Gerar energia do ar com o movimento dos veículos
Estamos numa altura onde tudo o que conseguir gerar energia é aproveitado. O Sol gera energia, o vento gera energia, a água gera energia, o calor gera energia, o carvão gera energia e até as ondas do mar geram energia. Além destes exemplos e de muitos outros que são usados e experimentados, há também o ar gerado pelo movimento de veículos.
Em Istambul está a ser testada uma turbina que gera energia com o ar que os carros movimentam quando passam na estrada.
ENLİL é uma turbina eólica de eixo vertical inteligente que transforma as estradas em fontes de energia renováveis usando o ar que os veículos movimentam ao passar. Pode gerar até 1 Kwh. Também oferece conforto e segurança para as cidades, graças aos sensores integrados e a uma plataforma inteligente.
Ao instalar esta turbina eólica de eixo vertical (com painel solar embutido) nas estradas, autoestradas, linhas de metro, de autocarros e outras linhas de transporte, bem como casas de alto desempenho, a ENLIL gerará energia recorrendo ao vento causado pelos veículos. Além disso, irá usar também o próprio vento que sopra naturalmente.
O sistema tem outras valências, como o de medir a temperatura, humidade, o vento e o CO2 da cidade, recorrendo a sensores integrados e a plataforma IoT.
As medições feitas pelo ENLIL são usadas num mapa da pegada de carbono da cidade e também contribuirão para a segurança, fornecendo informações sobre possíveis terremotos em Istambul com a estação de monitorização sísmica.
A acompanhar esta infraestrutura é disponibilizada uma aplicação móvel que irá fornecer informações e dados sobre a energia gerada e as medições feitas pelo sistema ENLIL.
Este é mais um sistema que poderá ser útil, ser proveitoso para gerar energia de um recurso "desperdiçado" a toda a hora. Além disso, abre portas a muitos outros projetos dentro deste conceito.
Este artigo tem mais de um ano
#SaveTheInternet
https://it.surveymonkey.com/r/SalvaInternet
ATENÇÃO: isso parece muito bonito mas só funciona como mostra no video, entre duas faixas de sentidos opostos, se meterem so numa faixa vão fazer aumentar os consumos dos veículos para gerar electricidade
nope, mesmo se no meio continua a aumentar o consumo. em termos termos ecológicos vale zero numa estrada..
Podiam sempre meter numa A1 junto a faixa esquerda e ‘alargar’ o limite de velocidade dessa faixa. (temos melhores troços de Autoestradas que muitas Autobahns e AE do estrangeiro)
Quanto ao consumo, o aumento do consumo dos veículos só cresce caso a pessoa acelere. Não sou obrigado a acelerar só para gerar força suficiente para a ventoinha rodar.
o aumento de consumo existe sempre, pode é ser imperceptível, mas de um mode geral, se fazes “vento” o suficiente para rodar o aparelho, estas a aumentar o teu consumo, pior, o aumento do consumo é superior a energia que ajudaste o aparelho a produzir.
Eu sinceramente ainda não percebi… Esse tal ‘vento’ tanto quanto sei já existe. Neste caso só vai ser aproveitado pela ventoinha.
Ou estás-me a dizer que o facto de meter uma ventoinha na berma da estrada vai de certa forma provocar resistencia aerea que implica aumento de consumo?
Correto, é mais uma coisa para criar resistência.
A energia não é gerada por nada do que refere, mas podemos obter energia elétrica a partir de outras fontes de energia… E assim vamos construindo uma sociedade “cientifica” com pequenos lapsos científicos.
Confiariam numa empresa que escreve kW/h ? e afficar que com uma turbina consegue alimentar 2 casas?