Chegou o Opera 57! Este browser está mais inteligente e mais próximo do utilizador
Dos muitos browsers que estão no mercado, o Opera é provavelmente o que mais facilmente consegue fazer frente ao gigante Chrome.
Com uma base de utilizadores bem definida e fiel, tem trazido muitas novidades. A mais recente versão, o Opera 57, traz agora novidades em várias áreas. Vamos conhecer o que o Opera 57 tem como novidades.
A cada nova versão do Opera, a equipa de programadores leva o seu browser mais longe. Para além das habituais correções e otimizações, existem sempre novidades e funcionalidades de peso, que destacam o Opera.
Desta vez, esta tradição foi mantida e existem duas novidades que mais nenhum browser tem. Tornam o Opera mais inteligente e muito mais próximo do utilizador.
As notícias no Opera estão mais inteligentes
A primeira novidade que a Opera introduziu no seu browser foi ao nível das notícias que apresenta. Este mecanismo está mais inteligente e avalia de forma mais eficiente as notícias que são servidas, recorrendo a algoritmos baseados em IA.
Para ajudar ainda mais na personalização desta área, os utilizadores podem agora dar uma nota positiva ou negativa e assim indicar ao Opera quais os temas que mais lhes agrada e os que não querem ver.
Uma ajuda do Opera para os utilizadores do Netflix
Uma segunda novidade, completamente diferente do que é normal, vai ajudar os utilizadores a escolher os filmes ou séries que vão querer ver no Netflix.
Esta nova área vai estar na pagina de arranque do browser, numa área especial, e mostrará aos utilizadores propostas de filmes e séries do Netflix. Ao clicar numa destas propostas, esta será adicionada ao serviço na lista d utilizador.
Por agora, esta novidade está limitada a pouco mais de 20 países, nos quais Portugal não está incluído. Esta funcionalidade em breve vai ser atualizada e alargada, tornado-a disponível a muitos mais locais e idiomas.
Claro que para além destas duas novidades, existem muitas melhorias escondidas e que vão escapar à vista dos utilizadores, mas que melhoram este browser. Estas focam-se em pormenores da interface e também do próprio motor deste browser.
Todas as novidades que apresentámos e que podemos encontrar no Opera 57 tornam-no num dos melhores browsers que estão disponíveis. Capaz de competir de forma igual com qualquer browser, destaca-se mesmo nos pormenores e do que oferece de diferenciador.
Este artigo tem mais de um ano
Eu era utilizador do Opera porque me permitia ter o Browser sincronizado no Windows 10 Mobile/PC/Tablet Android.
Como fui forçado a deixar o Windows 10 Mobile, continuei a usar no Android porque tinha a opção VPN.
Acabaram com isso então mudei-me para o Firefox. 😉
O opera continua a ter VPN…
Devia existir um fork com as mesmas funções mas opensource. Todos sabemos que o Opera não é opensource e foi comprado pelos chineses?
Você confia neles?
Se nem nos americanos eu confio, que dirá nos chineses…
Vai na volta escreveu esse texto através de um telemóvel…. chinês
Não me impressionaram as “novidades” parte delas não iria usar se tivesse o Opera instalado. Um browser quer-se minimalista, intuitivo e fácil de usar.
A quem procura uma experiência nova recomendo o Yandex Browser e, se estiverem alarmados pela “falta de privacidade” por ser russo, sugiro que realizem uma pesquisa antes de atirarem o barro à parede. Excelente browser que tenho vindo a usar sincronizado com Windows 10 e iOS, tudo a rolar e muito eficiente. 5*.
Sei que a PPlware fez uma review há uns tempos a este mesmo browser mas já está um bocado outdated. Deviam fazê-la de novo. Abraços
Yandex (Яндекс) é um browser russo, e assim como Opera, possui muitos problemas com a privacidade. Há um excesso de permissões e como sempre trackers.
Yandex usa o Motor de renderização blink e é baseado do Chromium.
https://reports.exodus-privacy.eu.org/en/reports/23913/
Não confio neste browser, já usei mas o mesmo fica se auto-iniciando o tempo inteiro, mesmo ao forçarmos para que feche.
O Opera (ao menos para Android) possui 11 trackers e 27 permissões, entre essas permissões, muitas são perigosas!
https://reports.exodus-privacy.eu.org/en/reports/3384/
Em tese, nenhum browser é 100% open source.
Veja como exemplo o Projecto Chromium.
Muitos, especialmente no Linux, acham que estão seguros por usar o Chromium em vez do Chrome.
Mas o Chromium envia todos seus dados para o Google.
O próprio Chromium não tem nenhum loja e utiliza-se da loja do Chrome.
Abandonei o Opera face ao Brave, cujo fundador é o criador do Firefox e da linguagem Javascript. É muito mais rápido porque bloqueia tudo incluindo trackers e afins, e recebes tokens (Basic Attention Token, que vale agora cerca de 15cent) por aceitar dar essa informação.
Os tokens podem depois ser distribuídos pelos criadores de conteúdo (por exemplo o pplware) consoante a atenção que recebem dos utilizadores.
Recomendo que o pessoal do pplware dê uma vista de olhos e teste, até porque podem retirar daí algum rendimento em BAT
Estive quase a desistir do Opera aí há coisa de um ano. Em boa hora não o fiz. Simplesmente o melhor.
Lendo os comentários dos missivistas desse site importante, lógico que n existem um navegador 100% seguro e que n colhe dados dos utilizadores. Verificamos que a maioria ou se n todos os Browsers, usam engine do Google, diferentemente do Edge da Microsoft, que também colhe dados, onde todos esclarecem que são pra segurança e melhoras dos mesmos. Estou testando o Brave, – que agora é a cópia fiel das configurações do Chromiun,- Vivaldi, que também tem Chromiun como engine, mas podemos modificar a sua interface a gosto dos usuários. Yandex, muito bom. Vem com Av da Kaspersky, notícias e vídeos limpos. Tem um francês o UR Browser, novo no mercado, que informa que n manda dados pro Google. Mas vamos lá: se vc usar o buscador do Google em qualquer Browser, estará com certeza, mandando dados de frequência e acessos. N tem pra onde correr. Ligou a tomada de rede, estamos sendo vigiado. E mais, toda a internet, passam pelo EUA, via cabo óptico submarino ou via satélite. Além dos chineses, que agora são donos do Opera. Como aos desenvolvedores da Chitaah, que desenvolve os apps de bateria e limpeza pra Android, que descobriram que estava colhendo dados dos usuários e lendo o sistema do Smartphone pra China.
Existem alternativas mais sensatas:
Ungoogled Chromium, Bromite são ótimas alternativas baseadas no Chromium
Waterfox e Basilisk
Alex, o Waterfox é cópia fiel do FF. Está em inglês. Vivaldi interativo, Yandex Segurança, Firefox privacidade e UR Browser Francês, dignidade da UE.