Asteroide “potencialmente perigoso” passou pela Terra a 124 mil km/h
A NASA acompanha os percursos dos objetos celestes que podem atingir a Terra e causar danos. Segundo informações, há 66 milhões de anos, um asteroide destruiu 75% de toda a vida na Terra.
No passado domingo um asteroide "potencialmente perigoso" passou próximo do planeta Terra.
Asteroide 2001 FO32 passou a apenas 2 milhões de quilómetros de distância da Terra
Em janeiro de 2021 informamos aqui que se aproximava da Terra um asteroide que viajava a 123.887 km/h. A NASA classificou o 2001 FO32 como um “Asteroide Potencialmente Perigoso” devido à sua passagem próxima pelo nosso planeta. O corpo rochoso passou a "apenas" dois milhões de quilómetros de distância da Terra no domingo, de acordo com a NASA, oferecendo uma extraordinária oportunidade aos astrónomos estudarem uma rocha formada no início do sistema solar.
A título de comparação, o corpo rochoso passou a uma distância de cerca de cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua.
A passagem próxima da Terra aconteceu às 14h00 GMT a uma velocidade de 124.000 km/h. segundo a NASA...
Quando a luz solar atinge a superfície de um asteroide, os minerais na rocha absorvem certos comprimentos de onda e refletem outros. Ao estudar o espectro de luz refletido da superfície, os astrónomos podem medir as 'impressões digitais químicas' de minerais presentes na superfície do asteroide
De acordo com a NASA, cerca de 80 a 100 toneladas de materiais como poeira e pequenos meteoritos caem na Terra diariamente, mas objetos maiores podem causar enorme destruição devido à sua velocidade.
Mais de 95% dos asteroides do tamanho do 2001 FO32 e com probabilidade de passar perto da Terra estão na lista e nenhum tem potencial de colidir com o nosso planeta no próximo século, garante a NASA.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Se metermos todos os planetas lado a lado, da qualquer coisa como 400mil km, 2milhoes é algo… longe.
Nah pá segundo a pplware é perto.
Se formos por aí, a pplware devia admitir que as moscas fazem parte integrante da nossa estrutura atómica.
E a PSP não fez nada…
Potencialmente perigoso ou mesmo perigoso é o Ser Humano que antes de vir um asteróide colidir com a Terra, já conseguiu destruir o planeta…