Engenheiros do Marshall Space Flight Center da NASA testaram o tanque de teste de hidrogénio líquido do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) até este explodir. O tanque resistiu a mais de 260% das cargas de voo esperadas antes de encurvar e romper.
Este tanque de combustível SLS enfrentou um teste torturante na preparação para a missão lunar do programa Artemis.
NASA explode tanque de combustível e prepara ida à Lua
Conforme é possível ver no vídeo, este tanque de combustível foi levado a cargas extremas. O exercício faz parte da preparação da NASA para o programa Artemis.
Tal como foi amplamente propagado nos 50 anos da missão Apollo, Artemis é um programa de voo espacial tripulado desenvolvido pela NASA em conjunto com vários parceiros. Além disso, o objetivo desta missão é pousar a primeira mulher e o próximo homem na Lua em 2024.
Success! Engineers @NASA_Marshall tested the @NASA_SLS liquid hydrogen test article tank to failure – the tank withstood more than 260% of expected flight loads before buckling and rupturing! #Artemis MORE: https://t.co/xznmov26FP pic.twitter.com/qAIyapEJA5
— Jim Bridenstine (@JimBridenstine) December 9, 2019
Às vezes, o fracasso é um sucesso, escreve a CNN. Nesse sentido, esta citação ilustra o que aconteceu na semana passada, quando a NASA esforçou uma versão de teste de um tanque de combustível de foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) para além dos seus limites.
As imagens mostram o momento em que o material chegou ao seu ponto de saturação e rasga-se num enorme corte na lateral. O teste deixou os engenheiros da NASA bastante satisfeitos.
Apesar de ter explodido, este material ainda suportou forças incríveis, como explicaram os engenheiros. O vídeo é épico. O metal cede como um balão que está cheio demais.
Segundo a agência espacial, o tanque tem cerca de 40 metros de comprimento e mais de 8 metros de diâmetro. Além da capacidade que corresponde a 2,034 milhões de litros de “hidrogénio líquido super-arrefecido”.