A China mostrou mão pesada à prática da mineração de criptomoedas. Como consequência, alguns mineradores migraram os seus sistemas para outros países, como EUA. Mas muitos outros já começaram mesmo a vender as suas placas gráficas, pois agora já de nada lhes servem.
Neste sentido, o mercado começa a assistir a duas coisas muito aguardadas. Por um lado a uma maior quantidade de equipamentos disponíveis para compra, mesmo que em segunda mão. E, por outro, a uma descida significativa dos preços das GPUs. Para acentuar esta tendência, segundo as últimas informações os mineradores chineses estão a vender as suas gráficas. E já pode encontrar à venda uma gráfica GeForce RTX 3070 da Nvidia por apenas 339 euros.
As proibições que a China tem implementado ao mercado das criptomoedas tem resultado em mudanças significativas na prática da extração das moedas digitais no país asiático.
Apesar de marcas como a Nvidia terem relançado algumas placas gráficas com limites da taxa de hash, parece que as medidas chinesas conseguiram um maior impacto para repor unidades de GPUs de volta nas mãos dos jogadores.
Já pode comprar uma GeForce RTX 3070 na China por 339 euros
Com a acentuada escassez de componentes na indústria e o stock limpo das prateleiras muito devido à mineração de criptomoedas, o preço das placas gráficas atingiu valores extremamente altos. A Nvidia GeForce RTX 3070, por exemplo, chegou a custar mais de 1.300 euros nalgumas lojas, quando o valor inicial recomendado pela marca era de 422 euros.
Mas com as barreiras impostas às moedas digitais na China, os mineradores já começaram a vender as suas placas gráficas em sites de artigos de segunda mão. Os vendedores optam por valores inferiores ao custo, de forma a conseguirem vender os equipamentos mais rapidamente.
Segundo as informações, centenas de gráficas GeForce RTX 3070 estão a ser vendidas por 2.600 yuans, cerca de 339 euros. Mas estas vendas estão a ser feitas por quantidades, ou seja, os interessados devem comprar pelo menos 100 unidades para facilitar a venda.
Por sua vez, o modelo RTX 3060 pode ser encontrado à venda por 250 euros, enquanto que a RTX 3060 Ti está a 310 euros. Nestes modelos, a quantidade mínima é de 200 unidades por compra. Já do lado da AMD encontra-se à venda a Radeon RX 6700 XT por 260 euros, mas é exigida a compra de 300 unidades.
O fator menos positivo é que estamos a falar de gráficas que foram intensivamente usadas na mineração, muitas vezes durante 24 horas todos os dias, a temperaturas elevadas. Como tal, o estado dos equipamentos, nalguns casos, pode estar significativamente comprometido.