“É só um”: o tempo de vida que perde ao fumar apenas um cigarro é alarmante
"É só um" é uma expressão que, para muitos, representa uma forma de autoengano. No entanto, este argumento pode esconder grandes consequências. Um cigarro pode parecer inofensivo, mas estudos recentes revelam que mesmo fumar apenas um pode custar minutos preciosos da nossa vida.
Dados que falam mais alto
Segundo uma investigação recente, o impacto de fumar um único cigarro pode traduzir-se numa redução de até 20 minutos na nossa esperança de vida. Pode parecer pouco, mas importa considerar que raramente quem fuma se limita a um cigarro isolado.
Embora existam pessoas que fumam ocasionalmente, os efeitos nocivos do tabaco acumulam-se, afetando o organismo desde o primeiro contacto.
Os números não mentem e, por vezes, são a forma mais eficaz de sensibilizar os fumadores para os perigos do tabaco. No ano 2000, foi publicado um estudo que estimava uma perda de 11 minutos de vida por cigarro fumado.
Contudo, investigações mais recentes, conduzidas por cientistas do University College de Londres, revisaram estes valores com uma metodologia aprimorada. Agora, aponta-se para uma média de redução de 17 minutos para homens e 22 minutos para mulheres, ou seja, cerca de 20 minutos em geral.
Convém sublinhar que esta é uma estimativa média que depende de vários fatores, como a quantidade de substâncias tóxicas absorvidas, a existência de outras patologias ou mesmo a predisposição genética para doenças relacionadas com o tabaco.
Fumar nunca é inofensivo...
Os cientistas analisaram várias sondagens sobre os efeitos do tabaco ao longo dos anos e relacionaram-nas com dados de esperança de vida. A conclusão foi clara: mesmo um único cigarro pode ter impactos mensuráveis e significativos na saúde.
O tabaco contém substâncias altamente viciantes, tornando quase impossível parar em apenas "um cigarrito". Assim, o melhor é evitar completamente o primeiro contacto, pois cada cigarro pode ser o ponto de partida para um ciclo vicioso com graves consequências a longo prazo.
Em esforços de sensibilização, como os que resultaram no estudo publicado na revista Addiction, sublinham-se não apenas os riscos de fumar, mas também os benefícios de parar. Por exemplo:
- 20 minutos após o último cigarro, o ritmo cardíaco e a tensão arterial começam a estabilizar;
- 12 horas depois, os níveis de monóxido de carbono no sangue normalizam;
- Entre 2 semanas e 3 meses, a função pulmonar melhora significativamente;
- Em 15 anos, o risco de sofrer uma doença cardíaca é equivalente ao de uma pessoa que nunca fumou.
Estes dados mostram que nunca é tarde para abandonar o tabaco. Deixar de fumar antes dos 40 anos pode reduzir em 90% o risco de morte por doenças relacionadas com o tabaco.
Leia também:
É um malefício, não há qualquer dúvida, mas seguindo a lógica do estudo, eu já estaria com saldo negativo em anos de vida.
Fiz as contas.
A cada 150 maços de tabaco de 20 cigarros perdes ~41 dias de vida.
Muito dificilmente chegas ao tal saldo negativo, a não ser que comas tabaco em vez de o fumar hahah
comer tabaco faz menos mal que fumar
mais interessante colocar as coisas da seguinte forma:
para uma pessoa que fuma 1 maço por dia, por cada 6 anos que fume perde 1 ano de vida.
uma pessoa que tenha começado a fumar aos 20 anos, quando chegar à reforma já perdeu 7,5 anos de vida, sendo a esperança média de vida em PT de 80 anos, depois de reformarem só vão viver mais 7 anos (um bocado menos no caso dos homens).
já para não falar na qualidade de vida afectada por uma incapacidade pulmonar, problemas de pele e mau aspecto que os fumadores de anos ficam, alguns parecem junkies
Contas batem certo com um familiar que se foi há um ano. Também lhe juntou álcool e má alimentação pelo que no final mal se aguentava nas pernas e precisava de ajuda até para higiene.
Em sentido oposto, outro familiar que sempre fez desporto, mal fumou (típico para jovens adultos da altura), pouco toca no álcool e “apenas” dorme mal, já passa dos 82 e continua a fazer caminhadas de diversos quilómetros várias vezes por semana.
Queres ver que agora lá por ter fumado vou morrer de rep
Vamos proibir o tabaco e passa a ser considerado droga leve e iremos comprar a um “dealer” ⛔☢️
Aqueles com noventa anos que fumam desde os 15 anos se não fumassem viviam até que idade? 150 anos?
Força! Começa a fumar forte e feio se não queres viver até aos 150 anos
Para viver até aos 50 anos tinha de saber de ao fumar durava até aos 90, além disso o tabaco é caro.
Onde raio foste buscar o de fumar para se chegar aos 150 anos? Não sabes interpretar o que os outros escrevem?
Era daqueles coisas a par do álcool que podiam aumentar 500% em vez de aumentarem os bens essenciais… Mas é só a minha opinião!
Sem alcool ha muito que ja estavamos extintos pois e algo essencial para manter uma sociedade ordenada
Alhos e bugalhos, o preço do tabaco tem subido imenso e nao vejo o preço dos restantes produtos a estabilizar por isso.
Ja deixei esse vicio ha muito, felizmente, mas esse pensamento e bastante egoista. Nao e por achar que qualquer um pode cozinhar e poupar com isso em casa, que vou sugerir que se aumente o IVA para fast food ou restaurantes em geral.
Há que ter em conta os custos médicos associados ao tratamento de comportamentos nocivos à saúde.
Sou a favor dos impostos orientados para os serviços públicos mas acho injusto quem tem cuidado consigo ver o dinheiro gasto em terapias e tratamentos para doenças que poderiam ser evitadas.
Nao querendo bater no ceguinho mas continuando na onda comida, entao vai-se fechar a porta tambem a obesos e a muito diabetico?
Amigo, eu como alguem que teve meia duzia de consultas em 10 anos (felizmente, saliento, felizmente) ate concordo com isso mas se começarmos com radicalismos, a coisa vai sobrar para muito mais gente do que aquilo que estamos a pensar
Como já foi dito, é um malefício. Eu não sou fumador, terei outros habitos que também são prejudiciais para a saúde. No entanto achei interessante ler o artigo, especialmente as declarações de interesses dos investigadores 🙂
É prejudicial, SIM! Deve-se continuar a desincentivar, SIM!
Agora estes números não fazem QUALQUER sentido.
Conheço muita gente que fuma 20 ou mais cigarros por dia há mais de 10 anos, e por estas contas em 10 anos a perder 17m por cigarro, teriam perdido +/- 60 anos de vida! E estas pessoas têm todas menos de 50 anos!
Portanto números MUITO exagerados!
Será?
Vamos então às contas…
17*20 = 340 minutos perdidos num dia
340*365 = 124100 minutos perdidos num ano
124100*10=1241000 minutos perdidos em 10 anos
1241000/60/24/365 = 2,361(1) anos perdidos
Logo em 10 anos a fumar 20 cigarros por dia, vives menos 2,36 anos.
grande matemática
e como chegaram a essa conclusão? A mesma pessoa que morreu renasceu mas sem ser fumador para comparar? Atenção, sou não fumador e não defendo o vicio.. Mas o que é é.. Mas ao fim de meses ate já estabilizou.. Epah, não sei não até que ponto é credível estes estudos
Estudasses…
Mas como digo, Fumas faz mal e isso é incontornável..
Agora embirraram com o cigarrinho… Qualquer dia é com as raspadinhas etc… porque até fazem bicha pra comprar uma raspadinha e todos os eurinhos do bolso vão para aí. Se não jogassem, em 10 anos eram donos de um clube de futebol.
Se não fosse o tabaco havia muito menos dinheiro no orçamento.
no orçamento havia menos mas nas despesas com SNS também seriam menores, curiosamente uma cobriria a outra
Mas os fumadores morrem muito mais cedo, logo recebem MUITO menos de pensões. Além disso os fumadores morrem de doenças de fumadores e os não fumadores também morrem de doenças, será +/- ela por ela…
Declaração de interesses: fumei durante 40 anos, larguei o tabaco há 13 anos