Pplware

NASA afirma que nenhum asteroide registado vai colidir com a Terra nos próximos 100 anos

Há hoje uma preocupação maior relacionada com os asteroides. Ameaças do asteroide do Apocalipse ou do Deus do Caos estão a ser vigiadas pela NASA que desdramatiza os possíveis casos de colisão com a Terra. Segundo a agência espacial, nenhum asteroide conhecido representa um risco significativo de impacto com a Terra nos próximos 100 anos.

Conforme as informações divulgadas, dos cálculos efetuados, os prováveis riscos aparecerão entre 2175 e 2195.


NASA vigia asteroides que conhece e esses não nos visitarão tão cedo

A NASA relata que nenhum asteroide conhecido representa um risco significativo de impacto com a Terra nos próximos 100 anos.

Contudo, alguns meios mais dedicados ao assunto, abordaram a perigosidade do asteroide 99942 Apophis, apelidado de “Deus do Caos”, poder passar muito perto da Terra nos próximos 10 anos.

 

Asteroide Deus do Caos poderia provocar muita destruição

Na descrição do astro, o 99942 Apophis tem cerca de 350 metros de largura e passará apenas a 30.500 quilómetros da superfície da Terra.

Na verdade, este corpo celeste chegou a trazer preocupação em dezembro de 2004. Nessa altura as observações iniciais indicavam uma probabilidade pequena (até 2,7%) deste poder atingir a Terra em 2029.

 

Se o Apophis chocar com a Terra, o resultado será devastador

O astro Apophis é um dos maiores asteroides que passará muito perto da superfície da Terra. Dessa forma, na eventualidade deste colidir com o planeta, o potencial de devastação de toda a vida na Terra é grande.

O jornal britânico The Express publicou que a NASA iniciou preparativos para este evento. Além disso, referiu que a agência está atenta a mudanças na sua trajetória que possam aumentar o risco de impactos futuros na Terra.

De forma a tranquilizar as pessoas, a NASA informa, no seu site, que o maior risco de impacto para um asteroide conhecido é uma probabilidade de impacto de 1 em 714 por um asteroide designado por FD 2009 em 2185. Portanto, estamos perante uma possibilidade de impacto inferior a 0,2 por cento.

 

Sentinela da NASA regista todos os asteroides conhecidos

A Tabela de Risco de Impacto Sentinela, mantida pelo NEO Study Center do Jet Propulsion Laboratory, é continuamente atualizada conforme novos asteroides são descobertos.

Nesse sentido, a informação mostra que a NASA estuda de perto um astro chamado Bennu. Efetivamente, este asteroide tem uma hipótese em 1.700 de atingir a Terra entre 2175 e 2195.

A nave espacial OSIRIS-REx irá realizar uma investigação de 2 anos sobre Bennu. Posteriormente, será extraída uma amostra de material asteroide da sua superfície e enviada à Terra.

Ao mesmo tempo, OSIRIS-REx também estudará como a luz absorvida pelo Sol e re-irradiada por Bennu afeta a sua órbita e, consequentemente, como essa órbita pode tornar-se mais perigosa para a Terra.

 

Exit mobile version