A NASA vai “forçar” uma colisão entre a nave DART e o asteroide Dimorphos, do sistema binário Dimorphos-Didymos. O objetivo passa por ensaiar o desvio de eventuais asteroides que possam de alguma forma ameaçar o planeta Terra.
O DART da NASA está programado para chocar com o asteroide às 00h14 de terça-feira (hora de Lisboa). A missão DART, Double Asteroid Redirection Test (Teste de Redirecionamento duplo de Asteroide), foi lançada da Terra a 24 de novembro de 2021 e tem o objetivo de colidir uma nave contra um sistema de asteroides chamado Dydimos, que inclui o alvo Dimorphos.
Objetivo da NASA é uma mudança de rota “circunstancial” do rochedo
O objetivo da NASA é uma colisão intencional, esperando que o impacto provoque uma mudança de rota “circunstancial” do rochedo. Se bem sucedida, a nave irá alterar o caminho de Dimorphos. No entanto, se de facto ocorrerem alterações na sua órbita, só meses mais tarde se conseguirá perceber.
Este evento será testemunhado pelo LICIACube. Trata-se de um cubesat italiano, um microssatélite, de 14 quilos. Este será o responsável por transmitir, em tempo real, todas as informações e imagens para a Terra. Desta forma os cientistas poderão acompanhar o desenrolar do processo.
Embora não existam – oficialmente – objetos celestes que representem uma ameaça à Terra, os cientistas continuam a vasculhar os céus em busca de asteroides desconhecidos.