Pplware

COVID-19: Rússia vai ter vacina para massas daqui a um mês

Falar em COVID-19 é sinónimo de falar em milhares de infeções, mortes, mas também em soluções para a doença. Até ao momento, como sabemos, ainda não existe nenhuma vacina ou tratamento oficial. Hoje mesmo a Organização Mundial de Saúde (OMS) referiu que pode nunca vir a existir uma “panaceia” para o vírus.

Por outro lado, a Rússia referiu que vai começar a vacinar em massa daqui a um mês.


De acordo com os dados mais recentes, no mundo foram já registados mais de 18 milhões de infetados por COVID-19 e há mais de 685 mil mortos. De todo o mundo chegam informações sobre avanços ao nível da vacina (e outros tratamentos), mas nada ainda é oficial. Numa conferência de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou para o facto de nunca vir a existir uma “panaceia” (tratamento, solução) para o vírus.

Rússia diz que tem vacina para a COVID-19 e vai produzir em massa

Apesar das evoluções da vacina da Universidade de Oxford, parece ser a Rússia a primeira a apresentar uma solução para massas.

De relembrar que a Rússia tornou-se num dos primeiros países a concluir os ensaios clínicos de uma candidata à vacina COVID-19, depois de a Universidade de Sechenov ter dito que tinha terminado o seu estudo. De acordo com a investigadora responsável, Elena Smolyarchuk, os dados do estudo revelaram eficácia.

A Rússia promete produção em massa de vacinas contra a COVID-19 daqui a um mês. O Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamalei, que está a desenvolver a vacina para combater a COVID-19, já terminou os ensaios clínicos e vai agora avançar para a fase de registo.

A vacina contra COVID-19 da Johnson & Johnson também já confirmou ser eficaz em macacos rhesus. Enquanto uma possível solução não chega, é fundamental seguirmos as regras da DGS para a nossa prevenção e dos outros.

Leia também…

Exit mobile version