Publicidade online: empresas insatisfeitas com Safari
A privacidade dos utilizadores nos serviços criados pelas empresas de Silicon Valley, sempre foi um tema bastante sensível. De facto, os nomes das três principais empresas tecnológicas (Google, Microsoft e Apple) foram referidos nos documentos revelados por Edward Snowden quando este expôs o enorme sistema de vigilância mundial construído pela NSA e pelos seus parceiros.
Ainda assim, a política de privacidade da Apple é uma das mais fortes e mais consistentes do Vale e, por isso, parece tentar ao máximo respeitar a privacidade de todos os utilizadores.
Apple e a Privacidade dos utilizadores
Tim Cook, CEO da Apple, é um grande defensor de medidas de privacidade e segurança. Ainda não foi há muito tempo, que Tim Cook teve que dar provas disso mesmo. No início do ano passado, o sucessor de Steve Jobs teve que fazer frente ao governo Americano devido aos dados presentes no iPhone de um dos terroristas de San Bernardino.
Tim Cook acreditava que desenvolver uma backdoor que dava acesso a um iPhone específico poderia, no futuro, ser usada contra os milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que utilizam um iPhone. E, por isso, a Apple não cedeu.
No entanto, este mês surgiu outra polémica que colocou a Apple no centro das atenções da comunidade tecnológica. As empresas de publicidade online, que utilizam a Internet para encher os browsers dos seus utilizadores de anúncios, não estão a gostar de uma nova funcionalidade presente no Safari no iOS 11 e no macOS High Sierra.
A polémica com o Safari e com a Publicidade Online
Chama-se “Intelligence Tracking Prevention” (Prevenção Inteligente de Localização) e impede que as empresas de publicidade utilizem Cookies para seguir as pessoas pela Internet de modo a que os anúncios que mostram sejam mais específicos de pessoa para pessoa.
De facto, estes mecanismos de publicidade online podem seguir as pessoas por todos os sites que visitam, recriando assim os passos que cada um percorre quando navega pela Internet. Com esta nova medida, as empresas de publicidade não serão capazes de localizar os utilizadores 24 horas depois da última interação com o site.
Além disso, passados 30 dias, os Cookies serão completamente eliminados dos dispositivo do utilizador.
Isto são ótimas notícias para todas as pessoas que se sentem expostas e muitas vezes observadas devido à publicidade que aparece nos sites que visitam. No entanto, as empresas de publicidade online não estão assim tão contentes. De facto, são muitos milhões de euros em publicidade que não serão ganhos devido às medidas de prevenção impostas pela Apple.
A resposta da Apple
Assim, estas empresas dirigiram-se à Apple através de uma carta aberta e onde questionaram a empresa pela nova funcionalidade implementada no Safari.
A Apple acredita que as pessoas devem ter o direito à privacidade. Esta nova ferramenta implementada no Safari é mais uma medida avançada para proteger a privacidade dos utilizadores.
A resposta da Apple.
No entanto, esta medida não impede que os sites que as pessoas realmente visitam utilizem Cookies, desde que depois não utilizem as suas funcionalidades de modo a seguirem as pessoas por todos os sites que visitam. Para que isso aconteça, os utilizadores devem dirigir-se às Definições para ativar essa opção.
Esta medida implementada pela Apple representa mais um passo na direção certa para que a privacidade online seja conquistada. Nem sempre estas medidas são implementadas e portanto, muitas das vezes as pessoas sentem-se expostas e observadas. Esperemos que a Apple defenda sempre os seus utilizadores.
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Este artigo tem mais de um ano
Isso ja existe ao tempo sob forma de addon.
Existem extensoes para chome, firefox e opera que detetam as cookies que um site instala, e mal fechamos a tab a extensao remove as cookies.
Temos por exemplo a extensao firefox self destructing cookies. Basicamente no meu firefox esta extensao apaga as cookies de um website 5 segundos depois de fechar.
Por isso a tecnologia, digamos, ja existe aos anos, so que uma empresa decidiu integrar a tecnologia no browser. Pelo menos é o que eu penso.
Não, não tem nada a ver, o Safari usa Machine Learning para isto e não apaga cookies, mas simplesmente não os deixa criar.
Além disso, com esses add ons tens a inconveniência de andar a meter passwords sempre que voltas.
O objectivo é parecido mas a tecnologia é diferente. O que Apple pretende é não ser radical ao ponto de estar sempre a apagar cookies, a tecnologia avalia os cookies e a interligação de domínios e páginas visitadas para prevenir que a pessoa seja seguida entre sites diferentes através dos cookies.
Gostava de saber como estão a bloquear essa ligação de site para site… não é fácil, mas dou os parabéns, é bom sim senhor, ainda para mais porque dá para desactivar para quem não concorda 🙂
O safari é de longe o melhor browser que há, seguro rápido e fiável sem gastar imensa memoria como o chrome.
Deixou-me boas memórias.
Agora com o Chrome do meu Droid apanho com publicidade a todo o momento, afasto e aparece algo como “vamos tentar não mostrar mais esse anúncio”. Deveras irritante!
Será que existe alguma extensão ou add-on para, como utilizadores de android e portanto do browser chrome, nos protegermos dessa praga?!
Android e chrome é de fugir, eu mantenho me pelo safari e IOS e confesso estar surpreendido porque nunca pensei que fosse tao bom. A malta dos androids vive falando mal do ios mas hoje vejo que é apenas inveja pois IOS é excelente
Vou te dar a minha opinião. Já utilizei os 2 sistemas. O ios nunca foi mau, apenas para o que se paga pelo produto não justifica para todos os casos. O Android também não é mau, claro que se tiveres um topo de gama nunca te vais queixar, mas ao menos neste sistema tens a opção de comprar um telemóvel mais em conta.
O chrome nao suporta addons no android. O unico que o suporta é o firefox.
Chama-se a isto liberdade.
É bom, não é? Agora imagina o que seria por exemplo, teres a liberdade de poder instalar apps fora da store…
E quem é que te disse que não se pode instalar apps fora da loja?
Fácil, compra um android.l
Para quê??? Para saber que podem ter todo o tipo de ameaças de segurança? A App Store tem mais de 2 milhões de Apps. Não é preciso ir a mais lugar nenhum
Essa do iphone de S.Bernardino, uma situação parecida aconteceu com Linus Torvalds.
https://m.theregister.co.uk/2013/09/19/linux_backdoor_intrigue/
Interessantíssimo…
E eu pergunto porque motivo tenho um um aviso que o site usa os cookies e um botãozinho para aceitar e nunca vejo um com um como o “não aceito” inclusive aqui e sou obrigado a configurar no browser?
Porque a lei comunitaria que obriga a essa mensagem apenas diz que o utilizador tem que ser informado.
Abc
Percebo-te. Infelizmente o “não aceito” é fechar o site, contudo, antes sequer de poderes fazer uma escolha, mal entras no site, já tens os cookies gravados. Recomendo um addon para o firefox chamado Lightbeam, que permite ver em forma de gráfico as ligações que os sites fazem entre si através destes trackers.