A Web Summit 2019 começou! Está aberta a maior montra de tecnologia em Portugal
Portugal está definitivamente no mapa dos grandes eventos e do que de mais recente existe no mundo da tecnologia. A prova disso é a presença, mais um ano, da Web Summit no nosso país.
É hoje, às 18:30, que este evento único começa. O Pplware está presente e vai-lhe trazer o que de melhor se passar no palco principal da Altice Arena.
Durante os próximos 3 dias o foco do mundo está no nosso país. Portugal alberga mais um ano o Web Summit e novamente vamos receber milhares de visitantes a esta reunião.
O palco principal abre hoje, com Paddy Cosgrave e muitos mais a mostrarem o que nos espera nos próximos dias. Vejam aqui o que de principal se vai passar no palco principal da Altice Arena.
Ao todo vão ser 70.469 participantes de 163 países e 46,3% desses participantes são do sexo feminino, um novo recorde para todos os eventos da Web Summit já realizados.
Principais Destaques
A poucos minutos de começar, a Altice Arena está cheia. Este ano, tal como nos anteriores, os participantes aderiram ao Web Summit e querem estar presentes neste evento.
Já falta pouco para que Paddy Cosgrave e os seus convidados subam ao palco principal. Por agora, várias startups mostram o que estão a criar.
Está mesmo a começar. Tudo se prepara para que Paddy Cosgrave entre em palco. Há ainda muito gente para entrar e a Altice Arena está quase cheia. A plateia está ao rubro e aguarda pacientemente que o Web Summit comece oficialmente.
Este ano, tal como nos anteriores, vamos ter convidados especiais para a abertura. De todos o mais aguardado é mesmo Edward Snowden.
Paddy Cosgrave entra em palco e, como é normal, quer que todos os participantes se apresentem aos seus visinhos. Há também um agradecimento especial à polícia portuguesa.
É agora a vez de Edward Snowden "entrar" em palco. Uma entrevista certamente interessante de uma figura única.
Snowden começa por contar a sua experiência quando esteve ligado ao governo Americano. O seu primeiro dia e o que teve de assumir ao entrar nessa porta. A sua lealdade era o mais importante.
O que levou às corajosas ações de revelar todos os dados e movimentos foi tentar parar este movimento. A lei, os direitos e não interessavam aos governantes e isso "justificava" os seus atos.
Curiosamente, e como mostra Snowden, pouco mudou desde que se soube dos atos praticados. Há, no entanto, uma maior consciência do que é feito e as pessoas sabem a quem exigir responsabilidades. Está legalizado o abuso das pessoas, não apenas pelos governos, mas também pelas grandes empresas.
A utilização de tecnologia está a ser mal usada e a criar sistemas que controlam os indivíduos. Deveria ser o oposto, mas a verdade é que os governos e as corporações exploram-na para seu proveito próprio.
É opinião de Snowdemn que o RGPD não está a resolver o problema da privacidade. Está a deslocar o problema para outras áreas. Faz parecer que é legal e moralmente aceitável que sejamos espiados, desde que possamos contestar isso.
As multas às grandes não existem e enquanto não forem realmente aplicadas e vistas, estamos a receber apenas uma falsa sensação de segurança.
Snowden espera que todos dentro desta sala sejam capazes de ter consciência da proteção dos seus dados. A sua geração atual e a futura não são donos de nada. Todos os dados são das empresas e de quem presta os serviços.
Edward Snowden termina com uma frase emblemática. "A única forma de proteger toda a gente é não proteger ninguém". As empresas têm de mostrar porque nºao devem ser confiáveis e onde têm os seus pontos de recolha de dados.
A conversa continua e Portugal é agora o foco. Com Filomena Cautela a entrevistar 2 figuras de duas empresas de topo. A ideia é saber porque estas duas empresas escolheram o nosso país para se implementarem.
Falamos da bem conhecida Cloudflare e da cloudflare. Duas mulheres contam a experiência que é estar no nosso país. Estas são Michelle Zatlyn (Co-founder e COO da Cloudflare) e Daniela Braga (Founder & CEO da DefinedCrowd).
É agora a vez do CEO da Huawei tomar o palco. Guo Ping vem falar do 5G e do que esta nova tecnologia vem trazer para os nossos dias. Comparando esta novidade À eletricidade, mostra o essencial que esta novidade vai ter no mundo e no ICT. Tudo revolverá à sua volta e será essencial.
São já 40 operadores em 20 países a usar o 5G, vendo os consumos de dados a terem crescido 3 vezes. Este valor espera-se que suba para 60 operadores e muito em breve.
O foco do 5G está nas elevadas velocidades, mas principalmente na baixa latência que estas ligações permitem.
Outro foco da Huawei está na Inteligência Artificial. A marca tem no projeto Track AI um dos seus melhores exemplos. Com um P30 conseguem criar ferramentas que conseguem diagnosticar problemas em crianças.
O programa para programadores abre as portas a todos os que quiserem criar as suas apps. Dá as ferramentas certas e as plataformas para criar as melhores ferramentas. A IA está presente e ajuda também estes programadores a otimiazr o seu código e a resolver os seus problemas.
O HMS (Huawei Mobile Services) vai ser a base de todas estas novidades. Com 1 mil milhões de dólares, espera cativar os programadores para este ecossistema e trazer assim as melhores apps para os excelentes equipamentos da Huawei.
O tema dos últimos oradores é sensível. Falamos da água e como a tratamos de forma quase ignorante. Em palco temos Jaden Smith (Co-founder, 501CTHREE.org & JUST water), Gary White (CEO & Co-founder, Water.org & WaterEquity), Paul O'Callaghan (Founder, BlueTech Research Laurie Segall), Founder & CEO, Dot Dot Dot Media.
Em causa está forma como tratamos a água e como a devemos preservar para o futuro. Existem populações sem acesso à água e aqui a tecnologia desempenha um papel importante. Pode ajudar todos a obter água de locais onde esta não existe de forma natural.
Exemplos como a cidade de Flint, nos Estados Unidos mostram que o problema da água não está só a sua falta. A contaminação da água que esta cidade tem, com chumbo, abre caminho para notas tecnologias para criar água limpa e possível de ser consumida sem medo.
Com a chegada a palco dos responsáveis portugueses, vai ter agora inicio a inauguração forma da Web Summit. Estamos a minutos de começar "formalmente" esta conferência!
Depois dos discursos de Pedro Siza Vieira e de Fernando Medina, Paddy Cosgrave abriu formalmente a Web Summit 2019. Vão ser 3 dias de muitas ideias, muita tecnologia e, principalmente, de muito contacto entre os criadores e os financiadores. Espera-se que surjam muitos projetos de sucesso e ideias para melhorar o nosso planeta.
Um excelente Web Summit para todos os que estiverem em Lisboa nos próximos 3 dias!
Este artigo tem mais de um ano
Por favor,gostaria que me informassem de qual é o valor que se paga para um bilhete deste evento.Sempre são cerca de 5000 euros como foi o ano passado ?? 😐
Consegues comprar dois com antecendencia por 850 euros. Mas os bilhetes aumentam o preço com o passar do tempo. No entanto, acho que os mais baratos são 1350 euros
5000 euros? Eu paguei 500……
Se fores mulher não pagas nada, nem que sejas uma simples sopeira. Ja foi assim nos anos anteriores. Como é que achas que eles dizem que vão ter 46% de mulheres numa área completamente dominada por homens? Contratam mais umas mulheres da noite para animar a malta e está feita a festa.
é só palhaçada para português ver.
e os 500 empregos da google? o datacenter da amazon?
+1
+1