Viu uma estrela cadente e pediu um desejo? Saiba que aquele fogo que cruzou o céu pode ser apenas 5 quilos de lixo que um astronauta da Estação Espacial Internacional lançou para queimar na nossa atmosfera. A NASA partilhou um vídeo onde se vê Sergey Prokopyev a lançar para o abismo uma peça de hardware obsoleta da ISS.
A estrela cadente pode ser apenas o despejar do lixo dos astronautas da ISS
Os cosmonautas da Roscosmos, Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, embarcaram num passeio espacial na Estação Espacial Internacional (ISS) às 21 horas (hora de Portugal continental) de quarta-feira para transferir uma câmara de ar experimental do módulo Rassvet para o módulo científico Nauka.
A NASA transmitiu em direto o passeio espacial e também publicou imagens na conta do Twitter da ISS.
Um dos vídeos mais notáveis (em baixo) mostra Prokopyev a lançar para o abismo uma peça de hardware redundante de 5 quilos. A boa notícia é que o lixo não se tornará mais uma peça de lixo espacial perigoso, uma vez que ardeu na atmosfera da Terra.
Um comentador no Controlo da Missão pode ser ouvido a comparar o lixo a uma estrela enquanto se afasta lentamente do posto orbital a cerca de 400 km acima da Terra.
Expulsar um objeto da estação espacial é, na verdade, um processo delicado, uma vez que, se o fizer incorretamente, pode enviá-lo para o caminho errado e até mesmo fazer com que colida contra a ISS, que orbita a Terra a uma velocidade de cerca de 28.163 km/h.
Spacewalker Sergey Prokopyev jettisons a 5-kilogram bundle of obsolete hardware into the vacuum of space to harmlessly burn up in the Earth’s atmosphere. Watch now… https://t.co/yuOTrYNGst pic.twitter.com/mpnwm2woNO
— International Space Station (@Space_Station) May 4, 2023
NASA mostra passeio de cosmonauta russo
O veterano engenheiro da NASA Mike Engle explicou como se faz, descrevendo-o como “um simples passeio até ao contentor do lixo”. Engle disse que o facto de um objeto descartado voltar e atingir a Estação Espacial era “uma possibilidade assustadora no estranho domínio da mecânica orbital”.
Segundo o engenheiro da NASA, os cálculos sugerem que empurrar um objeto para longe “os 5 cm por segundo dentro de um cone de 30 graus centrado numa linha diretamente oposta à direção em que a ISS viajava enquanto orbitava a Terra seria suficiente” para uma eliminação segura.
Apesar de Prokopyev parecer ter atirado a sua peça a uma velocidade superior a cinco centímetros por segundo, a peça pareceu afastar-se em segurança da estação enquanto se dirigia para a atmosfera terrestre.
Este foi o quinto passeio espacial da carreira de Prokopyev e o terceiro de Petelin. Foi também o quinto passeio espacial na ISS este ano e o 262.º para a montagem, manutenção e atualização da estação espacial.