O Chrome está finalmente ao nível do Safari no iOS
A Google tem investido no seu browser em todas as plataformas, procurando torná-lo transversal nas funcionalidades e, principalmente, no desempenho.
No iOS essa era uma missão ainda impossível, mas a versão 48 do Chrome mostra grandes melhorias. Este é agora um browser equiparado ao Safari, no iOS.
Com o Chrome, a Google quer trazer para todas as plataformas um browser que reúne não apenas as mais modernas tecnologias, mas também as funcionalidades que todos precisam e exigem. A cada nova versão surgem optimizações e novidades que o tornam ainda melhor.
Um Chrome ainda melhor no iOS
A nova versão do Chrome para iOS, agora lançada, traz uma melhoria significativa para este browser. A Google abandonou finalmente o motor de renderização UIWebView e passou a usar o WKWebView, introduzido pela Apple há 2 anos no iOS 8.
Com esta mudança o Chrome está finalmente mais estável e com menos problemas, diminuindo em 70% as falhas, estando agora limitadas ao separador activo e não ao browser todo.
O WKWebView traz também melhorias nos resultados dos testes HTML5, que passam agora de 391 para 409. Há ainda melhorias no scroll, que está mais suave e mais responsivo.
Homepage: Chrome
Preço: Gratuito
Poupança de dados no Desktop
Para além de ter lançado esta nova versão do Chrome, a Google colocou também disponível na loja de aplicações do seu browser uma nova extensão, a Poupança de dados que permitirá controlar o consumo de dados e reduzi-los, para poupar as ligações de dados móveis e nas ligações mais lentas. Esta novidade permite por um lado navegações mais rápidas e por outro poupanças efectivas de tráfego.
Toda a informação está disponível directamente na janela da extensão, onde para além de ser possível controlar os gastos e as poupanças nos consumos de dados, o utilizador pode rapidamente activar ou desactivar esta funcionalidade.
Se preferirem, toda a informação é também apresentada num separador, tendo aqui acesso aos dados de forma mais detalhada, com gráficos de períodos mais ou menos alargados. É também possível consultar esta informação por site.
Mais uma vez a Google melhora o seu browser, colocando-o ao nível do que a concorrência oferece, nos casos em que não tem controlo da plataforma.
Este é um passo importante para o Chrome, pois é agora capaz de oferecer o mesmo que o Safari no iOS, sendo novamente uma alternativa viável para os utilizadores do iPhone e do iPad.
Este artigo tem mais de um ano
Pois mas Para que instalar algo qua di ja ha o safari claramente o melhor e sem ocupar mais espaco no disco de 16gb?
O chrome no windows ou firefox jamais igualam a performance do safari no osx..sem ser fanboy pois uso os 2 mad claramente o osx e bem mais evoluido que o windows 10
Podes elaborar? A única coisa que gosto mais é o gestor de email, e tudo o que tenha a havar com desenvolvimento media. De resto parecem me bem equilibrados.
O vosso link do Chrome para a app store está a apontar para o Waze e não o Chrome.
Muito, mas mesmo muito pior que o Safari.
Agora nem tem a poupança de dados!
Bem dizia eu numa artigo anterior, que comparava os vários browsers para ios, que o Chrome usava motor de renderização UIWebView. Bateram-me logo 🙂 Agora sim, a usar o WKWebView. vou testar de novo.
Bateram-te por dizeres que o WKWebView era exclusivo do Safari, que + nenhum browser o podia usar. O estranho é a Google ter demorado tanto tempo a mudar quando outros já usam há muito
Fui ler e de facto dei a entender isso, tens razão. Queria referir-me ao Chrome, expliquei-me mal.
A poupança de dados deixou de funcionar no iOS. Diz que já não é suportado.
http://s18.postimg.org/i2kxvkk3d/image.png
há uma coisa que nunca entendi, com o Safari disponível para que é que um utilizador quer outro browser em iOS ou OSX? sinceramente gostava de ter algumas explicações sobre isto. (para além da questão do “gosto” ou do “hábito” que trás de outros sistemas operativos)
No meu caso, para além de realmente gostar de o utilizar, trata-se de uma questão de conveniência.
Gravo um novo marcador no meu telemóvel Android e posso depois aceder-lhe no meu PC Windows em casa, no meu iPad ou no meu Nexus 9.
Fica tudo sincronizado.
ok entendo-te, obrigado. como uso Safari no tlm e no mac tudo acontece automaticamente e nem me tinha lembrado que há quem use iphone e windows ou linux ou whatever e também queira que haja sincronização.
No meu caso uso na ipad e no iphone o safari e o chrome.
Uso o Chome porque em certos locais (não em todos) em que preciso de entrar com user e password, no safari simplesmente não consigo. E isto não acontece só comigo.
Todos os meus amigos com ipad na conseguem entrar em alguns locais.
Por isso uso o chrome quando tenho de aceder a esses sites
ora aí está uma coisa inexplicável. Se o Chrome no iOS usa o motor de HTML e Javascript da Apple, como é que o Chrome consegue entrar e o Safari não?
Sincronização entre dispositivos por exemplo
No Windows também tens o Internet Explorer instalado e no caso do 10 também o Edge. Porquê de instalar o Chrome ou até o Firefox então?
obrigado people! 🙂
No iphone 5s ainda não testei, mas pelo menos no ipad 4 está ainda bastante atrás do Safari!!!
Não está disponível para android?
É o browser nativo do Android. Mas a questão aqui não são as plataformas onde corre mas sim as novidades que a Google lançou, para iOS
Eu estava a falar da poupança de dados, não a conseguia ligar no Chrome do Android.
Mas entretanto já descobri, é básico.
lol tens andado a viver na lua rapaz!xD
Lool. Estava a falar da poupança de dados “lunático” 😉
Como posso transferir os marcadores do chrome para o safari no iOS e mantê-los sincronizados? Esta é a única razão pela qual uso o chrome no iPhone e iPad.
Em tempos usei o AnyTrans, mas é preciso ligar o equipamento ao PC, desativar o iCloud e é necessário fazer isto sempre que adicionarmos um novo marcador no chrome…
support.apple.com/en-us/HT203519
O que eu pretendo não é enviar os marcadores iCloud para o Chrome, mas sim o contrário. Pelo link que meteu pareceu-me isso…
Eu quero é enviar do Chrome, em Windows, para o iCloud e assim ter sempre os marcadores actualizados no iPhone/iPad e poder usar o Safari.
pelo o que entendi faz sincronização nos dois sentidos na mesma forma como com o Safari num Mac.
Tinhas razão. Funciona nos 2 sentidos.
“A Google tem investido no seu browser em todas as plataformas” – obrigado por não considerarem o Windows Phone uma plataforma…
Ate parece que é…isso este ano desaparece de vez
WP nem conta, rapaz
Hmmmmmmmmmmmm, não!
Ultimamente o safari esta a ter muitos problemas
Ipad 5 anos 0 problemas 420euros. Surface pro 4 1500euros devolvido por milhares de problemas nem 1 semana aguentou. Asus zenbook 2 anos, problemas atras de problemas. Ipad e o melhor pc que ha para 90% da pop. Os nerds que fiquem com laptops pesados
Espero que a rapidez traga mais economia No’s saldos