A Pfizer, em parceria com a BioNTech, foram as primeiras a anunciar uma vacina que garantia uma eficácia de 90%. Seguiu-se a Farmacêutica Moderna e mais recentemente foi também revelada a vacina chinesa Coronavac e a russa Sputnik.
Entretanto, a Pfizer-BioNTech indicaram que a sua vacina chega aos 95% de eficácia. Hoje o Reino Unido aprovou a vacina da Pfizer-BioNTech e garante que a imunização irá começar já na próxima semana. É o primeiro país a aprovar uma vacina para a COVID-19.
Britânicos já terão a vacina na próxima semana…
De acordo com um comunicado do executivo Britânico…
O Governo aceitou hoje a recomendação da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde (MHRA) para aprovar a vacina Pfizer-BioNTech. A vacina estará disponível para uso em todo o Reino Unido a partir da próxima semana
A imunização vai começar muito em breve para quem faz parte dos grupos prioritários, incluindo aqueles que vivem em lares, profissionais de saúde e idosos. O Reino Unido revela também que encomendou 40 milhões de doses, que dará para vacinar 20 milhões de pessoas, uma vez que a vacina é dada em duas doses.
Cerca de 10 milhões de doses deverão ficar disponíveis até ao final do ano e as primeiras 800 mil vão chegar ao Reino Unido já nos próximos dias.
Esta foi a vacina mais rápida alguma vez aprovada desde que começou a ser criada até à vacinação. Foram necessários apenas 10 meses, quando o processo leva geralmente uma década.
A vacina apresentada tem 95% de eficácia a começar nos 28 dias a seguir à primeira dose, sem efeitos secundários graves, de acordo com os primeiros resultados completos dos ensaios clínicos.
A Pfizer considerou que esta autorização para o uso de emergência no Reino Unido marca um “momento histórico” na luta contra a COVID-19.
Ainda que esta vacina tenha de ser mantida a temperaturas muito baixas (-70ºC), a Pfizer garante que pode ser armazenada até cinco dias a temperaturas mais elevadas, entre 2 e 8ºC.
Segundo algumas informações, o preço das vacinas será:
- Pfizer: 17 euros por dose (necessárias 2 doses)
- Moderna: 27 a 31 euros (necessárias 2 doses)
- Astrazeneca: 3 a 4 euros (necessárias 2 doses)
- Johnson & Johnson: 8,5 euros (1 dose)
- Vacina Sputnik V: 8 euros (2 doses)