PplWare Mobile

Mozilla Firefox 3.1 Beta 3

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Rascunho says:

    continua a ser o melhor browser para mim 🙂

    http://www.jogosecharadas.com

  2. Frigo says:

    para quem tem utilizado as betas. estão estáveis? é que só tenho utilizado as versões finais, mas há aí umas coisas que me davam jeito. Mas preciso de estabilidade.

  3. Miguel Montes says:

    @ Frigo: Tenho estado a utilizar esta beta 3 há já uma meia-hora, e não tive problemas de maior, a não ser os normais com as extensões (não suportadas), que são facilmente ultrapassados com a instalação das Nightly Tools. Também tive que instalar o QT Lite novamente para que o Quicktime funcionasse no FF3.1 B3, mas de resto está impecável.

  4. Morbus says:

    Para aqueles que ainda não descobriram o significado do universo, fica aqui um link que permite usar extensões “incompatíveis” em qualquer versão do Firefox. Claro, se elas forem mesmo incompatíveis, aí dá problemas, mas a maior parte é compatível.

    http://kb.mozillazine.org/Extensions.checkCompatibility

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  5. carlos rajas says:

    O negocio é que nunca sai essa versão final, é eternamente beta…esperemos…

    _________________________________
    he’s back !!!!!! to wordpress
    http://is.gd/n3DK

  6. everybody says:

    Então é este o programa que vocês dizem estar estagnado?
    É só para ser um bocadinho mauzinho.

    Estão ai tecnologias que parecem ser bem interessantes. E nem me importo de esperar que o site demorar mais 0.1seg a abrir que outro browser qualquer. Aliás não me importo nem vou sentir diferença, raramente leio um site que acabarei de abrir, digo eu mas acho que muita gente faz isso. Abro primeiro uma página e enquanto estou a ler a primeira, estou a carregar outras páginas. Destruir entre os browsers actuais, qual deles é mais rápido é tão… inútil.

  7. boas a todos,

    agora só falta implementar algumas coisas que me agradariam imenso 😉

    * O Mozilla Firefox deveria ser pensado como se de um pequeno sistema operativo se tratasse, especialmente no que à segurança e gestão de recursos e memória concerne.
    * Deveria estar protegido dentro de uma sandbox.
    * Deveria ter processos independentes para cada aba/tab e para cada plugin, de maneira a matar abas e plugins se afectar cada uma delas ou cada um dos plugins, sinceramente não sei se isso implicaria também actualizações por parte dos plugins, como por exemplo o flash.
    * As extensões deveriam poder ser carregadas apenas quando fossem necessárias, tal como os módulos no Kernel Linux, ou seja, quando precisavamos de uma ela era automáticamente carregada e após alguns minutos caso não voltasse a ser usada era retirada do sistema.

    cumps,

  8. Morbus says:

    * O Firefox é o que consome menos memória em cessões médias e longas.
    * O Firefox está protegido numa sandbox. A versão portátil é a prova provada disso, para quem não se quiser incomodar a ver o código fonte.
    * NÃO deveria haver um processo independente para cada tab porque isso aumentava os recursos consumidos. Além disso, o Firefox tem um recuperador de sessão de topo, que recupera EXACTAMENTE o que estávamos a fazer, incluindo o que tinhamos escrito nas forms, cookies, sessões, posição da página, etc. Os plugins fazem parte do Firefox e não crasham por si, pelo que era completamente irrelevante (para além de ser mau para quem tem muitos plugins) por cada um com seu processo.
    * As extensões só são carregadas quando necessárias. Extensões como o DownThemAll, por exemplo, só consome recursos quando está a ser utilizada, bem como todas as outras do género. Obviamente, aquelas extensões que estão sempre a ser utilizadas (que são poucas), como, e agora só me lembro do adblock plus, mas há mais (mas são poucas, como disse) consomem sempre recursos, mas mesmo assim são muito poucos. É necessário ter quase 100 extensões instaladas (como eu) para que haja um aumento de 20MB de ram utilizada pelo Firefox.

    cumps, i guess.

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  9. @morbus

    indicas-me pf um link onde esteja a explicação de que o firefox corre dentro de uma sandbox?

    depois não percebo qd afirmas que a versão portátil por ser portátil corre numa sandbox.

    o chrome creio que usa processos independentes por cada tab, por isso mesmo podes matar uma tab que deixou de responder sem que mates o browser e sem que as restantes deixem de funcionar.

    não creio que extensões que estão activas como o scribe ou o zotero para além das que mencionas só sejam carregadas qd são usadas, provavelmente usam é mais memoria qd o são, mas não deixam de gastar e muitas das vezs nem a libertam.

    já agora e a proposito ainda de outro post sobre a segurança.

    From a quick read it appears as though Firefox had almost 4 times as many security issues as IE or Safari! Like, OMG! However, that conclusion would be painfully incorrect. Mozilla discloses and releases bulletins for all security issues fixed in Firefox, regardless of how they were discovered. Unlike other vendors that only disclose issues reported by external independent parties, but not by internal developers, QA or security contractors.

  10. CáVai says:

    Boas, deixo aqui mais uma dica:

    Tenho ouvido muita gente queixar-se que o Firefox demora bastante a carregar.

    Para aqueles que estiverem dispostos a experimentar existe o Firefox Preloader.

    Este pequeno programa (consome apenas 324 Kbytes no meu sistema) carrega em memória porções do firefox o que implica uma diminuição significativa (até 1/4) no carregamento do browser.

    Para aqueles que mantêm o browser sempre aberto talvez não seja a melhor solução, mas para quem resolve dar um descanso ao browser já e logo funciona que é uma maravilha. Aliás, os numeros que aqui apresento são resultado da experiência que tenho com esta aplicação.

    Fica a dica…

  11. já agora em GNU/Linux e para todas as aplicações mais usadas existe o preload.

    Preload is an “adaptive readahead daemon” that runs in the background of your system, and observes what programs you use most often, caching them in order to speed up application load time. By using Preload, you can put unused RAM to good work, and improve the overall performance of your desktop system.
    http://www.techthrob.com/2009/03/02/drastically-speed-up-your-linux-system-with-preload/

  12. CáVai says:

    @ricardo nunes:

    A prova que a versão portátil corre numa sandbox é o facto desta versão não deixar qualquer tipo de vestígio no sistema operativo, ou seja, encontra-se isolada de tudo o resto.

    Existem por aí muitas aplicações que se auto-proclamam portáteis e depois deixam montes de entradas no registo do Windows e até ficheiros perdidos no sistema.

    O Morbus também tem razão quando diz que a maior parte das extensões só consomem memória quando estão a ser utilizadas. O que acontece é que algumas acabam por não libertar a memória utilizada mesmo depois de não serem necessárias.

    Já toda a gente sabe porque é que o Chrome possui uma estrutura multiprocessual. De qualquer forma concordo com o Morbus quando diz que o Firefox não deve cair no mesmo erro. Uma aplicação multiprocessual faz subir o consumo de Ram exponencialmente e, na minha opinião, isso não vai beneficiar o Firefox em nada.

    Como o Morbus disse, o Firefox já guarda automaticamente a sessão logo, se o browser crachar, é possível recuperar a sessão exactamente como se encontrava.

    Não percebi a última parte do teu comentário, quer dizer, perceber percebi, não percebi é se era uma critica ou um elogio ao Firefox.

  13. ok, encontrei na wikipedia….

    Security
    Firefox uses a sandbox security model,[68] and limits scripts from accessing data from other web sites based on the same origin policy.[69]

    embora o que refiras como não deixando ficheiros no OS nada tenha a ver com a sandbox, apenas não escreve dados no OS, mas escreve-os na pen por exemplo.

    eu uso firefox apenas e só, bom não é o firefox é o swiftweasel uma vez que só uso GNU/Linux e BSD’s, não se trata de critica trata-se de querer melhorar algo ainda mais e sinceramente acho que o Firefox deveria adoptar algumas das técnicas do chrome o qual só usei uma beta no trabalho menos de uma hora.

    qto ao firefox guardar a sessão, isso nada me interessa, uso a extensão tab mix plus que o faz bem, mas não é esse o ojectivo, eu não quero é que uma aba a funcionar mal leve as outras todas a baixo, crashando o browser.

    cumps,

  14. CáVai says:

    @ricardo nunes:

    Penso que a informação que encontraste se refere à sandbox que limita o acesso das extensões e scripts a partes susceptiveis do resto do browser.

    De resto, o principio de uma sandbox é impedir, vetar, bloquear (chama-lhe o que quiseres) o acesso de determinada aplicação ao sistema operativo, que é o que acontece com a versão portátil.

    Sim, eu sei que o Firefox escreve na pen mas não tem acesso ao sistema operativo, ou seja encontra-se isolado. Mesmo que guardes um ficheiro no disco ou faças um upload o Firefox continua a não possuir acesso directo ao sistema operativo e quando, por fim, retirares a pen não ficará qualquer vestigio do browser no tal sistema.

    Quanto ao problema das tabs e dos craches parece (ainda não me certifiquei) que o IE8 consegue manter as tabs activas apesar de uma delas crachar, e isto sem recorrer a uma estrutura multiprocessual. A ser verdade agrada-me muito mais este método do que o do Chrome.

  15. boas,

    mas olha que o ms-gazelle creio que se prepara para fazer isso e parece-me interessante.

    qto ao gasto de memória, tal como já alguém disse, coloquem os programadores a programarem o software em hardware ja’ com alguns anos que o código sai logo optimizado 😉

  16. carlos rajas says:

    Só quero ver que nome a microsoft vai dar para o Internet gazella, porque isso de gazela aqui soa meio esquisito…enfim

    http://www.delaorden.wordpress.com

  17. R. Campachi says:

    BIS:

    Vulnerability Report: Microsoft Internet Explorer 7.x
    Unpatched 26% (9 of 34 Secunia advisories, 9 buracos abertos)
    http://secunia.com/advisories/product/12366

    Vulnerability Report: Mozilla Firefox 3.x
    Unpatched 9% (1 of 11 Secunia advisories, 1 buraco aberto)
    http://secunia.com/advisories/product/19089

    Vulnerability Report: Opera 9.x
    Unpatched 0% (0 of 22 Secunia advisories, isso mesmo ZERO)
    http://secunia.com/advisories/product/10615

    Vulnerability Report: Safari 3.x
    Unpatched 14% (1 of 7 Secunia advisories, 1 buraco aberto)
    http://secunia.com/advisories/product/17989

    Vulnerability Report: Konqueror 3.x
    Unpatched 14% (2 of 14 Secunia advisories, 2 buracos abertos)
    http://secunia.com/advisories/product/3166

    Essa é pra quem teima em usar o IE6:
    Vulnerability Report: Microsoft Internet Explorer 6.x
    Unpatched 16% (22 of 135 Secunia advisories)

  18. Nome says:

    neste blog:
    -Todos sao um genios de desing
    -Toda a gente sabe programar mais e melhor que as equipas de desenvolvimento desses projectos
    -Todos pensam que sabem mais que a filosofia de um programa

    Aposto que 99% das pessoas que ai andam sao uns inuteis, no que fala de contribuir com codigo para estes projectos, nem um hello world devem ser capazes de fazer.

    Get a life

  19. Blizard says:

    Este beta não uso… mas quando for final… contem comigo 🙂

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  20. Carlos Nascimento says:

    @CáVai
    Obrigado pela dica do Firefox Preloader, estou a experimentar no desktop que já é antiguito (Pentium4 a 2.8) e funciona de facto, quanto a ram está a consumir uns míseros 1576K. Lança o Firefox muito mais rápido, recomendo.

    No portátil não vou instalar, é recente e bem musculado, já lança o FF bem rápido.

    Cumprimentos

  21. Joao says:

    Firefox é sem dúvida o melhor browser.

    http://futeboltuga.com

  22. Python 2.5.2 (r252:60911, Jul 31 2008, 17:31:22)
    [GCC 4.2.3 (Ubuntu 4.2.3-2ubuntu7)] on linux2
    Type “help”, “copyright”, “credits” or “license” for more information.
    >>> print “hello world”
    hello world
    >>>

    tcham tcham…..!!!!

    just kidding!

  23. SergioJP says:

    Para quem quiser tem a versão portátil no site do portable app, que está em inglês; mas pode se deixar em português.
    Para isso será preciso instalar:
    1- nightly tester tools para forçar compatibilidade
    2- mrtech toolkit que é um gerenciador de funcionalidades do firefox
    3- Locale Switch.xpi para escolher a interface da linguaguem.
    4-pt-BR.xpi ou pt-pt pacote da tradução que pode ser baixado em http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/3.1b3/win32/xpi/

    (salve o Locale Switch.xpi e o pt-BR.xpi ou pt-pt em uma pasta e depois instale pelo método normal,
    vai abrir a caixa de dialogo do nigthly tester tools aí é só escolher override install)
    depois de reiniciar o firefox, vá até ferramentas>idiomas>e selecione o Português(Brasil)
    e pronto seu firefox portable em pt-BR ou pt-pt.
    Pois como é uma versão beta é melhor usar numa pen até sair a versão final.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.