2018 marca o regresso de GameNest
2018 marca a segunda temporada do programa GameNest, a iniciativa de apoio ao Playstation First, que pretende acelerar o desenvolvimento de jogos proveniente do âmbito académico para PlayStation 4.
Na edição deste ano encontramos 6 novos jogos que se preparam para sair do papel e mentes dos seus criadores. Venham conhecer um pouco mais da iniciativa deste ano e dos 6 jogos a caminho.
Depois do sucesso alcançado por Out of Line (trailer da E3 mais abaixo) e Obscuria na edição anterior o projeto GameNest está de regresso e arranca este ano com 6 novos projectos.
Os 6 jogos (Capture, Fayo, Ink Knight, Keg War, Tin-Heart e Our Way), vão agora entrar numa nova fase de desenvolvimento, sendo auxiliados a tempo inteiro por professores e profissionais da indústria nacional e internacional.
O objectivo é acelerar o processo de maturidade destes jogos e demonstrar o potencial das criações dos alunos. Passemos então a apresentar os 6 jogos agora revelados.
Keg War
Inspirado no clássico jogo do Galo, o filme O Sétimo Selo (1957, Ingmar Bergmann), e misturando tudo com elementos de RPG, Keg War, transforma o que aparenta ser um simples jogo de tabuleiro, num desafio altamente estratégico.
A narrativa central de Keg War parte de uma guerra antiga entre dois reis pela disputa de uma grande cidade, que acabou de uma curiosa forma - ambos decidiram usar barris explosivos para aniquilar o oponente. Estes eventos são agora recordados em várias tabernas do reino, num amado jogo de tabuleiro apelidado de Keg War.
Neste momento, Keg War está a ser desenvolvido para Playstation 4 e PC.
Our Way
Um sidescroller de ação, puzzles e com mecânicas de stealth. Em Our Way, o personagem principal, dispõe igualmente de um gancho (grappling hook) e um companheiro que o auxilia nos momentos mais desafiantes do jogo.
Our Way centra-se numa narrativa que retrata duas visões distintas do mundo, num conflito que faz lembrar a Guerra Fria, onde dois grandes blocos ideológicos tentam assumir o domínio do planeta.
O pequeno protagonista, apanhado neste embate, tenta encontrar o seu próprio caminho num futuro distópico.
Apesar de ainda em desenvolvimento, Our Way terá lançamento previsto para PC e Playstation 4 numa data ainda não definida.
Tin-heart
Um fast platformer que conta com elementos de exploração, tendo como mecânica principal os braços de um robô (Urion), que esticam conforme os desafios. Tin-Heart também demonstra uma mensagem ecológica, onde o protagonista principal tem como missão reprogramar robôs poluentes e assim salvar o Planeta Terra.
A narrativa começa em 21XX, quando robôs que outrora limpavam o ar poluído da Terra, foram corrompidos pelo excesso de poluição e começaram a destruir planeta.
Os humanos incapazes de fazer frente a tamanha força, viram-se forçados a abandonar a Terra. Quase ao mesmo tempo, um pequeno robô (chamado Urion), acorda num armazém. Considerado obsoleto mas com a programação original intacta, Urion vai tentar recordar os seus companheiros robóticos das diretrizes iniciais e assim ajudar a salvar o planeta.
Tin-Heart encontra-se neste momento em desenvolvimento para PC e Playstation 4.
Capture
Uma aventura com foco na exploração e na resolução de puzzles usando a fotografia, assim como a perspectiva.
A narrativa de Capture centra-se no momento em que o jogador se encontra numa floresta, onde tudo parece ser demasiado perfeito, calculado, quase artificial. Talvez até excessivamente artificial!
Ao longo da aventura, surgirão novos mistérios e o desejo de olhar por detrás da cortina será inevitável.
Capture tem lançamento previsto para PC e Playstation 4.
Fayo
Um sidescroller 2D de ação e aventura com um estilo desenhado à mão. As mecânicas centram-se em torno da capa que a personagem principal (Fayo) utiliza em diversos contextos.
A narrativa do jogo foca-se em Fayo, uma adorável personagem que pretende descobrir o que aconteceu ao seu pai, desaparecido há vários meses. Rapidamente, a aventura leva-o a uma nova dimensão cheia de perigos e desafios.
Neste momento, Fayo está a ser desenvolvido para Playstation 4 e PC.
Ink Knight
Um platformer com elementos de ação e aventura tendo como protagonista principal, Ink, um estranho cavaleiro feito de tinta.
Ink Knight utiliza como uma das suas mecânicas principais a tinta da personagem, que além de servir como elemento de interacção, dá igualmente azo à ferramenta principal do jogo - um aparo.
Ao longo desta aventura, vamos também conhecer a epopeia de Ink num mundo mágico, onde a tinta demonstra ser um factor essencial de todo este universo.
Neste momento Ink Knight está a ser desenvolvido para Playstation 4 e PC.
Como já tivemos oportunidade de referir por diversas ocasiões, em Portugal existe muita massa cinzenta funcional e talentosa e o potencial do nosso país é imenso. Digo isto em relação a variados aspetos, não nos referimos unicamente aos videojogos. Contudo e infelizmente, neste último capitulo, ainda falta alguma coragem e visão para dar o próximo passo e tornar esta indústria ainda mais rentável no nosso país.
Ao longo dos próximos meses, os 6 jogos acima apresentados irão percorrer o caminho que todos os jogos percorrem antes de chegar às lojas.
O Pplware terá todo o prazer e gosto em acompanhar todos estes estágios de cada um deles, pois acredita no produto nacional.
E vocês? Também acreditam no produto nacional? E quais consideram os maiores entraves ao desenvolvimento de videojogos em Portugal?
Este artigo tem mais de um ano
q droga
Da boa!