam rádio, é enorme neste tipo de eventos. Quantos stands estão presentes neste evento, que tem o seu próprio AP, que está a lixar o Wi-Fi do evento? Pode-se fazer alguma coisa contra isso? Claro, ir de stand em stand pedir para desligar o equipamento, caso seja só para ter acesso à net (usando a net do evento). Mas estes serão só uma parte, visto que outros precisam mesmo do seu… Read more »
alguem que la esteve
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alguem que la esteve

2.4Ghz saturou, limitação da tecnologia. venha de lá o HOME specialist resolver.
2x 4Gbps eram o backup do backup 😉

JJ
Visitante

A explicação da Vodafone não explica nada.

Dizer que quando se esta ligado a uma rede Wi-Fi o móvel não usa o 4G… não é bem assim. Porque se estiver ligado a uma rede Wi-Fi e eventualmente essa rede não estiver com net, o equipamento pode muito bem voltar a utilizar o 4G, mesmo estando ligado a uma rede Wi-Fi.
Estar ligado a uma rede Wi-Fi, não é simplesmente sinonimo de ter Internet, pode estar apenas numa rede interna.

Na minha opinião, esse eventual problema foi culpa do utilizador. O mais certo foi ele não se ligou a rede wi-fi correcta.

alguem que la esteve
Visitante
alguem que la esteve

Ora aqui está alguém sensato!
Estivemos a conversar com o sr horas antes e o Cromo do Web Summit não avisou ninguem (do WiFi) do que ia fazer e não sabemos em que rede ele se ligou! existiam dezenas de rogues no local.
Nas seguintes demonstrações já se ligou corretamente e tudo funcionou!
O palco tinha uma rede especifica para lhes garantir o acesso a grande parte dos 16Gbps

Fábio
Visitante
Fábio

Possivelmente foi apenas uma tentativa de marketing por parte da meo. Em que mostrava que a internet da meo “é superior” à da Vodafone.

Bruno
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Bruno

Malta… É triste que no vídeo que a Vodafone colocou no site deles apenas apareça a parte em que o telefone está ligado à rede Wi-Fi.
Se o vídeo não tivesse sido cortado iríamos verificar que visto que o Wi-Fi não estava a funcionar ele desligou-o passando a usar a rede 4G da Vodafone e que mesmo assim não carregava a pagina do Facebook .

Vejam o vídeo completo que está no Facebook do Web Summit e comprovem aquilo que escrevo.

Miguel
Visitante
Miguel

I melhor existem outros vídeos maiores que esclarecem que estava mesmo por wireless e em direto deu vem para ver que era por wireless.

KitKat
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KitKat

Sim resta saber em que AP é que ele se estava a ligar.

Bruno
Visitante
Bruno

Vá até ao segundo 24 para perceber que houve uma troca de WiFi para 4G.
Mania de não verem as coisas até ao fim…
http://sendvid.com/raaa2xr9

Nandeco
Visitante
Nandeco

A primeira falha é claramente com wireles, quando ele muda para 4G será que tem nas definições permitir dados em Roaming activos?

Ainda assim a culpa parece ser do iPhone 😛

Bruno
Visitante
Bruno

Se não tivesse dados em roaming ativos o 4G não aparecia lá em cima.

jroldao
Visitante
jroldao

Errado. Está em wifi, a receber notificações mas o streaming não arranca (problema de débito), desliga o WIFI e alguns seg depois recomeça a receber as notificações na rede movel da VF (tempo de transição entre wifi e redes moveis). A hisótria deste acontecimento está a ser virada ao contrário va-se lá saber porquê…basta ver quem é o 2º maior patrocinador do evento…..

Filipe
Visitante
Filipe

Se virem com atenção, o símbolo indicado não prova nada pois este diz respeito a rede WIFI e não a rede Móvel.
Além disso tanto em Wi-Fi como principalmente em qualidade de imagem a MEO é muito superior a Vodafone

jAugusto
Visitante
jAugusto

Para não falar do live streaming: video could not load or timed out… seca monumental…

Diogo
Visitante
Diogo

Lá a rede de wireless da meo com casa cheia nem arranca com testo no speedtest para não consegue arrancar.

eu
Visitante

Acho que ficava bem, rectificar o título da noticia….”Afinal a rede Wifi falhou MESMO”

PedroL
Visitante
PedroL

Concordo!

Nandeco
Visitante
Nandeco
MiguelDias
Visitante
MiguelDias

Enfim, se alguém falhou fou a MEO, a Vodafone não participa no eventol. Mas pelo que percebi foi só noobice ou então uma técnica de publicidade a MEO.

Diogo
Visitante
Diogo

+ 1

Pedro Magalhães
Visitante
Pedro Magalhães

Estou neste momento no pavilhão Atlântico (digo Atlantico porque continuo a defender este nome e não um pavilhão com nome de uma marca) à cerca de 1hr e nem no tablet (mini ipad) nem no smartphone (Samsung S7) consegui ter acesso a net. Wifi conecta-se mas net nem vê-la.

Diogo
Visitante
Diogo

+ 1

abiper
Visitante
abiper

Quem falhou foi o “artista”

Toni da Adega
Visitante
Toni da Adega

O pplware não está a fazer a cobertura do evento?

Daniel
Visitante
Daniel

Pelos vistos não…

Toni da Adega
Visitante
Toni da Adega

Muita coisa interessante acontecer e nenhuma notícia. É o mais certo

Paulo Neves
Visitante
Paulo Neves

Tal como 99,99% dos problemas estão no…. Utilizador!!

Jose
Visitante

No video da pagina de Facebook do web summit dá para ver ao minuto 31.
O tablet tem rede móvel da Vodafone mas é visivel que tablet está ligado ao Wifi (e a única operadora com Wifi no WebSummit é a Meo).

Bruno Nogueira
Visitante
Bruno Nogueira

É bem visivel que ele depois de não conseguir abrir via Wi-Fi, desativou-o e o 4G da Vodafone foi ativado e não abriu na mesma…

Teresa
Visitante
Teresa

é bem visível que o senhor não percebeu que não abriu à mesma porque não foi feito o refresh à página.

jeton90
Visitante
jeton90

+1

Zé Tó
Visitante
Zé Tó

Não vejo nada mal neste artigo. O facto da Vodafone estar alheia à situação não significa que este artigo esteja mal.

Joao V.
Visitante
Joao V.

Realmente, culpar a vodafone na MEO arena é no minimo ridiculo.. Ah e tal, estava ligado a outra rede que não foi pedida para este evento.. Ridiculo..

chicosoft
Visitante
chicosoft

Viu-se bem quando ele mostrou o telemovel, estava a receber mensagens e updates de outras apps como o instagram etc… So podia ser um erro do telemovel ou do Facebook…

Ficou-lhe mal culpar logo o WIFI, porque o tabloides apressaram-se logo a descarregar noticias sem fundamento na internet, ainda por cima um dos motivos da saida dele de Dublin foi essa…

David Guerreiro
Visitante
David Guerreiro

E publicidade grátis à PT…

JS
Visitante

São patrocinadores…….

RickPinto
Visitante
RickPinto

Não deves esperar resposta alguma já que a meo foi patrocinadora e parceira presumo…
A Vodafone em nada estava relacionada.

g0tH1cX
Visitante
g0tH1cX

Resta esperar pela resposta da Vodafone..:o)
Não sou fan de nenhum dos Operadores…mas, de uma forma geral, a Vodafone costuma superar a Meo em larga escala…:p

carlos
Visitante
carlos

Começa a superar a nivel “caseiro” porque a nivel empresarial e para eventos com esta dimensão a PT continua ser uma das melhores apostas por causa da infraestrutura que têm.

nezonzi
Visitante
nezonzi

Bom dia,

Confesso que não deixo de ficar incredúlo com a necessidade de publicar sem confirmar. Pedro, como é possível visualizar no video http://www.rtp.pt/noticias/economia/abertura-da-web-summit-marcada-por-percalco-tecnologico_v960266 o Paddy estava realmente com o Wi-Fi ligado. Como não funcionou, desligou e passou a utilizar o dados móveis. Não instantâneo, mas dá para perceber que passado alguns segundos passa a receber notificações de diversas apps… o problema foi mesmo o tempo de transição.

BTW, muitos clientes da Vodafone conseguiram realmente publicar no facebook o video.

Errata?

Obrigado,
Hugo

jroldao
Visitante
jroldao

É a verdade.
Está em wifi, a receber notificações mas o streaming não arranca (problema de débito), desliga o WIFI e alguns segundos depois recomeça a receber as notificações na rede movel da VF (tempo de transição entre wifi e redes moveis) A hisótria deste acontecimento está a ser virada ao contrário va-se lá saber porquê…basta ver quem é o 2º maior patrocinador do evento…..

Aquele
Visitante
Aquele

+1

Nuno
Visitante

Concordo.

Mário
Visitante
Mário

óbvio! bem visto

Francisco Pinto
Visitante
Francisco Pinto

É prefeitamente visível que ele está ligado à rede Wi-Fi logo ou foi aselha, problemas no Facebook, no aparelho usado ou a culpa é da rede Wi-Fi que é gerida pela MEO(PT) o resto são tretas! E óbvio que lhe foi pedido para dizer o que disse!

Henrique
Visitante
Henrique

Infra-estrutura todos têm, PT, vodafone, NOS, já tudo tem FTTH, aqui a questão estava apenas nos equipamentos suportarem o número de devices e users, o problema com wireless nunca é largura de banda. E isso qualquer das empresas teria feito bem, até porque subcontratam o serviço a terceiros.. lol

KitKat
Visitante
KitKat

LOL digo eu, não sabes do que falas…

Nada tem a ver
Visitante
Nada tem a ver

A Vodafone nada tem a ver com o assunto. A questão é com a rede Wi-Fi – e não havia nenhuma rede Wi-Fi da Vodafone – é da PT.

Nota-se
Visitante
Nota-se

Nota-se! Por isso é que a falha foi do wi-fi da MEO e não da internet móvel da Vodafone. Basta ver o telemóvel estava ligado à rede wi-fi.

KitKat
Visitante
KitKat

Foi detectado um Rogue AP a tentar deitar os AP´s abaixo, just saying!

Pedro
Visitante
Pedro

Atenção, o que a PT implementou no pavilhão atlântico e dimensionou para 50/150 mil pessoas —> WIFI (na verdade foi implementado pela Cisco). O que provavelmente foi utilizado na primeira tentativa, 3g/4g Vodafone em roaming.

Joel Santos
Visitante
Joel Santos

Wi-Fi de alta densidade da CISCO deve de ser muito bom deve! É só marketing e politica…compram tudo e todos! Inovação ZERO nos ultimos 10 anos!

Sei umas coisas
Visitante
Sei umas coisas

Será que queria dizer 50 mil pessoas e 150 mil devices moveis? E será que foi mesmo a Cisco que implementou a infraestrutura de WiFi para a PT?

Henrique
Visitante
Henrique

Não foi a Cisco, só os equipamentos são Cisco, o resto foi entregue a um parceiro.

Cajo
Visitante

Como é óbvio foi a PT que implementou, com equipamentos Cisco. Qual é a dúvida? A Cisco tem a solução, e a PT implementou-a. Como acontece com qualquer equipamento. Ou acham que a box e o router em casa são marca Meo ou PT.

Sei umas coisas
Visitante
Sei umas coisas

Não… não há dúvida nenhuma.

Claro que a box que tenho lá em casa é da Cisco e que o Router é Technicolor. Também não há dúvida, que o técnico que lá foi instalar isso em casa, era da Viatel ao serviço da PT (pelo menos é o que dizia o colete que tinha vestido).
Por isso, não há dúvida nenhuma, que terá sido um parceiro Cisco (e certamente gold) que fez o desenho/implementação da solução.
A questão é, qual?

TMCR
Visitante

Tenho sérias dúvidas, por norma o Operador contrata um parceiro certificado e com provas dadas para ajudar na integração de serviços como rede WIFI nos seus circuitos de dados… poderá ter sido o próprio fabricante Cisco a assumir a integração face à exposição mundial do evento

sei outras coisas
Visitante
sei outras coisas

Os equipamentos são Cisco, mas não foi a cisco que implementou.. apenas os forneceu.
e o que a MEO implementou no MEO Arena não foi para 50 mil pessoas em simultâneo..

Sei mais coisas
Visitante
Sei mais coisas
Claro que não, até porque o pavilhão não leva tantas pessoas. No entanto não esquecer que a solução no Meo arena já está instalada à 3 anos e foi reforçada para este evento. Os valores anunciados é para o espaço todo (Meo arena + pavilhões da FIL). E sim, a Cisco é que foi o fabricante selecionado e sim, é um parceiro Cisco que implementou. No entanto, a Cisco, tem estado sempre no terreno em conjunto com o parceiro no apoio à PT. Era interessante, é que alguém que soubesse ainda mais coisas, divulgasse os números de equipamentos que estiveram… Read more »
sei outras coisas
Visitante
sei outras coisas

eu sei ainda mais coisas.. mas para essa info vai ter de esperar até ao final do evento que a MEO certamente faz um comunicado com esses dados todos.. como tem feito em outros eventos com dimensões assinaláveis.