Password comprometida? Em breve o Chrome vai alertar para este problema
Na Internet a segurança é um pilar que tem de ser garantido. A fuga de informação normalmente resulta do roubo de passwords, por muito que os utilizadores não queiram. Claro que existem formas de saber se estas passwords foram conseguidas e estão disponíveis.
O Chrome quer agora ajudar os utilizadores e garantir que as passwords usadas são seguras. Assim, e como complemento ao já existente, o Chrome vai em breve alertar os utilizadores se as suas passwords forem roubadas.
Já vários browsers conseguem ajudar os utilizadores e alertar quando as suas passwords são roubadas. A maioria usa principalmente serviços como o Have I Been Pwned para esta avaliação e para a descoberta dos roubos. Estes serviços são constantemente atualizados e são seguros.
Vai haver ainda mais segurança para o Chrome
A Google quer agora integrar a mesma funcionalidade no Chrome, como um serviço interno e de ajuda aos utilizadores. Esta ideia está já presente em documentos de futuros desenvolvimentos do Chrome, ainda que privados e inacessíveis aos utilizadores.
Para fornecer este serviço, a Google irá fazer a integração de uma das suas atuais extensões. O Password Checkup é já uma oferta que pode se usada e que garante esta mesma segurança. A ideia é agora tê-lo de forma nativa no seu browser.
Browser da Google vai alertar para problemas nas passwords
Com o Password Checkup os utilizadores podem já garantir acima de tudo esta segurança. Todas as passwords usadas são validadas nos principais repositórios desta informação. Em caso de problemas, os utilizadores são alertados para a necessidade de mudar a password de acesso.
A diferença que aqui vai existir é que o serviço passa a estar nativamente integrado no browser da Google. Agora, e com a extensão, toda a verificação tem de ser ativamente feita. No futuro será o browser a tratar deste processo sozinho, sem qualquer intervenção dos utilizadores.
Esta é mais uma adição importante para a segurança do Chrome e dos seus utilizadores. Por si só não oferecerá nenhuma proteção, mas conseguirá garantir que os utilizadores são alertados para este problema.
Este artigo tem mais de um ano