Pplware

NASA descobre que o campo magnético em Marte palpita misteriosamente à noite

Os campos magnéticos podem desempenhar importantes ações em volta de um planeta. O Geomagnetismo é a capacidade que a Terra tem para formar um campo magnético, que se designa como Magnetosfera. Este é um importante escudo que protege o nosso planeta. Também Marte tem o seu campo magnético. Contudo, o módulo Mars InSight da NASA detetou misteriosos palpitações noturnas.

Na verdade, o que intriga os astrónomos não são os pulsos, eles já eram conhecidos, intriga sim a razão de só aparecem à noite.


Sonda InSight da NASA trouxe novos dados reveladores de água líquida em Marte

Conforme informação do National Geographic, a equipa que da sonda InSight da NASA divulgou novos resultados na reunião da European Planetary Science Congress and the American Astronomical Society. Estas informações disponibilizam resultados das medidas do campo magnético de Marte. Assim, como pode ser lido, há uma nova evidências de água líquida debaixo da superfície marciana.

A InSight foi lançada a 5 de maio de 2018 e pousou em Marte a 26 de novembro de 2018. Esta sonda foi equipada com três instrumentos de ciência planetária, bem como outros instrumentos auxiliares. A partir dessa altura, os astrónomos passaram a ter disponível um magnetómetro, o primeiro já utilizado em Marte.

Posteriormente, os investigadores da Universidade da Califórnia analisaram os dados recolhidos pelo magnetómetro, descobrindo que a área de pouso da InSight tem um forte campo magnético. As correntes elétricas viajam através da parte ionizada da atmosfera do planeta e que, ocasionalmente, existem pulsos do campo magnético à noite.

 

Estranhas palpitações noturnas no campo magnético marciano

Segundo o resumo da conferência, estas palpitações podem durar até duas horas e são mais fortes na direção norte. Os pulsos em si não são estranhos, de acordo com o relatório NatGeo, mas o facto de que os pulsos só acontecem perto da meia-noite é. Os cientistas ainda não têm uma explicação para os pulsos, mas esperam usar estas medidas para entender as diferenças entre os campos magnéticos da Terra e de Marte.

Entretanto, as boas novas sobre evidência de água em Marte são sempre excitantes. Assim, aumentam as convicções de que o planeta pode ter abrigado oceanos por todo o seu mundo. De acordo com a NetGeo, os cientistas neste caso usaram o magnetómetro para encontrar uma região profunda e condutora abaixo da superfície marciana. Existir-se ainda mais investigação antes de identificar conclusivamente esta região, e nenhum destes dados foi ainda revisto por outros especialistas.

A InSight está a recolher dados há menos de um ano. Além disso, acabou de acordar da conjunção solar, por isso ainda há muito mais para a sonda descobrir e aprender.

 

Exit mobile version