Um asteroide que terá entre 1,8 e 4 quilómetros de diâmetro passará perto da Terra no dia 29 de abril. A rocha, de nome de (52768) 1998 OR2, foi descoberta pela NASA em 1998 e classificada como “objeto potencialmente perigoso”.
Apesar de não trazer qualquer perigo, dado que não há risco de impacto, o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) refere que é um asteroide “suficientemente grande para causar efeitos globais”.
Asteroide que passará pela vizinhança da Terra em abril
Conforme refere a tabela de NEOS, a rocha da categoria Apollo, a (52768) 1998 OR2, irá passar pela Terra no final de abril. Na maior aproximação, o corpo celeste estará a cerca de 7 milhões de quilómetros. Em termos comparativos, o asteroide passará a uma distância equivalente a 16 vezes a distância da Terra à Lua.
O vosso será bastante rápido, uma vez que este asteroide passará a uma velocidade de 31 mil quilómetros por hora. Apesar das suas dimensões, o CNEOS frisa que não há risco de impacto, pelo menos até ao ano de 2197.
Ano 2020 tem um asteroide em rota de colisão com o nosso planeta?
Segundo a NASA, das duas dezenas de objetos listados como potencialmente perigosos para o nosso planeta no próximo século, apenas um, o 2018 VP1, tem ínfimas hipóteses de colidir com a Terra em 2020. Isto é, existe 0.04% de probabilidade deste corpo celeste chocar com o nosso planeta no início de novembro deste ano. Portanto, existe um ínfima possibilidade de tal acontecer.
Contudo, a NASA refere existir a possibilidade de 1 em 300 000 de nos próximos anos um asteroide colidir com a Terra. Nesse sentido, esta e outras agências têm dedicado muita atenção e projetos para vigiar o espaço e prever quem se aproxima do nosso planeta.