Quantcast
PplWare Mobile

Buraco na camada de ozono está a ficar mais pequeno

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. pauloj says:

    greta,… greta,… greta,…delusional,… hehehe,… winter is coming,.. and global colding also,..

    • Koso says:

      ainda não senti colding nenhum

      • pauloj says:

        @Koso

        WINTER is coming, … 3 months of global cooling!
        Vou ligar para a greta e dizer que o mundo acabara em 4 meses por causa do global colding, “a new ice age”,…

        E a geração “milenar” geração de inúteis com muito tempo livre e sem nada para fazer “culpa dos pais, é claro” irá para a rua gritar!

        Seguindo sua amada líder Greta, que tem uma deficiência conhecida por ” Asperger’s syndrome, obsessive-compulsive disorder and selective mutism” CONFIRMADO pelos pais e ELA!

    • Paulo says:

      No último parágrafo é lembrado o Protocolo de Montereal assinado em 1987 entre 196 países e a UE com o objectivo de eliminar “a produção de cerca de cem substâncias responsáveis ​​pela destruição do ozono”, onde se inserem os famosos clorofluorcarbonetos (CFC) e os halons. Só agora, passado algumas décadas após a proibição da emissão de CFC para atmosfera, é que se começa a sentir o efeito. Mas apesar de o Protocolo de Montereal ter contribuído para a diminuição do buraco de ozono, existem outros fenómenos que ainda não são compreendidos como o vórtex estar orientado num sentido diferente do habitual.
      Em relação à Greta, é apenas uma adolescente de 16 anos preocupada com o planeta a pedir mais acção/medidas (e menos conversa) aos actuais governantes para combater as alterações climáticas. Não é legítimo? Concordas ou não com a mensagem dela? Preocupa-te com o conteúdo e não com a substância. Ela tem a comunidade científica ao lado dela. É por isso que os negacionistas não gostam dela. À falta de argumentos credíveis, recorrem aos insultos e vão buscar as mais mirabolantes teorias da conspiração. Alguns até acreditam que a Terra é plana!

      • jorge says:

        Conspiração ou não o planeta terra tem capacidade de se autoregenerar e não somos culpados das alterações climáticas. Tudo serve pretexto para impor impostos do qual nada vemos em melhorias.

        As cimeiras etc não passam de farsa e olha que muita coisa se esconde por detrás de muitas destas histórias. Acho comovente crianças a lutarem pelo ambiente mas acho que a mente deles está longe da realidade e do que se passa em torno deles. EU acho que se deviam preocupar mais com as mentiras que maioria dos governos escondem 😉

        Mas again… a terra dia menos dia acaba e não tem nada a ver com a poluição Humana, afinal cientificamente já comprovaram que o planeta consegue sustentar bem a poluição embora estejamos demasiado sobrepovoados (demasiado humanos no planeta) e para além disso todos planetas do sistema solar estão a sofrer alterações climáticas (ou vão dizer que nós também vamos a Saturno poluir?).

        Norte esta a deixar de estar no norte e cada vez mais existe uma preocupação que não é teoria mas sim a alteração dos pólos, isso sim é preocupante!

        Enquanto falam e protestam, que exigiam a verdade aos governantes, estudos verdadeiros e do que ocultam desde religião à outras coisas!

        Essa da terra “plana” é engraçada, de facto tem muitos crentes, demasiado para sermos sinceros, mas cada um acredita no que quer, tal como religião.

        Eu não sou ateu, acredito em algo superior a nós para além da vida e inteligência Humana, porque somos uma raça muito primitiva e espero que haja por algures no universo melhor que nós, para não falar que conspirações “ocultam” a verdade fazendo mais tarde desacreditar factos.

        Nós em Portugal desconhecemos o que se passa nos EUA, mas posso te garantir que maioria da minha família que reside lá desde os anos 50 que por vezes têm receio do que o governo esconde e muitas das vezes passam pequenas coisas despercebidas mas que vivemos no mundo das mentiras, vivemos!

        • Antonio Silva says:

          @jorge

          Dizer que não somos culpados das alterações climáticas é uma Trumpada como qualquer outra. Os cientistas são todos de esquerda e geradores de fake news (todos sem excepção) e como é dito ais abaixo todos que são mais velhos se lembram bem das 4 estações em vez das duas que hoje existem.
          As alterações climáticas existem sim, de forma natural, mas nós estamos todos a acelerar-las com as monumentais asneiras que estamos a fazer.

          Deixem a Greta em paz, ou lá por ter os problemas que tem, já não é válida para nada?
          Faz-me lembrar que dantes se metiam os maluqinhos numas instituições fechadas e escondidos para que ninguém os visse.
          É essa a vossa visão das pessoas com potenciais dificuldades? Ou não sabes que há pessoas com Asperger super inteligentes?
          Como baby boomer queria acreditar que os millenials eram uns tipos fixes mas parece que só olham para o vosso umbigo, que venha a geração Z, talvez essa seja melhor, como está a mostrar.

      • pauloj says:

        Na questão do ozonio, concordo que tudo o mais bla, bla, bla, greta e uma adolescente de 16 anos com o rosto de uma criança de 12 anos com deficiência mental (confirmada por seus pais) é a arma perfeita para manipular as massas, esta criança está a ser usada pela esquerda na sua campanha imaginária de aquecimento global VERGONHOSO, mas desde quando a esquerda tem vergonha no cara.

        Infelizmente, a maioria da pop, mais de 60% vive na ignorância, triste na era da tecnologia e na era da (de)informaçao ainda acreditam em tudo o que lhes dizem sem se preocuparem em procurar ( esforço), mais uma vez triste!

        A gretinha como a máfia (esquerda, liberais, hollywood, fake news media, etc.) que está por trás desta campanha, apresentar fatos ?! Nem vêr-los so sabem gritar e ameaçar que o mundo terminará em 12 anos (extinsão global, hehehe), mas quando se lhes apresentam com a realidade e fatos baseado em fatos da comunidade científica, estes iluminados recusam a aceitár-los e mais uma vez começam a gritar, o mundo terminará em 12 anos (tudo começou com uma doida varrida AOC ).

        “Never underestimate the power of stupid people in large groups” ( esquerda liberal, hollywood, fake news media , etc)

        Open your eyes – a informacao esta ai procurem-na

        • medeiros says:

          Calma. Esquerda, direita, comunismo, fascismo, nacional socialismo… tudo relativo. o individuo xx não gosta da esquerda porque é um fascista, o individuo z não gosta da direita porque é comunista. isto é puro clubismo. A politica e as suas vertentes maníaco-compulsivas não é o que está aqui em causa.
          Agora, as opiniões e os estudos, estes dividem-se quanto às alterações climáticas, dependem por vezes é mesmo do tal “clubismo”, ou da “inclinação” de que paga estes estudos.
          Agora, para quem tem mais de 40 anos, basta lembrar-se dos Invernos e dos Verões quando eram crianças, e as evidencias são claras e as alterações por demais óbvias. Algo está muito (quase diria drasticamente) diferente num espaço de 20 a 30 anos.
          “Open your eyes” – a informação está dentro das vossas memórias passadas procurem-na e analisem-na.

          • Asdrubal says:

            Lembro-me perfeitamente que quando começavam as aulas, na última semana de Setembro, já era preciso de usar camisa de manga comprida, hoje anda-se perfeitamente de tshirt até Novembro. Na altura falava-se muito em poluição, efeito estufa, buraco do ozono. Cheguei até a fazer um trabalho sobre o buraco do ozono, e haviam esses tais gases CFC’s que haviam em sprays, equipamentos eléctricos, entre outros. E pelo que vejo, parece que o buraco do ozono reduziu, mas de resto piorou.

          • pauloj says:

            mas sabes de que está mais do que provado que a terra durante a sua existência sofre várias alterações climáticas e continuará.

            greta deveria era gritar com o que está a passar na Suecia isso sim pode levar os Suecos a usa extinsao em 2 ou 3 decadas!

            Winter is coming,… and the Ice king with him,….3 meses o mundo acabara tem que ser um adolecente com cara de crianca a dizer-vos o que se deve fazer,… Eu cortava-lhe a mesada com uma pinta!

            Vou beber uma cola num copo de plástico com palhinhas de plástico,…

            hehehe,… espero que o marselfie esteja com ela,…

          • Carlos Carvalho says:

            Sem dúvida

          • José says:

            Meu caro, alterações climáticas são um fenómeno natural! Não vale a pena divagar sobre isso! Tenho mais de 50 anos e lembro-me de ir à praia em Outubro em Cascais! Morava na Av. Valbom, a perto de cem metros de uma praia como que mora em Cascais o sabe! Sou também originário do Norte. Lembro-me quando menino ouvir dizer aos mais velhos, pessoas simples e iletradas que “os americanos estavam a dar cabo do clima ao furar a atmosfera para ir à Lua”! Como me lembro de Verões com 40 graus. Tanto assim foi, que me dediquei a estudar a História do Clima, mais tarde fiz mesmo um curso universitário sovre o tema. Pergunto-lhe a si a tantos outros, como justificam a “Pequena Idade do Gelo” que se iniciou nas últimas décadas do século XVI e terminou na primeira do XIX? Já agora ouviu alguma vez falar nos ciclos de Milankovich? Mudancas dos pólos? A tal miúda sueca, já também terá ouvido? Duvido até porque falta às aulas. Hoje muitos ingênuos falam gratuitamente, sem sentido e ao serviço de idiotas cheios de más intenções. Sobre os verdadeiros problemas, como albergar e alimentar uma população humana em crescimento contínuo e irracional, ninguém fala! Batiam de frente com as ambições se países como a China e a Índia entre outros que querem fazer pagar aos outros a estupidez expansionista que têm levado a cabo! Cada vez será pior, o Ocidente está a diminuir populações, tudo o resto, aumenta secando e destruido tudo à sua volta! Não é por acaso que o mar da china se está a tornar um deserto. Não me digam que a culpa é minha!

          • pauloj says:

            @José muito bem argumentado agora explicar isso aos iluminados climaticos,… vai vai,..

        • Antonio Silva says:

          Mais um que acredita em tudo o que lê na net, fake news….
          O tem esquerda, direita a ver com a preocupação do clima? Zero, nada, népias. E ainda por cima é estatístico, logo 60% não percebe nada disto, como se ele fosse a nossa iluminação. Dasse.

          Transcrevo o que disse acima:
          Deixem a Greta em paz, ou lá por ter os problemas que tem, já não é válida para nada?
          Faz-me lembrar que dantes se metiam os maluqinhos numas instituições fechadas e escondidos para que ninguém os visse.
          É essa a vossa visão das pessoas com potenciais dificuldades? Ou não sabes que há pessoas com Asperger super inteligentes?
          Como baby boomer queria acreditar que os millenials eram uns tipos fixes mas parece que só olham para o vosso umbigo, que venha a geração Z, talvez essa seja melhor, como está a mostrar.

          • pauloj says:

            Tudo o mais bizarro e cruel do mundo ocidental vem da esquerda, … faça um esforço … deves ser mais “millennial” que vive à custa de alguém como sempre nesses casos,… ha greta e a ti curtava-vos a mesada e mandava-vos trabalhar,… problem solved!

          • Antonio Silva says:

            @pauloj

            Sabe ler? Não me parece…

            Eu disse que sou baby boomer (nascido até 1964) , mais de 60 anos, e vivo há mitos anos do meu trabalho, ah e pasme-se, sou de centro-direita, mas uma coisa lhe digo, sou contra qualquer tipo de extremismos venha ele de onde vier, por isso cuidado com o que diz sobre coisas que não sabe nada. Como insultar diversas pessoas e não vejo o lápis azul a actuar.
            Além disso não o conheço de nada nenhum para me tratar por tu, haja educação!
            E tudo o mais bizarro e cruel tanto vem de qualquer lado, veja-se Estaline e Hitler. Chega?

        • Pedro O. says:

          Factos são a ciência. Tudo o que refere são opiniões de pseudo ciência. Vá inventar mais umas imagens para ver se convence alguém que terra é plana!

      • pauloj says:

        @paulo

        Greta, que tem uma deficiência conhecida por ” Asperger’s syndrome, obsessive-compulsive disorder and selective mutism” CONFIRMADO pelos pais e ELA!

        não te faz lembrar ideal político?!!! responsabel por + de 100 milhoes de mortos no sec xx

        • Ora ora says:

          Muita gente bem sucedida tem Asperger, incluindo Bill Gates. Ignorante és tu. Já te informaste sobre a doença ?Mafiosito de extrema direita que papa fake news como verdadeira e depois vem arrotar para secções de comentários porque na vida real toda a gente se tá a cagar para o que ele diz. Triste

          • pauloj says:

            +1 useless left commie que vive a custa dos pais, mas conheces-me de algum lado?!
            Tipico de iluminados da extrema esquerda ignorante e facista.
            Vou-te educar fake news vem da esquerda,…
            wooowww greta is the new bill gates,…

            Vou dar uma volta no meu V8 e beber uma de cola em um copo de plástico e não com uma mas duas palhas de plástico,… depois vou ligar o eco “ar condicionado para quem nao sabe” para refrecar a minha casa. Ligar o meu huge flat screen e beber col em varios copos de plástico e varias palhas de plástico,…

            abracos comuna

      • Carlos Carvalho says:

        Caro Paulo, excelente post, os meus cumprimentos.

      • José says:

        Tem a “comunidade científica do lado dela”! Como? Veja o que diz o Dr. Ivar Giaever e as tomadas de posição que fez devido ao facto de muitos cientista adoptarem certas teorias sem paradoxalmente as estudarem ou analisarem todos os dados! Vivemos hoje um logro, porque apontam o terror às pessoas sem falarem do verdadeiro problema; o excesso de população humana em alguns países e zonas do mundo! Os mesmos canalhas que dizem, que nós portugueses somos muito ricos e que por via disso causamos muitas emissões de gases poluentes, quando há dezenas cidades neste mundo que poluem várias vezes mais num mês que Portigal inteiro num ano! Nem falam que os países xom baixa tecnologia sobrepovoados emitem tanto ou mais poluição que um um pequeno como o nosso por dsstruirrm todos os ecossistemas à sua volta! Não falam, países, terroristas, que fazem guerras condicionando toda um região! Nem contam com todos os parâmetros nas análises que fazem. As que são são sempre parcelares! Já agora, sobre o buraco de ozono ninguém conhece de facto a sua dinâmica – sabe-se mais sobre buracos negros-, coincidiu o problema do buraco, com o fim das patentes dos cft’s curioso, não é? E, já agora sabemos que não devemos poluir o ar que respiramos, não é racional, mas não acha estranho que o uso desses gases em certas zonas do mundo, se concentrassem todas no céus da Antártica? Eu acho.

  2. Koso says:

    “Desconhecem-se propriamente as causas para a diminuição do burano no ozono”

    a causa foi a dimuição dos CFCs

  3. ToFerreira says:

    Grande Greta! Já diminuiste o buraco do ozono! XD

  4. BlackFerdyPT says:

    Não existe, nem nunca existiu, tal coisa como uma “camada de ozono” – i.e. a presença de ozono na atmosfera nunca foi uniforme: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3125049/mod_resource/content/1/Artigo%20-%20Camada%20de%20Oz%C3%B4nio.pdf

    É mais uma falácia ambientalista. Esta, uma que surgiu porque as patentes para os gases de refrigeração que são outorgadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) duram 20 anos. E, tendo as patentes dos CFC expirado nos anos 1980, foi preciso criar um pretexto para que as pessoas fossem obrigadas a usar novos gases de refrigeração (os HFC) e continuassem a pagar pela propriedade intelectual de tais gases.

    (Oiçam e leiam o que têm a dizer, por exemplo, o Prof. de Climatologia Ricardo Felício ou o meteorologista Luiz Carlos Molion.)

  5. Jota says:

    Esta não será uma noticia encomendada por causa das recentes manifestações mundiais por causa do clima? Parece-me que sim, heim? Parece-me que sim!

    • IDroid says:

      Parece-me que não sabes,parece-me que não sabes! O buraco de ozono já está a diminuir há uns bons anos,esta notícia não é novidade.

      • jorge says:

        Há cerca de 5 anos para cá inclusive estudos apontam que não somos a causa da alteração climática mas sim algo gravitacional externo ao planeta (que também causa instabilidade nos restantes planetas do sistema solar).

        Agora… eu tento não poluir e ser Humano mas não me preocupo minimamente com protestos da tanga.

    • Pedro Pinto says:

      eh eh eh, para informação isto não é algo que aconteceu só este ano. O buraco de ozono, felizmente, tem vindo a diminuir. Quem encomendou a notícia para eu lhe passar a fatura 😀
      As fake news nascem assim!

      • Tuaregue says:

        “Tal cenário já não se registava há cerca de três décadas!”
        Então revê o vosso artigo, pelo menos a forma como está escrito.

          • Tuaregue says:

            No Artigo:
            ” De acordo com informações recentes, a espessura da camada de ozono está a aumentar o que significa que o buraco está a ficar mais reduzido.

            Tal cenário já não se registava há cerca de três décadas!”

            O que dizes a acima:” para informação isto não é algo que aconteceu só este ano. O buraco de ozono, felizmente, tem vindo a diminuir. ”

            Tem vindo a diminuir ou tal cenário já não se registava há cerca de 3 décadas?

    • José says:

      Não tenha dúvidas, anda tudo histérico durante umas semanas, daqui a uns tempos, inventam outra!

  6. carlos says:

    lol… não existe camada de ozono. existem zonas de concentração de ozono. Perguntem a um académico isento e perceberão a fraude do século.

  7. medeiros says:

    O ponto de não retorno já foi atingido à algum tempo. Agora é só acelerar ou adiar o inevitável.

    • qqq says:

      e aqui está o especialista

      • medeiros says:

        @qqq
        ora cá está… não comenta o assunto, não tem opinião. “abriu a tampa do semidouro” para denegrir os outros. é que nem opinou sobre aquilo que importa!
        “especialista” pelos vistos (segundo @qqq !) sou eu; supra-sumo (@qqq) és tu, só que espremido nem uma gotinha cai.
        São opiniões, formas de interpretar as coisas. Liberdade de expressão dentro do que é razoável e sobre o assunto (o assunto ñ é sobre se sou ou ñ especialista ambiental!). Ainda deves andar lá pelo liceu, por isso… tchau p’ra ti…

    • José says:

      Pode explicar onde raio está esse “ponto de não retorno”? Eu sei, nos países cuja população cresce estupidamente sem que ninguém os chame à razão. Agora temos canalhas que pretendem que sejamos nós a pagar a dactura pela estupidez dos outros: empobrecendo, como já vão atrevendo-se a dizer em público e que até há dois anos diziam em conferências de “especialistas”! Olhe que eu, estive envolvido muito de perto com essas investigações, assisti a muitas dessas conferências. A solução, ideológica que srmpre apontavam, era no caminho se empobrecermos e retroceder na evolução tecnológica! O mais engraçado é que só ouvi dizer isto com ” muita convicção” aos mais ricos com a mania que são anti-capitalistas! Nunca disseram que o capitalismo tem de ser domado, o que defendem é acabar de vez con este modelo económico, numa remota vingança pela queda de um certo muro em Berlim!

      • Pedro O. says:

        Ai… Confundir ciência com política… Não é empobrecer… É ser sustentável, ninguém vai conseguir comer dólares, euros, telemóveis, etc…

        • medeiros says:

          @Pedro O.
          Ora nem mais. “É ser sustentável, ninguém vai conseguir comer dólares, euros, telemóveis, etc…”!
          @José
          o ponto de não retorno em termos ecológicos, não lhe sei dizer, não tenho conhecimentos para tal, não sou um especialista na matéria, apenas vou lendo; vendo; observando; e tenho opinião. Fico preocupado (como pai) com o legado ecológico que iremos deixar ás gerações futuras (NR: já não ando no liceu e consegui acabá-lo, não como o @qqq, que parece que ainda por lá passeia…), mas há quem diga (e tenha a teoria) que, este ponto está algures no final do século passado.
          Eu cá penso que este ponto está situado aquando da revolução industrial e na ganância desmedida da espécie humana.

  8. O novo do restelo says:

    É engraçado ver tanta gente a favor do presidente dos Estados Unidos e poluidores/poluição e justificam enxovalhando uma jovem que defende a proteção do país só porque ela tem alguns limitações ou síndrome.
    Pois isso denota que há muita gente com falta de neurônios e que a miúda apesar do síndrome tem um QI muito acima de muitos que aqui se acham espertos. É só campeões….

    • Carlos Carvalho says:

      Sem dúvida

    • José says:

      Ó homem, no mundo inteiro só os EUA poluem? E isso é um fenómeno de hoje? Caramba, fico sempre a pensar no que raio têm andado vocês a fazer todos estes anos! Já agora, não use internet, origina pegada de CO2, ou consigo essa vem por milagre?

    • José says:

      A miúda é isso mesmo, uma miuda, e instrumentalizada! Voce fala de inteligência, mas denota uma enorme falta dela. O seu discurso é o do insulto. Que grandes provas que gente como você dá! Vé-se que está habituado a pensar e a estudar.

      • Diamondsky says:

        pois mas eu estou e eu sei muito bem como é sabes o que a miuda diz é uma verdade e eu sei porque a minha irmã está na suécia e também queixa disso e sim os EUA poluem mais hã uma coisa que esqueci do nome em que os países estão limitados a mandar uma quantidade de CO2 entre outros e os estados unidos(não só mas é o que se nota mais) está a pagar aos países que não passaram do mãximo porque eles passaram e muito do limite e por isso eles pagam para não dizerem que passaram o limite mas sim que aumentaram o limite para mostrar que não passaram

    • oleg677 says:

      Santa “Greta” – uma criança manipulada….

  9. oleg677 says:

    Apenas factos:
    1. O filme do vice-presidente Al Gore, “Uma verdade inconveniente”, que EM 2006 revela a ameaça “grave” do aquecimento global. As 10 previsões de aquecimento global de Al Gore, 12 anos depois – nenhuma aconteceu!
    2. durante AS ÚLTIMAS décadas em pelo menos 41 ocasiões, esses supostos especialistas previram que uma terrível catástrofe ambiental era iminente … e isso nunca aconteceu. Link: https://cei.org/blog/wrong-
    3. Mais do que 500 cientistas escreveram ontem uma declaração para ONU “European Climate Declaration” onde dizem “There is no climate emergency”.

    • Pedro O. says:

      Há sempre meia dúzia a berrar mais alto do que os outros eu é que sei. É inegável que há um amplo consenso científico acerca destas matérias. Tentar negar é mais do mesmo, negar as evidências que todos os dias nos alarmam e apenas manobra de comodismo para ficar melhor com a consciência!

  10. Zé Duarte says:

    Deixem-se de tretas, vocês vão todos morrer mais cedo ou mais tarde. Deixem os miúdos brincar de adultos na televisão, façam um churrasco com a família/amigos e divertam-se.

  11. ervilhoid says:

    Acho que nós devíamos preocupar a sério com os oceanos, isso sim, e claro, uma redução gradual de gases, afinal de contas melhor respirar ar puro do que fumo

    Só que aproveitaram isto da atmosfera e agora vai chegar imposto atrás de imposto

  12. joca says:

    Mas onde estão essas pessoas que dizem que a Terra é plana? No youtube? Dizer que existe quem acredite que a Terra é plana é ridículo. É como validar as palavras de um maluco (o maluco diz uma coisa qualquer… e pronto… já podemos dizer que «há quem acredite não sei no quê». Essas pessoas que o dizem são bem cultas ao contrário do que se pensa. Lucram com isso… e gozam com quem, em debates, argumenta «ainda há muita gente que acredita que a Terra é plana». Aqui há uns tempos, um Físico português conhecido (Carlos Fiolhais) recorreu a esse argumento… fiquei espantado.

  13. N0 0n3 says:

    Todos culpam os carros de poluirem imenso, a verdade é que, o gado produzido contribui cerca de 18,5% para a poluição enquanto carros cerca de 13,5%.
    A mudança não está só nos carros está mais na indústria em geral…E redução no consumo de carne e alterações na alimentação do gado…
    Por exemplo devia se fazer como Japão por exemplo carne de vaca ser mais cara…
    (Atenção estou a dizer isto e adoro carne especialmente vitela)

    Devia se apertar mais com as indústrias…

    Corrijam me se estiver errado!

  14. Diamondsky says:

    josé mas as alterações climáticas é uma realidade eu sei que todos os planetas sofrem mas o que tamos a fazer é duplicar talvez até a triplicar a velocidade e se n fizermos nada podemos sofrer já viram a quarentena e como as coisas estão?Eu à mais de 5 anos que não ouvia os pássaros a cantar perto do meu pátio e não vêm que eu sou esquerda porque ISSO EU NÃO SOU eu odeio esquerda e os meus pais sabem eu digo sempre morrer do que ser da esquerda

  15. Diamondsky says:

    pois mas eu estou e eu sei muito bem como é sabes o que a miuda diz é uma verdade e eu sei porque a minha irmã está na suécia e também queixa disso e sim os EUA poluem mais hã uma coisa que esqueci do nome em que os países estão limitados a mandar uma quantidade de CO2 entre outros e os estados unidos(não só mas é o que se nota mais) está a pagar aos países que não passaram do mãximo porque eles passaram e muito do limite e por isso eles pagam para não dizerem que passaram o limite mas sim que aumentaram o limite para mostrar que não passaram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.