Esta cidade corre o risco de se tornar a primeira capital moderna a ficar sem água
Devido a uma série de fatores, enumerados num relatório recente, esta cidade corre o risco de se tornar a primeira capital moderna a ficar sem água.
A Mercy Corps, uma organização não governamental (ONG) humanitária, publicou um relatório, em abril, que concluiu que a crise hídrica de Cabul atingiu um ponto crítico, com os aquíferos a esgotarem-se mais rapidamente do que podem ser repostos, bem como questões relacionadas com a acessibilidade da água, contaminação e infraestruturas.
Em junho, um morador de Cabul disse ao The Guardian que não há água de poço de boa qualidade disponível, e mais recentemente outro morador disse à CNN que não sabia como a sua família sobreviveria se as coisas piorassem.
Este problema da água não é novo e está a piorar há décadas. O relatório destacou que, em Cabul, ele foi exacerbado pelo declínio no financiamento humanitário para o Afeganistão, desde agosto de 2021 - quando o Talibã voltou ao poder com a retirada das forças dos Estados Unidos e aliadas do país.
Além disso, fatores como as alterações climáticas, má gestão dos recursos hídricos, urbanização rápida e um aumento da população, que se situa entre 5 e 6 milhões de pessoas, contribuem para o problema.
Cidade de Cabul "enfrenta um desastre humanitário" pela escassez de água
O novo relatório baseia-se em trabalhos anteriores da Organização das Nações Unidas, que descobriram que as águas subterrâneas de Cabul correm o risco de se esgotar até 2030, com cerca de metade dos poços na província de Cabul já secos.
Atualmente, a cada ano, a extração excede a reposição natural em cerca de 44 milhões de metros cúbicos, segundo o documento.
Sem mudanças em grande escala na dinâmica de gestão da água em Cabul, a cidade enfrenta um desastre humanitário sem precedentes na próxima década, e provavelmente muito antes disso.
Escreveram os representantes da Mercy Corps na conclusão do relatório, no qual informam, também, que os níveis do aquífero de Cabul caíram cerca de 30 metros na última década e algumas famílias estão a gastar até 30% do seu rendimento apenas com água.
Conforme partilhado por Mohammed Mahmoud, especialista em segurança hídrica que não participou no relatório da Mercy Corps, à Live Science, Cabul está claramente no meio de uma crise hídrica que se agrava.
O facto de a extração de água agora exceder a reposição natural em dezenas de milhões de metros cúbicos por ano e de até metade dos poços de água subterrânea da cidade já terem secado é uma indicação de um sistema em colapso.
O também diretor-executivo da ONG Climate and Water Initiative e líder da política climática e hídrica do Médio Oriente no Instituto de Água, Ambiente e Saúde da Universidade das Nações Unidas descreveu as conclusões do relatório como "bastante alarmantes".
Além disso, observou que estava, também, preocupado com a queda acentuada do lençol freático de Cabul e com o número crescente de residentes forçados a gastar uma parte significativa do seu rendimento para ter acesso à água.
Para Mohammed Mahmoud, "esta não é apenas uma questão ambiental, é uma emergência de saúde pública, uma crise de subsistência e um gatilho iminente para um potencial deslocamento humano em grande escala".






















nada que um imposto não resolva
Claro se o imposto serve para resolver o problema.
mais uns quantos a caminho da europa para nos islamizar
+1
E não vai ser só Cabul! A qualidade e a reposição da água vai ser um problema breve universal!
O estada da Califórnia nos EUA, estão a passar um mau bocado, algumas partes do Texas, Arizona, Nevada e Novo México, todos eles também com graves problemas, mas ainda assim não tão graves como a Califórnia.
EEUU já não vão “levar democracia”
Agora podem invadir com o pretexto de levar água
Deve ser este o futuro maravilhoso que o capitalismo nos prometeu, só acredita quem quer mas muitos não sabem que este sistema já tinha falhado mesmo antes de nascerem.
X já viste que no mundo capitalista como os Emirados, eles agora até campos de golfe tem!!! E água com fartura vinda do tratamento de água salgada do mar.
Como o capitalismo é uma coisa altamente! Até num sítio sem nada da para transformar num paraíso!
Já a Venezuela, Haiti, cuba, etc conseguiram transformar a riqueza natural que tem em pobreza total, viva o comunismo/ socialismo.
Onde se premeia quem não gera nada de bom para a sociedade!!
São todos iguais, iguais na pobreza
Capitalismo destroi o planeta isso já sabemos, não é verde, e os emirados venderam veneno ao mundo inteiro, vamos sofrer todos as consequencias já os nativos de lá só merecem declinio.
O capitalismo é o caminho mais curto para se “cuidar do planeta”. Quando todos estivermos bem de vida, sem termos de pensar se o dinheiro será suficiente até ao fim do mês e ainda conseguirmos poupar para um pé-de-meia… aí sim, poderemos pensar todos na natureza e na sua preservação. Até lá a preocupação com a miséria pessoal e familiar será sempre mais forte.
Vives na ilusão meu caro…dessalinização da água do mar é um penso rápido só para combater a escassez…tem mais desvantagens do que vantagens, porque existe um excedente sobre esse processo: o sal….Metendo o sal de volta ao mar, vai desequilibrar o PH da água e a vida marinha fica comprometida…se colocares no solo, é exactamente o mesmo…
Em vez de procurarem soluções sustentaveis para um futuro…preferem resolver rapidamente sem consequencias nem olha a meios…só luxos para inglês ver….
Estas noticias são um pouco tendênciosas, quer dizer a falta de água referem-se á falta de água boa para consumo humano, não há falta de água em si! Isto se já não se passa por exemplo na Palestina, Deli, Banguecoque ,…quer dizer. Nós humanos estamos a auto destruir-mos porque a Terra como planeta não vai desaparecer tão cedo nós humanos é que a continuar assim podemos entrar em extinção. Quer dizer aquecimento global e há artigos cientificos a falar numa Terra pode ter uma mini Era Glacial a partir de 2030
Apesar de estar um calor do caraças, parece que as temperaturas médias do planeta têm vindo a descer, e os indicadores parecem ir no sentido de uma mini era glacial algures num futuro não muito distante, mas para já estamos no ramo da especulação.
Tanta gente com medo de “aquecimentos globais” mas tem sido sempre no tempo quente que a humanidade mais tem progredido e tido os maiores desenvolvimentos a nível tecnológico, económico e social. Tivéssemos nós vivido desde sempre numa era glaciar (mini ou de outro tipo) e ainda estaríamos a viver em cabanas numa agricultura de sobrevivência e a pensar no dia seguinte…
Que nunca sejamos afectados por eras glaciares, ainda não estamos devidamente preparados para as enfrentar. Tempo/clima quente sempre!
Eu acho é que se podia ser um bocadinho mais sérios..
E que tal falar das bombas largadas lá que rebentaram com os lençõis de agua..pois agora ha escassez e vai ser cada vez pir.
Mandem a Factura para a Alemanha,EUA,Inglaterra,França,etc, mas deixem-nos de fora, já temos os nossos problemas e são demasiados.
Agora não se finja que estas coisas são fruto das supostas “mudanças climáticas”, que todos sabemos o que se tem passado lá, e em grande parte dos Países á volta.
O aumento exponencial de IA e centros de processamento que consomem enormes quantidades de água…… MAIS NAO DIGO
Nada disso. o problema é sempre das alterações climáticas. …
Agenda 2030 ( controlo e privatização de recursos)…
Já estão a preparar o povo para o que aí vem:
https://www.avapress.com/en/news/297417/the-minister-of-energy-_and-water-discussed-the-water-supply-mes-aynak-project-with-toyar-officials
Já arruinaram a vida a centenas de milhares em Antofagasta, no Chile em prol de uma empresa estatal chinesa, e agora preparam-se para arruinar a vida a mais 6 milhões em Cabul, no Afeganistão em prol de outra empresa estatal chinesa.
O cobre necessário para a transição energética é que não pode faltar.
Claro que a versão oficial para justificar a mais que provável falta de água potável será culpar o rápido crescimento demográfico da cidade.
A Meta precisa dessa água para o novo centro de processamento da IA. Cabul que se lixe.
Um país de onde se origina tanta desgraça global (devido à grande produção de drogas) agora a sofrer da falta de água, não posso dizer que tenha alguma pena de tal povo.