Já instalou o novo Opera 64? Está focado na privacidade e em tornar a Internet mais rápida
O mercado dos browsers está ao rubro. A cada semana surgem novidades e novas versões, sempre com melhorias para o utilizador. Torna-se assim complicado escolher o browser de eleição e manter-se fiel a ele.
O Opera é um destes candidatos e mantém a sua aura de um browser fiável e com um consumo acertado de recursos. A nova versão, que agora chegou, volta a focar-se na privacidade e quer tornar a Internet ainda mais rápida.
O Opera tem conseguido manter-se na lista dos browsers escolhidos pelos utilizadores. Para isso alia uma lista constante de novidades a consumos reduzidos de recursos e uma abertura maior que a maioria das empresas.
Ainda mais privacidade no Opera
A versão 64, que agora chegou ao Desktop, está focada em manter o utilizador mais seguro. Para isso preparou-se para dar ainda mais privacidade, recorrendo ao bloqueio de rastreios. Este não vem ativo, mas pode ser rapidamente colocado em funcionamento.
A sua base de avaliação vem da EasyPrivacy, que a Opera já usa noutras áreas do seu browser. Sempre que deteta uma recolha anormal de dados do utilizador, bloqueia-a e torna-o anónimo.
Outras melhorias deste browser
Outra melhoria que esta versão contém está na ferramenta de recolha de imagens. Conhecida por poucos, permite captar imagens de partes de páginas, controlada sempre pelo utilizador.
Para além de agora poder gravar diretamente ficheiros PDF, dá também mais controlo ao utilizador. A ferramenta de mascarar partes foi melhorada e agora as imagens podem ser editadas com texto e outras imagens.
Até a Internet acaba por ficar mais rápida
Outra melhoria que o Opera revela está no carregamento das páginas e na velocidade de acesso à Internet. A empresa revelou que nesta versão, com as novidades implementadas, consegue entregar páginas 20% mais rapidamente.
Curiosamente, se combinado com outras das opções presentes no Opera, este valor cresce para um valor muito mais elevado. A Opera refere que desta maneira a velocidade cresce para 76%, um valor que inegavelmente poucos alcançam.
Esta nova versão está disponível, podendo ser já descarregada para Windows, macOS, Linux (deb ou RPM). Atualizem ou instalem e vejam as melhorias que conseguem obter com apenas um simples browser.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente artigo,Pedro Simões.Eu só quero ressalvar é que se quiserem fazer o download do pacote offline do Opera podem-no fazer nesta página(https://www.opera.com/pt/download?os=windows).Do Opera Beta e do Opera Developer é nesta(https://www.opera.com/pt/computer/beta).Espero ter ajudado. 🙂
Para mim um dos melhores browsers da atualidade, apesar que preferia o motor antigo (não, não gosto do Vivaldi) de forma a ser mais uma alterantiva.
No entanto gosto de ver o Opera a caminhar um caminho interessante.
O Presto ?? Era bastante bom.Mas eles venderam-se à empresa chinesa Qihoo 360.Se quiser uma alternativa sugiro-lhe o Otter Browser(https://otter-browser.org/).Mantém o “core” clássico do antigo Opera,se me faço entender.Pessoalmente não me agrada nada por causa do aspecto estético do browser.É a mesma coisa do SeaMonkey,uma desgraça a nível da UI.Quanto ao Vivaldi também concordo consigo,não me consegue agradar verdadeiramente.
Já agora,o repositório do Otter Browser para Windows está aqui nesta página do SourceForge(https://sourceforge.net/projects/otter-browser/files/).A última versão data de há 3 dias,desde o dia 6 deste mês,que foi no Domingo.
Seria interessante lembrar que “Opera” e “Privacidade” não vão de mãos dadas, visto que está nas mãos dos chineses (Yahui Zhou, Chairman & CEO; Lin Song, COO) como se pode ver pela sua apresentação aos investidores: https://investor.opera.com/static-files/739c8352-1e99-4d19-a1f4-db90f479d524 [na página 30 (no documento em si diz página 29)].
Mesmo que existam chineses que possam valorizar a privacidade o estado não deixa simplesmente fazerem o que lhes apetecer sem sérias consequências, é de esperar que este browser esteja a recolher e a enviar para os chineses todo o tipo de dados que lhes possam interessar a nível de espionagem (pessoal, comercial, industrial, militar, etc.).
Penso que isso seja paranóia….quem tem o que esconder toma cautelas….não sei que segredos…eu e o meu círculo de parentes, amigos e conhecidos pudessem ser interessantes para os chineses…
Desculpa, mas… Não pode se dizer ser focado na privacidade sendo um browser proprietário e pra piorar CHINÊS.
Isso é a mesma coisa que o Facebook vir e dizer que “preza pela privacidade”. Ou a Microsoft vir e dizer o mesmo. Tolo é quem acredita e USA.
É só para lembrar que o pplware tem 41 scripts de java proprietário de activados na sua pagina .
javascript, e não java.
Ao ver no meu PC já vou com a Versão 65.0.3466.0.
Privacidade a sério só no Brave Browser. Os restantes só mandam areia para os olhos dos utilizadores.
Por acaso já. Mas como não percebo nada de informática, continuo agarrado ao Vivaldi
Também não troco o Vivaldi por nada, o campeão na personalização, apesar de ir testar sempre estas novas actualizações dos outros browsers (portable version) para poder comparar, mas volto sempre ao Vivaldi como browser padrão. Neste nova actualização do Opera gostei da ferramenta screenshot está muito bem elaborada.
O Vivaldi também tem uma ferramenta de screenshot.
Pois tem, mas não tão evoluída como esta nova do Opera, é só um pormenor. Já em tempos pedi para eles (Vivaldi) incluírem o uso do scrool para fazer um screenshot, exactamente como o opera apresentou agora, mas ainda não o fizeram, talvez em actualizações futuras o Vivaldi também tenha essa possibilidade.
Privacidade vinda duma empresa nas mãos de chineses é um contra-senso!
Opera é o melhor browser atualmente!!!!
Não desgosto do browser, muito menos das suas funções. Mas o que me deixa de pé atrás em relação a tê-lo como principal é (podem chamar-me picuinhas xD) aquela barra lateral. Tem funções que gosto mas não gosto de tê-la no lado esquerdo. Devia ser possível movimentar a barra para onde quisessemos
Pois, para isso tens o Vivaldi, colocas a barra lateral a onde queres e com os atalhos que quiseres.
Sempre a podes ocultar. Para não estar visível…
Sem duvida o melhor browser atualmente é o Opera, principalmente para celular. Só o bloqueio de publicidade nativo já o deixa anos luz na frente dos outros. No Chrome temos extensões para isso, mas não funcionam no celular.