Foi apresentado um novo computador que é o mais pequeno do mundo
Para além dos normais computadores, que usamos no dia a dia, existe investigação que procura criar as mais pequenas máquinas possíveis, para serem usadas em medicina e noutras aplicações relacionadas com a saúde.
Estes nano computadores têm estado a evoluir, mas não em tamanho. A mais recente proposta chegou pelas mãos da Universidade do Michigan e é um sensor de temperatura muito avançado.
Foi há muito pouco tempo que a IBM apresentou a sua proposta considerada, até ao momento, como o computador mais pequeno do mundo. De dimensões muito reduzidas, passou agora a ser um verdadeiro gigante, se comparado com a proposta da Universidade do Michigan.
O novo computador mais pequeno do mundo
Este pequeno computador é de tal forma pequeno que o seu tamanho é reduzido ao lado de um simples grão de arroz. Com apenas 0,04 milímetros cúbicos, tem apenas um décimo do tamanho da solução da IBM.
Os investigadores da Universidade do Michigan tiveram alguns problemas, mas conseguiram colocar neste equipamento um processador ARM Cortex M0, bem como um conjunto de fotorecetores e LEDs para programação, transmissão de dados e alimentação.
Um dos maiores desafios desta equipa estava na utilização de luz para transmissão de dados, pois a sua necessidade mínima de energia era influenciada por esta. Para contornar o problema abandonaram os díodos e optaram por condensadores de comutação e filtros para remover o ruído elétrico que existe.
As aplicações deste novo computador
Dada a sua dimensão reduzida e a capacidade de detetar variações de temperatura, irá ser usado para investigar variações dentro de um tumor e determinar o sucesso ou a falha de terapias aplicadas.
É neste campo que a investigação avança e que procura soluções para adaptar a situações específicas tanto no campo da saúde como noutras áreas. No caso concreto desta nova solução da Universidade do Michigan, para além da saúde há outras áreas onde poderá ser usado como, por exemplo, no diagnóstico de glaucomas dentro do olho, monitorizar processos bioquímicos e até no estudo de animais.
Este era o computador mais pequeno do mundo
Este artigo tem mais de um ano
queria ver funcionando rs
Tudo a querer fazer noticia e a quererem dizer “o meu é mais melhor que o teu”
Computador ou sensor?
Essa é na verdade a grande dúvida. Há quem diga que estes equipamentos não são verdadeiros computadores, mas outros insistem que o são, por realizarem as funções todas necessárias para cair nessa categoria. O grande problema mesmo é que assim que a energia desaparece estes equipamentos perdem a programação e a sua capacidade, tendo de ser novamente programados. Já com o nano PC da IBM isto acontece.
E um “”RISC (acrônimo de Reduced Instruction Set Computer; em português, “Computador com um conjunto reduzido de instruções”) “” .
https://pt.wikipedia.org/wiki/RISC
https://pt.wikipedia.org/wiki/ARM_Cortex-M
Não deixam de ser avanços notáveis! O séc XXI vai ser incrível, ponham os cintos e preparem-se para a viagem.
Nossa! Um Cortex M0 não é pouca coisa! Dá pra fazer muita coisa com esse microcontrolador. Na empresa onde trabalho já fizemos um rastreador veicular com esse chip.
Daqui por 1 ou 2 anos já dá para jogar conter strike nestes computadores.