Quantcast
PplWare Mobile

Do DNA à proteína – como são sintetizadas as proteínas?

                                    
                                

Autor: Maria Inês Coelho


  1. Gonçalo Damas says:

    “As proteínas são sintetizadas no citoplasma das células e o DNA que está localizado no núcleo celular não consegue daí sair. Por um lado, é demasiado grande para atravessar os poros da membrana nuclear. E por outro, mesmo que isto fosse possível, estaria exposto a dano no citoplasma.

    Assim, para evitar isto, a informação nele contida é transportada na forma de mRNA.”

    Errado, visto que nos procariontes não existe núcleo e as proteínas são sintetizadas precisamente da mesma maneira.

    • Ivo Machado says:

      Boa observação. Mas penso que, neste caso, não podemos comparar assim as coisas. É verdade que a síntese proteica é muito semelhante entre procariotas e eucariotas. Nos procariotas o processo de síntese proteica envolve também o mRNA como intermediário da informação genética. Mas, o mecanismo não é exatamente igual. Por exemplo, nos procariotas a síntese de proteína pode ocorrer ao mesmo tempo que o DNA está a ser transcrito em mRNA. E, o mRNA dos procariotas é policistrónico enquanto que o dos eucariotas é monocistrónico. Quer isto dizer que, nos procariotas, uma molécula de mRNA pode dar origem a várias proteínas.
      Quanto ao que está mencionado no texto, apenas foi apresentada uma das razões pela qual o mRNA é necessário. Mas, neste caso, apenas é válida para eucariotas. É verdade que existem muitas mais. Como, o facto de, assim, existir mais uma possibilidade para regular os níveis de proteína na célula; ou, a remoção direta de sequências não codificantes do DNA seria muito difícil de concretizar, sem o danificar; ou ainda, o mRNA é extremamente manipulável e tem um tempo de vida muito curto, sendo assim muito fácil para célula controlar a expressão de genes ao nível da transcrição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.