Pplware

Foto da Terra e da Lua mostra mesmo como estamos sozinhos

Quantas vezes ouvimos dizer que não estamos sozinhos no Espaço. Mas a dimensão é tal que estamos sozinhos.

A NASA mostrou uma foto fantástica que nos relembra realmente quem somos…


A sonda OSIRIS-Rex da NASA partiu da Terra para uma missão de ciência planetária em setembro de 2016, com o objetivo de recolher informações à cerca do asteroide 101955 Bennu. No seu caminho de investigação, no dia 2 de outubro do ano que passou, a sonda registou uma “perturbante” imagem da Terra e da Lua.

Esta sonda voltará à Terra em 2023 com amostras que irão permitir aos cientistas perceber o que aconteceu antes da formação e evolução do Sistema Solar.

Ao nível filosófico mais alto, a missão do OSIRIS-Rex é entender de onde viemos, já que os asteroides são reminiscentes da formação do nosso Sistema Solar. Mas enquanto a sonda nos pode contar algumas coisas sobre onde estivemos e para onde estamos a ir, ela também nos pode lembrar onde estamos neste momento.

Refere um artigo da NASA no seu site ASA Earth Observatory.

A sonda captou uma fabulosa, contudo inquietante, imagem que mostra a distância de 384.400 km entre o nosso planeta e o seu satélite natural.

A foto foi captada com o instrumento MapCam, numa altura em que a sonda estava a cerca de 5,12 milhões de quilómetros da Terra e a 5,42 milhões quilómetros da Lua.

 

Mas a Lua está perto da Terra?

Segundo os cálculos astronómicos, a distância lunar é a medida da distância da Terra até a Lua. A distância comum da Terra para com a Lua é 384 403 quilómetros. Mas essa distância atual varia tendo em conta o curso da órbita da lua.

Para chegar as estas medidas de alta precisão da distância lunar são utilizados dispositivos montados na Terra e retrorrefletores colocados na Lua (Laser Ranging RetroReflector, LRRR) por antigas missões não tripuladas. Depois são feitas medições para calcular o tempo que a luz leva para viajar entre os tais aparelhos.

Essas medições, contudo, dizem que a Lua está a afastar-se da Terra a uma taxa de 3,8 cm por ano.

Claro que esta imagem dá-nos uma perceção diferente em termos dessa distância, isso tem uma razão de ser.

A Lua parece mais perto da Terra do que realmente é, porque os três corpos não formam um triângulo de isósceles – a lua está mais distante, então a linha imaginária entre Terra e Lua está em ângulo da perspectiva de OSIRIS-RE.

 

E não há estrelas?

Há uma explicação para a ausência de estrelas. Apesar destas parecerem brilhantes aos nossos olhos numa noite sem nuvens, elas emitem uma luz fraca. Basta observar que não conseguimos ver as estrelas durante o dia quando estamos na Terra.

A foto foi tirada pelo lado da Terra em que a luz do Sol batia, por isso os dois corpos da imagem estão muito claros em comparação com a luz das estrelas.

Via

Exit mobile version