Inteligência Artificial aprendeu a resolver o Cubo de Rubik em apenas 1,2 segundos
A Inteligência Artificial tem estado a ganhar espaço no nosso dia a dia, de forma discreta e muito simples. Procura principalmente mostrar o seu valor e a mais-valia que pode trazer.
É por isso normal vermos a sua aplicação ainda em poucos locais, apesar da sua utilidade. Uma nova barreira foi ultrapassada e a Inteligência Artificial conseguiu agora aprender a resolver o Cubo de Rubik em apenas 1,2 segundos.
A Inteligência Artificial voltou a bater o ser Humano
Este é o fruto do trabalho de uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia. Estes criaram um sistema de inteligência artificial que sozinho aprendeu a resolver o Cubo de Rubik.
Para além de conseguir autonomamente ultrapassar este desafio, este sistema conseguiu ainda fazê-lo numa velocidade que não está ao alcance dos humanos. Gasta em média 1,2 segundos e em apenas 20 movimentos.
Para comparação, este sistema é cerca de 2 segundos mais rápido que o recorde alcançados por um ser humano. Este está em 3,5 segundos e com cerca de 30 movimentos do Cubo de Rubik. Na verdade, o sistema agora apresentado não é o mais rápido que existe. Anteriormente já tinha sido apresentado um sistema que o fazia em apenas 0,38 segundos. Este não usava, no entanto, um sistema de IA.
Cubo de Rubik resolvido por sistema de IA em 1,2 segundos
Para conseguirem chegar a este estado de maturação, os investigadores começaram com uma simulação de um Cubo de Rubik. Este foi mostrado na sua forma inicial e depois baralhado. Ambos os estados foram mostrados ao DeepCubeA. Este sozinho conseguiu transitar de um modo para o outro.
Durante 2 dias este sistema treinou, tentando sempre soluções mais difíceis. Os investigadores forneceram-lhe 10 mil milhões de combinações e um número máximo de 60 movimentos. Os testes posteriores revelaram que acerta em todas as tentativas e que em 60% usa o número mínimo de movimentos.
O DeepCubeA é também capaz de resolver outros jogos, nomeadamente puzzles de peças deslizantes. O mais curioso é que este sistema de Inteligência Artificial não foi criado para este fim, tendo-se certamente adaptado. Abrem-se assim as portas a sistemas adaptativos e que criam soluções para problemas fora da sua área de intervenção.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Universidade da California
Neste artigo: Cubo Rubik, sistema
0.38 Second Rubik’s Cube Solve, algo de errado não está certo
Boas. Dá um look ao texto 😉 antes de veres o vídeo. Cump.
Pois, mas apenas os módulos laterais são movíveis…. os módulos do meio estão fixos. Bastante mais fácil!!!
No cubo de Rubik os cubos do centro de cada face são fixos, estás a falar de outro tipo de cubo?
????
Os centros não sao fixos , mas para a resolução de cubos com arestas impares nao se rodam os centros para a sua resolução, Nos cubos de arestas pares, só se meche nas peças do meio para se poder “Fixar” o centro.
É a partir das peças onde o mecanismo agarra que se trabalha para a resolução do mesmo, manualmente é igual.
Há cubos com 4 5 6 7 8 e já vi de 9 ×9….
Cubo “de Rubik” só há um, o da foto e video anexos e mais nenhum …
Mekie meu puto, tudo errado isso aí. O Cubo de Rubik é só um, mas iguais há mais do que um, permitindo que não seja apenas um. Cumprimentos. Paulo António da Paiva Pires
Skynet is here!!!
Run for your lifes!!!
O pior é que para isso só faltam uns anos e nós não conseguiremos voltar para o passado. Cumprimentos. Paulo Antóino da Paiva Pires.
Dou mais valor ao humano pois no caso que ele resolveu tevve que pegar no cubo e fazer movimentos com os musculos que obviamente não conseguem por mais que se tente vencer um motor elétrico agora o que conta é o resolver mental!
Concordo. As nossas mãos, por mais ágeis que sejam, dependem sempre da nossa motricidade que é uma estrutura complexa (ossos, tendões, músculos, funções nervosas, etc.) e não se podem comparar a um motor elétrico que (obviamente) é muito mais veloz. Gostava de ver o resultado de outro teste em que a IA estaria ligada a um robot, com “mãos” robóticas, a desafiar um humano.
Vale lembrar que IA’s já bateram alguns dos melhores jogadores de poker, xadrez e outros jogos complexos.
IA é o futuro, não tem que haver receio que possam vir a ser o próximo “ser” dominante no mundo, certamente IA’s serão moralmente bem melhores do que nós disso não tenho dúvidas, então o mundo será um lugar bem melhor!
Afonso, essa ingenuidade é perigosa.
A Inteligência Artificial é uma arma letal nas mãos humanas, que já provaram não ter nenhuma moral.
É apenas – mais uma ferramenta – para tornar os poderosos ainda mais fortes.
É claro que IA consegue fazer mais simulações e com mais velocidade que um cerebro humano! Agora gostava de ver documentado… Como deram a ordem á IA, olha IA tens aqui este cubo quero que coloques as faces todas da mesma cor. Pois isso é que uma grande dificuldade pelo menos para já… Agora usar algoritmos… Aí há a 40 anos programei na minha cacio 850p o jogo das cores usando números em vez de cores e jogava contra a calculadora, isto já era IA! Fácil
O conceito de IA é muito abstrato e anda muito distorcido por essa lógica então o abaco é um instrumento que já tem muita IA. A verdadeira IA ainda não nasceu e por enquanto é bom que esteja morta pois os humanos ainda têm pouca IA nos seus cérebros e se tiverem o azar de inventar um robô com IA então os humanos serão escravizados pelos robôs.
A minha máquina de calcular consegue fazer as contas muitissimo mais rápida do que eu mas não significa que tenha alguma inteligência, o mesmo se passa com os computadores são muito bons a fazer determinadas tarefas , mas de inteligência têm zero.
Faço o cubo desde ha vários anos. Para mim é um insulto que haja alguém normal, capaz de o resolver nos dois ou três segundos que apregoam, e só me apetece baralha-lo eu e depois dizer: Faz lá o que apregoas. Porque eu também posso fazer batota se quiser na baralhação e fazê-lo mais rápido…